Jogamos

Análise: Mortal Kombat 11 Ultimate (Multi) é a versão definitiva do melhor título da era moderna da franquia

Novo lançamento traz o jogo de luta destaque de 2019 com todos os DLCs disponíveis até hoje.


Depois de todo o sucesso na sua estreia e dos vários DLCs lançados posteriormente, era uma questão de tempo até que Mortal Kombat 11 Ultimate (Multi) fosse lançado. Trazendo o título base e todas as expansões disponíveis até agora, o game é perfeito para quem queria ter reunidos todos os conteúdos desse jogo de luta excelente. Prepare-se para o kombate, pois a nossa análise vai começar!.

Um klássico reinventado

Originalmente lançado para arcades em 1992, Mortal Kombat revolucionou a indústria dos games. Graças, inicialmente, aos seus violentos combates e, posteriormente, aos divertidos personagens e ótima jogabilidade, a série MK alcançou um grande sucesso. Em especial, os chamados Fatalities se tornaram o carro-chefe da marca e da sua violência cheia de estilo.
Os primeiros jogos revolucionaram a indústria dos games
A franquia recebeu muitos games desde o seu lançamento, incluindo vários spin-offs diferentes. Foi então que, em 2011, a série sofreu um reboot com o título Mortal Kombat. O game iniciou a “era moderna” da série, trazendo os seus brutais combates com uma narrativa robusta e uma pegada mais atual.
Um dos sucessos de 2019
O sucesso do título garantiu duas continuações para a nova história, sendo a mais recente Mortal Kombat 11 (Multi). Conforme conferimos aqui no GameBlast, ele é um excelente jogo de luta, considerado a evolução da série em sua melhor forma. A boa recepção garantiu o lançamento de vários conteúdos extras e DLCs.
Prepare-se para combates incríveis
Finalmente, temos a chegada de Mortal Kombat 11 Ultimate. Ele reúne o game original com todas as expansões lançadas até hoje, tal como diversos outros “jogos definitivos” disponíveis no mercado. O título saiu no dia 17 de novembro para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, além dos consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X.

Koleção suprema

Produzida pela NetherRealm Studios e publicada pela WB Games, a versão definitiva de Mortal Kombat 11 traz os seguintes conteúdos extras, além do game base original:
  • Pacote de Kombate 1, que inclui os personagens Shang Tsung, Nightwolf, Sindel, Exterminador T-800, Coringa e Spawn;
  • Expansão Aftermath, que inclui uma nova campanha e os personagens Fujin, Sheeva e RoboCop;
  • Pacote de Kombate 2, que inclui os personagens Mileena, Rain e Rambo.
Além do ótimo elenco original MK, temos vários convidados de luxo
Destaque para Aftermath, que acrescenta novos capítulos a ótima campanha de MK 11 (mais sobre ela na sequência). Ultimate apresenta as duas histórias de forma separada, uma ótima alternativa tanto para quem já curtiu o game original e quer conhecer esse epílogo, quanto para quem está começando a jogar o título agora.
As duas campanhas são muito boas, sobretudo para um game de luta
Vale ressaltar que, além da história e dos personagens extras, os DLCs incluíram diversas novidades menores, como vários conjuntos de skins e roupas especiais. Destaques para as temáticas de Halloween, os quadrinhos da DC e as vestimentas baseadas nos visuais originais de Mortal Kombat.

História digna do cinema

Conforme citado anteriormente, a campanha de Mortal Kombat 11 é um dos destaques do game. Continuação direta dos dois títulos anteriores, o enredo tem como vilã principal Kronika, uma deusa do tempo que busca apagar Raiden, o deus do trovão e protetor do Plano Terreno, da história do universo.
Scorpion (esquerda) e Sub-Zero (meio) são alguns dos destaques do game
Essa ação acaba gerando uma crise temporal, trazendo personagens de títulos anteriores de volta para MK 11. A partir daí, temos uma série de acontecimentos e reviravoltas, uma mais interessante que a outra. As interações entre as versões futuras e passadas de nomes como Johnny Cage e Liu Kang, por exemplo, são muito legais e tornam a campanha ainda melhor.
Johnny Cage protagoniza algumas das melhores cenas do game
O DLC Aftermath expande a história do game original, trazendo um epílogo baseado em um dos três finais possíveis de MK 11. Ele tem uma duração ligeiramente menor que metade do jogo completo e dá destaque para alguns personagens que ficaram em segundo plano, como Fujin, Nightwolf e, principalmente, Shang Tsung. Realmente vale a pena conferir essa continuação e sua ótima aventura.

Kombates de qualidade

Mortal Kombat 11 Ultimate, tal como a sua versão base, entrega aquilo que mais importa em jogos de luta: combates divertidos e competitivos. O sistema foi aperfeiçoado ao longo dos dois últimos títulos, resultando em partidas com uma cadência ligeiramente menor e repletas de golpes impactantes e variados.
Os Fatalities estão mais impressionantes do que nunca
Esses combates mortais podem ser curtidos de várias formas. Além da já comentada campanha, as lutas locais e online são paradas obrigatórias. Jogar com os amigos do lado ou enfrentar adversários à distância é ótimo, principalmente porque as conexões são estáveis e praticamente não geram erros durante os combates.
 
Vale ressaltar que MK 11 Ultimate tem a opção de cross-platform, permitindo que os jogadores dos consoles PS4, XBO, PS5 e XSX possam interagir entre si. Infelizmente, Switch e PC ficaram de fora por enquanto, sem data para possíveis integrações. Além disso, quem comprar o jogo para a geração anterior (PS4 e XBO) garante uma versão para a geração atual (PS5 e XSX), desde que em um videogame da mesma marca.
Escolha o seu nível de dificuldade e parta para o kombate
Outras duas opções de jogo são as Torres Klássicas e as Torres do Tempo. Na primeira, o jogador é colocado contra uma série de inimigos no melhor estilo arcade. Já a segunda apresenta desafios com regras e modificadores variados. O último modo é a Krypta, que te coloca para explorar um território na Exoterra repleto de segredos e recompensas, mas que exigem recursos, como ouro e almas, obtidos nos demais modos.
Embora um pouco burocrática, a Krypta é um modo de jogo interessante

Uma quantidade de konteúdo de matar

Todos os modos anteriores, além de eventos sazonais especiais, permitem liberar vários tipos de itens e conteúdos diferentes. E se a versão base já tinha muitas coisas para desbloquear, Mortal Kombat 11 Ultimate traz ainda mais opções. Diversas delas já vêm desbloqueadas com a versão definitiva, trazendo várias coisas legais para customizar as lutas e os lutadores.
Customize os personagens utilizando as várias opções disponíveis
O sistema de kustomização, digo, customização é profundo e permite aos jogadores definir classes, que podem ser escolhidas antes das lutas. As opções incluem itens como: padrões de golpes, skins, equipamentos, fatalities, cinemáticas de introdução e vitória… As alternativas são inúmeras, até porque a versão Ultimate trouxe ainda mais recursos ao jogador.
O game traz fatalities para todos os gostos
Paradoxalmente, a quantidade de conteúdo também é o maior problema de MK 11 Ultimate. Isso porque se, por um lado, temos um número imenso de coisas legais para liberar, por outro, esse processo é lento. As recompensas são modestas e, como muitas delas são aleatórias, podem se tornar um pouco frustrantes. É possível comprar algumas moedas virtuais para acelerar o processo, mas o custo é razoável.
São muitos materiais extras para liberar e curtir
O excesso de skins muito parecidas, que, na prática, só variam na tonalidade das suas cores, piora a situação. Uma alternativa interessante para minimizar esse problema é utilizar as Batalhas IA. Ou seja, colocar a inteligência artificial do game para lutar automaticamente, utilizando o já citado generoso sistema de customização para definir a forma de agir dos personagens.
 
Para concluir, é preciso ressaltar que, apesar de MK 11 Ultimate ser a versão “definitiva”, ainda existem muitos conteúdos que ficaram de fora. Por exemplo, é uma pena que as skins baseadas no filme clássico de 1995 só possam ser acessadas com uma compra extra. De qualquer maneira, o jogo tem material suficiente para entreter o jogador por um bom tempo.
Ficaram faltando alguns DLCs em MK 11 Ultimate

Flawless Victory!

O que acontece se você relançar um grande jogo com todos os seus conteúdos extras em um só pacote? Mortal Kombat 11 Ultimate (Multi) responde a essa questão com louvor, oferecendo uma experiência incrível para os fãs de um bom jogo de luta. As qualidades são muitas: belos gráficos, jogabilidade divertida, personagens incríveis, vários modos de jogo envolventes, entre outras. A não ser que você seja avesso a um pouco de violência cheia de estilo, o game é uma escolha obrigatória para todos os públicos maiores de 18 anos.
Mais um excelente Mortal Kombat

Prós

  • Título base é um dos melhores jogos de luta da atualidade;
  • Expansão Aftermatch e demais DLCs são excelentes;
  • Visual e nível gráfico de alta qualidade;
  • Ótima jogabilidade e mecânicas de jogo refinadas;
  • Vários modos de jogo divertidos e viciantes;
  • Grande quantidade de conteúdo para liberar e customizar.

Contras

  • Quantidade de coisas a liberar é imensa, exigindo muita dedicação ou investimento monetário;
  • Mesmo sendo a versão “suprema”, existem conteúdos que não foram incluídos.
Mortal Kombat 11 Ultimate – Multi – Nota: 9.0
Versão utilizada para avaliação: PS4
Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital cedida pela WB Games

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google