Dicas e Truques

Lost Judgment (Multi): como desbloquear e completar todas as School Stories (Parte 2)

Complete todas as histórias paralelas do Colégio Seiryo com a ajuda do nosso guia.


Enquanto trabalha para tentar decifrar o misterioso caso por trás das motivações de Akihiro Ehara, que cometeu um assassinato enquanto teoricamente estava realizando um crime de assédio a quilômetros de distância, as investigações do detetive Takayuki Yagami em Lost Judgment (Multi) o levaram para o Colégio Seiryo. Precisando de uma espécie de passe livre para circular pelos ambientes da escola e, assim, dar continuidade ao seu trabalho, ele acaba se infiltrando como o conselheiro do MRC, o Mystery Research Club (em português, Clube de Pesquisa de Mistério), liderado pela jovem Kyoko Amasawa. 

A estudante tem como principal objetivo desmascarar a entidade conhecida como “Professor”, que opera um site obscuro na internet que visa corromper e desvirtuar os estudantes do colégio em questão. Dessa forma, o MRC se torna uma espécie de enredo paralelo que roda de forma concomitante à história principal, com seu próprio desenvolvimento. Para tentar decifrar o enigma por trás do Professor, Yagami acaba se infiltrando quase sempre como conselheiro em diversos outros clubes escolares e atividades extracurriculares que acabaram sofrendo algum tipo de influência da misteriosa figura.

Assim, na prática, os desdobramentos dessas chamadas School Stories se dão particularmente através de minigames. Confira, então, como avançar na narrativa com a segunda parte do nosso guia.
Lost Judgment — Guia de School Stories
Parte 1 | Parte 2

6. Girls' Bar

Entre as várias idas e vindas da história, após ter desbloqueado o detector nos utensílios de detetive, Amasawa convocará Yagami mais uma vez. Chegando à sede do MRC, a garota informa que o nome do Professor foi mencionado em um bar de garotas no distrito da luz vermelha de Ijincho. Sendo assim, o trabalho de Yagami, desta vez, é se infiltrar no local e criar amizade com as garotas que trabalham lá para conseguir mais informações a respeito.

Para dar início à School Story, siga em direção à marcação do mapa, no sudeste de Ijincho, e entre no local mediante a taxa de 2 mil ienes. Ao completar as atividades, o atributo aprimorado no School Diary é Appeal.



História

Parte 1

Ao entrar no local, a primeira garota a quem Yagami é apresentado é Haruko. A jovem é uma estudante universitária e é basicamente ela quem introduz as mecânicas dessa School Story e é a única disponível por enquanto. Ao falar com ela, selecione sua bebida favorita, Primflower (o drinque rosa), e prepare-se para a sequência de diálogos. As respostas corretas são as seguintes:

Pergunta Resposta Comandos
(PlayStation)
Comandos
(Xbox)
Do you come to a girls’ bar often? Not So Much. This bar is a special exception △△▢ YYX
Do you like the ocean, Yagami-san? As a matter of fact, I enjoy seeing the ocean △▢△ YXY
What stuff do you like to eat, typically? Since I don't cook much, I just eat instant noodles and rice bowls △▢△ YXY
I’d like some new clothes, but I don’t know what would look good on me. Don't worry about looking good. What's important is what you like △△▢ YYX
So, how do you like our signature cocktails? I must say. This cocktail is the best I've had. △▢▢ YXX
Do you live around here, Yagami-san? Actually, Kamurocho is where I live. △▢△ YXY
Do you skate at all, Yagami-san? I do skate all over town when I’m in a hurrry ▢△△ XYY

Repita essa atividade para conquistar a confiança de Haruko, algo que também pode ser feito jogando dardos com ela neste mesmo estabelecimento. Uma vez que o medidor de confiança chegar ao cadeado, saia do local e retorne para desbloquear o Side Case 35: Between Blood and Booze. Siga realizando a atividade e assistindo às cutscenes até conquistar totalmente a confiança da garota. Em determinado momento, será necessário fazer uma escolha de diálogo, mas tanto faz a resposta, o resultado será sempre o mesmo.

Parte 2

Uma vez que Yagami se tornou amigo de Haruko, outras duas garotas serão desbloqueadas: Miu e Ayaha. Com elas, continue bebendo, conversando e jogando dardos para aumentar a confiança de ambas e desbloquear suas side quests.

O drinque favorito de Miu é Dreamy Berry e sua side quest se chama Big Shame Hunter. Na primeira etapa, basta apenas assistir a uma cutscene. Na segunda, será necessário o uso do detector (o grampo telefônico estará no sapato, e não na bolsa, como Yagami pensa a princípio). A sequência final do Side Case é uma perseguição.

Pergunta Resposta Comandos
(PlayStation)
Comandos
(Xbox)
Can you think of a song that really pumps people up? A song of hopes and dreams? Hope really pumps people up, and dreams make us inspired! △▢ X YXA
Do you see lots of stray kitties around here, too, Yagami-tan? Stray kitties often visit my office. △▢△ YXY
Watcha think about my hair? Your twin pigtails look really cute and I like how they're tied. ▢▢△ XXY
What do you do when you’re feeling sorta down? I'll buy some food I like, eat to my heart's content, and not feel guilty at all. ▢X△ XAY
Think you can dance like an otaku? As long as it's a real dance, I'll teach it at my job. △▢△ YXY
Are you friends with Morichi, Yagami-tan? Mori-san gives me all kinds of advice. I'd say he's a friend. △▢X YXA
I’d love it if you listened one of my songs. If it's a Miu-chan original, I'll gladly take a listen. △▢▢ YXX

No caso de Ayaha, seu drinque favorito é o Hero Punch e sua side story se chama Random Fandom. No caso, assista à cutscene e depois, na segunda etapa, vá à Estação encontrar a garota. Depois, complete a perseguição contra o garoto.

Pergunta Resposta Comandos
(PlayStation)
Comandos
(Xbox)
I made them on my own! Pretty amazing, aren’t I? You are amazing, Ayaha-chan! It takes real skill to craft delicious drinks. △△X YYA
What sort of crowd do you like hang out with? I'll go out drinking with my workmates from time to time. △▢△ YXY
Do you work out, Yagami-san? Now that you mention it, I exercise on a regular basis. ▢△X XYA
I helped a lost kid in front of the bar. That was kind of you, taking your time to help a lost kid. XXX AAA
We all went to the theme park together! I think you're lucky to work at a place where everyone gets along. △▢X YXA
What kinda hot pot do you prefer, Yagami-san? I prefer hot pop with simple ingredients and a light broth. ▢△X XYA
Can you hold your liquor, Yagami-san? I'm pretty sure I can handle my liquor. ▢▢△ XXY

Parte 3

Emily, a moça que realmente chegou a ouvir a respeito do Professor, é a última amizade ainda pendente no Girl's Bite. Fale com ela para dar início a uma sequência de tailing. Quando ela ficar disponível, siga ganhando sua confiança. A sua bebida favorita é a Indigo Campus.

Pergunta Resposta Comandos
(PlayStation)
Comandos
(Xbox)
Miu’s like the perfect idol! Don’t you think so, Takayuki? She really is a perfect idol because she cares about her fans. ▢△X XYA
Do you have any nicknames, Takayuki? My buddy always calls me Tak. X▢△ AXY
What’s the full name of the regular you talk all the time? Kintaro Happy Mori. X▢△ AXY
What are the girls’ names around here? Haruko, Ayaha, Miu. X▢△ AXY
What was Ayaha’s favorite character’s catchphrase? Captain Cop Chaaaaaaange! XX△ AAY
What sort of work does a detective do? Anything from solving infidelity cases to finding cats. △△▢ YYX
To come out to the bar, that makes him a damn fine dad. So, Haruko-chan made up with her dad after all. △▢▢ YXX

Ao contrário das outras garotas, Emily não tem uma side quest própria. Ainda assim, a estrutura da School Story se mantém: desbloqueie o cadeado referente à confiança da moça para ativar primeiro uma cutscene, depois, dê cabo dos inimigos para encerrar mais uma School Story e ainda desbloquear a única opção de romance disponível no game.



Mecânica

Desta vez, a mecânica desta School Story é ativada assim que Yagami seleciona um dos drinques. No intuito de fazer amizade com as garotas, o personagem começa a beber e a ficar zonzo, então precisa se concentrar para não falar alguma baboseira. Para o jogador, essa ideia se traduz em um minigame em que é necessário formar a frase ao apertar a sequência correta de botões. Ao todo, são três tentativas para que a conversa seja considerada bem sucedida. Em alguns momentos, as opções estarão confusas, como se Yagami estivesse com a fala embolada pela bebida, portanto, atente-se à pergunta.

Nota-se que, a cada sessão de conversa, o medidor de bebedeira de Yagami aumenta e, chegando ao máximo, ele terá que se retirar no bar. No intuito de agilizar o processo de sobriedade, recomendamos que as skills relacionadas à capacidade de alcoolismo de Yagami, bem como o EX Drunken Fist, estejam desbloqueadas. Assim, chegando ao máximo, basta se engajar em qualquer combate na rua e utilizar a técnica, que consumirá todo o medidor de bêbado do personagem e, desse modo, ele estará no ponto para retornar ao Girls' Bar.

Outra recomendação nossa é adquirir os dardos de alto nível para agilizar as jogatinas de tiro ao alvo. Para isso, vá até o lote vago ao lado do bar Survive, no distrito dos bares a oeste de Ijincho, e encontre o grafite de esquilo. Identifique-o com o modo de observação e utilize o detector sonoro para enfim encontrar os Premier Darts.

7. Skaters

Amasawa irá convocar Yagami para comparecer à escola quando atingir o nível 3 de Teamwork no School Diary. Nas dependências do colégio, vá até o local indicado na área externa, onde poderá encontrar um grafite enorme no muro. Vá ao MRC para ouvir o briefing de Amasawa a respeito da gangue de skatistas. Ao completar as atividades, os atributos aprimorados no School Diary serão Focus e Appeal.



História

Vá até o ponto indicado no mapa, no Hamakita Park. Lá, você encontrará alguns garotos que levarão Yagami para o parque de skate. O minigame, então, terá início e o objetivo é simplesmente realizar mais de 1000 pontos, apertando os QTEs nos momentos certos ao entrar nas quarter pipes.

Dê continuidade à história e derrote os oponentes que surgirem para que Chiyoda, o líder dos Blue King, se aproxime de Yagami para convidá-lo para a gangue. Isso desbloqueará a lojinha de pontos que permitirá a aquisição de algumas utilidades, entre elas, o melhor skate disponível para compra, o Purple Drop.

Independentemente disso, continue com a School Story ao falar com Chiyoda. Agora, no parque de skate novamente, o objetivo são os 2000 mil pontos. Retornando ao Hamakita, aceite o novo desafio, agora contra Mitsui e com a possibilidade de utilizar os corrimões, além das quarter pipes. Derrotando-o ao atingir ao menos 2500 pontos, as corridas serão desbloqueadas, mas elas não são relevantes para a side quest aqui, então foco nos desafios no parque.

Continue conversando com o grupo para dar sequência à história e a mais um desafio, que exigirá 3000 pontos desta vez. Deixe o local para receber uma mensagem de Chiyoda. Retorne e derrote os membros da Neo Keihin Gang. Em determinado momento, será necessário apresentar uma evidência que prove que Shikishima não é canhoto. Selecione a foto do jovem grafitando o muro. A School Story será finalizada.



Mecânica

A jogabilidade do skate no parque de skate é praticamente a mesma da tradicional, quando Yagami percorre as ruas de Kamurocho e Ijincho. A única diferença é que se trata de um minigame cuja pontuação se dá por meio das manobras nas quarter pipes e nos corrimões. Evite o erro e seja ágil o suficiente para manter os combos e, assim, otimizar a pontuação.

8. Secret Casino

A convocação de Amasawa para que Yagami se infiltre no cassino secreto virá com ao menos 50% de progresso no clube de robótica, e o protagonista tenha atingido o nível 4 em Appeal e nível 5 em Teamwork . A estudante da vez se chama Kohaku Hayakawa. Ao completar as atividades, os atributos aprimorados no School Diary serão Focus e Guts.



História

Siga para o local marcado no mapa, no banheiro da praça de Chinatown. Ao se aproximar, assista à cutscene. Afaste-se até a rua central do bairro até a marcação no mapa e converse com os NPCs. Utilize o Buzz Researcher para identificar a localização. Retorne, tente entrar no banheiro masculino e Yagami será barrado. Nisso, entre no modo de observação e utilize o Noise Amp nos dois homens dentro do toalete para escutar a senha (bon au chic).

Vá até à loja de penhores e diga a senha para adquirir o cartão de acesso ao custo de 50 mil ienes. Retorne ao banheiro para finalmente conseguir entrar no local. Uma vez dentro, Yagami entrará no modo de observação, encontre Hayakawa (ela está sentada à mesa de pôquer) e interaja com ela. Ao confrontá-la, ela negará ser quem estamos procurando. Escolha a opção “gamble for the truth” quando for solicitado e vá adquirir algumas fichas. Não se preocupe em adquirir mais do que o mínimo necessário para começar a jogar (100 fichas) porque será uma derrota certa já determinada pelo jogo.

Em dado momento, o protagonista perceberá que tem alguma coisa errada e será necessário trocar para o modo de observação novamente para examiná-la, observando os seus olhos fechados. Retorne ao MRC para reportar a Amasawa a respeito do que aconteceu e debater a respeito para tentar entender o ocorrido. Durante a conversa, selecione “smell” quando aparecer a lista de opção. Em seguida, compre o perfume na Welcome Pharmacy da E Tsurukame Hwy (indicado no mapa).

Retorne ao cassino e proponha mais um jogo contra Hayakawa. Enquanto no primeiro jogo é previsto que o jogador seja derrotado, aqui a vitória é certa contanto que não haja desistência (fold). Para garantir algumas fichas, apenas fique subindo a aposta até o resto da mesa desistir também. A School Story estará completa após a cutscene no MRC.



Mecânica

Não é necessário entender muito de pôquer para prosseguir nesta School Story. Apenas preocupe-se em desistir logo na primeira partida (fold) e em aumentar a aposta (raise) até provocar a desistência de Hayakawa. Trata-se mais de uma School Story narrativa no intuito de desbloquear o acesso ao cassino do que um minigame a ser batido.

9. eSports Club

O clube de eSports do colégio Seiryo principal — leia-se “clube de Virtua Fighter”, porque é basicamente o que eles jogam lá — é desbloqueado naturalmente ao atingir o capítulo 4 da campanha. Pois bem, aproxime-se do MRC e você verá alguns valentões implicando com outro jovem. Fale com Toki para dar início à School Story. Ao completar a atividade, o atributo aprimorado no School Diary é Focus.



História

O garoto explica que acredita que alguém no clube está utilizando algum tipo de trapaça nas lutas e é por isso que ele foi em busca do MRC. Assim, siga em direção à sede do clube, no quarto andar. Chegando lá, presencie o jornal da escola sendo barrado do local e seja formalmente introduzido ao Virtua Fighter 5. Não é uma partida exatamente complicada, apenas selecione um personagem e derrote o oponente. Ao fim, você será chamado por Otani, do clube de jornalismo, para uma conversa no refeitório.

Lá, Yagami coletará uma série diversa de alegações a respeito do time de eSports. Volte à sede do clube em questão, presencie a cutscene e prepare-se para uma série de combates no Virtua Fighter contra os outros integrantes: Fujiwara, Uozumi, e Yoshiba. Por fim, enfrente Sanbonmatsu. Ao derrotá-lo, ele exigirá uma revanche. Nela, você perceberá que vários de seus controles não estão respondendo (ao contrário das outras lutas, é permitido ser derrotado nesta).

Com o fim do combate, Yagami entrará no modo de observação. Ao examinar o arcade stick, ele identificará uma modificação ilegal. Percebendo que foi pego, Sanbonmatsu tentará fugir. Engate a sequência de perseguição e capture-o para dar como concluída a história referente ao clube de eSports.
 

Entendendo o minigame

O minigame pertinente ao eSports Club é apenas uma versão emulada do Virtua Fighter 5: Final Showdown. Por sorte, nenhum dos jogadores do clube de eSports sabe o que está fazendo, então não existe qualquer dificuldade para derrotá-los.

10. Photography Club

Como de costume, Yagami terá que comparecer ao MRC para desbloquear mais um clube. Neste caso, o clube de fotografia é liberado ao chegar ao nível 5 de Appeal no School Diary. O objetivo da responsável pelo clube, Mei Toribe, é expor os delinquentes estudantis do colégio Seiryo, um ideal praticamente compartilhado pelo clube de mistério.



História

Parte 1

Siga à sala de fotografia, no terceiro andar. A primeira tarefa de Yagami é tirar uma foto de um estudante punguista chamado Fujimaru. Para que a foto seja perfeita, é necessário tirá-la no instante em que ele deixa a carteira roubada exposta, alguns segundos depois do crime.

Dito isso, aproxime-se e fique entre os dois grupos de pessoas conversando. Ative o modo câmera e aumente o zoom de forma a focar no grupo ao fundo. Atente-se ao indivíduo com a bolsa, afinal, é dela que sairá a carteira.

Uma vez tirada a fotografia, o estudante será confrontado e reagirá agressivamente. Derrote-o.
Foto considerada "perfeita" na primeira tarefa.

Parte 2

Retorne ao clube de fotografia e você conhecerá o antigo responsável por ele. O seu próximo trabalho como fotógrafo é flagrar o caos causado por uma gangue de motoqueiros na Isezaki Road. O melhor ângulo para a fotografia é se posicionar a distância, do lado oposto ao qual virão os motoqueiros. Com o momento eternizado em uma foto, os motoqueiros atacarão Yagami. Derrote-os também.
Foto considerada "perfeita" na segunda tarefa.

Parte 3

A última etapa do clube de fotografia é a história de um relacionamento imoral entre um professor e um aluno e a chantagem que existe para que a história não vá a público. Antes da fotografia em si, Yagami precisará se infiltrar no estacionamento em que haverá uma negociação relacionada ao caso.

No modo stealth, siga por dentro e chegue à primeira área vermelha. Aguarde o capanga se aproximar, jogue a moeda e o nocauteie. Avance até a segunda área vermelha e repita, tendo a mesma paciência de esperar o inimigo chegar mais perto. Na terceira área vermelha, a recomendação é utilizar a cortina de fumaça diretamente no sujeito antes de derrubá-lo. Suba a escadaria e chegue ao objetivo.

Para tirar a foto, contorne os carros por trás e se aproxime do homem parado até ficar em uma posição lateral em relação a ele e ao outro indivíduo que se aproxima. Aguarde até o indicador avisar que a foto está perfeita, chega a demorar um pouco. Por fim, lute contra os três membros da Neo Keihin Gang para completar a última School Story presente na versão base do game.
Foto considerada "perfeita" na terceira tarefa.

Entendendo o minigame

No caso do clube de fotografia, é necessário basicamente entender os conceitos básicos de tal modalidade dentro do game. Para facilitar, recomendamos que sejam adquiridas as skills Photo Op Sense e Photo Master.

Epílogo: The Truth

Uma vez que todas as School Story estejam 100% completas, vá ao MRC conversar com Amasawa. Ela irá querer organizar todas as informações obtidas. Após a cutscene, Yagami aparecerá do lado de fora da sala. Retorne e fale com a garota para dar início à conclusão derradeira da trama paralela envolvendo as School Stories e o Professor.




Logo de cara, Yagami entrará no modo de observação e será solicitada uma revisão de todos os casos concluídos.

Caso Pergunta Prova a ser apresentada
Dance Club Who Did Takanashi go through all that effort for? Kotoko Itokura
Who is the identity of DancingBunny? Kaoru Komekado
Biker Club What measures did the Professor take to lead Suou astray? Letter from the disciplinary committee suggestion box
Which Made in Heaven member ended up being connected to the Neo Keihin Gang? Dan Murasaki
Robotics Club Who is the thieving robot’s designer? Tetsuru Kurumazaki
What’s a key piece of evidence that points towards the Professor’s motive? Professor’s Order Notes
Boxing Gym Who was the Payback Boxer? Kenya Oshikiri
What evidence explains Oshikiri’s motive to be the Payback Boxer? Fixed Match Evidence
Skaters Nada a declarar
Photography Club Nada a declarar
eSports Club Nada a declarar
Casino Nada a declarar
Girl's Bite What words did Koga say after his call with the professor? “That brat…”

Complete a investigação e Amasawa receberá uma ligação de Kento. Saia do colégio e vá até a loja de conveniências Poppo que se situa próximo à estação, como indicado no mapa. Ao encontrar a mochila e conversar com a balconista, Yagami descobrirá que Kento foi levado embora. A partir do menu, chame Ranpo, o cachorro de Amasawa, para ajudar na investigação.

Acompanhe a movimentação do doguinho seguindo o sentido oeste da avenida até chegar a uma construção na esquina. Yagami e Amasawa entrarão no local e encontrarão Kento sendo mantido refém pelos membros da yakuza. Derrote-os.

De volta ao MRC, Yagami e Amasawa descobrirão que Kento tinha uma sugar mommy da mesma forma que a integrante do clube de dança. Quando surgir a indagação a respeito do que provavelmente aconteceria com os estudantes, caso eles seguissem pelo caminho da delinquência, responda “They’d get caught and punished”. Na sequência, Kento perceberá que todos os oito jovens faziam parte do comitê do festival escolar. Com isso, Yagami chega à solução do mistério: selecione “Kotoko Itokura” para desmascarar a identidade do Professor.




A garota então é intimada para o MRC. Acompanhe as cutscenes nas quais ela admite suas ações como uma forma de ganhar tempo até que Koga, da Neo Keihin Gang, chegue para levá-la.  De volta à sede do clube, selecione “we could ask all my Seiryo contacts” para convocar o poder de todas as amizades feitas com os estudantes do colégio.

Enquanto a turma se dispersa por Ijincho, siga até o ponto indicado no mapa. Assista à cutscene e dê cabo dos capangas. Ao fim da cutscene, siga até o local indicado no mapa. Fale com as garotas e infiltre-se no prédio utilizando a escalada pelo lado de fora. Durante a conversa com Itakura, apresente a fotografia que Amasawa tinha acabado de enviar. Após a longa cinemática, derrote Koga e dê um fim definitivo à onda de desvirtuação dos estudantes do colégio Seiryo pelas mãos do Professor.
Lost Judgment — Guia de School Stories
Parte 1 | Parte 2
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli.
Fontes: Fanbyte, Gamerant e CyricZ (via GameFaqs), além da cópia digital cedida pela SEGA.

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google