Dicas e Truques

Yakuza: Like a Dragon (Multi) — Guia de Histórias Secundárias (Parte 1)

Complete todas as sidequests de Isezaki Ijincho com a ajuda do nosso guia!


Uma das principais características da série Yakuza é a quantidade de histórias secundárias diferentes que trazem variedade ao mundo aberto. Com Yakuza: Like a Dragon (Multi) não é diferente, ostentando respeitáveis 52 histórias paralelas que, se completadas, garantirão alguns dos troféus do jogo. Nota-se que nenhuma delas é perdível e todas podem ser completadas após o encerramento da campanha principal, embora algumas só surjam após o cumprimento de certos requisitos. Caso esteja em dúvida a respeito de algum nome ou local indicado, siga sempre as marcações do mapa.
Yakuza: Like a Dragon — Guia de Histórias Secundárias
Parte 1 (1-26) | Parte 2 (27-51)


01. A Can-Do Attitude

Desbloqueia: Capítulo 3
Recompensa: desbloqueia o jogo de coleta de latas

Relacionada à campanha. Ela introduz o desafio de coleta de latas.

02. Who’s That Sujimon!?

Desbloqueia: Capítulo 4
Recompensa: desbloqueia o aplicativo Sujidex no celular

Relacionada à campanha. Introduz o aplicativo Sujidex, onde você pode registrar os Sujimon — os esquisitões contra quem travamos os combates — que são derrotados.

03. A Golden Opportunity

Desbloqueia: Capítulo 4
Recompensa: Acessório

Procure pela mulher e pelo policial próximos ao Rio. Depois de escutar a conversa deles, fale novamente com o policial para ajudá-lo a pegar o responsável por urinar no local. Dê uma volta pela região e volte para lá quando o ícone verde reaparecer no mapa. Lá você irá encontrar três sujeitos alinhados e voltados para o rio, de costas para você. Selecione o segundo da direita para a esquerda. Derrote-o e o policial aparecerá para prendê-lo, recompensando-o com um acessório. 

04. One Man’s Trash

Desbloqueia: Capítulo 4
Recompensa: Amuleto de Fogo (acessório), desbloqueia a loja de penhores

Inicia automaticamente ao aproximar-se da pilha de lixo na rua Misaki. Depois da cinemática, retorne ao local e encontrará dois homens. Após alguma conversa, você irá aceitar ajudar Kondo a lidar com o dono da loja. Nisso, será possível selecionar alguma opção que renderá um aumento de algum dos atributos de Kasuga e você terá que lutar contra Gomi, que aceitará organizar sua loja e reabri-la. A loja de penhores é o principal local onde é possível vender os itens encontrados ao longo do jogo, além de disponibilizar alguns outros para venda. 

05. A Trip to Pound Town

Desbloqueia: Capítulo 4
Recompensa: Acesso ao Disque-Ajuda

Relacionada à campanha. Ocorre automaticamente enquanto Ichiban retorna à Otohime Land, durante a história. Serve para introduzir o Disque-Ajuda, o sistema de invocação do jogo. 

06. It’s the Thought That Counts

Desbloqueia: Capítulo 4
Recompensa: Pedra do Sacrifício

À margem do rio (Sakura Sul), há um garoto e um homem mais velho juntos. Após uma cutscene em que o mendigo descobre que o jovem acabou de fazer aniversário, Ichiban nota que o menino deixou cair um lenço. Vá falar novamente com o velho para outra sessão de diálogos. Na sequência, encontre-o na Rua Central Leste e o mendigo Jinnai irá perguntar a Kasuga se ele tem alguma ideia para um presente. A escolha correta é a segunda (embora a primeira renderá um aumento no atributo estilo, caso selecionada). 

Assim, mais uma vez, cabe a Kasuga ajudá-lo a reunir os materiais necessários. A madeira você irá encontrar no Distrito dos Bares (no lado leste de Ijincho), caso você tope servir de colega de treino para os karatekas (são cinco e eles estão no nível 12). Os pregos podem ser adquiridos no extremo sul da Rua Central após derrotar o delinquente com o bastão de pregos. Com ambos em mãos, volte à Rua do Rio Sakura Sul e encontre novamente o sem-teto para entregar os materiais a ele, quando Ichiban irá oferecer para que ambos comam um lanche juntos. 

Vá em direção à entrada sul da Isezaki Road e você irá se deparar com uma pilha de lixo onde vai encontrar a prateleira. Decepcionado, Jinnai irá perder a fome. Encontre-o uma última vez no ponto original à margem do Rio Sakura e Ichiban engajará uma luta contra o pai do menino. Vença-a para completar a sidequest. 

07. Baby Don’t Cry

Desbloqueia: Capítulo 4 
Recompensa: Patriarca Gondawara no Disque-Ajuda

Depois de desbloquear o Disque-Ajuda, interaja com os dois homens ao sul da Rua Ohama. Escolha ajudá-lo e derrote os dois Yakuza que estavam o incomodando. Depois de escolher uma das opções de diálogo, o homem irá falar para que você traga água fervente, então basta seguir ao local indicado no minimapa para recebê-la. Retornando, você irá enfrentar os bebezões que estão por volta do nível 14. Haverá outra opção de diálogo (aceitar o leite irá aprimorar o atributo Paixão) e, completando a sidequest, o Patriarca Gondawara estará disponível no Disque-Ajuda.

08. Old Cinema Paradiso

Desbloqueia: Capítulo 4 
Recompensa: Desbloqueia o Cinema Gaivota

Você encontrará dois homens à frente do cinema na região da Estrada Tsukurame Leste. Um deles é o dono do estabelecimento e irá se aproximar de Kasuga para conversar e ainda oferecerá a oportunidade de assistir a uma sessão de forma gratuita. Aceitando-a, um novo minigame terá início, em que o jogador não poderá deixar Ichiban cair no sono. O objetivo é, basicamente, acertar os botões no momento em que eles aparecem na tela. Ao finalizá-lo, o cinema ficará disponível e outros filmes ficarão disponíveis. Completando-os renderá aumento dos atributos do protagonista. 

09 – Persimmon Premonition

Desbloqueia: Capítulo 4 
Recompensa: Tosanoyama no Disque-Ajuda

Vá ao parque situado no Distrito dos Bares após desbloquear o Disque-Ajuda. Ao entrar no local, uma cinemática terá início e você conhecerá a história de uma garota doente que acredita que sua morte está próxima e que irá morrer antes mesmo de um pêssego solitário cair da árvore em que ele se encontra. Saia do local e retorne agora para conversar novamente com o pai dela. Você agora irá repetir o processo outras três vezes, enfrentando um inimigo diferente em cada uma delas (um lutador de sumô, um cara treinando tiro e uma adolescente fazendo vodu). Na quarta vez, você descobrirá que a garota recuperou sua vontade de viver após presenciar os atos heroicos de Ichiban e ainda desbloqueará Tosanoyama, o lutador de sumô, no Disque-Ajuda. 

10. Fast Times at Ounabara

Desbloqueia: Capítulo 4
Recompensa: Desbloqueia a Escola Técnica de Ounabara

Na Rua Daikokuten, ao norte da estação de Jinnai, você será parado por um homem que irá te levar à Escola Técnica de Ounabara, onde Ichiban receberá a oportunidade de prestar uma prova. Ao todo, são cinco perguntas aleatórias, sendo necessário acertar três delas para passar (são bem fáceis, então não se preocupe). Ao ser aprovado, a Escola Técnica de Ounabara ficará disponível. Nela, ao custo de determinadas quantias em dinheiro, é possível prestar alguns exames técnicos que renderão pontos de atributos. 

11. Certified Underdogs

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Acessório, Ikari contratável no modo gerenciamento

Após desbloquear o minigame de gerenciamento no capítulo 5 e ter completado dez provas na Escola Técnica de Ounabara, vá até o Ikari, que estará bem à frente dela. Ele irá reclamar que não consegue encontrar um emprego. Nisso, você engajará em um combate com alguns inimigos e Ikari se tornará contratável no modo gerenciamento. Apesar de já constar como completada no menu, esta décima primeira história secundária ainda renderá mais uma cinemática na próxima vez que você voltar à escola técnica — e isso é importante para desbloquear o troféu/conquista referente ao fechamento de todas as sidequests. 

12. How to be a Part-Time Hero

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Desbloqueia o Herói de Meio Período

Relacionada à campanha, acontecendo automaticamente no decorrer do capítulo 5 do jogo. Ela desbloqueia as mecânicas do herói de meio período. 

13. Nowhere to Go But Up

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Desbloqueia melhorias de equipamento

Relacionada à campanha, acontecendo automaticamente no decorrer do capítulo 5 do jogo. Ela desbloqueia as mecânicas de melhoria de equipamento.

14. Something Worth Protecting

História Secundária de Relacionamento 
Recompensa: Sumire contratável no modo de gerenciamento

Trata-se de uma das histórias de relacionamento. Para completá-la é necessário gastar ienes o suficiente para elevar a oficina da Sumire até o nível 4, além de ser necessário ter um total de 16 bonsais, que podem ser adquiridos no Parque Hamamkita por vinte milhões de ienes. Além disso, também é necessário maximizar o atributo de Paixão. 

Com todos esses requisitos em dia, você poderá dar todos os bonsais à Sumire a partir da opção de conversar com ela. São três rodadas ao todo. Feito isso, uma sequência terá início e será necessário derrotar dezessete caras (eles estão no nível 17). Ao fim, a Sumire se torna disponível e contratável no modo gerenciamento. 

15. Ijincho’s Safety Net

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Desbloqueia as mecânicas de gerenciamento, Kokorikó no Disque-Ajuda

Relacionada à campanha, acontecendo automaticamente no decorrer do capítulo 5 do jogo. Ela desbloqueia as mecânicas de gerenciamento, além do novo número no Disque-Ajuda. 

16. The Crawfish Caper

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Nancy no Disque-Ajuda

Interaja com a lagosta que se encontra no meio da Ponte Alvorada. Fazendo isso, um sem-teto irá aparecer e explicar que ele tem muito apego a esse crustáceo (cujo nome é Nancy), fazendo com que Kasuga se prontifique a recuperar Nancy para o mendigo. Vá até o local indicado no mapa e utilize a visão em primeira pessoa para encontrar a lagosta marcada com um X nas costas (ela está próxima às escadas). Recupere-a e siga até o outro lado do rio para entregá-la ao mendigo.

Infelizmente, o apego que o sem-teto tinha para com a lagosta era porque ele simplesmente a via como uma belíssima refeição. Kasuga fica com pena do bichinho e se oferece a trocá-lo por um combinado de sushi premium que pode ser adquirido no Poppo (próximo à Estação de Jinnai) por dois mil ienes. Salvando Nancy, ela fica disponível para ser invocada pelo Disque-Ajuda. 

17. A Love Worth Fighting For

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Kiyoe Shirakawa no Disque-Ajuda. 

Esta história secundária é bem longa, mas bastante simples. Ative-a interagindo com a moça do sopão que fica na esquina entre a Ponte Tsurukame e a Rua do Rio Sakura. A cutscene termina em uma briga entre os sem-teto na fila da sopa. Ao fim da sequência, saia e retorne ao local. Você se verá como uma espécie de conselheiro romântico de Kuroi, que é apaixonado por Kiyoe, a moça do sopão. Saia e volte mais uma vez e selecione a opção “roupas”, quando aparecer o menu de opções. Agora você deve ir até a região central da Estação de Jinnai para encontrar Kuroi. Retorne ao sopão de dia e ele irá te perguntar por um bom lugar para um encontro. Responda a opção “cinema”. Quando for noite, passe pelo Cinema Gaivota e você irá enfrentar um último oponente no nível 15. Ao completar esta história secundária, Kiyoe estará disponível no seu Disque-Ajuda.

18. Home Run Heroism

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Acessório, Hanayama contratável no modo de gerenciamento

Esta história secundária só ficará disponível após desbloquear o modo gerenciamento. Vá até a área circular entre a Ponte Fukutoku e a Ponte Tsurukame (no Distrito dos Bares) e ajude na briga que você vai encontrar no local. Na sequência, siga até a Rua Hamakaze para encontrar o Anzai e salve-o do ataque. Retorne ao local original para encontrar Hanayama e você será abordado por Kudo, um repórter. 

Siga para a Rua Ohama. Lá você enfrentará seis inimigos de nível 15. Derrotando-os, Kudo entregará um acessório a Ichiban. Volte mais uma vez ao primeiro local e fale com Anzai. Hanayama aparecerá e logo ele será contratável na Confeitaria Ichiban. 

19. Bubble, Bubble Toil and Trouble

Desbloqueia: Capítulo 5 
Recompensa: Acessório

A sidequest começa no canto sudeste do mapa. Aproxime-se do lugar indicado e você encontrará um homem no estado em que ele veio ao mundo. Ele foi expulso da casa de massagem e precisa da ajuda de Ichiban para chegar até a loja de roupas. Apesar de a missão parecer uma tarefa complicada, o trajeto fechado é bem tranquilo, bastando apenas ficar de olho nos transeuntes jogando água. Quando a opção “É uma longa história” aparecer em um menu de diálogo, escolha-a para aumentar o atributo Paixão. Retorne ao local algum tempo depois para receber o acessório e completar a história secundária. 

20. Tables for One

Desbloqueia: Capítulo 7 
Recompensa: Acessório, Noboru contratável no modo de gerenciamento

Vá ao segundo andar do restaurante Wette Kitchen (na Isezaki Road) e se aproxime da criança sentada à mesa. Na sequência, você estará do lado de fora e enfrentará um inimigo no nível 17. Saia da área e retorne para reencontrar a mesma criança — você será requisitado para encontrar uma luva. Vá até o Distrito dos Bares e interaja com o homem do lado de fora da loja. Novo combate, derrube o inimigo (também no nível 17) e recupere-a. Depois da briga, você receberá um acessório. Retorne ao restaurante e conclua a história secundária para liberar Noboru no modo de gerenciamento. 

21. Dumpster of Demise

Desbloqueia: Capítulo 7 
Recompensa: Manual de Intimidação, Shige-san contratável no modo de gerenciamento. 

No estacionamento à frente da oficina, aproxime-se da pilha de lixo para ajudar o indivíduo. Deixe a área, retorne para falar com ele novamente e escolha uma entre as opções de diálogo. Repita o processo e, na terceira vez, vocês serão atacados por Yakuzas de nível 17. Derrote-os e Shige irá entregar um Manual de Intimidação, além de ficar disponível no modo de gerenciamento.

22. An Act of Kindness

Desbloqueia: Capítulo 7 
Recompensa: Acessório

Próximo à Estação de Jinnai, você verá uma garota segurando uma caixa. Faça uma doação de dez mil ienes — quanto mais você doar, maior será o aumento de atributo. Quando ela pedir por uma sugestão de lugar, selecione a terceira opção. Quando ela for embora, retorne ao local para encontrá-la novamente e selecione a segunda opção de diálogo. Na sequência, siga para o prédio na intersecção entre o Beco Ijin e a Rua Ijin. Enfrente o inimigo no nível 18 e retorne ao restaurante para encontrar a garota, que te dará um acessório e completará a história secundária. 

23. Warmest Wishes

Desbloqueia: Capítulo 9 
Recompensa: Megumi no Disque-Ajuda

Depois de completar a história secundária 22, aproxime-se da garota ao Akaushimaru (Isezaku Road Norte), quando você irá discutir com os pais dela. Retorne e você verá a menina novamente — ela dirá a você que o pai dela está na região da Rua Central. Siga até o local e enfrente o grupo de inimigos no nível 17. Fale com o pai dela mais uma vez — ele precisa de um milhão de ienes para a cirurgia. Ao pagar a quantia, pegue o táxi e selecione para ir ao hospital. Ao voltar para Ijincho, retorne ao local original para finalizar a história secundária.

24. Fifty Shades of Play

Desbloqueia: Capítulo 7
Recompensa: Acessório, Sr. Masoquista no Disque-Ajuda

Na esquina do estacionamento na Rua Ohama, no Distrito da Luz Vermelha, aproxime-se do grupo de dominatrixes pegando no pé da mais nova. Siga agora para mais uma rodada de diálogos ao sul, no final da Rua Central Leste, à frente do Watermelon. Na sequência, vá até o parque próximo para ver o Sr. Masoquista. Acerte seu nome para lutar com ele, mas nada vai acontecer porque o dano de ambos será sempre zero. Depois de um tempo, os dois deixarão de lutar e você poderá ir ao Poppo (Estrada Tsurukame Oeste).

Lá, você encontrará a moça de antes. Fale com a senhora, que é a mãe do Sr. Masoquista, e leve-a até ele. Ao tentar deixar o local, você enfrentará três inimigos de nível 20 que estarão tentando atacar a Yumiko. Derrote-os para receber o acessório e mais um número no Disque-Ajuda. 

25. A Fading Star

Desbloqueia: Capítulo 7 
Recompensa: Acessório, Il Yu-Jin no Disque-Ajuda

Vá até o restaurante Promessa de Eomeoni e, depois da cinemática com o cliente reclamão, siga para o Bar Rodriguez, no Distrito dos Bares, para encontrar o mesmo encrenqueiro de antes. Opte por intervir e lute contra ele do lado de fora. Após a luta, escolha a opção “Il Yu-Jin” (aumenta o atributo de intelecto) e traga um pouco de água para o sujeito (se você não tiver nenhuma, é algo que pode ser encontrado nas máquinas de venda azuis). Encontre-o novamente na Rua Hyakkei e envolva-se em mais uma briga, agora contra um inimigo no nível 20. Derrotando-o, você receberá um acessório e o registro do Il Yu-Jin no Disque-Ajuda. 

26. The Masked Murderer

Desbloqueia: Capítulo 9 
Recompensa: Acessório, Jiei no Disque-Ajuda.

Aproxime-se do grupo de indivíduos na rua entre Promessa de Eomeoni e a Rua Hyakkei. Após todos irem embora, fale com o homem e ele te contará sobre o assassino mascarado. Aceite ajudá-lo e espere até o cair da noite. Retorne à rua ao norte do restaurante. Durante a investigação, você encontrará o mascarado e, depois de um combate, o mal-entendido será resolvido e o Jiei estará disponível no Disque-Ajuda.

Yakuza: Like a Dragon — Guia de Histórias Secundárias
Parte 1 (1-26) | Parte 2 (27-51)
Revisão: Ives Boitano


É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google