Dicas e Truques

Kena: Bridge of Spirits (Multi) — Guia de troféus e conquistas

Saiba como concluir todas as atividades nesta bela aventura com foco em exploração e combate.


Kena: Bridge of Spirits é uma bela aventura estrelada pela jovem que dá título ao game. Kena é uma Guia Espiritual, uma pessoa com poderes para ajudar espíritos errantes de pessoas que faleceram. Seus conflitos inacabados os fizeram permanecer na Terra, fazendo com que se tornassem seres violentos e agressivos. Kena tem o poder de ajudá-los a realizar a passagem para o além-vida.


Além de uma história comovente, o jogo tem foco em exploração e combate em um mundo visualmente belíssimo. Se lá Kena possui a ajuda dos simpáticos Rot, neste guia somos nós quem ajudamos com dicas sobre como obter todos os troféus/conquistas do título.

Informações Gerais

Dificuldade: 3/10
Tempo médio para obter todos os troféus/conquistas: 20 horas (somando o tempo para concluir o jogo pela primeira vez e na dificuldade Guia Espiritual Mestre)
Total de troféus/conquistas: 42, incluindo a platina exclusiva para PS4/PS5
Número de troféus/conquistas perdíveis: 9 (conjunto de troféus relacionados ao combate)
Troféus/conquistas com problemas: 1 (Guia Espiritual Habilidoso(a))
Mínimo de conclusões da campanha: 2 (você precisa terminá-lo uma segunda vez na dificuldade Guia Espiritual Mestre)

Dicas Importantes

As conquistas de Kena: Bridge of Spirits se resumem a três atividades: conclusão da história, desafios de combate e obtenção de colecionáveis. A maior parte dos troféus é obtida apenas ao terminar o jogo pela primeira vez, deixando o restante do trabalho apenas para a coleta dos colecionáveis e o cumprimento de alguns desafios relacionados ao combate com os inimigos.

Os nove troféus perdíveis que listamos no tópico anterior se referem ao combate. Como os inimigos não retornam após a purificação de uma região, se você tiver esquecido ou falhado na hora de realizar algumas dessas tarefas, sua opção é deixar isso para quando jogar o game pela segunda vez ou então recomeçar o jogo. Dê uma prioridade maior a esse conjunto de conquistas para evitar trabalho extra.


Qualquer nível de dificuldade pode ser selecionado ao jogar pela primeira vez. Um dos troféus mais difíceis do jogo exige que você o finalize na dificuldade máxima (Guia Espiritual Mestre). Durante a semana do lançamento havia um exploit, um erro, que permitia obter o troféu sem precisar jogá-lo novamente, mas ele foi corrigido na atualização 1.06. Você encontrará mais detalhes sobre isso na lista a seguir.

O restante fica por conta dos colecionáveis e da exploração do mapa. No fim do jogo, é feito um salvamento automático no ponto de meditação final, no Templo da Montanha Sagrada. Ao meditar nesse local os créditos são ativados e o jogo acaba. Antes de fazer isso você terá acesso ao mapa para continuar sua exploração e obter todos os colecionáveis restantes para obter as conquistas finais.

No mapa é exibido no canto superior direito uma listagem do número de colecionáveis de cada região. Fique de olho nisso para saber quantos itens faltam em cada lugar. Este vídeo mostra em detalhes a localização de cada um. Para ver algum item em específico, acesse a descrição e clique no que deseja consultar para ser direcionado a seu ponto na linha do tempo do vídeo.
É possível monitorar, mas não rastrear, os colecionáveis consultando o mapa.
Nossa recomendação é concluir todas essas atividades ao jogar pela primeira vez, deixando apenas o troféu da dificuldade mestre restando. Desse modo você pode se concentrar apenas em concluir o jogo na segunda campanha, já que nesse nível os inimigos causam muito mais dano e se tornam extremamente agressivos.

Por fim, não colocaremos detalhes sobre as conquistas relacionadas à história por serem naturalmente obtidas e também para evitar expor detalhes da narrativa. A maioria das conquistas restantes é autoexplicativa. Sendo assim, confira nossas dicas e boa sorte!

Lista de Troféus e Conquistas

Todos os Troféus Obtidos | Platina
Obteve todos os troféus.
Exclusivo do PlayStation 4 e do PlayStation 5.
Caçador na Floresta | Bronze
Ganhou a habilidade de Arco.
Acesse o seu Poder | Bronze
Ganhou a habilidade de Bomba.
Atravessando | Bronze
Ganhou a habilidade de Corrida.
Encontrou um Amigo | Bronze
Podridão Herói entrou para a sua equipe.
Haikyo | Bronze
Descobriu a Vila.

Na Floresta | Bronze
Descobriu a Floresta.
O Campo Aberto | Bronze
Descobriu a Fazenda.
O Caminho Solitário | Bronze
Alcançou o Templo da Montanha.
O Medo de Taro | Bronze
Encontrou a Relíquia da Faca de Taro.
O Arrependimento de Taro | Bronze
Encontrou a Relíquia da Lanterna de Taro.
O Amor de Taro | Bronze
Encontrou a Relíquia da Oferenda de Taro.
O Amor de Adira | Bronze
Encontrou a Relíquia do Touro de Adira.
O Medo de Adira | Bronze
Encontrou a Relíquia do Martelo de Adira.
O Arrependimento de Adira | Bronze
Encontrou a Relíquia do Coração da Vila de Adira.
O Amor de Toshi | Bronze
Encontrou a Relíquia do Brasão da Vila de Toshi.
O Medo de Toshi | Bronze
Encontrou a Relíquia do Incenso de Toshi.
O Arrependimento de Toshi | Bronze
Encontrou a Relíquia do Arpão de Toshi.
Guia Espiritual | Prata
Derrotou o Taro Corrupto.
Um Martelo Pesado | Prata
Derrotou o Marceneiro Corrupto.
Atinja o mecanismo no centro da arena com uma bomba para expor seu núcleo e o acerte com três flechas para desativar o escudo do chefe e deixá-lo vulnerável a ataques. Após três rodadas ele é destruído e você poderá atacá-lo diretamente.
Um Líder Anda Sozinho | Prata
Derrotou o Toshi Corrupto.
A habilidade de corrida é excelente para esta luta, pois deixa Toshi vulnerável para receber muitos ataques e terminar a luta mais rápido.
Restaurar o Equilíbrio | Ouro
Derrotou o Deus da Podridão Corrupto.
Golpe Perfurante | Bronze
Atinja 3 inimigos com uma única Flecha com Podridão.
A Flecha de Rot é uma habilidade de ataque em que Kena dispara uma flecha infusionada com o poder dos Rot. Acerte três inimigos com um único tiro para obter esta conquista.
Pese-os | Bronze
Destruiu um inimigo Mariposa com uma Bomba.
Após obter a habilidade de bomba, acerte uma Mariposa com pouca vida. Bem simples.
Rápido no Gatilho | Bronze
Atinja 3 pontos críticos em 3 segundos.
Alguns inimigos possuem pontos amarelos brilhantes que causam mais dano quando acertados com flechas. Ao usar a Bomba de Rot, a área de explosão faz os inimigos ficarem paralisados e suscetíveis a terem esses pontos acertados.

Porém, há um local onde esse troféu é obtido com mais facilidade, que é derrotando pequenos inimigos com “sacos” vermelhos. Acertando na área vermelha, isso conta como acerto crítico e vale para o troféu. Há uma área do jogo onde é possível acertar três deles com facilidade. Confira o vídeo abaixo para ver em detalhes.

Mestre do Arco | Bronze
Atinja 3 inimigos com um único Tiro Múltiplo.
O Tiro Múltiplo é uma habilidade que deve ser adquirida ao custo de 200 pontos de Karma. Ao lançar os Rot contra um inimigo, ele ficará atordoado. Lançar flechas adicionais nele vai causar dano nos que estão próximos. Atinja pelo menos três, sem contar o atordoado, para ganhar este troféu.
Atirador de Elite | Bronze
Derrotou um inimigo atirando em uma Bomba no ar.
Lance uma bomba ao ar e acerte-a com uma flecha para fazê-la explodir e derrotar um inimigo. Requer um pouco de prática, mas não é muito difícil de conseguir.
  
Entre os Olhos | Bronze
Destruiu uma Varas de Proteção sem destruir o escudo.
As Varas de Proteção são pequenos inimigos que usam escudos que podem ser destruídos ao realizar um ataque pesado. Para conseguir esta conquista você precisa ser bom de mira e acertar o ponto crítico que fica justamente em uma fresta de seu escudo, ou atordoá-lo com os Rot e acertá-lo enquanto está nessa condição.
Devolvido ao Remetente | Bronze
Destruiu um Mago com a própria bomba dele.
Utilize o desvio (parry) para rebater uma bomba do Mago de volta a ele.
Ameaça Tripla | Bronze
Destruiu 3 inimigos com um único Desvio.
Realize um desvio (parry) para realizar um contra-ataque para atingir três inimigos. Tente deixá-los com o mínimo de vida possível para deixar esta tarefa mais fácil.
Comandante da Podridão | Bronze
Use 5 Ações de Podridão em um único combate.
Essas ações são os ataques que você utiliza em conjunto com os Rot. Atordoamento, Flecha de Rot, Bomba de Rot, etc.
Toque Triplo | Bronze
Destruiu 3 inimigos com um único ataque de corrida.
A corrida é a última habilidade que Kena obtém no jogo. Utilize uma estratégia semelhante à do troféu Ameaça Tripla, deixando os inimigos com a vida baixa, para facilitar a obtenção desta conquista.
Sem Pedra sobre Pedra | Ouro
Encontrou toda a Podridão.
São 100 Rot para encontrar pelo jogo. Alguns são obtidos naturalmente no decorrer da história, deixando o restante para ser encontrado pelo jogador. Usando as máscaras, Kena pode visualizar as pegadas de locais onde um Rot está escondido. Consulte o vídeo no tópico de Dicas Importantes para consultar a localização de cada um.
Colecionador de Chapéus | Prata
Coletou todos os Chapéus da Podridão.
Os chapéus são itens cosméticos para embelezar os Rot. São 51 no total, e alguns são obtidos no decorrer da história ao derrotar chefes e abrir baús, inclusive os amaldiçoados. Consulte o vídeo no tópico de Dicas Importantes para consultar a localização de cada um.
Colecionador de Maldições | Prata
Abriu todos os Baús Amaldiçoados.
Os baús amaldiçoados estão trancados e para abri-los Kena precisa passar por um teste de habilidade de combate. São 13 no total, e os detalhes você também pode ver no vídeo do tópico de Dicas Importantes.
Guia Espiritual Habilidoso(a) | Prata
Desbloqueou todas as melhorias de habilidade.
As melhorias são desbloqueadas usando pontos de Karma. São 18 no total, sendo 14 para Kena e 4 para Rot. Há relatos sobre um glitch quando o jogador acumula mil pontos ou mais, que acaba resetando o contador. Para evitar esse possível problema, gaste os pontos com frequência.


Em Estado de Novo | Bronze
Restaurou um Templo de Flores.
Mestre da Restauração | Prata
Restaurou todos os Templos de Flores.
Templos de Flores estão cobertos por veneno e ao serem liberados premiam Kena com cristais que são usados para comprar chapéus nas carroças. São 24 no total, e a localização de cada um pode ser consultada no vídeo do tópico de Dicas.
Mestre Zen | Prata
Meditou em todos os Locais de Meditação.
Os locais de meditação aumentam a vida máxima de Kena. São 12 pontos espalhados pelo mapa, e suas localizações estão detalhadas no vídeo do tópico de Dicas.


A Última Parada | Prata
Entregou todas as Cartas do Espírito.
As cartas estão espalhadas pelo mapa. São dez no total. Ao encontrar uma, um local para entrega é marcado na região da Vila. Kena deve ir até o local para acessar a área da casa, derrotar mais inimigos e purificar aquela região. Os detalhes estão no vídeo do tópico de Dicas.
Diga X | Bronze
Capturou uma foto no Modo de Foto.
Guia Espiritual Mestre | Ouro
Venceu o jogo na dificuldade Mestre.
Neste nível de dificuldade os inimigos são mais agressivos e Kena pode ser derrotada facilmente com até três golpes. Dominar a técnica de desvio e ser bastante habilidoso são dicas essenciais para triunfar neste modo.

O patch 1.06 corrigiu um exploit, um erro, que permitia obter esta conquista sem precisar terminar o jogo uma segunda vez. Caso você não tenha instalado a atualização, siga as instruções a seguir para fazer o truque e obter o troféu sem precisar jogar tudo de novo.
  • Após concluir o jogo pela primeira vez, vá para o local de meditação do Templo da Montanha Sagrada (logo após derrotar o último chefe) e faça um salvamento manual;
  • Interaja com o ponto de meditação para ativar os créditos finais. Pode ser pulado para ganhar tempo;
  • Inicie um novo jogo na dificuldade ‘Guia Espiritual Mestre’ e siga até encontrar o primeiro Rot (a cena em que Kena vê Beni e Saya brincando com o Rot);
  • Carregue o save manual que você fez antes e volte a interagir com o ponto de meditação. A notificação de obtenção do troféu/conquista deve surgir logo em seguida.


Revisão: Ives Boitano
Fonte do vídeo dos colecionáveis: PS5Trophies
Referências: PowerPyx

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google