Vem aí

Prévia: Scarlet Nexus (Multi) trará um RPG de ação sobre poderes mentais no melhor estilo anime

O game promete ser uma aventura de ficção científica única, envolvente e repleta de diversão.


Com várias informações divulgadas e uma demonstração bem interessante já disponível, Scarlet Nexus tem tudo para ser um ótimo e original RPG de ação. Os visuais são cheios de estilo, a história é instigante e a jogabilidade bem divertida, entre outras qualidades. Vamos conferir nesta prévia um pouco sobre esse game que promete uma ótima experiência que mistura ficção científica e anime.

Um mundo original

O jogo se passa em uma realidade alternativa em que a tecnologia e a sociedade desenvolveram-se com base em um hormônio psiônico encontrado no cérebro. Dentre as muitas aplicações, ele concede poderes especiais aos humanos, incluindo habilidades como telecinese, pirocinese, teletransporte ou telepatia. Logo após essa descoberta, veio a chegada das Criaturas, misteriosos monstros mutantes enlouquecidos.
Prepare-se para conhecer o incrível mundo de Scarlet Nexus
Essas poderosas ameaças, que caçam cérebros humanos, exigiram a criação da Força de Supressão das Criaturas (FSC). Reunindo humanos com habilidades extrassensoriais apuradas, conhecidos como Psiônicos, Scarlet Nexus foca nesse grupo, que é responsável pela defesa da humanidade e pela luta contra os invasores. A temática mistura elementos futuristas pós-apocalípticos, poderes mentais, tradição japonesa e alta-tecnologia, tudo com aquela representação do tipo “anime em 3D”.
O game parece muito bonito e tem um estilo bem legal
Falando nisso, vale ressaltar que uma série de anime baseada no jogo deve sair no mês que vem. Ainda não está claro até que ponto os dois produtos serão iguais, mas tudo aponta para duas produções de boa qualidade. Aliás, a promessa de um bom game já poderia vir da sua produtora: a Bandai Namco é uma empresa com experiência em jogos do gênero.
O anime também promete ser bem interessante
Alguns exemplos mais recentes incluem Dragon Ball Z: Kakarot (Multi), Sword Art Online: Alicization Lycoris (Multi) e Code Vein (Multi), todos eles bons RPGs de ação. Em outras palavras, o título sobre poderes paranormais é promissor também graças aos seus predecessores. Afinal, ele traz inovações interessantes, mas sem esquecer da tradição obtida até então.

Combate com a mente e os músculos

Como detalhado anteriormente, Scarlet Nexus tem um enredo bastante interessante, algo valioso para um RPG. Serão duas campanhas diferentes, cada uma contando com um protagonista: Yuito Sumeragi, um entusiasmado recruta de uma prestigiosa família política; e Kasane Randall, a misteriosa convocada cujo poder e habilidade ganharam notoriedade dentro da FSC.
São duas campanhas distintas para começar a jogar
Inicialmente separadas, a promessa é que as campanhas serão entrelaçadas e trabalharão juntas para construir a aventura. O gênero ação também promete ser bem representado no game: os combates irão utilizar um sistema que combina golpes físicos e psíquicos. Como seria esperado, cada um dos protagonistas tem suas próprias características. Yuito conta com ataques de curta distância, enquanto Kasane prefere lutas mais distantes.
Explore o mundo de Scarlet Nexus em equipes
Eles, entretanto, guardam uma similaridade nas suas jogabilidades. Ambos têm poderes telecinéticos, ou seja, podem mover objetos com o poder da mente. Essa é uma das mecânicas mais interessantes de Scarlet Nexus, pois vários dos objetos presentes nos cenários podem ser utilizados como armas poderosas de ataque.
Faça uso dos seus poderes telecinéticos para derrotar os oponentes
Além disso, os protagonistas podem utilizar os poderes dos colegas de equipe, que incluem teletransporte, clarividência, pirocinese, invisibilidade e esclerocinese (aumento na força física). Finalmente, o chamado Brain Map funciona como a árvore de habilidades do game, customizando as possibilidades de como jogar. Embora seja um recurso comum na atualidade, ele foi devidamente adaptado às novidades trazidas pelo game.

Uma demonstração promissora

Tal como citado anteriormente, o título tem uma versão teste para quem quiser conhecê-lo. Ela permite ao jogador experimentar o começo das duas campanhas disponíveis, além de testar boa parte das mecânicas e jogabilidades de Scarlet Nexus. Recomendo fortemente ao leitor baixar a demo e conhecer o belo mundo do game.
As finalizações contam com belas animações
De maneira geral, a demonstração aponta para um jogo muito divertido e envolvente. A jogabilidade é fluida, resultando em combos interessantes e variados. A combinação das habilidades do protagonista e dos seus colegas aumenta ainda mais as possibilidades nas lutas. Creio que o ritmo poderia ser um pouco mais rápido, mas não chega a ser um ponto negativo significativo.
Monstros incríveis e poderosos para enfrentar em cada batalha
A dificuldade pareceu relativamente baixa, sobretudo graças aos vários recursos à disposição do jogador. Certamente isso se deve, ao menos em parte, às fases disponíveis na demo serem iniciais, com inimigos mais simples e um propósito mais expositivo que desafiador. Elas, inclusive, deixaram claro como Scarlet Nexus tem potencial para oferecer desafios variados, incluindo lutas estratégicas, exploração e quebra-cabeças, graças às habilidades psíquicas igualmente variadas disponíveis.
Utilize o poder de seus companheiros para vencer
Os visuais estão afiados, com uma primorosa combinação de anime e gráficos em 3D. Cenários e menus também são belos, combinando os já citados elementos de ficção científica com a tradição japonesa. A trilha sonora é empolgante e a dublagem é ótima, com opção para quem curte as vozes originais japonesas ou prefere o bom e velho inglês.

Leves dores de cabeça

Se por um lado a demonstração revelou boas novidades e confirmou certas qualidades, por outro ela mostrou alguns probleminhas. O ponto mais decepcionante, na minha opinião, são as “cutscenes” que ajudam a contar a história. Coloquei a palavra entre aspas porque elas pouco seguem a definição tradicional do termo.
Pena que vários vídeos são quase nada interessantes
Scarlet Nexus utiliza prioritariamente cenas estáticas e pouco inspiradas. Algumas delas até poderiam ser comparadas a tomadas vistas em mangás, mas os visuais tridimensionais não contribuem para isso. Ficou faltando mais ação nesses vídeos, que são importantes para ambientar a campanha e poderiam ser ótimas atrações.
A impressão final é de um game delicioso de se jogar
Essas críticas ainda precisam ser confirmadas na prática, visto que a versão final pode ser aprimorada em relação à demonstração. Entretanto, segundo a minha experiência em casos semelhantes, o game não deverá sofrer grandes mudanças e, infelizmente, continuará com os problemas citados. Felizmente, o título é muito bom, robusto e variado, de forma que não será muito prejudicado por essas questões.

Previsão de um futuro de sucesso

A poucos dias de seu lançamento, Scarlet Nexus é um RPG de ação muito promissor. Ele reúne ideias boas e originais, criando um mundo inovador e interessante que mistura tecnologia, poderes mentais e monstros fantásticos. A demonstração liberada gratuitamente só reforça esses pontos positivos e aumenta as expectativas. Mesmo com alguns possíveis probleminhas, o game ainda tem boas chances de ser uma ótima pedida.
Agora só resta esperar pelo lançamento!
Scarlet Nexus – PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedor: Bandai Namco
Gêneros: RPG de ação
Lançamento: 25 de junho de 2021
Expectativa: 4/5
Revisão: Davi Sousa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google