Dicas e Truques

Samurai Warriors 5 (Multi) — Guia de dicas para vencer no mais novo musou do mercado

Um compilado de informações e estratégias para se ter sucesso neste ótimo game.


Divertido e bem-acabado, Samurai Warriors 5 é um ótimo hack and slash no estilo musou. Apesar de guardar muitas características próprias do seu gênero, ele também tem muitas customizações e opções diferentes, além de trazer algumas novidades importantes. Logo, nada melhor do que um guia repleto de dicas e sugestões para se ter sucesso nas suas batalhas, inspiradas na rica história japonesa.

Foque nos protagonistas (e em alguns poucos secundários)

A primeira dica é também uma das mais importantes. As primeiras fases do game irão focar em poucos personagens: Nobunaga Oda e Mitsuhide Akechi. A sugestão aqui é, mesmo após novas opções surgirem, focar principalmente nesses nomes, já que eles são os mais utilizados na campanha. Melhorar os heróis é um processo lento e custoso, pois o jogo fornece quantidades limitadas de experiência e itens. Escolha no máximo outras duas alternativas e assim você vai conseguir atingir níveis satisfatórios.

Melhore os personagens em todos os quesitos

Cada herói pode ser melhorado de várias formas diferentes e todas elas são importantes. Vamos a elas: os itens equipados podem ser usados durante as lutas; o nível se reflete em atributos como ataque, defesa e saúde; a maestria nas armas permite equipar equipamentos mais poderosos; a árvore de habilidades contém muitos tipos de efeitos distintos, como aumentar o tamanho da barra Musou, a resistência a ataques elementais e a quantidade de ouro obtida.
Procure melhorar cada uma dessas áreas de forma linear, conforme for avançando no jogo. Se as fases estiverem difíceis, melhore ainda mais os personagens e economize quando possível. O nível de dificuldade pode ser mudado a qualquer momento, mas lembre-se que as recompensas são proporcionais a ele. Devido à variedade da árvore, priorize as habilidades relacionadas ao dano causado, à barra Musou e à quantidade de vida.

Mantenha equilíbrio entre os modos Musou e Citadel

Samurai Warriors 5 é dividido em duas formas principais de jogar. A primeira é o Musou Mode, que traz a campanha principal do game e permite liberar personagens e obter itens. A segunda forma é o Citadel Mode, cujas fases proporcionam recompensas maiores do que a anterior. Como cada modo foca em resultados distintos e necessários, procure jogá-los com equilíbrio.
A proporção varia com o tempo, sobretudo quando o Musou Mode recebe as missões paralelas. Uma boa alternativa é jogar de acordo com o nível de dificuldade geral, dado por um número de estrelas (não relacionado aos níveis fácil, médio e difícil, que podem ser escolhidos a qualquer momento). Ganhe todas as fases que sejam iguais e só depois avance para as próximas.

Lembre-se de melhorar as construções

Conforme o Citadel Mode é jogado, materiais são obtidos para melhorar as construções, como o dojo e os estábulos. Ao atualizá-los, eles podem executar tarefas de forma mais avançada, como elevar o nível de maestria e criar armas com características melhores. É preciso avançar no Musou Mode para liberar novas atualizações, então sempre se lembre do já citado equilíbrio.

Analise e melhore as armas antes de equipar

As armas são graduadas com letras, força de ataque e habilidades. As letras correspondem à maestria exigida do personagem para poder usá-la, então é preciso ficar atento para ver quem pode usar o quê. Além disso, cada personagem tem predileção por um tipo de arma: Mitsuhide Akechi usa a Katana, Mitsuki usa as Gloves, Oichi usa o Talisman, etc. Logo, procure focar somente em usar os equipamentos favoritos para ter mais vantagem.
É possível equipar cristais que conferem habilidades às armas, conferindo efeitos extras importantes. A quantidade de melhorias e a força de ataque não podem ser aumentadas, exigindo atenção do jogador para sempre usar os armamentos mais completos. Uma opção para os itens fracos é desmanchá-los para obter recursos para futuras melhorias. Finalmente, é possível converter armas, como, por exemplo, uma Katana em Arco e Flecha, o que facilita a tarefa de equipar outros personagens.

Preste atenção nas recompensas!

Ao final de cada fase somos avaliados com um rank e recebemos pontos de experiência e diversos tipos de itens. Fique atento às recompensas obtidas e veja quais delas você já pode usar: armas novas, ouro, materiais, etc. Pode parecer uma dica óbvia, mas por diversas vezes eu acabei negligenciando bons equipamentos e a possibilidade de passar meus personagens de nível.

Domine o básico

Passando agora para dicas mais práticas, é vital conhecer alguns combos básicos de cada tipo de arma. Os combos são construídos somente com dois botões: ataque normal e forte. Mesmo que sejam somente duas opções, as variações são numerosas e o melhor jeito de saber as melhores é testando na prática. Também existem pequenas variações entre personagens, como, por exemplo, ataques mais longos ou aéreos.

Leia os detalhes e informações antes de começar

Antes de partir para a guerra, preste atenção nas informações gerais da missão. Dados sobre condições de vitória e derrota, formato do mapa, personagens disponíveis e comandantes inimigos, são valiosos. Eventualmente eles acabam mudando durante as partidas (como veremos a seguir), mas saber o básico poupa tempo, permite um planejamento mais sólido e evita pausas desnecessárias.

Fique atento ao mapa e aos demais avisos na tela

Durante as partidas é importante não somente focar nas lutas e combos, mas também prestar atenção no HUD e em todas as suas informações. Apesar de parecer mais uma daquelas dicas óbvias, é bem comum sair atacando sem prestar atenção nos companheiros ao redor e em outros acontecimentos paralelos. Lembre-se que a vitória não apenas está ligada a derrotar todo mundo, mas também a ações mais estratégicas.
Essa dica se torna ainda mais relevante porque a frente de batalha está sempre em constante alteração. Inimigos vão e vêm, aliados podem surgir e sumir, e novos caminhos podem ser abertos, de tal forma que os objetivos podem alterar-se completamente. Confira o mapa regularmente e, na dúvida, pause o jogo e veja se aconteceu alguma mudança significativa.

Dicas para o Citadel Mode

Mesmo contando com a mesma jogabilidade básica do Musou Mode, o Citadel tem sempre um único objetivo nas suas fases, que é proteger a sua base. Para isso, o jogador tem duas opções: defender-se com sucesso por um determinado tempo ou derrotar o líder da invasão inimiga. A melhor escolha é circunstancial, então foque na defesa e somente avance quando for oportuno.

Não se afaste demais da sua base e preste atenção em todos os pontos de abertura que ela tem. Missões secundárias irão aparecer, mas pense bem antes de sair correndo para completá-las. Finalmente, lembre-se de chamar as unidades disponíveis, que incluem Guerreiros, Lanceiros e Arqueiros. Elas podem passar de nível e novos tipos de tropas são liberados com o tempo, com destaque para os Ninjas e os Monges Guerreiros.

Use as Ultimate Skills com equilíbrio

Existem dois tipos de Ultimate Skills: as básicas, que são comuns a todos os personagens, e as especiais, que variam de acordo com as características de cada um. Pride, Self-Defense e Acceleration aumentam, respectivamente, ataque, defesa e velocidade. Recuperation aumenta a barra Musou, enquanto Pulse ativa um dash instantâneo.
Tão logo as Ultimate Skills especiais sejam liberadas, sugiro ao jogador equipá-las, deixando para substituir a Recuperation por último. Todas funcionam em sistema de cooldown e, portanto, devem ser usadas com parcimônia. Ative quando estiver próximo de vários inimigos para causar mais destruição e tenha sempre uma guardada para a defesa, pois o jogador fica invulnerável ao utilizá-la e também pode interromper ataques inimigos.

Otimize ao máximo os golpes Musou

A dica é parecida com a anterior, só que com muito mais importância. Quando a barra Musou estiver cheia, analise o cenário antes de utilizar o poderoso golpe Musou. Como esse ataque causa um grande dano em uma área enorme, sobretudo no Rage Mode, vale a pena juntar o máximo de inimigos possível para causar ainda mais estrago. Oficiais tendem a seguir o jogador, então tente levá-los para a “armadilha”.

Use e abuse do modo Multiplayer

Samurai Warriors 5 permite que dois jogadores possam jogar boa parte das missões do jogo. Não só as partidas ficam mais divertidas ao jogar com um amigo, mas elas se tornam mais acessíveis e podem até ser jogadas em dificuldades mais altas desde o começo. Lembre-se que é possível usar tanto o modo local quanto o online, frisando que nem todas as fases contam com essa opção.

E aí, leitor? Curtiu o nosso guia de dicas para Samurai Warriors 5? Faltou alguma dica? Deixe o seu comentário.
Revisão: Ives Boitano

é produtor de conteúdo sobre games desde julho de 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. @MatheusSO02


Disqus
Facebook
Google