Vem aí

Prévia: Puyo Puyo Tetris 2 (Multi) traz o bis do encontro épico entre as duas franquias

A combinação de puzzles clássicos promete muita variedade e diversão garantida.

Tetris e Puyo Puyo são duas séries clássicas quando o assunto é puzzle. A primeira já existe há mais de três décadas e a segunda se aproxima dessa marca. Com conceitos bastante distintos, não é a primeira vez que as duas franquias se misturam, já tendo demonstrado no jogo anterior uma ótima variedade de formatos. Com isso em mente, este texto busca explicar a proposta de Puyo Puyo Tetris 2 de forma geral, o que é possível esperar do jogo e mostrar um trechinho de gameplay graças a uma cópia antecipada cedida gentilmente pela Sega.

Um encontro entre dois mundos distintos

Apesar de tanto Tetris quanto Puyo Puyo envolverem lidar com blocos que caem do céu e evitar alcançar o topo, ficando sem jogadas possíveis, os dois títulos são completamente diferentes. O primeiro envolve completar linhas horizontais enquanto o outro funciona como um match-4. Em ambos os casos a montagem de combos deve ser priorizada dentro do possível, mas as lógicas de como planejar jogadas e encaixar peças são completamente diferentes, com Puyo sendo, de forma geral, mais lento e técnico. Então como combinar os dois?

Assim como seu antecessor, Puyo Puyo Tetris 2 traz algumas possibilidades. Primeiramente, temos o modo Versus, em que cada jogador seleciona o que prefere jogar. Assim, um bom jogador de Puyo e um bom jogador de Tetris podem se enfrentar no de sua preferência. É possível também que ambos escolham Tetris ou Puyo caso queiram.

Quando um dos lados realiza uma jogada pontuada, fechando uma linha ou um grupo de peças coloridas, o oponente recebe uma punição, que pode ser cancelada também fazendo pontos . As pilhas de Tetris são elevadas a partir do solo, enquanto em Puyo, a tradicional queda de blocos incolores (garbage puyos) tampa as peças já disponíveis em jogo.

A mesma lógica de escolher o seu estilo de puzzle também é aplicada a três outros modos: Party, Big Bang e Skill Battle a principal novidade do jogo. O primeiro envolve itens que atrapalham os adversários ou adicionam vantagens para o jogador, sendo possível obtê-los realizando certas jogadas. Um exemplo de efeito é reduzir a visibilidade do campo a um holofote que gira, ocultando certas peças no processo.

Já o Big Bang funciona como um desafio de resolução lógica rápida. A ideia é que ambos os jogadores recebem puzzles pré-montados com uma única forma de resolução. Uma vez entendido o problema, é preciso encaixar as peças nos lugares corretos de forma mais ágil do que o seu adversário. Após um tempo, o jogo contabiliza o número de acertos e quem teve menos pontos recebe dano em sua barra de vida, que ao chegar a 0 implica em game over.

Enquanto os outros modos também estavam presentes no anterior, Puyo Puyo Tetris 2 introduz o Skill Battle. Nele, você monta uma equipe de três personagens e participa de disputas que se assemelham a batalhas de RPG com o funcionamento de Tetris ou Puyo. Cada jogador tem os seus atributos (HP, MP, Ataque, Defesa e Recuperação) com base nos personagens selecionados, que também contam com habilidades específicas. Ao usá-las durante a batalha, é possível ativar uma variedade de efeitos, como mudar a cor dos Puyos em campo ou recuperar a vida do jogador. Para aumentar os atributos dos personagens, o jogador deve explorar o modo Adventure (a campanha do jogo) e ganhar experiência nessas batalhas.

Há ainda dois outros modos que, ao invés de deixar o jogador escolher um estilo de jogo, fundem Puyo e Tetris de formas divertidamente caóticas. Um deles é o Swap, em que ambos os jogadores precisam lidar com partidas simultâneas dos dois puzzles. Como o nome indica (swap é “troca” em inglês), em certos intervalos, o jogo alterna entre as modalidades, forçando ambos os jogadores a repensar suas estratégias para derrubar o oponente o mais rápido possível.

O outro modo é o Fusion. Ao invés de manter dois jogos simultâneos, ele os mistura em um mesmo tabuleiro. Assim, os jogadores precisam lidar tanto com puyos quanto com os tetrominos, que ocupam o mesmo espaço, mas não combinam entre si. O resultado é um modo complexo de se aprender e bastante desafiador por apresentar um jogo que pode ser considerado completamente diferente, mesmo fazendo uso de regras familiares.

Há também os Challenges, que são desafios singleplayer para o jogador treinar ambos os jogos com regras mais específicas, como alcançar uma certa pontuação o mais rápido possível ou lidar com Puyos pequenos. Essa variedade de opções já promete muitas e muitas horas de diversão, mas o título também apresenta uma campanha chamada de Adventure. Ela conta com uma história divertida sobre como personagens de mundos diferentes se reuniram. Tive a oportunidade de jogar o primeiro mundo do jogo e me diverti bastante com o tom bem-humorado da trama.

Além disso, ele oferece uma série de situações de gameplay, como batalhas de Puyo ou Tetris nas modalidades já mencionadas acima. Cada fase inclui três estrelas, que são obtidas ao se completar desafios como “obter tantos pontos” ou “derrotar o oponente em X minutos”.


Ao avançar pelo mapa da aventura, o jogador também desbloqueia personagens novos, equipamentos para o modo Skill Battle e itens como músicas para a galeria do jogo. Outra novidade é que a campanha conta com uma opção de auto-detecção de dificuldade. Com ela ligada, o jogo busca se ajustar tanto a jogadores novatos quanto aos mais experientes.

Uma carta de amor para fãs de jogos de puzzle

A Sega nos enviou uma cópia antecipada do jogo e tivemos a oportunidade de testá-lo. Confira abaixo alguns breves trechos de gameplay:

Com todas as informações que já temos sobre o jogo e com o que já consegui experimentar, Puyo Puyo Tetris 2 promete ser uma experiência muito variada e essencial para fãs de jogos de puzzle. Como alguém que aprecia ambas as séries, fiquei bastante feliz de ter a oportunidade de apreciar um pouco do que o novo título da Sega tem a oferecer, e em breve destrincharei mais da experiência na sua análise.

Puyo Puyo Tetris 2 – PS4/PS5/XBO/XSX/Switch/PC
Desenvolvimento:
SEGA
Gênero:
Puzzle
Lançamento:
8 de dezembro de 2020 / Início de 2021 (PC)
Expectativa:
4/5

Revisão: Davi Sousa


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google