Jogamos

Análise: Among Trees (PC) e o escapismo da vida moderna

Colete recursos, explore a floresta e expanda seu abrigo para garantir sua sobrevivência enquanto aprecia uma vista deslumbrante.



Viver a rotina exaustiva da cidade muitas vezes faz com que nos desgastemos fisicamente e emocionalmente sem que percebamos que é possível se sentir de outra forma. Trabalhamos constantemente, mas a abstração entre nossas tarefas e o que ganhamos a partir delas pode tornar esses processos ainda mais desencorajadores. E se você resolvesse mudar de cenário? Em Among Trees (PC) você pode!

Aconchego nas cores



Embora jogos de sobrevivência não sejam novidade, Among Trees nos proporciona uma experiência totalmente nova. Seu gameplay está comprometido com as mesmas tarefas como outros jogos do gênero, mas também permite que jogadores que desejam apenas relaxar possam desfrutar de belas paisagens coloridas pelo sol e pelas folhagens diversas. Com os diferentes níveis de dificuldade, o jogo facilita a acessibilidade e poupa quem não curte passar por aquele velho conhecido clima de tensão.

Optando pelo modo mais fácil, os recursos são mais abundantes e não há animais perigosos pelo caminho. Na minha experiência, isso é uma das melhores coisas que os desenvolvedores podem fazer pela sua comunidade. Diversos projetos apresentam histórias incríveis e cenários encantadores que podem ser aproveitados por quem quiser, independentemente de seu desempenho em jogos mais desafiadores. Alguns momentos, tudo o que eu quero é sentar para relaxar com um jogo que me traga diversão, sem ter que me preocupar com grandes situações de tensão.

Tarefas na floresta


Para sobreviver na floresta é preciso arranjar um abrigo. Diante deste desafio, o jogador deve procurar recursos para construir sua cabana e expandi-la. Você pode construir diferentes cômodos que desbloqueiam novos itens e habilidades para aprofundar sua experiência na mata. Se você tiver como cozinhar, guardar água em um cantil, desenvolver materiais de acampamento, pode ter mais chances de sobreviver lá fora do que se estivesse despreparado.

A parte divertida da criação é que Among Trees permite que os jogadores construam enfeites para personalizar suas próprias cabanas, o que reforça a sensação de acolhimento na pequena casinha banhada pelo orvalho.


Algumas tarefas vão sendo desbloqueadas conforme o jogo avança. Se você construir uma vara de pescar, poderá pegar peixes no rio e coletar diferentes recursos vindos da água. Também é possível criar uma estufa para cultivar suas próprias plantas, assim dificilmente passará fome durante sua aventura.

Atente-se ao fato de que todas as plantas descobertas ao longo do jogo ficam registradas em seu caderno, junto ao mapa criado e aos registros dos lugares descobertos.

Compartilhando o lar


Como o esperado, você não é o único a viver na floresta próxima aos rios. Pássaros e coelhos estão constantemente cruzando nosso caminho e se embrenhando na floresta de coníferas. Outros moradores da vizinhança são grandes ursos selvagens que ocupam espaços repletos de suprimentos essenciais. Caso você opte pelo modo zen, não precisará se preocupar com essas feras, caso contrário é melhor ter cuidado por onde anda. Esconda-se na grama alta e procure não chamar a atenção deles, senão você certamente será atacado.

Embora também haja abelhas e outros insetos, senti que a fauna foi menos explorada do que eu esperava. Encontrei com um veado no meio do caminho, mas sem outras visitas muito significativas, a não ser a da bela raposinha vermelha.


Em um determinado momento, uma raposa vem ver o que você está fazendo, ela se aproxima sem medo e espera por algum tipo de interação. Essa foi, sem dúvidas, uma das melhores atualizações do jogo desde quando abriram seu acesso antecipado. A raposinha pode virar seu pet, precisando ser alimentada, obedecendo a comandos, como seguir, ficar ou ir para casa, localizando recursos e até mesmo recebendo carinho. É a coisa mais fofa chegar em casa para dormir e ver sua fiel companheira dormindo ao lado da cama.

Mas e agora?

Com uma jogabilidade intuitiva e controles fáceis, Among Trees se apresenta como um jogo para todos, entretanto, tem pouco potencial de rejogabilidade. Depois de terminar de expandir totalmente sua casa, as tarefas passam a ser repetitivas e não há uma história a ser descoberta.

Embora seus desenvolvedores tenham trabalhado bastante para entregar um jogo bonito e agradável, decidiram não trazer novas atualizações de conteúdo para o game, o que decepcionou muitas pessoas que aguardavam ansiosamente por seu lançamento. O desempenho pode estar como o esperado, mas de alguma forma, o jogo ainda parece inacabado. Vamos torcer para que algum dia eles mudem de ideia e tragam ainda mais atividades e possibilidades de interação com o meio para que possamos nos sentir ainda mais em casa.

Prós

  • Visual deslumbrante;
  • Jogabilidade intuitiva;
  • Diferentes modos de dificuldade bem balanceados;
  • Possibilidade de ter um pet, tornando a aventura menos solitária.

Contras

  • Poucos desafios na floresta além dos ursos;
  • Não há registros sobre os peixes pescados;
  • Pouca interação com o meio;
  • Jogo inacabado.
Among Trees - PC - Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital cedida pela FJRD Interactive


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google