Top 10

Confira dez ótimos jogos investigativos para despertar seu lado detetive

De Sherlock Holmes à Los Angeles dos anos 40, estes jogos são ótimos para colocar seu lado analítico à prova.

Jogos de detetive costumam misturar diversos gêneros em um: aventura, point and click, suspense, ação e, em muitos casos, até terror. Tudo isso combinado com ótimos enredos, casos complexos e sinistros e ótima imersão. Hoje, compartilho alguns dos meus jogos favoritos do estilo que darão um nó na sua cabeça com seus diversos quebra-cabeças e mistérios.


Esta é uma lista pessoal e sem ordem de prioridade.

L.A. Noire

Bastante aclamado na época de seu lançamento, em 2011, L.A. Noire segue um caminho bem diferente dos outros jogos da Rockstar. Nele, em uma Los Angeles dos anos 40, acompanhamos o detetive e veterano de guerra Cole Phelps, que sobe de patente a cada caso resolvido, recebendo crimes mais complexos para investigar. O protagonista pode interrogar suspeitos e testemunhas, analisar os depoimentos e expressões faciais e usar evidências para descobrir se estão falando a verdade. L.A. Noire foi remasterizado em 2017, porém legendas em português não foram adicionadas à nova versão.

Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC e Switch.

Observer

Observer é um jogo que mistura cyberpunk e terror psicológico em um futuro bizarro marcado por guerras e uma praga tecnológica. O jogador assume o papel de Daniel Lazarski, um detetive que faz parte dos Observadores e invade a mente de seus alvos por meio de implantes cerebrais. O protagonista se vê em um caso, na região periférica da cidade, no qual deve ajudar o próprio filho, que parece estar em perigo. Para isso, ele deve investigar o local e "hackear'' a mente dos moradores, o que garante visões tenebrosas baseadas em traumas, medos e vícios das mentes das pessoas.

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Switch.

Sherlock Holmes: Crimes and Punishment

Sherlock Holmes é uma das figuras fictícias mais conhecidas no mundo. O personagem da literatura britânica criado por Arthur Conan Doyle já protagonizou diversos livros, séries, filmes e jogos. Entre os títulos lançados sobre o detetive, um dos mais famosos é Crimes e Punishment, de 2014, onde Sherlock deve resolver seis casos baseados nas histórias de Doyle. O jogo mistura muito bem o estilo aventura com point and click, além de possuir diversos quebra-cabeças para desvendar pistas.

Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC.

Heavy Rain

Heavy Rain é um drama no estilo noir que apresenta uma história marcante que levanta a seguinte questão: o quão longe você iria por amor? O Assassino do Origami, um psicopata que afoga suas vítimas em dias de chuva, volta a atacar e rapta um garoto chamado Shaun. Quatro protagonistas, entre eles uma jornalista, um detetive particular, um agente do FBI e o pai da criança raptada, partem em busca de pistas e tarefas para resgatar o jovem.

O jogo possui um sistema de escolhas e ações que define o destino de todos os personagens, até mesmo suas mortes permanentes no decorrer da trama. Então ter muita atenção aos detalhes e nas tarefas é crucial para capturar o Assassino do Origami e impedir a morte de mais uma vítima.

Plataformas: PS3, PS4, PC.

The Vanishing of Ethan Carter

Em The Vanishing of Ethan Carter controlamos o detetive com poderes sobrenaturais Paul Prospero, que recebe cartas de um jovem chamado Ethan Carter informando que coisas estranhas estão acontecendo na comunidade onde mora. Paul tem o poder de “visitar” o passado de cenas para analisar diálogos e buscar por itens e evidências que recriem os acontecimentos e nos levem a novas pistas. Algumas pitadas de terror ajudam a construir a ambientação misteriosa e envolvente do título, garantindo algumas horas de bons quebra-cabeças e deduções.

Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Switch.

The Wolf Among Us

Um dos títulos de maior sucesso da Telltale Games, The Wolf Among Us é um jogo episódico no qual acompanhamos criaturas dos contos de fadas que vivem no mundo real, disfarçados entre os humanos. O jogador controla Bigby, o lobo mau das famosas fábulas e agora xerife de Fabletown, que investiga, ao lado da Branca de Neve, a morte de uma fábula. Para tanto, deve conversar com diversos personagens conhecidos dos contos de fadas e seguir pistas que levem ao misterioso assassino.

Assim como Heavy Rain, mas de forma menos impactante, suas escolhas nos diálogos e nas ações influenciam o decorrer da trama e o relacionamento de Bigby com os demais personagens, podendo ajudar ou atrapalhar na busca por pistas.

Plataformas: PS3, PS4, XB360, XBO, PC, PSVita, Mobile.

Her Story

Este é um daqueles jogos que você ama ou odeia. Com uma jogabilidade e um visual extremamente simples, Her Story conta a história do assassinato de um homem, e sua esposa é a principal suspeita de cometer o crime. O jogador deve assistir a vídeos dos depoimentos da mulher e analisar os conteúdos para descobrir se ela, realmente, é responsável pela morte do marido.

O título foi indicado a algumas categorias no The Game Awards 2015 e no BAFTA 2016, vencendo em Melhor Performance e Inovação, respectivamente.

Plataformas: PC, Mobile.

Rainswept

Rainswept é um jogo minimalista que conta uma bela história de esperança e luto. O jogador controla Michael Stone, um detetive que chega à pacata Pineview para investigar a morte de um casal. Entre busca por evidências e entrevistas com moradores, conhecemos mais sobre a história pessoal de Michael Stone e os próprios problemas do passado que ele tenta superar. Apesar de curto e bastante simples, Rainswept possui um enredo tocante e aborda temas pesados, como luto e depressão, de forma delicada.

Plataformas: PS4, XBO, PC, Switch.

Erica

Erica é, literalmente, um filme interativo de suspense em live-action. A protagonista passou por acontecimentos traumáticos em sua infância: seu pai foi assassinado e sua mãe desapareceu. Anos depois, ao chegar à instituição onde seus pais trabalhavam, ela decide investigar, pois o local pode ter relação com os eventos de seu passado. Erica possui duas horas de duração e trata-se mais de um filme do que um jogo, mas os diversos finais garantem novas jogatinas para entender melhor a história.

Plataformas: PS4, XBO, PC, Mobile.

Twin Mirror

Para finalizar, temos Twin Mirror, jogo da Dontnod, mesmo estúdio de Life is Strange. Nele, controlamos Sam Higgs, um jornalista que retorna para sua cidade natal para o velório de seu melhor amigo que, aparentemente, morreu em um acidente de carro. Porém, a filha do falecido acredita que sua morte não foi um mero acidente e pede a ajuda de Sam para buscar a verdade.

A jogabilidade lembra um pouco a de The Vanishing of Ethan Carter, no qual o protagonista analisa os diversos elementos dos cenários em seu Palácio Mental para reconstituir os acontecimentos e chegar a certas conclusões. Devemos conversar com os moradores da cidade para ter mais informações sobre o caso e conduzir os diálogos de forma que os personagens colaborem com a investigação.

Plataformas: PS4, XBO, PC.



E você, leitor. Quais são seus jogos investigativos favoritos? Nos diga nos comentários!

Revisão: Farley Santos

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google