Jogamos

Análise: Ys IX: Monstrum Nox (Multi) traz ao PC uma fantástica experiência de ação

Versão de PC do RPG de ação é um port de altíssima qualidade.

Ys IX: Monstrum Nox
é o mais novo título da franquia Ys, que foi iniciada em 1987. Esses RPGs de ação são uma parte fundamental da história da desenvolvedora japonesa Nihon Falcom. Já lançado para PS4 no início do ano, o jogo chega agora também ao PC e ao Switch.

A cidade-prisão

Tudo começa com a chegada do aventureiro Adol Christin à cidade de Balduq. Famosa por sua enorme prisão, ela está atualmente sob controle do Império Romnum. O lugar serviria apenas de passagem para o protagonista, mas, assim que tenta entrar, o rapaz é preso.

Considerando as experiências anteriores de Adol, não é de se estranhar que ele logo acharia um jeito de sair desse lugar. No entanto, enquanto fugia, o aventureiro ruivo encontra uma misteriosa mulher e acaba sendo transformado em um Monstrum.

Monstrums são indivíduos com poderes sobrenaturais presos à cidade de Balduq. Eles precisam lutar contra monstros que aparecem em um misterioso fenômeno chamado Grimwald Nox. Quando o Nox é ativado, eles vão parar em uma espécie de dimensão alternativa em que sempre é noite e as emoções negativas das pessoas tomam forma física.

Conforme avança pela história, Adol irá conhecer melhor os outros Monstrums com os quais precisará se aliar. Juntos, eles buscarão uma forma de quebrar a maldição, salvar Balduq dos efeitos do Grimwald Nox e voltar ao normal.

Um aspecto interessante é a variedade dos personagens jogáveis. Cada um deles tem seus ataques categorizados em três aspectos (slash, strike e pierce). Alternar entre os personagens é importante para aproveitar as fraquezas do inimigo, que são associadas justamente a esses três tipos de golpe.

Além disso, quando um deles se junta à equipe, todos os personagens ganham um novo poder especial chamado Gift. Ele adiciona formas novas de explorar as áreas, como a capacidade de escalar paredes da Monstrum White Cat ou usar ataques carregados para quebrar paredes da Raging Bull.

Balduq é uma cidade bem grande com vários baús, itens e outros segredos para encontrar. Usar os poderes mencionados é fundamental para explorar as localidades, avançar pelos calabouços subterrâneos, e também é uma opção bastante divertida.

Em cada capítulo, o jogador pode realizar quests variadas buscando itens, conversando com os personagens e lutando contra monstros. É importante destacar que é possível não fazer nenhuma delas, mas, ao avançar a história, elas serão perdidas. No entanto, elas são a forma mais fácil de acumular pontos para abrir portais para o Nox.

Para avançar a história, é necessário abrir pelo menos um desses portais. Devido às restrições como Monstrum, Adol e sua equipe não conseguem sair da cidade e o lugar é todo cercado por barreiras. Apenas derrotando os monstros que estão além dos portais é que o jogador pode avançar por elas.

As noites das batalhas

Um aspecto fundamental das batalhas é desviar e levantar a guarda contra os inimigos. Ao ser atacado, o jogador pode se aproveitar de uma curta janela de oportunidade para evitar o ataque e ativar dois efeitos diferentes (Flash Move e Flash Guard).

Desviar no timing correto ativa o Flash Move, que deixa o jogador invencível e aumenta a sua agilidade fazendo com que todo o resto do jogo fique em câmera lenta durante um período. Já o Flash Guard recupera SP permitindo o uso rápido de mais habilidades e os ataques passam a ser críticos. Dependendo do timing do jogador, é até possível usar ambos.

Essa mecânica é comum a todos os personagens, mesmo com suas diferenças de atributo no combate. Cada personagem pode equipar quatro golpes diferentes, e usá-los aumenta o nível do ataque, assim como libera novos poderes. Alguns ataques também podem ser obtidos por meio de livros.

Além das dungeons de Balduq que podem ser exploradas, o jogador precisa enfrentar de vez em quando o Grimwald Nox. Essas batalhas são diferentes do usual, funcionando como uma arena com vários inimigos. Muitas dessas batalhas usam um elemento de tower defense, sendo necessário que o jogador defenda um pilar de várias ondas de inimigo.

É possível fortalecer o pilar e adicionar estruturas específicas que ajudam a evitar os inimigos, como objetos que os atraem ou causam efeitos. Os materiais obtidos durante o jogo também podem ser usados para fortalecer os equipamentos dos Monstrums ou criar itens como poções e comidas. A cidade possui várias lojas para o jogador obter novos itens.

Caso as batalhas estejam fáceis demais ou difíceis, o jogador pode ajustar a dificuldade entre seis opções (Easy, Normal, Hard, Nightmare e Lunatic) a qualquer momento. Dessa forma, é fácil ajustar o jogo para uma boa experiência. Porém, alguns achievements não poderão ser obtidos se a dificuldade for reduzida, mas isso é avisado claramente pelo jogo.

Vale destacar que o jogo conta com uma excelente trilha sonora, uma marca registrada da desenvolvedora. Em particular para os momentos de combate, cujas músicas ajudam no clima dinâmico da ação. Para quem é fã da série, também há muitas referências aos jogos anteriores, valendo a pena prestar atenção nos detalhes.

Um grande RPG de ação chega ao PC

Na versão de PC especificamente, há múltiplas opções gráficas disponíveis dentro do menu do jogo. Além da resolução e do V-sync, é possível escolher entre limites de 60, 120 e 144 fps. É possível retirar o anti-aliasing, ajustar o filtro anisotrópico, melhorar o sampling, aumentar ou reduzir o campo de visão da câmera, ajustar a distância em que objetos aparecem na tela e a densidade das folhagens.

Ajustes para sombras e efeitos de pós-processamento (lens flare, depth-of-field e glare) também estão disponíveis. Com todas essas opções, o port é muito bem-feito e é fácil fazer com que ele tenha uma boa performance. Outro aspecto que pode ser modificado no PC são os botões que são apresentados para input (com opções de Xbox, PlayStation, controle genérico e teclado).

Ys IX: Monstrum Nox
é um excelente representante de uma série clássica de RPGs de ação. Com uma vasta cidade cheia de áreas para explorar com a ajuda dos Gifts e batalhas de alta qualidade, trata-se de um jogo extremamente engajante e divertido. Com boas opções de ajustes gráficos e de performance, a versão de PC é com certeza a melhor versão da obra.

Prós

  • Sistema que beneficia jogadores que desviam e/ou defendem no timing correto;
  • Gifts adicionam mecânicas agradáveis para a exploração;
  • Dificuldade pode ser ajustada a qualquer momento entre seus vários níveis;
  • Trilha sonora de alta qualidade, especialmente para os combates;
  • Menu detalhado de ajustes gráficos que pode ser acessado dentro do jogo.

Contras

  • Nenhum.
Ys IX: Monstrum Nox – PC/PS4/Switch – Nota: 10
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital cedida pela NIS America

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google