Dicas e Truques

Alex Kidd in Miracle World DX (Multi) – Guia de troféus e conquistas

Preparado para obter 100% desse remake repleto de charme e nostalgia?


Conforme visto na sua análise, Alex Kidd in Miracle World DX é uma interessante versão renovada de um clássico da Sega dos anos 80. Apesar de carecer de mais conteúdo, o remake ainda é uma boa pedida e oferece desafio e diversão na medida certa. Neste guia, vamos trazer dicas e truques para você, além de aproveitar a jogatina, obter todos os troféus e conquistas do título.

Dados gerais

  • Dificuldade: 2/10
  • Tempo médio para obter todos os troféus: 3 – 6 horas (depende bastante da habilidade do jogador)
  • Total de Troféus: 16 (mais um para o troféu de platina no PlayStation)
  • Número de Troféus perdíveis: 8 (todos os não obrigatórios da campanha)
  • Troféus com possíveis bugs/glitches: 0

Considerações gerais

De maneira geral, Miracle World DX é um jogo fácil de “platinar”. Não existem missões complexas, batalhas intensas ou longas listas de colecionáveis; basta concluir a campanha para obter vários troféus e depois realizar alguns feitos para alcançar os 100%. A única ressalva é quanto à habilidade do jogador, que precisa ter que lidar com certos desafios razoáveis.

Nenhum deles é super difícil, bastando alguma experiência de jogo para ser capaz de completá-los. Caso o jogador seja versado no gênero plataforma, isso será ainda mais fácil. Como a campanha é relativamente curta, não se preocupe em já sair buscando os troféus logo na primeira vez. Procure primeiro habituar-se às mecânicas do game, coletando o que for possível, e só depois corra atrás das conquistas remanescentes.

Minhas dicas gerais para avançar em Miracle World DX são poucas, mas valiosas. Os movimentos de Alex são escorregadios, então sempre leve isso em conta ao pular e andar. Colete todo o dinheiro possível, seja destruindo blocos ou andando pelos cenários, e gaste nas lojas para obter vantagens importantes (só cuidado com o troféu que exige não gastar nada).

Outro ponto interessante é que o título não tem relógio. Em outras palavras, o jogador tem (na maioria das vezes) todo o tempo do mundo para analisar o cenário antes de agir. Portanto, visualize os movimentos antes de executá-los, evitando pulos e ataques suicidas. Só enfrente os inimigos que ficam no caminho e lembre-se que o importante é terminar as fases, pois não existe pontuação no final.

Para terminar, deixo aqui as combinações das três primeiras partidas de papel, pedra e tesoura. Elas não contam como conquistas, mas precisam ser vencidas para avançar na campanha. Na primeira, utilize pedra e então tesoura; na segunda, escolha tesoura e depois papel; por fim, utilize pedra e então tesoura. As quatro partidas seguintes estarão descritas nas suas respectivas conquistas.

Troféus e conquistas

Prisioneiro
Liberte Egle no Castelo Radaxian.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. No nível 13, o jogador precisará liberar o personagem Egle, preso em uma jaula. Soque os botões especiais acima da gaiola até que o prisioneiro seja libertado. Não se esqueça de falar com ele antes de prosseguir.
Animal alterado

Acaricie o cachorro triste.
 
No nível 6 existe um ponto onde um cachorro triste está ao lado do seu dono petrificado. Aproxime-se dele e aperte o botão mostrado na tela para obter o troféu (um colecionável no formato de medalha também será obtido).

Boi selvagem
Derrote o boi.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. O boi ataca Alex com sua investida, mas fica confuso ao atingir as paredes nas extremidades da tela. Aproveite essa vulnerabilidade e acerte dois socos. Desvie da nova investida e repita o processo até vencer.
Corsários
Derrote o urso-pardo e o macaco maneiro.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. Para vencer, é preciso derrotar o urso; o macaco apenas atira projéteis e não pode ser atingido. O grande mamífero só pode ser ferido quando ele levanta a sua espada sobre a cabeça. Nesse momento, acerte alguns socos e saia da frente antes dele atacar. Procure evitar ficar encurralado pelo urso e pelos disparos do macaco e logo você irá vencer.
3º Comandante
Derrote o Cabeça de Pedra no Castelo de Radaxian.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. Utilize papel duas vezes para vencer o Jan-Ken-Pon. Quando o combate começar, corra para o lado do chefe e soque-o rapidamente. Logo antes dele atirar sua primeira bola azul, recue, pule por cima dela e retome os ataques. Repita o processo e logo ele será derrotado.
2º Comandante
Derrote o Cabeça de Tesoura na Cidade de Radaxian.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. Utilize papel duas vezes para vencer o Jan-Ken-Pon. Tal como antes, quando o combate iniciar, corra para o lado do chefe e soque-o rapidamente. Quando ele começar a pisar no chão para fazer cair meteoros, continue atacando enquanto nenhum deles cair em você. Após esse movimento, o Cabeça de Tesoura mudará a sua postura e irá atirar uma pequena bolinha; pule por cima dela e observe para onde ele irá se teletransportar. Corra para o lado dele e repita o processo até vencer.
1º Comandante
Derrote o Cabeça de Papel na Planície de Nibana.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. Selecione pedra e tesoura, depois derrote o chefe na luta. Essa luta é a mais difícil do jogo, mas nem por isso é tão complicada. Desvie dos pulos do comandante (é possível acertá-lo em meio aos pulos, mas tome cuidado) e procure se posicionar rapidamente ao lado dele quando ele parar em um dos cantos do cenário. Comece com os socos, mas fique de olho nas nuvens e seus trovões, desviando se necessário. Após esse ataque, o vilão retornará aos pulos, bastando ao jogador repetir o processo até vencer.
Bola mágica

Pegue a bola telepática no nível "Monte Kave".
 
No nível 8 existe uma seção do cenário com a bola telepática,uma esfera com uma estrela dentro. Apenas caia para a direita e pegue-a para obter o troféu (siga para a direita depois de pegá-la para prosseguir na fase).

Vamos conversar
Fale com todos os PNJs do jogo.
 
Os PNJs, ou personagens não jogáveis, estão em várias fases do jogo, em particular nos níveis 1, 2, 6, 7 e 13. Nenhum deles está escondido, bastando ao jogador interagir com eles ao apertar o botão que aparece na tela. A maioria deles estará transformada em pedra, com exceções como os quatro cavaleiros no nível 13.
Sovina
Termine o jogo sem comprar itens nas lojas.
 
Autoexplicativo.
Colecionador

Pegue todos os itens colecionáveis.
 
Ao todo, Miracle World DX tem 15 colecionáveis espalhados pelas fases. Cada um desses itens, que só tem utilidade para fins de coleção, faz uma pequena homenagem a vários jogos clássicos, como o próprio Alex Kidd. Na sequência, está uma imagem com todos os objetos que podem ser encontrados no game.

As fases que contêm esses objetos são 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 19, e 20. A maioria deles está escondida, exigindo que blocos específicos sejam destruídos. Na sequência estão imagens mostrando o local exato de cada um dos colecionáveis e, para aqueles que precisarem, detalhes sobre como eles podem ser mais facilmente obtidos.

Fase 1: descendo pelo cenário, perto da mulher petrificada no bloco do canto.
Fase 3: semelhante ao troféu da Aventureiro, mas deve ser feito no segundo polvo.
Fase 4: quando chegar na seção mostrada na imagem, destrua o bloco azul com o anel amarelo.
Fase 5: destrua o peticóptero o quanto antes para poder coletar o objeto embaixo d’água.
Fase 6: veja o troféu Animal Alterado.
Fase 7: destrua o bloco no topo do cenário mostrado na imagem. Tome cuidado com a chama.
Fase 8: facilmente localizada num bloco destrutível conforme a imagem.
Fase 10: destrua o barco o quanto antes para poder coletar o objeto embaixo d’água.
Fase 11: logo antes do primeiro cacto explosivo, tal como mostrado na imagem.
Fase 12: compre o peticóptero para obter o item. Se necessário, colete o dinheiro, morra e volte ao menu para poder reiniciar a fase com a quantia.
Fase 13: obtido ao conversar com o primeiro PNJ do castelo.
Fase 14: no bloco mais alto de um conjunto de blocos perto de chamas giratórias.    
Fase 15: basta seguir até a seção da fase mostrada na imagem e destruir o bloco.
Fase 19: tomando cuidado com os inimigos, siga até o ponto da imagem e destrua o bloco.
Fase 20: localizado próximo do final da fase, apenas tome cuidado com os espinhos.

Aventureiro
Descubra a ilha secreta.
 
O acesso a esse nível escondido está na terceira fase. Imediatamente ao começar, seja atingido para que o barco quebre e Alex mergulhe na água. Prossiga até encontrar o primeiro polvo, que tem um longo tentáculo feito de pequenas bolinhas. Utilizando o soco, destrua todas elas e depois o próprio molusco.

Daí, basta entrar no pote onde estava o polvo e seguir até o final para ser levado à ilha secreta. Vale ressaltar que esse procedimento leva o jogador a perder o colecionável da terceira fase.

Janken, o Grande
Derrote Janken, o Grande.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha. Selecione papel duas vezes e depois derrote o chefe na luta. Logo quando o combate começar, corra bem para o lado do chefe, desviando do seu primeiro disparo no caminho. Dessa forma, todos os próximos projéteis irão passar por cima de Alex. Soque-o sem dó até que o vilão faça cair alguns espinhos do teto. Caso eles não venham na direção do jogador, continue com os ataques até Janken ser derrotado.
Pacifista
Conclua o nível do "Lago Namui" sem atirar com o peticóptero.
 
Autoexplicativo. Apenas desvie dos inimigos e não quebre o veículo.
Protetor de Radaxian

Conclua a história principal.
 
Obtido automaticamente no decorrer da campanha, mas com um porém: esse troféu só será obtido se o jogador não estiver com o modo Vidas Infinitas ligado. Como essa opção só pode ser desligada ao começar um novo jogo, fique atento para terminar o remake ao menos uma vez sem ela. O game é bastante linear e não é tão difícil, com exceção das duas fases em castelos.

Mesmo assim, ambas são facilmente exploráveis e trazem detalhes ao jogador sobre como prosseguir. A única dica relevante é em relação ao nível 13. Para terminar a fase, primeiro encontre e liberte Egle. Depois, localize e pegue um livro que irá aparecer em uma das seções anteriores da fase (mostrada na imagem anterior); por fim, prossiga para enfrentar o chefe. Uma alternativa é usar as vidas infinitas na primeira vez e aprender o necessário para a segunda rodada na campanha.

Campeão

Vença o torneio de Papel, Pedra e Tesoura.
 
Para ganhar essa conquista, é preciso vencer o modo Desafio dos Chefões. Esse boss rush coloca Alex, com somente uma vida e nenhum item, para enfrentar Janken e seus três comandantes um após o outro. As lutas funcionam de forma praticamente igual às vistas na campanha (com exceção das partidas de papel, pedra e tesoura), mas, para facilitar a vida do leitor, vou reunir as dicas anteriores em sequência.

Na primeira luta, utilize pedra e então tesoura. Quando o combate começar, corra para o lado do chefe e soque-o rapidamente. Logo antes dele atirar sua primeira bola azul, recue, pule por cima dela e retome os ataques. Repita o processo e logo ele será derrotado.

Para a segunda luta, escolha tesoura e depois papel. Tal como antes, quando o combate iniciar, corra para o lado do chefe e soque-o rapidamente. Quando ele começar a pisar no chão para fazer cair meteoros, continue atacando enquanto nenhum deles cair em você. Após esse movimento, o comandante mudará a postura e irá atirar uma pequena bolinha; pule por cima dela e observe para onde ele irá se teletransportar. Corra para o lado dele e repita o processo até vencer.

Na terceira luta, utilize pedra e então tesoura. Essa luta é a mais difícil do jogo, mas nem por isso é tão complicada. Desvie dos pulos do comandante (é possível acertá-lo em meio aos pulos, mas tome cuidado) e procure se posicionar rapidamente ao lado dele quando ele parar em um dos cantos do cenário. Comece com os socos, mas fique de olho nas nuvens e seus trovões, desviando se necessário. Após esse ataque, o vilão retorna aos pulos, bastando ao jogador repetir o processo até vencer.

No último desafio, escolha papel duas vezes. Logo quando o combate começar, corra para o lado do chefe, desviando do seu primeiro disparo no caminho. Dessa forma, todos os próximos projéteis irão passar por cima de Alex. Soque-o sem dó até que o vilão faça cair alguns espinhos do teto. Caso eles não venham na direção do jogador, continue com os ataques até Janken ser derrotado.

Grande Protetor de Radaxian (exclusivo PlayStation)

Todos os troféus foram obtidos.
 
Se você chegou até aqui, parabéns! O troféu de platina e os 100% do jogo são seus.

E aí, leitor? Curtiu o nosso guia de troféus e conquistas para Alex Kidd in Miracle World DX? Faltou alguma dica? Deixe o seu comentário.

Revisão: Davi Sousa


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google