Dicas e Truques

Genshin Impact (Multi) – Guia de personagens quatro estrelas (Parte 2)

Aprenda a criar composições poderosas e entenda melhor como extrair o melhor de cada personagem.



Genshin Impact continua sendo uma excelente opção de jogo acessível e de qualidade. A proposta de ter uma experiência semelhante a de um título de grande orçamento, com visuais de alto nível, personagens carismáticos e um enredo com muitos clichês, mas que contém grande potencial de expansão, levando os fãs a criarem muitas teorias, cai muito bem em um período no qual muitos se encontram em situação financeira fragilizada para realizar investimentos com um hobby cada vez mais caro. 

Contudo, o fato de se tratar de um gacha, gênero comum no oriente famoso por permitir transações com dinheiro realista em troca de benefícios que aceleram o progresso do jogador. Pensando nisso, trouxemos aqui a segunda parte do nosso guia de builds de personagens quatro estrelas que muitas das vezes são subestimados pela febre de conseguir heróis cinco estrelas.

Genshin continua interessante?  

 Apesar do ritmo de atualizações desagradar jogadores veteranos, a miHoYo continua lançando novos eventos como o mais recente, Desejos das Lanternas, que premeia os usuários com recursos valiosos, além de dar continuidade na história principal desde a atualização 1.1, lançada em novembro de 2020. Recentemente com a chegada do banner do Xiao, um novo lado desse universo passa a ganhar mais relevância com a revelação dos Yakshas, um grupo de guardiões incumbidos de proteger Liyue na guerra sem fim dos Arcontes.

Infelizmente esse fardo se mostrou muito pesado para eles e alguns acabaram sucumbindo às trevas, tornando-se uma grande ameaça. Essa adição foi muito bem-vinda, pois além de expandir ainda mais a lore de Genshin, ela cria muitas oportunidades para o futuro: iremos enfrentar a versão corrompida dos Yakshas? Poderemos adquirir outros membros desta casta, assim como Xiao? Esses argumentos por si só, já respondem positivamente à pergunta deste título.




Contudo, é inegável que jogadores mais assíduos encontrem muitas dificuldades em manter jogatinas prolongadas se comparamos com o início da jornada. Até mesmo os eventos rotineiros como a luta contra subchefes fica difícil de se manter, pois tudo se limita ao uso da Resina, moeda utilizada para ter acesso a esses conteúdos e que tem um tempo de recarga muito longo, restando a essa grande parcela da comunidade ter parcimônia na hora de desfrutar novas atualizações.

Razor

Tenho um carinho especial pelo menino-lobo de Teyvat. Para aqueles que iniciaram a jornada no lançamento global, Razor foi um dos DPS mais acessíveis, pois estava presente na loja de barganhas da Paimon. Apesar de seu jeito quieto e pouco expressivo, dado ao seu passado em que foi criado por lobos, ele traz um carisma forte justamente por nos comover com essa situação, sem contar que ele invoca um lobo gigante de energia...quem não gostaria disso, não é mesmo?




DPS puro e simples

Não há muito mistério com relação ao Razor, ele é um DPS nato que nasceu para ficar no campo de batalha e lidar com os oponentes. Dito isso, prepare seus suportes de dano e, se disponível, alguém com capacidades de cura para potencializar os danos e prolongar a vida desse usuário do elemento elétrico. Armado com seu espadão, ele é capaz de varrer uma pequena área com seus golpes físicos. Já sua habilidade primária, Garra e Trovão, consiste em um ataque físico com propriedades elementais que o deixa com um marcador elétrico por alguns segundos, podendo acumular um total de três ao mesmo tempo. 

Esse marcador serve para diminuir o tempo de recarga de seus poderes ou podem ser convertidos em dano extra ao segurar o botão da mesma habilidade para carregá-la e causar uma explosão elétrica em área. Seu poder supremo, Dente de Relâmpago, invoca a aura de um lobo acima do personagem, aumentando todos os seus atributos, e principalmente sua velocidade de ataque, resistência a interrupções e dano normal. 

O fato de enfatizarmos o uso do Razor como DPS principal, mantendo-o no campo de batalha pelo máximo de tempo possível, se deve pelo fato dele perder a aura lupina ao ser trocado por outro personagem. Portanto, a principal estratégia é deixá-lo por último em sua ordem de ação e trocá-lo somente quando precisar lançar o poder de outro personagem. Dito isso, ele vai funcionar muito bem com personagens que deixam aura como o círculo de cura da Barbara, que molha os inimigos no contato (já sabemos que água e eletricidade são uma combinação perigosa!), o escudo protetor da Noelle, a aura congelante do Chongyu ou Kaeya, entre outros.

Melhores armamentos:
  • Túmulo do Lobo: Aumenta o ATQ em 20%. Ao acertar o ataque em oponentes com Vida inferior a 30%, aumenta o ATQ de todos os companheiros em 40-80% por 12s. Este efeito pode ser ativado uma vez a cada 30s. Essa arma cinco estrelas é mais rara, podendo ser obtida apenas nas orações.
  • Protótipo Animus: Ao acertar o Ataque Normal ou um Ataque Carregado, possui 50% de chance de causar 240% de dano de ATQ adicional em uma área pequena. Este efeito pode ser ativado uma vez a cada 15s. Essa é a opção acessível, pois pode ser construída no ferreiro e maximizada até o limite.

Melhores artefatos: 
  • Conjunto do Gladiador: utilize duas peças desse conjunto para obter 18% a mais de ataque ou, na falta do set do Cavaleiro Manchado de Sangue, pode ser equipado o set completo com quatro peças para conseguir 35% de dano adicional. 
  • Cavaleiro Manchado de Sangue: equipar duas peças para conseguir 25% de dano físico.

Status desejáveis:
  • Ataque %;
  • Dano crítico %;
  • Chance de crítico%;
  • Recarga de energia.

Bennett

O azarado aventureiro de Teyvat foi um dos personagens mais subestimados pela maioria dos jogadores no início de Genshin Impact, ao ponto de ser deixado de fora da equipe principal e secundária, quando na verdade poderia estar desempenhando um papel formidável de suporte. Isso se deve graças a sua ultimate Viagem Fantástica que cria um círculo flamejante ao redor de quem estiver no controle da ação em campo. 

Esse círculo faz com que aliados com a energia abaixo de 70% recebam cura, enquanto aqueles que estiverem com o HP acima de 70% recebem bônus de dano. Esses efeitos escalam diretamente com os status do Bennett, o que amplia seu leque de atividades como um dos melhores suportes de dano e/ou (um bem-vindo) suporte de cura.



Suporte híbrido

Nessa configuração você irá focar essencialmente na suprema de Bennett. O ideal é procurar melhorar a recarga de energia, explosão elemental e, para trazer um benefício de cura, o HP%. Vale lembrar que o bônus de dano que ele propicia para o resto do time é impulsionado pelo seu nível de ataque base, portanto, evite o ataque %, a menos que queira deixá-lo com certa utilidade para o combate direto. Ele funciona bem sendo um intermediário na ordem de entrada dos personagens, sendo interessante deixá-lo como terceiro ou segundo a agir. Dessa forma, ele tem a oportunidade de desencadear reações e aproveitar melhor o bônus das armas aqui recomendadas.

Melhores armamentos:
  • Lâmina Celestial: Taxa Crítica aumentada em 4-8%. Ganha Força de Perfuração Celeste ao usar o Supremo: Aumenta a velocidade de movimento em 10%, aumenta a velocidade de ataque em 10% e aumenta o dano dos ataques Normal e Carregado em 20-40% por 12s. Essa arma de cinco estrelas é importante devido ao seu bônus de ataque normal ao lançar o supremo. 
  • Espada de Favonius: Acertos críticos tem 60-100% de chance de gerar 1 Orbe Elemental que regenerará 6 de Energia para o personagem. Pode ocorrer apenas uma vez a cada 12-6s. Apesar de também ser obtida apenas nas orações, por ser uma arma quatro estrelas, possui uma chance maior de ser recebida.
Melhores artefatos:
  • Antigo Ritual Real: dar preferência pelo conjunto de quatro peças para conseguir bônus de 20% de dano na explosão elemental e acréscimo de 20% no ataque de todo o grupo ao realizar uma explosão elemental.
  • O Exilado: utilizar apenas caso não o set completo do Antigo Ritual Real. Ao equipar dois artefatos, recebe recarga de energia em 20%, já o bônus dos quatro equipamentos garante regeneração de até seis pontos de energia para toda a equipe.

Status desejáveis:
  • Recarga de energia;
  • HP%.

Chongyun

Um belo coringa na composição do seu time. Nosso tomador de sorvetes que domina o elemento Cryo e varre os alvos com seu espadão sempre esteve por ali, com uma presença singela, mas foi cair nas graças da comunidade quando todos perceberam o bom combo resultante em congelar um alvo e quebrar o mesmo em seguida, com um ataque de espadão. Ele atua muito bem como um suporte de dano de gelo ou até mesmo como DPS principal, graças a sua arma e suas habilidades de caráter bastante ofensivo.
 

Suporte de Dano

Graças a sua habilidade inicial, Lâmina do Espírito – Geada de Chongyun, que atinge o chão e causa uma bela explosão Cryo, em seguida condensa o ar gelado, criando um área que aplica propriedade de gelo a qualquer membro do time que utilize espada, espadão ou lança. Esse é seu grande trunfo que garante seu posto como um suporte de respeito na equipe, deixando todo o time em condições de desencadear reações elementais relacionadas ao elemento Cryo. O ideal é deixá-lo na posição intermediária do time, entrando na luta já com possibilidades de causar reações elementais e aproveitar o bônus da arma, ao passo que abre caminho pro DPS definitivo chegar com sua aura congelante ativada.

Melhores armamentos:
  • Orgulho Celestial: Aumenta o seu dano de todas as fontes em 8%. Após usar uma Explosão Elemental, Ataque Normal ou Ataque Carregado, ao acertar, cria uma lâmina do vácuo que causa 80% do seu ATQ como dano aos inimigos em seu caminho. Dura por 20s ou 8 lâminas do vácuo. Arma de cinco estrelas que pode ser obtida somente através de invocações;
  • Espada de Favonius: Acertos críticos tem 60-100% de chance de gerar 1 Orbe Elemental que regenera 6 de Energia para o personagem. Pode ocorrer apenas uma vez a cada 12-6s. Armamento de quatro estrelas também obtido através de invocações.

Melhores artefatos:
  • Antigo Ritual Real: um dos melhores artefatos para suportes voltados para dano. Procure equipar pelo menos duas peças para obter o bônus de 20% na explosão elemental e, dê preferência pelo set completo que também aumenta o ataque de todo o time em 20% por doze segundos ao causar uma explosão elemental.
  • Herói Invernal: usar na ausência do conjunto inteiro do Antigo Ritual Real. Duas peças garantem bônus de 15% em danos de gelo.

DPS principal

Chongyun tem potencial para ocupar com eficiência esse cargo na sua equipe. Não é das melhores opções quando temos um Razor, por exemplo, mas ao combiná-lo com outros personagens do elemento água, como Barbara, o dano causado pode aumentar consideravelmente graças ao efeito de congelamento causado pela reação entre os elementos Hydro e Cryo, finalizando a mistura com a capacidade do espadão de quebrar inimigos congelados. Barbara e Xingqiu serão seus melhores companheiros nessa situação. A ideia é que ele seja o último membro a entrar em cena munido de, pelo menos, um buff de dano de água a fim de desencadear congelamentos.

Melhores armamentos:
  • Orgulho Celestial: Aumenta o seu dano de todas as fontes em 8%. Após usar uma Explosão Elemental, Ataque Normal ou Ataque Carregado, ao acertar, cria uma lâmina do vácuo que causa 80% do seu ATQ como dano aos inimigos em seu caminho. Dura por 20s ou 8 lâminas do vácuo. Arma de cinco estrelas que pode ser obtida somente através de invocações;
  • Túmulo do Lobo: Aumenta o ATQ em 20%. Ao acertar o ataque em oponentes com Vida inferior a 30%, aumenta o ATQ de todos os companheiros em 40-80% por 12s. Este efeito pode ser ativado uma vez a cada 30s. Essa arma cinco estrelas é mais rara, podendo ser obtida apenas nas orações;

  • Espada de Favonius: Acertos críticos tem 60-100% de chance de gerar 1 Orbe Elemental que regenera 6 de Energia para o personagem. Pode ocorrer apenas uma vez a cada 12-6s. Armamento de quatro estrelas também obtido através de invocações.
  • Protótipo Animus: Ao acertar o Ataque Normal ou um Ataque Carregado, possui 50% de chance de causar 240% de dano de ATQ adicional em uma área pequena. Este efeito pode ser ativado uma vez a cada 15s. Assim como ela funciona para o Razor, aqui também não será uma exceção. Essa espada pode ser facilmente obtida no ferreiro e atua muito bem na ausência dos outros exemplos mencionados acima.

Melhores artefatos:
  • Antigo Ritual Real: deve ser nossa principal meta por ter o bônus de reação elemental elevado. Equipando duas peças, conseguimos bônus de 20% na reação elemental e o conjunto dos quatro artefatos garantem mais 20% de ataque para os quatro personagens.
  • Último Juramento do Gladiador: usar na falta do Antigo Ritual Real. Dois itens equipados garantem aumento no ataque de 18%. Já todo o set acrescenta 35% de dano no ataque normal para usuários de espada, espadão ou lança.

Atributos desejáveis:
  • Ataque %;
  • Dano Cryo;
  • Dano crítico.

E fechamos mais uma rodada de composições para nossos heróis de quatro estrelas. Juntando com os exemplos da parte 1, já é possível criar times destruidores capazes de te levar do início ao ponto mais recente da campanha sem grandes problemas, desde que equipados e aprimoradores corretamente. E para uma terceira parte, quais personagens vocês gostariam de ver? Compartilhe conosco nos comentários.

Revisão: Felipe Fina Franco

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google