Final Fantasy XIV: Endwalker (Multi): novo trailer é revelado, mas o lançamento da expansão foi adiado para 7 de dezembro

Duas novas atualizações também estão programadas para dezembro e janeiro.


A expansão Final Fantasy XIV: Endwalker (Multi) teve seu trailer de lançamento revelado, porém a data do lançamento foi alterada de 23 de novembro para 7 de dezembro, um adiamento de duas semanas. Além disso, novas atualizações chegarão através do Patch 6.01, que está programado para 21 de dezembro e do Patch 6.05 em 4 de janeiro de 2022.

O produtor e diretor do projeto, Naoki Yoshida, divulgou uma mensagem explicando que o lançamento foi adiado pelo seu desejo de melhorar ainda mais a expansão pela importância e magnitude dos eventos desde o início de Final Fantasy XIV que irão culminar em Endwalker. Além disso, Yoshida ficou incomodado que o desenvolvimento seria concluído em cima da hora e preferiu adiar o lançamento para que tudo seja finalizado de uma forma mais responsável.

A nota na íntegra de Naoki Yoshida sobre o adiamento da expansão: 

Razões pela mudança no cronograma

“O maior fator por trás da mudança na data de lançamento foi meu próprio egoísmo como diretor do jogo. Desde que fui colocado no comando do Final Fantasy XIV original, continuei o desenvolvimento e as operações para Final Fantasy XIV nos últimos 11 anos, sempre me empenhando para balancear minha posição como produtor que supervisiona o projeto e o diretor responsável pelo desenvolvimento. Foi minha intenção trabalhar dessa mesma maneira conforme nos aproximamos dos estágios finais do desenvolvimento de Endwalker.

Como eu mencionei antes em entrevistas e durante transmissões ao vivo, Endwalker será o maior pacote de expansão na história de Final Fantasy XIV. Tem sido uma grande empreitada, mas nós prosseguimos com o desenvolvimento seguindo planos que nos permitiriam fazê-lo para a data de lançamento originalmente programada, embora reconhecidamente tudo ficaria pronto em cima da hora.

No entanto, enquanto nos aproximamos do final do desenvolvimento e eu joguei pra valer — de missões a conteúdos de batalha e afins — não pude conter meu desejo de melhorar ainda mais a qualidade de Endwalker, especificamente porque esse pacote de expansão marca a primeira grande conclusão dos eventos de Final Fantasy XIV até agora. Mesmo se olharmos além de Endwalker, a história de Final Fantasy XIV irá continuar por um longo período e esperamos proporcionar muitas outras experiências positivas no jogo. No entanto, foi precisamente porque Endwalker conclui a primeira grande saga que senti que nosso time precisava se esforçar até os “limites” que eu imaginava.

Como resultado, nós permanecemos firmes em ajustar mesmo as menores nuances e garantir que nossa escrita cubra mesmo os menores pontos de vista da vasta e intrincada história que se estende nesses últimos 11 anos desde o Final Fantasy XIV original, para garantir que todo mundo possa aproveitar totalmente sua aventura em Endwalker. Infelizmente, a consequência disso acabou culminando em um aumento de tempo necessário para garantir a checagem de qualidade devido ao tempo que gastamos nos melhoramentos adicionais.

Nesse ritmo, havia um grande risco de atingirmos a data de lançamento sem garantir a “estabilidade” como uma forma de qualidade, e por esse motivo, eu decidi adiar o lançamento neste momento. Enquanto nós antecipamos um grande congestionamento de jogadores em todos os mundo do jogo, senti que mesmo neste aspecto, não seria certo lançar a expansão enquanto faltava uma “estabilidade” adequada. Eu realmente sinto muito.

Quando olho para minha própria carreira, até agora eu nunca havia adiado uma data de lançamento previamente anunciada (embora tenha alterado uma vez um lançamento na primavera para o início do verão... ) e, quando também considerei que muitos jogadores já tinham feito seus preparativos, como tirar dias de folga do trabalho para jogar na data de lançamento original, fiquei incrivelmente dividido entre se devíamos ou não reduzir o volume do pacote de expansão ou até mesmo lançar o conteúdo em parcelas. Como tal, peço humildemente a todos que me perdoem pela decisão que tomei.

Considerações finais e olhando para o futuro

Enquanto nós adiamos a data de lançamento em duas semanas, acredito que fomos capazes de retratar com sucesso a história de Endwalker, pois partimos nesta longa jornada desenvolvendo e operando Final Fantasy XIV junto com os jogadores. Enquanto nós precisaremos de um pouco mais de tempo até o lançamento do pacote de expansão, fique tranquilo, pois continuaremos investindo cada grama de nossa força no desenvolvimento e nas operações para oferecer uma aventura imersiva aos nossos jogadores.

Novamente, eu gostaria de comunicar minhas sinceras desculpas pelo inconveniente causado aos nossos jogadores e colegas devido às minhas próprias decisões. Eu sinceramente me desculpo por esta decisão.

Continuaremos fazendo o nosso melhor para oferecer a melhor experiência, não apenas em Endwalker, mas também em novas atualizações e conteúdos que serão lançados posteriormente, restaurando sua confiança um passo de cada vez.”

Final Fantasy XIV: Endwalker será lançado para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Fonte: Gematsu


Biólogo que vive em jogatinas há muitos anos, passou por alguns consoles, mas segue por mais tempo na dinastia Playstation. Curte franquias como Metal Gear, Silent Hill, God of War e outros tantos jogos. Fala de tudo um pouco em @afogadosnodeserto


Disqus
Facebook
Google