[Atualizado] Twitch reduz preços das inscrições em 66% para usuários brasileiros

Novo valor passa a ser de R$7,90 a partir desta terça-feira.


Conforme noticiado em maio aqui no GameBlast, a plataforma de transmissões Twitch anunciou um reajuste nos valores das inscrições ao redor do mundo, nivelando os preços de acordo com os diferentes mercados e deixando-os mais compatíveis com cada região. Chegou a vez do Brasil e o valor das inscrições será reduzido em 66% a partir desta terça-feira, passando a custar R$7,90.


Em entrevista exclusiva ao portal GE, Mike Minton, vice-presidente de monetização da Twitch, falou sobre a ação no Brasil, esclarecendo algumas dúvidas acerca da iniciativa e o impacto nos espectadores e streamers com a redução do valor.
"Parte [dessa demora] é por conta da falta da tecnologia, não tínhamos a sofisticação ou a habilidade de fazer múltiplos preços ao redor do mundo. A Twitch era uma startup, crescemos rápido, e a próxima coisa que vimos é que éramos um serviço gigante, alimentando espectadores e comunidades no mundo todo.

Demorou um tempo para nós reconstruirmos a tecnologia que nos permite definir esses preços individuais. Outro ponto é sobre estar confiante em definir o preço correto, porque não mudamos muito o preço, e a última coisa que queríamos fazer [era errar]"

Tínhamos nossos próprios dados, porque sabíamos qual seria a taxa de conversão baseado em promoções, preços, e coisas que já fizemos e poderíamos prever qual o preço certo poderia ser. E também pegamos dados externos, há muitas agências e dados disponíveis publicamente que falam sobre comparações de poder de compra de consumidores em mercados determinados, então usamos esses dados. E, provavelmente, o método mais útil, foi perguntar para streamers."
Assim como noticiado em maio, a ação da plataforma oferecerá apoio aos streamers nos países onde o valor fosse reduzido, caso que aconteceu no Brasil. Os criadores de conteúdo terão um incentivo de renda durante 12 meses para minimizar o impacto direto do reajuste do valor das inscrições.
"Fizemos alguns testes, temos uma quantidade de dados e estamos confortáveis de que os preços mais baixos não vão diminuir o lucro dos streamers. Os criadores vão ganhar mais dinheiro rapidamente, mas, por conta de nem todo criador ser o mesmo, nem todo o público ser o mesmo, todos os países serem um pouco diferentes, também construímos um programa para garantir que eles não vão ver uma queda nos lucros pelo próximo ano.

A ideia é proteger 100% da renda dos streamers nos meses iniciais após a mudança, e ir reduzindo essa porcentagem ao longo dos meses. Para estar elegível à proteção, é necessário realizar ao menos 85% de streams em relação à sua “linha de base”, termo usado pela Twitch para a média de horas de transmissão. Os dados estão disponíveis no Painel do Criador.

Gastamos muito tempo pensando como lidar com esse receio, porque é difícil prever quando o aumento em pagadores vai bater a queda no preço, então construímos o programa para certificar que os streamers não iam ter essa queda no faturamento imediatamente depois que fizemos a mudança de preços, e para dar para eles alguns meses, até um ano, para que os pagadores aumentem."
Minton falou também sobre o Prime Gaming, um dos métodos mais cômodos e acessíveis de incentivo para quem deseja apoiar um criador na Twitch. Assinantes do serviço Amazon Prime possuem uma inscrição mensal gratuita para apoiar seu streamer favorito. Ele acredita que a redução do valor vai acabar estimulando o espectador a apoiar mais de um canal de agora em diante.
"O Prime é um ótimo negócio, eu amo o Prime, os streamers amam o Prime, e o que vemos em outros lugares, como os Estados Unidos, é que pessoas acabam fazendo as duas coisas. Eles tem uma inscrição Prime em um canal, e tem uma outra inscrição, que eles pagam, [em outro canal]. O que acontece é que os streamers se beneficiam, porque as pessoas são capazes de apoiar mais de um canal."
Por fim, Minton também falou sobre a possibilidade de um novo reajuste do valor das inscrições. A opção não é algo que venha a ser considerado a curto prazo, mas não está totalmente descartada. O vice-presidente também falou sobre os planos da Twitch para o mercado brasileiro.
"O que posso dizer é que o nosso interesse está alinhado aos streamers, e o que queremos é maximizar o lucro dos streamers. Se por algum motivo olharmos daqui um ano e ver que isso não está onde deveria, baseado em comparações com outros países, não teríamos medo de fazer uma segunda mudança de preços se necessário.

Brasil tem sido um país de um excelente crescimento nos últimos dois anos, focamos mais no Brasil do que focávamos antes. Somos um serviço global, temos pessoas no mundo todo, mas concordo que o Brasil é um país que prestamos muita atenção, não só nas inscrições, mas também na publicidade.

Estamos muito animados em trazer isso para a comunidade, animados para ver o que eles vão fazer agora, já que mais pessoas vão ajudar a construir a comunidade, fazer parte do que é especial na Twitch, estar próximo de um streamer, então, não há nada além de animação para o que vai acontecer no Brasil."

Atualização

O perfil oficial brasileiro da Twitch fez uma postagem divulgando os valores das inscrições. Eles variam de acordo com a Tier (categoria) e a plataforma por onde o espectador se inscreveu.
Fonte: GE

Tecnólogo em Gestão Ambiental, produtor do BlastCast e sincero até demais. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Adora jogos que acabam em discórdia e fogo no parquinho. @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google