Street Fighter V: Champion Edition (PC/PS4) – Os destaques da temporada 5

A última temporada do jogo de luta mais popular do mundo traz melhorias gerais, novos personagens e pacotes para deixar o título completo para todos.


Já faz pouco mais de um ano do lançamento de Street Fighter V: Champion Edition, a edição definitiva do jogo original lançado em 2016 para PC e PlayStation 4. Depois de quatro temporadas recheadas de momentos memoráveis nos torneios oficiais, dezenas de personagens, estágios e eventos colaborativos com demais franquias da Capcom, o game chega a sua temporada final em 2021 trazendo novos lutadores, um rebalanceamento geral e novas mecânicas para deixar o título o mais perfeito possível, antes de finalmente se falar em um “Street Fighter 6”.

O últimos lutadores

Assim como nas anteriores, o destaque maior da temporada 5 é a adição de novos lutadores ao elenco do game. Com Dan sendo o personagem de abertura da season, outros quatro lutadores também integrarão a já extensa seleção de personagens em SFV: Rose (Street Fighter Alpha), Oro (Street Fighter III), Akira (Rival Schools), além de um personagem ainda não revelado. As datas de lançamento deles ainda não foram definidas.
Dan, Rose, Oro, Akira e um quinto lutador são os lutadores que chegam nesta última temporada.
Um dos destaques da temporada final de Street Fighter V é a forma como os personagens serão vendidos. Obviamente, desde o lançamento do game, os lutadores e estágios adicionais podem ser adquiridos usando Fight Money (FM), o dinheiro do jogo. Cada personagem adicional custa 100.000FM, e suas cores extras podem ser obtidas jogando o modo sobrevivência. Estágios, títulos e temas de perfil possuem seus respectivos valores.
Além do tradicional Character Pass, o Premium Pass também fornece uma série de itens extras.
Já quem prefere a comodidade de comprar o conteúdo de forma habitual, usando dinheiro real, além do Character Pass da temporada, um passe Premium com conteúdo extra também está disponível para os jogadores. O passe traz os personagens, seus trajes de batalha, e também dá ao jogador acesso a 26 visuais, incluindo alguns totalmente novos para lutadores que já estão no jogo, dois novos estágios, sendo um deles a Marina of Fortune, de Rose, quando forem lançados, cores e 100.000FM extras para o jogador gastar com o que quiser.
O belíssimo cenário italiano de Marina of Fortune é um dos dois novos estágios que serão adicionados ao jogo
Além dos cinco personagens, a compra dos passes, tradicional ou Premium, também dá ao jogador um “sexto boneco” chamado Eleven. As aspas são intencionais, pois ele funciona como uma espécie de Doppelganger, imitando um lutador com V-Trigger e V-Skill, selecionadas de forma aleatória também. A limitação é que ele apenas tomará a forma de um personagem que faça parte do seu jogo, ou seja, se você não possui o Guile, por exemplo, ele não será uma opção para Eleven.

Outra novidade é a adição de uma nova mecânica geral para o game, chamada de V-Shift. A ação tem função defensiva e é ativada pressionando os botões de soco forte e chute médio, simultaneamente, quando o personagem está em estado neutro. Ela consiste em uma esquiva que, se acionada no exato momento em que se recebe um ataque, coloca o jogador em um estado de invulnerabilidade até o fim da animação.

Os dois jogadores se movem em câmera lenta e o defensor possui uma vantagem para contra-atacar usando um V-Shift-Break, acionado ao pressionar os botões novamente, ou surpreender o adversário com algum outro contra-ataque ou combo para sair da pressão ofensiva do oponente. A ativação do V-Shift, assim como o V-Reversal, custa uma barra do V-Trigger para ser uitlizada.
O V-Shift permite ao defensor uma vantagem em momentos de pressão ou para surpreender o oponente.

Dan Hibiki, o mestre do Saikyo

O mestre do estilo Saikyo é quem faz as honras de abrir a temporada 5 de Street Fighter V: CE. Sua principal característica é a mobilidade e habilidades que proporcionam uma enorme gama de possibilidades de criação de combos e improvisação. Um prato cheio para quem curte um estilo de jogo com foco em criar surpresas contra o adversário.
Dan Hibiki tem uma jogabilidade divertida que permite ótimos combos
Dan, até então, é o único personagem com um V-Trigger que só precisa de uma barra para ser ativado, estimulando o jogador a usá-lo com mais frequência. O Haoh Gadoken é um projétil que pode ser carregado antes de ser disparado. Quando acerta o oponente nesta condição, pode causar uma quebra de guarda, caso o oponente defenda, ou uma rebatida na parede, quando acertada, proporcionando uma oportunidade de encaixar combos. Seu segundo V-Trigger, Tenchi Saikyo no Kata, aprimora os golpes especiais Gadoken (projétil) e Koryuken (dragon punch), deixando o estilo de jogo de Dan mais agressivo.
Por consumir apenas uma barra de V-Trigger, o Haoh Gadoken pode ser usado várias vezes durante a partida.
O jogador que deseja ser um verdadeiro mestre da arte do Saikyo com Dan precisa dominar suas duas V-Skills. Saikyo Style Burairuten No Kamae e Saikyo Style Otokoboe são habilidades bobas visualmente, mas são o cerne do seu estilo de luta. Elas consistem em provocações que permitem o cancelamento de ataques especiais ou golpes, respectivamente. O uso destas V-Skills também alimenta a barra de V-Trigger de Dan e do oponente. Sendo assim, acaba se tornando uma via de mão dupla durante uma luta, pois também favorece o inimigo.


Season Finale

Para um início de temporada começamos bem a reta final para Street Fighter V: Champion Edition. Mas estas são apenas as primeiras novidades. Conforme os novos personagens chegarem, traremos mais informações para vocês. Por ora, quem você acha que é o personagem ainda não revelado para o game? Será alguém conhecido? Algum novato? Deixe seu palpite nos comentários.

Revisão: Felipe Fina Franco
Matéria produzida com Premium Pass da Temporada 5 gentilmente cedido pela Capcom

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google