Jogamos

Análise: Genshin Impact (Multi) traz um incrível e mágico RPG de ação gratuito no melhor estilo anime

Mesmo sendo free-to-play, game traz uma qualidade digna de qualquer jogo pago.

Em um mercado com muitos lançamentos, os chamados jogos free-to-play (grátis para jogar) conseguiram conquistar o seu espaço, sobretudo nos smartphones. Embora vários deles sejam verdadeiros caça-níqueis, alguns conseguem se destacar pela alta sua qualidade. Genshin Impact (Multi) é um dos mais novos títulos desse tipo, trazendo belos visuais no estilo anime e um mundo rico e vasto de aventuras, conforme veremos nesta análise.

Destaque em um mercado concorrido

Com a popularização dos jogos eletrônicos através de vários dispositivos diferentes, como PCs, videogames e celulares, o mercado viu surgir um novo estilo de lançamento. Os chamados free-to-play podem ser adquiridos sem custos, mas na maioria das vezes trazem mecânicas para compensar essa gratuidade. Elas incluem itens exclusivos para compra e presença de propagandas.

Mesmo com esses incômodos, muitos games desse estilo alcançaram grande sucesso. Um dos segredos é não exagerar nas “compensações” pelo produto ser adquirido de forma gratuita, mantendo um equilíbrio no nível de progresso que o jogador pode alcançar sem pagar. Ou seja, sem exigir muitas horas de jogo ou esconder elementos atrás de microtransações ou loot boxes.

Pronto para conhecer um dos melhores jogos gratuitos da atualidade?
Lançado em 28 de setembro para PS4, PC, Android e iPhone/iPad (e futuramente para Nintendo Switch), Genshin Impact é um jogo free-to-play que seguiu com maestria essa recomendação. O estilo gacha (termo japonês para games que incentivam o uso de dinheiro real, em particular para aumentar as chances de obter personagens e itens especiais) não é proeminente no título; ao contrário, a alta qualidade que ele apresenta (quase) nos faz esquecer que ele não é um lançamento convencional.
 
As maiores atrações do game são o seu visual belíssimo, no melhor estilo anime, e o seu incrível mundo aberto. Comparações com The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) são realmente acertadas, pois temos montanhas, bosques, vales e castelos, sem falar em um planador e a habilidade de escalar boa parte das superfícies. Se engana, entretanto, quem pensa que Genshin Impact para por aí.

Bem vindo ao incrível Genshin Impact!

Uma mágica aventura

Certamente outra das atrações do game é a sua mágica história. Ela começa com um casal de gêmeos, que viajam entre mundos diferentes. Eles são surpreendidos por uma poderosa entidade, que, após uma breve luta, captura um dos irmãos e deixa o outro preso em Treyvat, que é onde o jogo se passa. Com a ajuda da simpática Paimon, que atua como um guia, o protagonista começa sua aventura.

As cutscenes do game são ótimas
Se no começo o objetivo é encontrar o irmão perdido, pouco a pouco Genshin Impact demonstra que existem muitos acontecimentos e mistérios no mundo de Treyvat. Logo ao avançar para a primeira cidade, Mondstadt, o jogador se depara com o ataque do dragão Stormterror. Prepare-se para muitas outras surpresas nessa ótima aventura, com muitos personagens e desdobramentos interessantes, como esperado de um bom RPG.
Ataque com golpes mágicos e poderosos
Para ser mais específico, um bom RPG de ação, já que o game publicado pela miHoYo coloca o jogador diretamente no controle, podendo realizar ataques, utilizar itens e disparar golpes especiais. Gostei muito das primeiras missões, pois elas vão gradualmente introduzindo as mecânicas e os recursos que o jogador terá à disposição durante a aventura. Assim, aprender cada pedaço do game é uma experiência orgânica e agradável.

Prepare-se para um mundo vasto e rico

Treyvat é um gigantesco cenário no estilo sandbox; ou seja, o jogador tem uma grande liberdade de movimentação e ação, tendo à sua disposição muitos recursos, objetivos e coisas a fazer. Além disso, o mundo é muito bonito com sua pegada de anime colorida e vibrante. Explorar em Genshin Impact é sempre garantia de diversão.

Muitas surpresas estão escondidas pelo mapa do game
Limitados por uma barra de stamina, os movimentos possíveis incluem correr, escalar e planar. A exploração ocorre em lagos, florestas, montanhas, cidades, entre outras localidades bonitas e instigantes. É importante ressaltar que, apesar da comparação, Genshin Impact não é tão aprimorado e com tanta variedade em relação a Breath of the Wild.
 
Ainda assim, o nível de profundidade é respeitável, sobretudo para um jogo gratuito. Quer explorar as missões? Procure subir o rank de aventura para ter acesso a novos desafios. Ou quem sabe você queira obter novos itens e melhorar suas habilidades? Aventure-se pelo mapa e encontre várias surpresas pelo caminho, incluindo inimigos poderosos e baús recheados de recompensas.

Alguns inimigos podem ser perigosos
O sistema de customização e melhoria de equipamentos é robusto, com muitas opções para o jogador escolher. Admito que fiquei impressionado com as possibilidades, que aumentam ainda mais dada a grande quantidade de personagens jogáveis (mais sobre eles logo adiante). A mecânica de resistências e fraquezas adiciona mais um elemento nesse quesito, exigindo cuidado na hora das criações.

Monte sua equipe (até onde for possível)

Os elementos ditam o ritmo das batalhas, dando forma aos ataques e às habilidades especiais. Cada personagem, incluindo os inúmeros inimigos diferentes, tem um elemento característico: o protagonista utiliza o vento, enquanto Amber, a segunda personagem liberada, o fogo. O guerreiro Kaeya tem poderes de gelo e a bibliotecária e a maga Lisa utiliza a eletricidade.

As opções inicias são muito legais e originais

Mais do que poderes distintos, cada um deles tem visuais, vozes e jogabilidades únicas. Amber, por exemplo, tem um arco e flecha, enquanto o protagonista utiliza uma espada longa. Para aumentar ainda mais as possibilidades, é possível trocar entre os personagens na equipe para executar combos incríveis. Além desses quatro, temos muitas outras opções para obter no game.
 
Infelizmente, é nesse ponto que Genshin Impact nos lembra que ele é do tipo gacha. Existem muitos personagens extras para obter, mas eles estão “escondidos” através de um sistema de loot boxes, que exige itens raros e um bocado de sorte. O jogo oferece uma boa quantidade de recursos inicialmente, mas não espere por muita generosidade ao longo do caminho.

A quantidade de itens e equipamentos é enorme e repleta de opções
Ao menos as opções gratuitas iniciais são bastante equilibradas e funcionais. Dado o sistema de fraquezas e as mecânicas opcionais como explodir barris, utilizar eletricidade na água ou intensificar o fogo com vento, temos uma jogabilidade fluida e com recursos que não exigem compras para funcionar. Ou seja, você pode curtir o jogo gratuitamente sem grandes perdas.

Jogabilidade simples, mas variada

Funcionando de forma praticamente igual no Android e nos consoles, Genshin Impact acabou ficando com uma jogabilidade mais simplificada. Afinal, jogos touch screen, em geral, não têm os recursos de um controle ou teclado para oferecer combos mais complexos e movimentos super elaborados. Logo, embora divertidos e intuitivos, por várias vezes achei os combates um pouco simples demais.

Poder utilizar vários tipos de armas e magias diferentes é ótimo
Os inimigos agem quase sempre de forma pouco agressiva e não temos mecânicas mais sofisticadas como defesas e/ou esquivas. Genshin Impact compensa essa simplicidade na variedade das lutas, sobretudo graças aos vários personagens diferentes, incluindo heróis e vilões, tornando cada novo combate uma divertida experiência para continuar avançando.
 
Outro ponto que capturou minha atenção foram as missões mais específicas. Além do mundo aberto, Genshin Impact conta com masmorras, que consistem em espécies de templos que levam o jogador para outro local. Nelas, o jogo muda o foco, oferecendo um desafio mais linear, onde temos um objetivo fixo para cumprir através de combates e plataformas.
Obtenha recursos e e equipamentos valiosos nas masmorras
As masmorras trazem desafios mais difíceis, mas que resultam em recompensas igualmente mais interessantes. O game oferece uma proposta cooperativa muito interessante, permitindo que jogadores de todas as plataformas possam interagir e, assim, montar equipes para trocar itens e superar desafios. Afinal, jogar com os amigos é sempre mais divertido.

Mais que um free-to-play, mas menos que um jogo convencional

Além dos já comentados gráficos, a dublagem e as músicas de Genshin Impact são ótimas. Mesmo com algumas faltas de sincronismo entre as bocas dos personagens e as suas vozes, cada uma delas é interessante e original. As canções embalam bem o ritmo do mundo a nossa volta, mantendo os níveis de harmonia ou tensão de acordo com a situação.

Espere surpresas em cada pedaço do mapa
É uma pena que essas e as demais qualidades acabem sendo limitadas pelo game ser free-to-play. A sua disponibilidade gratuita em todas as plataformas acabou tornando a interface gráfica e a jogabilidade um meio termo entre jogos touch screen e tradicionais. Logo, a primeira não funciona tão bem nos consoles, com menus e HUD um pouco estranhos, enquanto a segunda é por vezes simples em demasia.
 
Em particular, as mecânicas gacha talvez sejam os maiores problemas, já que “prendem” personagens e itens legais atrás de loot boxes, que por sua vez exigem uma grande quantidade de recursos, muitas das vezes obrigatoriamente obtidos em quantidades razoáveis somente com dinheiro real ou absurdas horas de jogo. A ideia aqui, entretanto, não é discutir o assunto da monetização no universo dos games.

A gratuidade do game é compensada pelo sistema de compras
Até porque Genshin Impact é tão bom quanto boa parte dos títulos pagos do gênero no mercado. O nível de qualidade está em todo lugar e mesmo os problemas inerentes ao jogo em si são pequenos. Para terminar, deixo aqui uma sugestão para quem se interessou pelo game: uma matéria com um conjunto de dicas para quem está começando a jogar. Conforme já comentado, ele é bastante aberto e cheio de opções, o que pode trazer dúvidas durante o começo da jornada.

Um incrível e belo jogo free-to-play

Apesar de ser gratuito para jogar, Genshin Impact (Multi) tem tantos pontos positivos quanto quaisquer games pagos do mercado. Eles incluem belos visuais, história interessante, mundo vasto e rico e personagens variados e divertidos. Infelizmente, alguns poucos aspectos negativos, ligados à sua proposta free-to-play, limitam a qualidade do pacote geral. Ainda assim, o título vale a experiência e é uma aventura recomendada para ter na sua biblioteca.

Pronto para o mundo mágico de Genshin Impact?

Prós

  • Visual no estilo anime é encantador;
  • História traz uma aventura interessante e envolvente;
  • Cenários belos, vastos e repletos de coisas a se fazer;
  • Trilha sonora de qualidade;
  • Jogabilidade simples e funcional;
  • Vários personagens, habilidades e itens para obter e utilizar.

Contras

  • Mesmo com muitas qualidades, o game ainda é um gacha e traz alguns dos problemas de um free-to-play;
  • Vários elementos funcionam melhor em uma plataforma do que em outra;
  • Combate é relativamente simples e por vezes limitado.

Genshin Impact – Multi – Nota: 8.0
Versão utilizada para avaliação: PS4

Revisão: Davi Sousa


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google