[Atualizado] Controles do Xbox utilizam pilhas por causa de acordo entre a Microsoft e Duracell

O tempo de duração do acordo não foi revelado.

 Diferente do Nintendo Switch e do PlayStation 5, o Xbox Series X ainda utiliza pilhas AA convencionais em seus controles. Essa decisão, no entanto, tem a ver com um acordo entre a Microsoft e a Duracell. Luke Anderson, gerente de marketing da Duracell no Reino Unido disse em entrevista ao portal Stealth Optional, que a Microsoft assinou um contrato de longo prazo com a empresa, por isso a tradição que começou no Xbox 360 ainda se mantém hoje.

"Sempre houve essa parceria da Duracell com a Microsoft. É um acordo para fornecer baterias para os controles do Xbox. Ele já vem acontecendo há algum tempo e vai durar um pouco mais".

Vale lembrar, que utilizar baterias AA tem algumas vantagens, principalmente a longo prazo, já que as recarregáveis podem ficar viciadas depois de um tempo e se tornam um pouco inconvenientes. Uma das desvantagens é que você precisa adquirir as pilhas separadamente e ter gastos adicionais.

Até existe outras possibilidades como adquirir pilhas recarregáveis, mas elas precisam de um carregador externo. Outro recurso é instalar um kit Play & Charge com uma bateria removível que é recarregada pelo console via cabo.

Fonte: Stealth Optional

Atualização

A Microsoft emitiu um comunicado hoje (05) dizendo que utilizar pilhas foi uma decisão deliberada da marca e teve como objetivo dar flexibilidade aos usuários.
"Nós oferecemos aos consumidores a escolha de suas soluções de bateria para os nossos controles do Xbox. Isso inclui o uso de baterias AA de qualquer marca, bateria recarregável do Xbox, soluções de carregamento dos nossos parceiros ou um cabo USB-C, que serve para alimentar o controle quando conectado ao console ou o PC", disse um porta-voz da Microsoft ao Eurogamer.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft fala sobre esse assunto. Em uma entrevista com a Digital Foundry no ano passado, Jason Ronald, diretor de gerenciamento de programas do Xbox discutiu a decisão da emprega em usar baterias AA nos controles do Xbox Series X.

"O que acontece é que, quando conversamos com os jogadores, há uma espécie de polarização e uma forte porcentagem de usuários que realmente desejam as baterias AAs. Portanto, dar flexibilidade é a maneira de agradar todas as pessoas".

Fonte: Eurogamer


é entusiasta e apreciador de jogos com conceito artístico minimalista e narrativas de significado profundo. Acredita na potencialidade de cada experiência interativa e tenta extrair delas sentimentos humanos e existenciais. No GameBlast também escreve notícias, análises e especiais; no tempo livre produz roteiros autorais de séries e filmes. Criatividade, imaginação e curiosidade são algumas de suas características marcantes.


Disqus
Facebook
Google