Metal Gear: lutas que marcaram a série - Parte 2

Na segunda parte, acompanhamos os protagonistas Solid Snake e Raiden em combates que definiram sua história.

Voltamos com mais Metal Gear! Na primeira parte, visitamos confrontos marcantes de alguns jogos da franquia e agora, seguimos relembrando outras lutas que foram importantes para o desenvolvimento dos protagonistas. Prepare-se para um pouco de nostalgia e acompanhe mais uma vez Snake e Raiden contra antagonistas que se tornaram emblemáticos na saga. Fica aqui novamente o aviso: cuidado com spoilers!

Solid Snake vs Liquid Snake

Solid Snake e Liquid Snake são frutos do projeto Les Enfants Terribles, que foi pensado pelos Patriots para produzir clones do Big Boss e dissuadi-lo de seus ataques contra a organização. Ao longo da série, muitos podem achar que o Big Boss é um soldado extraordinário, com habilidades e capacidade de liderança muito acima da média, mas ser pai não está na lista de pontos fortes do personagem. Assim, Solid e Liquid carecem de figuras paternas, e enquanto Solid foi criado para se tornar um soldado tão bom quanto seu pai, Liquid foi abandonado e cresceu quase que por conta própria.

Isso aconteceu porque Solid herdou a aparência do Big Boss, enquanto Liquid nasceu com pouca semelhança física com seu pai e foi levado a acreditar que era inferior, pois expressava os genes recessivos do DNA original. Tudo isso fez com que ele desenvolvesse um grande ressentimento contra Snake, e o incidente de Shadow Moses foi planejado para que Liquid pudesse derrotá-lo em batalha.

Quem não caiu nessa armação, não sabe como é se sentir traído.

Durante MGS, temos alguns encontros com Liquid, que como chefe é praticamente incansável e imparável. O primeiro acontece quando descobrimos que Master Miller era um disfarce de Liquid para manipular Snake. Após uma conversa com seu irmão, Liquid toma posse do Metal Gear Rex e parte com tudo para cima dele.

Essa é uma luta bem difícil, principalmente ao jogarmos pela primeira vez e ficarmos um pouco assustados ao enfrentar um robô gigante apenas sendo um humano normal. Tudo fica mais interessante quando o ninja ciborgue Gray Fox aparece durante a batalha e revela sua identidade, além de abrir uma brecha para que Snake consiga derrotar o Metal Gear Rex.

Sem seu robô, Liquid decide lutar mano a mano em cima do que sobrou do Metal Gear. Essa luta é um pouco complicada, pois os combos de Liquid causam bastante dano, o que piora com a possibilidade de você cair da plataforma e morrer. E é exatamente o que acontece com ele no desenrolar do combate, no melhor estilo Star Wars.

Com Liquid caindo do gigantesco Metal Gear, o jogador pode pensar: “Finalmente esse cara vai parar de me perturbar”. Infelizmente, o pior ainda está por vir. Com a ameaça de ataque do governo americano, Snake precisa fugir de Shadow Moses, e adivinha quem volta para uma perseguição de carro? Sim, mais uma vez Liquid retorna para atormentar o protagonista.

Fox? Die!
O carro de Snake acaba capotando, deixando-o atordoado até que Liquid aparece para dar um fim nele, o que quase acontece se não fosse pelo vírus Foxdie, que no momento exato matou Liquid e poupou Snake de ser morto por seu irmão. Liquid Snake foi realmente um vilão que não desistiu do seu objetivo até o último suspiro.

Batalha de Metal Gears

MGS4 é a conclusão de toda a saga, e o que um fechamento precisa ter para ser épico? A resposta é óbvia: um quebra-pau de Metal Gears. Solid Snake utiliza o clássico Metal Gear Rex (MGS) para abrir caminho até a superfície da base em Shadow Moses, quando o Metal Gear Ray (MGS2) surge da água comandado por Liquid Ocelot.

E assim tem início uma das mais épicas batalhas de toda a saga, com muitos tiros, mísseis, chutes robóticos e tudo o que um fã da franquia gostaria de ver. O confronto é majestoso: o cenário e as estruturas ao redor são basicamente um complemento para toda a destruição, e a conclusão da batalha possui uma reencenação falsa da morte de Liquid no primeiro jogo.

Raiden vs Vamp


Raiden vs Vamp é outro embate que começou em MGS2 e é concluído em MGS4. Vamp foi um membro da Dead Cell e participou do grupo terrorista Sons of Liberty, comandado por Solidus Snake. Por causa de um experimento utilizando nanomáquinas, ele adquiriu uma capacidade de cura e regeneração bastante acelerada, tornando-o muito difícil de matar e fazendo com que ganhasse a fama de imortal. Alguns encontros ocorreram em MGS2, mas a morte de Emma por uma facada de Vamp marcou profundamente Raiden e selou uma inimizade pesada entre os dois.

Em MGS4, Raiden aparece com um visual semelhante ao de Gray Fox, após ser cobaia em diversas experiências para criar humanos melhorados, semelhantes a ciborgues. Com isso, ele ganhou atributos como força, velocidade e regeneração em nível sobre-humano, tornando o embate entre os dois mais equilibrado. Além disso, Vamp também adquiriu partes robóticas após as batalhas de MGS2.

O primeiro encontro entre os dois é uma trocação franca que alterna entre facas e espadas, com diversos ataques e ferimentos que seriam mortais para pessoas normais. No entanto, os assuntos pendentes não são resolvidos ali, mas em um combate posterior que tem um Metal Gear como arena, exatamente como a luta entre Snake e Liquid em MGS. Após ter a capacidade de regeneração neutralizada, Vamp enfrenta Raiden em paralelo com a batalha de Snake contra alguns Gekkos.

Eu jogo ou assisto?
Embora o jogador controle apenas Snake, é muito difícil decidir se jogamos ou se assistimos à luta dramática entre Raiden e Vamp, com muita porradaria de qualidade e também pelo desejo latente de vingança, pois nós estávamos na pele de Raiden em MGS2. A luta termina como em MGS, com o vilão, nesse caso Vamp, caindo do Metal Gear após ser derrotado, exceto que dessa vez, ao contrário do Liquid, ele permanece morto, o que sempre foi seu maior desejo.

Solid Snake vs Psycho Mantis

Essa é uma luta clássica, apontada por muitos como marcante e inovadora para a geração do PlayStation 1, principalmente pelas mecânicas e interação com a quebra da quarta parede. Durante uma missão, Snake e Meryl chegam em uma sala de comando, porém ela começa a agir estranho e falar de maneira diferente, enquanto ao fundo é possível escutar o som de uma respiração forçada.

Nos momentos seguintes, Meryl rouba a arma de Snake e o ameaça, como se estivesse sendo controlada por alguém, que é justamente o que está acontecendo. No rádio, Naomi revela que ela está sendo manipulada por um inimigo chamado Psycho Mantis, que possui poderes psíquicos. Snake então nocauteia Meryl e o vilão se revela, dizendo que é muito poderoso e que lutar contra ele não adianta, pois ele pode prever todos os seus movimentos lendo a sua mente.

Você gosta de joguinhos suspeitos, não gosta? Subiu muitas escadas em Nier: Automata? Eu posso ler a sua mente!

Aqui a luta começa a ficar surpreendente, pois usando os dados do seu Memory Card, Psycho Mantis começa a revelar diretamente para o jogador suas preferências de jogos. A quarta parede é totalmente quebrada e até Snake faz sinais para o jogador, uma experiência que faz parecer que somos um terceiro personagem na cena. Depois de mover o controle através do sistema de vibração, a demonstração acaba e a luta realmente começa.

Durante o confronto, Psycho Mantis produz uma tela preta e o jogador não consegue ver o que está acontecendo, mas existem algumas maneiras de lidar com esse problema. A mais legal é trocar o controle do slot 1 para o slot 2, impedindo que o vilão consiga influenciar seus movimentos. Existe também a opção de quebrar a cabeça das estátuas para enfraquecer o controle mental de Psycho Mantis, porém não é tão genial (nem tão legal) quanto a primeira opção.

Ao fim da luta, Psycho Mantis revela que sempre foi muito sensível aos pensamentos de outras pessoas e que na verdade eles podiam entrar em sua cabeça sem que ele estivesse realmente buscando ler a mente de alguém. Isso o deixou perturbado ao longo de sua vida, fazendo com que ele desenvolvesse uma aversão a outros seres humanos e desejasse matar o máximo que pudesse.

Posteriormente, em MGSV é revelado que na verdade Psycho Mantis era também um empata, e que emoções fortes o deixavam em uma espécie de transe, passando a sentir essas emoções como se fossem dele. No fim, embora pudesse controlar as pessoas, de certa forma ele também era controlado por elas.

Menção Honrosa - Raiden vs Jetstream Sam


Embora não tenha sido feito pelo Kojima e não seja considerado canônico, Metal Gear Rising: Revengeance (Multi) se passa um tempo após os eventos de MGS4 e traz Raiden novamente como protagonista.  A temática é focada em máquinas tecnológicas como Gekkos e Metal Gears, mas também traz o conceito de melhoramento humano através de combinação com tecnologia, os chamados ciborgues.

Durante o jogo, Raiden combate a Desperado Enterprises, uma empresa envolvida em atividades terroristas. Um dos membros do grupo principal de vilões é Jetstream Sam, um brasileiro mestre em kenjustsu e que utiliza apenas um traje para melhorar suas habilidades, sendo que quase não possui partes do corpo substituídas, como a maioria dos ciborgues.

No primeiro encontro entre os dois, Raiden é totalmente derrotado, inclusive perdendo partes de seu corpo. Outro ponto importante dessa luta é que ela traz referências que lembram o anime Samurai X (Rurouni Kenshin), já que Sam usa técnicas de saque de espada conhecidas como battoujustu e também luta com a sua espada em chamas, de forma bastante similar à técnica de Shishio Makoto. Após a derrota, Raiden teve seu corpo reconstruído e melhorado, passando a buscar vingança contra Sam.

O último combate acontece durante o pôr-do-sol, algo parecido com um duelo entre dois cowboys nos filmes de faroeste. O confronto é realmente desafiador, porém os melhoramentos de Raiden servem para equilibrar a luta e sobrepujar as habilidades de Sam. No fim, Jetstream Sam se manteve fiel à sua honra como mestre espadachim e seguiu o caminho da espada. Ele era tão bom que Raiden fica impressionado ao descobrir que o mercenário quase não possuía melhoramentos em seu corpo. Sem dúvidas, Sam (Samuel Rodrigues) figura entre os melhores personagens brasileiros criados para jogos.

Relembrar é viver

É inegável que Metal Gear foi uma franquia que inspirou muitos jogos ao longo dos anos e criou uma base de fãs que aprecia e reverencia o trabalho de Hideo Kojima. Existem muitas outras batalhas e momentos que são dignos de ser lembrados, mas cada jogador teve sua própria trajetória com a série e com certeza todos possuem tais momentos gravados na memória. As batalhas listadas aqui refletem apenas o sentimento que os jogos provocaram na pessoa que vos escreve, e espero que consigam trazer aos leitores a mesma nostalgia que tive enquanto relembrava esses confrontos memoráveis.

Revisão: Davi Sousa


Biólogo que vive em jogatinas há muitos anos, passou por alguns consoles, mas segue por mais tempo na dinastia Playstation. Curte franquias como Metal Gear, Silent Hill, God of War e outros tantos jogos. Fala de tudo um pouco em @afogadosnodeserto
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google