Top 10

Parece familiar? Dez músicas de jogos que você já ouviu em algum lugar

Quando a sensação de já ter escutado aquela melodia não é só coisa da sua cabeça.


Saudações, querido leitor! No TOP 10 da vez, vamos trazer um tema ao mesmo tempo intrigante e engraçado. Se você é o tipo de pessoa que curte muito ouvir música, com certeza já deve ter passado pela sensação de ter ouvido uma melodia e pensado: “Eu acho que já ouvi isso em algum lugar…”



Para sua felicidade, isso não é coisa apenas da sua cabeça. Muitas músicas que já ouvimos inúmeras vezes em nossos jogos favoritos são, ou só parecem, inspiradas em composições reais de artistas e bandas mundialmente conhecidas e atuantes em diversos gêneros musicais, ou vice-versa. Pensando nisso, reuni na lista de hoje dez músicas de jogos que se parecem muito com outras mais conhecidas.

A lista de hoje não segue nenhum critério específico, então prepare-se para relembrar alguma música que você já percebeu que se parece com outra ou até mesmo se espantar com alguma que nem fazia ideia que fosse tão semelhante.

10 – Street Fighter II X Cheap Trick

Vamos começar com uma simples e fácil. Street Fighter II é um importante título para a indústria. O game de luta da Capcom redefiniu o gênero e é uma referência até hoje. Outro aspecto que tornou esse jogo emblemático é sua trilha sonora, lembrada e reverenciada até hoje. Um dos principais memes que surgiram disso é o “Guile’s Theme Goes With Everything'', em que o tema musical do cenário de Guile é usado em qualquer situação, de batizados a coberturas jornalísticas de enchentes, resultados de exames de DNA e até funerais.

Na lista de hoje vamos dar atenção a outra música, o tema do cenário de Ken Masters, a icônica trilha sonora que toca ao fundo enquanto dois lutadores se enfrentam em um píer sob a torcida de uma galera em uma embarcação.

Agora vamos voltar um pouco no tempo, até 1986. Neste ano chegava aos cinemas o filme que fez Tom Cruise decolar, literalmente, para o estrelato mundial, Top Gun: Ases Indomáveis. A música que dá match com o tema do nosso loiro sobrancelhudo se chama Mighty Wings, da banda Cheap Trick. Ela faz parte da incrível trilha sonora do longa, que recebeu um Oscar pela canção original Take My Breath Away, a mais conhecida do filme.

Enfim, sem mais delongas, confira a canção a seguir e me diga se não dá vontade de soltar uns hadoukens à beira-mar com essa música ao fundo?

9 – Ninja Gaiden X Black Sabbath

Ninja Gaiden é outro clássico dos videogames. A ação frenética protagonizada por Ryu Hayabusa é até hoje um título memorável por sua dificuldade e qualidade. A música em questão se chama I Am Man e é a trilha de fundo do embate contra o segundo chefe na versão arcade do game.

Se você é fã de rock, é bem capaz de já ter matado a charada e descoberto qual é a música que bate com a de Ninja Gaiden. Muito antes de ser associada com o Homem de Ferro do MCU, Iron Man, da banda Black Sabbath, além de ser uma icônica composição, com certeza serviu de inspiração em Ninja Gaiden. Confira.

8 – Spider-Man and Venom: Maximum Carnage X Black Sabbath

Um favorito da galera na época, o game que colocou o Homem-Aranha e Venom juntos contra o Carnificina é um dos favoritos para quem é fã do cabeça de teia e de uma boa e velha briga de rua no Super Nintendo. Uma das trilhas que fazem parte do jogo se chama Super Villains e é nela que estamos de olho em nossa lista.

Mais uma vez temos Black Sabbath, e se você é fã da banda pode ter sacado rapidamente qual música vou trazer na sequência. Confira The Mob Rules na voz imortal de Ronnie James Dio.

7 – Super Mario Bros. X Lee Ritenour

Olha só quem apareceu na nossa lista, o imortal Super Mario Bros., o primeiro, o único, o clássico do Nintendinho. De tantas trilhas memoráveis e icônicas desta obra-prima, para nossa lista vamos dar uma conferida em Undergound Theme, a música que sempre toca nas fases no subterrâneo do Reino do Cogumelo.

O match desta característica melodia do jogo do encanador mais famoso do mundo vem da música Let's Not Talk About It, gravada em 1979. Fica a dúvida agora se este foi mais um caso de “plágio” ou uma feliz coincidência. Confira aí.

6 – The King of Fighters ‘94 X Faith No More

The King of Fighters é um dos grandes nomes do gênero de luta nos videogames. O jogo de 1994 inovou ao reunir os personagens dos principais títulos da SNK em um torneio de times para saber quem é o Rei dos Lutadores. A composição que vamos trazer para nossa lista deste game é Jungle Bouncer, tema do time do Brasil, composto por Heidern, Ralf Jones e Clark Still.

O match com o tema da equipe que representa nosso país no game vem da banda Faith No More. O nome da música é Surprise! You're Dead!, e a semelhança é novamente inquestionável.

5 – Garou: Mark of the Wolves X Robert Miles

Ainda falando sobre a SNK, agora trazemos um dos melhores de seu vasto catálogo de jogos de luta. Garou: Mark of the Wolves marcou como o capítulo final de Fatal Fury. Da antiga leva de lutadores, apenas Terry Bogard está presente e seu papel vai além de ser um ícone para a franquia. Muitos anos se passaram desde a morte de seu algoz, Geese Howard, e Terry acaba por se tornar a figura paterna de Rock Howard, filho do vilão.

A música que trouxe para nossa lista é justamente o tema do cenário de Rock, Spread the Wings, no icônico estacionamento em frente ao clube de R&B de Second South.

Quem está dando match com a música tema de Rock Howard é Children, do DJ italiano Robert Miles. A música foi justamente uma das mais conhecidas do artista, que faleceu em 2017 em decorrência de um câncer. Quem frequentava boates ou curtia música eletrônica em 1994 deve ter ouvido essa. Confira aí.

4 – Mega Man Zero 2 X Led Zeppelin

A série Mega Man Zero se destacou por trazer um nível de ação e qualidade pouco vistos em um console portátil. Ao longo de quatro jogos em sua série principal, todos originalmente lançados para o Game Boy Advance, vimos o esplendor do Reploid Vermelho em um futuro conflituoso dominado por seu antigo aliado, X.

A trilha, que é bem parecida com uma música famosa, vem do segundo jogo, e se chama Gravity. Fãs de rock devem matar essa bem rápido também.

Kashmir, da banda britânica Led Zeppelin, é a música que provavelmente inspirou a composição para o game do GBA. Ela foi lançada em 1974 no álbum Physical Graffiti e é uma das principais composições do grupo.

3 – Super Mario World 2: Yoshi’s Island X Enya

Mais uma vez temos Super Mario em nossa lista, dessa vez com o excelente Yoshi’s Island, lançado para o Super Nintendo em 1995. O tema que trouxe para nossa lista é o tema que toca no mapa, e que não é abafado pelos choros do Baby Mario, então dá pra ouvir  a música no jogo sem problemas.

Esse talvez seja o mais curioso dos match que achei, pois foi um dos poucos que eu conhecia até então. O tempo da música é bem mais lento que o tema em Yoshi’s Island, mas a melodia entrega que elas são bem parecidas. A música é Anywhere Is, da cantora Enya.

2 – Doom II X Pantera & Alice in Chains

Quase encabeçando a lista eu escolhi Doom II, pois são tantas músicas nesse jogo claramente inspiradas em composições reais que quase daria para fazer um TOP 10 apenas com ele. Resolvi trazer apenas duas músicas, pois são algumas que eu já tinha relacionado faz tempo e foram a faísca para eu criar essa lista.

A primeira música é The Courtyard, uma composição que dá match com This Love, do Pantera.

A segunda é Bye Bye American Pie, que tem como “irmã” Them Bones, da banda Alice in Chains. A semelhança, novamente, até assusta.

1 – Sonic the Hedgehog 3 X The Jetzons

Sonic 3 é um importante título não só pela sua relevância para o personagem, mas também pela revolução que causou na época ao ser um dos primeiros jogos para console a receber uma expansão, com o cartucho Sonic & Knuckles, e seu sistema de lock-on, que literalmente encaixava um cartucho no outro. É tipo um DLC em formato físico.

Sonic 3 também foi protagonista de uma série de rumores sobre a participação de Michael Jackson na composição de algumas trilhas, o que foi desmentido muitos anos depois da morte do cantor pelo próprio criador do personagem, Naoto Oshima. Deixando de lado o envolvimento de MJ, a música que trouxe para nossa lista é o tema do primeiro ato de Ice Cap Zone.

A música que dá match com o tema acima não é do Michael — e se fosse, seria realmente engraçado —, mas de uma banda que até eu desconhecia até a época em que estava pesquisando material para esta lista. The Jetzons foi uma banda norte-americana do gênero New Wave com um curto tempo de atividade no início da década de 1980.

Agora vem a parte mais curiosa dessa história. Em 2020, a Fervor Records lançou um single em vinil de Hard Times, oriundo do álbum The Complete Jetzons, uma coletânea da banda lançada em 2008 com diversas faixas não lançadas.
Single de Hard Times
250 cópias foram prensadas em vinil "Sonic Blue", claramente baseado em Sonic, referenciando a música que seria baseada na faixa inédita. Até a capa traz uma ilustração da zona no game. A dúvida que fica é se ela foi composta antes ou depois de Sonic 3, já que não tinha sido revelada até 2008. Isso é um mistério, mas a música não. E por conta de toda essa curiosa história por trás de Hard Times, ela merece ser a número 1 deste TOP 10.

E com isso chegamos ao final da nossa lista com um desafio. Deixe nos comentários que outra música de algum jogo que você conhece se parece muito com uma composição famosa. Eu conheço várias, mas deixei de fora para saber de você também. Se tivermos um engajamento legal nessa lista, prometo trazer uma parte 2, combinado? A gente se vê na próxima!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google