Dicas e Truques

Battlefield 2042 (Multi) – dicas para vencer as batalhas neste grande jogo de guerra

Informações valiosas para ter sucesso nos grandiosos tiroteios do novo título da EA.


Conforme conferimos na sua análise, Battlefield 2042 é um jogo de tiro enorme e variado, com uma bela produção e muito potencial. Por outro lado, o título tem alguns probleminhas e certas particularidades que podem dificultar a vida dos jogadores, sobretudo dos novatos. Nesta matéria especial, vamos conferir dicas importantes para vencer nos tiroteios desse divertido FPS.

Modos de jogo diversos

Dada a grande variedade das partidas do game, é importante conhecer os aspectos básicos de cada uma delas. Começamos com Conquista, que consiste em capturar e manter o maior número possível de setores no mapa. Quanto mais (desculpe a redundância) conquistas, mais rápido os inimigos perderão reforços, resultando em vitória. Já Ruptura coloca um time de ataque e outro de defesa, cada um voltado somente para a sua tarefa.
 
Áreas conquistadas (ou perdidas) não podem ser recuperadas, então é importante ficar atento a cada palmo do mapa. Hazard Zone, por sua vez, é uma espécie de battle royale que coloca pelotões de quatro integrantes para localizar e recuperar drives de dados espalhados pelo cenário. Além de enfrentar os adversários, inimigos controlados pela IA e armadilhas naturais também atrapalham o progresso.
Portal reúne elementos de três títulos clássicos da franquia
É possível extrair com os dados algum tempo depois do começo da partida, mas as maiores recompensas vêm para quem sobreviver até o final do battle royale. Vale frisar que parte delas poderão ser usadas em rodadas futuras, garantindo benefícios já na largada. Por fim, temos Portal, o modo que permite a criação e disputa de partidas personalizadas. Ele contém as já citadas Ruptura e Conquista, além dos clássicos Mata-mata em Equipe e Todos contra Todos. Eventos especiais também aparecem eventualmente, cada um deles completamente customizável.

Ganhe experiência

Esta dica tem um duplo sentido: o primeiro, e mais importante, é jogar bastante e com frequência para adquirir experiência de jogo. Battlefield 2042 é suficientemente diferente de outros FPS no mercado, além de trazer várias mudanças em relação aos predecessores da sua série. Logo, sempre participe de partidas diariamente caso tenha realmente a intenção de curtir o game ao máximo.
 
O segundo sentido da dica se refere à experiência ganha durante a jogatina. Ela é obtida de várias formas: ao realizar ações como capturar objetivos, eliminar inimigos, dar assistências, entre outras; ganhar Insígnias na partida, que são recebidas ao realizar feitos como reanimar aliados, eliminar veículos e neutralizar oponentes; completando e vencendo partidas, além de bônus especiais como a primeira disputa do dia.
São muitas máquinas poderosas para utilizar
Toda essa EXP permite ao jogador aumentar seu nível e, assim, liberar armas, equipamentos, veículos e Especialistas (mais sobre eles a seguir). Ou seja, para personalizar sua forma de jogar as partidas e ter mais chances de vencer, é preciso subir de nível e ganhar todas essas opções. Além delas, uma variedade de itens cosméticos também é obtida ao progredir no game.

Customize o arsenal

Agora que você desbloqueou todas essas opções de armas e veículos, fica a dica para obter acessórios e customizações exclusivos para cada um deles. Jogue o máximo possível com cada um deles, ficando de olho em critérios como número de eliminações e tempo de utilização. Iniciantes devem focar em SMTs (submetralhadoras) ou Assalto (fuzis), que são as mais equilibradas e fáceis de utilizar.
As modificações em plena partida são bem úteis, sobretudo em termos da mira
Outra dica interessante nesse quesito pode ser aplicada durante as partidas. É possível acessar o menu de customização das armas em meio ao tiroteio, personalizando itens como cano, munição, mira e empunhadura. Essa possibilidade traz muita flexibilidade para variar o estilo de combate de forma rápida e simples, sem precisar acessar menus complexos.

Escolha sua especialidade

Os personagens jogáveis de Battlefield 2042 pertencem a um sistema de Especialistas. Cada um deles conta com um estilo de jogo específico que consiste em uma Especialidade e um Atributo exclusivos, além de um Equipamento (este último é customizável, conforme veremos na próxima dica). Essas duas características únicas são bem diferentes entre cada opção, então teste cada uma delas para aprender como utilizá-las.
 
Por exemplo, temos: Ji Soo Paik, com seu Scanner EMG-X que torna inimigos visíveis mesmo do outro lado de paredes e sua habilidade de triangular oponentes ao ser atacada; Navin Rao, que possui a habilidade de hackear sistemas e conta com um dispositivo que embaralha equipamentos cibernéticos inimigos; Santiago “Dozer” Espinoza, com seu escudo balístico que pode ser usado para proteção e ataque, além de uma habilidade que lhe confere maior resistência a explosões.
Escolha seu especialista e vá para a guerra!
Os Especialistas também são organizados em Classes: Assalto, com foco no combate agressivo na linha de frente e na jogabilidade de alto risco; Engenharia, que permite a construção de fortificações, forçando os inimigos a passar por elas e, apesar da mobilidade limitada, são capazes de se entrincheirar; Suporte, com foco em ajudar aliados, dando suporte com energia ou munição; Reconhecimento, que permite coletar informações para utilizá-las contra os inimigos ou para colaborar com aliados.

Vá além das opções básicas

Além das características exclusivas de cada Especialista, Battlefield 2042 tem uma ampla gama de opções para criar combinações inéditas. O chamado Equipamento consiste em uma arma principal e secundária, um dispositivo e um arremessável. A grande vantagem é que qualquer Equipamento pode ser anexado a qualquer Especialista, o que é vantajoso sobretudo para mudar o ritmo das partidas. Inicialmente, somente quatro Equipamentos predefinidos estão disponíveis (um para cada Classe), mas eles podem ser criados e editados no menu de Personalização.
Usando mísseis antiaéreos ou placas de proteção, crie seu próprio Equipamento

Sistema de ressurgimento

Quando morremos durante a partida, o game abre um mapa para podermos escolher onde ressurgir. Em Battlefield 2042 temos duas opções básicas para isso: a primeira é o sistema aleatório, que coloca o jogador em algum ponto, teoricamente, seguro do cenário. “Teoricamente” porque eventualmente o retorno é em meio a tiroteios ou inimigos, mas as atualizações já estão melhorando isso.
Preste atenção nas opção para ajudar seu time ao retornar a luta
A segunda forma de ressurgir é com a ajuda dos companheiros de time. Conforme eles se deslocam pelo mapa, é possível reaparecer ao lado de um deles e de seus veículos, desde que eles não estejam em batalha direta. Existe um item especial para direcionar o processo para locais específicos, mas é bom se acostumar com o sistema padrão.

Lute as batalhas para vencer a guerra

Para terminar, uma daquelas dicas óbvias, mas facilmente ignorável na prática. Como já comentado, o game traz, na maioria das vezes, batalhas grandiosas em cenários enormes e cheios de jogadores. Logo, existem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em todos os pontos do mapa de cada partida. É importante ficar atento ao fluxo da batalha e seguir para onde for necessário.
Divirta-se com o game, só não se esqueça de tentar ganhar
Isso, entretanto, nunca deve ficar à frente do objetivo de cada partida. Seja conquistar ou defender territórios, derrotar inimigos ou coletar itens, a missão principal deve sempre ser o foco. É fácil ficar entretido com tiroteios e explorações, ignorando o que realmente deve ser feito para garantir a vitória. Por isso, fique atento às informações na tela para fazer o que for necessário para ganhar.
E então, leitor? Gostou das dicas para Battlefield 2042? Faltou alguma coisa? Deixe seu comentário.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google