Dicas e Truques

Crash Bandicoot 4: It’s About Time (PS4/XBO) - Guia de joias

Saiba como encontrar as joias claras e as gemas coloridas do jogo.

Crash Bandicoot 4: It's About Time é a sequência direta de Crash Bandicoot 3: Warped (PS) e acompanha Crash e Coco em uma viagem alucinante por inúmeras dimensões, a fim de encontrar quatro máscaras quânticas e restaurar a ordem do multiverso. O título não apresenta nenhuma inovação de grande impacto, mas ainda assim é excelente o suficiente para divertir e extasiar. É uma sequência digna de uma série de sucesso, com elementos aprimorados da trilogia original, visual e trilha sonora renovados e uma jogabilidade competente e desafiadora.

Além de rodopiar por aí para eliminar inimigos e coletar caixas de frutas Wumpa, Crash e Coco também devem explorar cada uma das fases para encontrar uma série de joias claras e coloridas para liberar certos elementos da campanha, como skins inéditas e o final verdadeiro do jogo. Preparamos um guia especial de localização dessas joias para auxiliá-lo em sua célebre jornada pelo espaço-tempo.

Localização das joias claras

As joias claras servem para desbloquear as skins de Crash e Coco, e podem ser adquiridas de vários modos dentro de cada fase do jogo. Existem doze peças coletáveis, seis no modo regular e seis no N. Verted, sendo que quatro são obtidas coletando 40, 60, 80 e 100% das caixas de frutas Wumpa. A quinta é disponibilizada somente se o jogador não morrer mais de três vezes, enquanto a sexta está escondida em algum lugar de cada fase. Abaixo estão as localizações de cada joia clara escondida no modo regular e no N. Verted.

Fases de N. Sanity Island - dimensão 1

Rude Awakening (Despertar Indelicado)
  • Modo regular: após deslizar pelo primeiro trilho de derrapagem, você chegará a uma seção com uma cabana. Agache-se e rasteje por baixo, em seguida pule e encontre a joia dentro dela.
  • Modo N. Verted: logo no início do nível, ao lado direito da praia.
N. Sanity Peak (Pico N. Sanity)
  • Modo regular: depois de encontrar a máscara Lani-Loni, você começará uma sequência de perseguição. Tente ficar mais à esquerda, pois a joia está a cerca de um terço do caminho, atrás de uma barreira de madeira.
  • Modo N. Verted: durante a sequência de perseguição existe um checkpoint com uma corda no outro lado. Chegue até ele, agarre a corda balançando e escale até o topo, onde está localizada a joia.

Fases de The Hazardous Wastes (O Deserto de Lixo) - dimensão 2

A Real Grind (Deslizando pra Valer)
  • Modo regular: próximo ao final do nível há uma seção de plataformas verticais, onde é necessário utilizar o poder da Lani-Loni para pular entre plataformas alternadas. Quando chegar na última plataforma nesse formato, você verá (à esquerda) um local mais alto; para chegar lá, deslize para a esquerda e logo após dê um salto duplo. Ao alcançar a plataforma, encontrará duas caixas, uma no chão e uma superior, onde você deve saltar para encontrar a joia escondida.
  • Modo N. Verted: após o primeiro checkpoint você terá a máscara Lani-Loni para transformar vários tambores de óleo e esquivar de tubarões. Quando você chegar no quinto tambor notará que existe uma caixa oculta sobre ele e uma caixa de metal no ar mais à frente. Pule sobre a que está no ar e utilize o poder da Lani-Loni para transformar a caixa invisível e criar um trampolim para alcançar uma joia escondida.
Crash Compactor (Crashatando)
  • Modo regular: após os trilhos de derrapagem, há um checkpoint e muitas caixas Nitro. Antes de prosseguir, vire e caia com cuidado até uma plataforma abaixo do checkpoint que possui uma caixa de metal interativa (com ponto de exclamação). Bata nela e volte para o caminho tradicional até encontrar um grande inimigo com uma serra elétrica. Derrote-o e terá uma joias escondida atrás dele que pode ser obtida utilizando a caixa de saltos.
  • Modo N. Verted: próximo ao final do nível, há uma seção em que é necessário utilizar a Lani-Loni para modificar as plataformas. Quando você chegar em algumas caixas infláveis (com seta apontada para cima), use o salto para ir à direita e subir entre plataformas até encontrar uma caixa com a joia.

Hit the Road (Caindo na Estrada)
  • Modo regular: quando você chegar em uma seção vertical com elevadores e fogo, vá até o segundo elevador e suba em uma plataforma à esquerda antes de ele parar. Em seguida pule por cima do fogo para a direita e alcance outra plataforma. Nesse ponto você notará uma caixa Nitro e uma inflável (com seta apontada para cima) no lado esquerdo da tela, deslize e faça um salto duplo para alcançar o local. Pule sobre a caixa inflável e ache a joia.
  • Modo N. Verted: logo após a fase bônus, desça sobre uma plataforma com uma rampa direcionada para baixo. Caminhe pelo lado dessa rampa e deslize por trás dela para achar a joia.
Truck Stopped (Sai da Frente)
  • Modo regular: depois de utilizar a primeira corda que balança para saltar, siga com Tawna para a esquerda e realize saltos sequenciais na parede, onde um inimigo voador aparece. Quando chegar no topo, você verá um guindaste carregando um carro à frente. Em vez de seguir essa direção, vire à direita e pule na plataforma com bordas pretas e amarelas. É lá que a joia está localizada!
  • Modo N. Verted: após utilizar a corda com gancho de Tawna pela primeira vez para chegar à outra plataforma, dê um salto duplo em algumas caixas empilhadas à esquerda para alcançar uma espécie de telhado daquela mesma plataforma, onde há uma caixa. A joia está escondida logo após a borda, e não é possível vê-la com o ângulo da câmera. Por isso, você deve cair, pegá-la e pular de volta para a plataforma.

Fases de Salty Wharf (Cais do Marujo) - dimensão 3

Booty Calls (Chamado do Dever)
  • Modo regular: após a fase bônus, você passará por três plataformas flutuantes na água que vão da direita à esquerda e vice-versa. Depois disso, chegará em plataformas arredondadas de madeira e à direita verá um baú do tesouro. Desça até uma passarela com dois inimigos caminhando de um lado para o outro, vá para a direita e pule em uma plataforma móvel que te levará até o baú. Gire e pegue a joia.
  • Modo N. Verted: depois da cena em que os piratas ratos explodem misteriosamente, continue em frente até o local onde o caminho se divide em dois (esquerda e para frente). Siga em frente para uma plataforma móvel. Notará que na metade do caminho dessa plataforma existe uma outra construção sobre a água, à direita. Dê um pulo duplo até ela e encontre a joia escondida.
Thar He Blows! (Aí Está Ele!)
  • Modo regular: logo no início da fase com Dingodile você verá uma grande plataforma coberta com caixas Nitro. Aspire um barril de TNT para explodi-las. Atravesse e vá à direita dessa plataforma, onde terá outra redonda ao lado com a joia.
  • Modo N. Verted: assim que a jogabilidade muda de Dingodile para Crash/Coco, caminhe até a entrada da passagem em frente. A joia está escondida atrás da estrutura da entrada principal, à esquerda.
Hook, Line, and Sinker (Mordendo a Isca)
  • Modo regular: após o primeiro checkpoint, atravesse a primeira plataformas de saltos sequenciais na parede com Tawna. Você verá uma joia visível acima de onde está posicionada.
  • Modo N. Verted: após o primeiro checkpoint, salte na cabeça de um inimigo entre dois canhões para resgatar a joia que está no ar.
Jetboard Jetty (Olha a Onda)
  • Modo regular: ao sair do trecho com plataformas flutuantes e antes de começar a experiência de jetboard, você verá uma pilha de caixas de metal à esquerda. Suba nelas e encontre a joia.
  • Modo N. Verted: antes de pular no segundo jetboard da fase, volte para trás e vá à esquerda. A joia está escondida na lateral da ponte.

Fases de Tranquillity Falls (Cataratas do Sossego) - dimensão 4

Give It a Spin (Dando um Giro)
  • Modo regular: após saltar com a Arkano até uma plataforma, onde existem caixas de TNT e um frasco verde de N. Brio, você notará que o ângulo da câmera vai se afastar, mostrando uma cachoeira em frente para continuar. Antes disso, use a Arkano para seguir à direita e encontrar a joia acima de muitas caixas.
  • Modo N. Verted: chegue até o local de uma cena animada, onde uma porta se abre revelando a máscara Arkano e uma espécie de guardião semelhante a um leão. Pegue a máscara e volte para fora. Use o giro para pular à direita e encontrar a joia no ar.
Potion Commotion (Confusão da Poção)
  • Modo regular: logo no início da fase, quando chegar em terra firme, use a primeira plataforma de saltos sequenciais na parede com Tawna para chegar ao topo do penhasco e encontrar a joia escondida no canto à direita.
  • Modo N. Verted: assim que a jogabilidade muda de Tawna para Crash/Coco, não entre na porta onde está Arkano. Siga para a direita e caia até uma plataforma abaixo. Use o impulso e um salto duplo para alcançar a joia.
Draggin' On (Se Arrastando)
  • Modo regular: depois do checkpoint próximo à fase bônus, siga em frente no caminho tradicional com Arkano até uma plataforma de concreto com um leão inimigo no fundo. Elimine-o e entre em uma passagem estreita e oculta utilizando o poder da máscara para quebrar caixas e encontrar a joia.
  • Modo N. Verted: após eliminar três leões seguidos e chegar ao final daquela estrutura, use Arkano para subir em uma plataforma à esquerda. Suba até o topo em uma plataforma de madeira, mas, em vez de continuar em frente, use a máscara e dê um salto duplo para ir à direita e encontrar a joia.
Off-Balance (Desequilíbrio)
  • Modo regular: no meio da fase, depois do sexto checkpoint você vai se deparar com uma espiral de vento para alcançar a superfície à esquerda. Lá em cima, você notará que existem caixas de Nitro do outro lado dessa espiral. Pule entre a espiral e as caixas Nitro para cair em uma caminho secreto que te levará à joia.
  • Modo N. Verted: vá até uma ponte estreita com dois dragões voando ao redor. À medido que você anda nela, as tábuas caem. A joia está escondida embaixo da ponte, visível depois de quebrá-la. Você terá que morrer para coletá-la.

Fases do Mosquito Marsh (Pântano do Mosquito) - dimensão 5

Off Beat (Fora de Ritmo)
  • Modo regular: depois do checkpoint próximo a fase bônus, você receberá a máscara Lani-Loni. À frente existem dois inimigos semelhantes a palhaços e malabaristas em um monociclo, andando de um lado para o outro. A joia está visível nessa plataforma. Mate-os ou use o poder da máscara e a colete.
  • Modo N. Verted: quando você chegar ao checkpoint ao lado de uma grande lixeira à esquerda, vá para trás dela e ache a joia.
Home Cookin' (Comida Caseira)
  • Modo regular: ao chegar no restaurante destruído de Dingodile, entre, faça um retorno e saia pela direita, em vez de seguir em frente. Lá fora, pule até uma plataforma, onde está localiza a joia.
  • Modo N. Verted: com Dingodile, use um TNT para destruir o primeiro misturador acima de um caldeirão e pule até uma plataforma com uma placa enorme de um morcego segurando uma bebida. Siga para a direita em uma esteira e você verá uma ponta ao fundo. Pule nela e vá para a esquerda até encontrar a joia.
Run It Bayou (Passando por Você)
  • Modo regular: assim que encontrar o primeiro jetboard e um checkpoint ao lado, observe à direita a quantidade de barris na proximidade da plataforma. Gire atrás de um barril localizado ao lado do checkpoint para acionar uma caixa escondida. Volte pelo caminho que veio e note que apareceram algumas caixas de metal. Pule nelas e ache a joia.
  • Modo N. Verted: logo no início da fase, não pule no jetboard. Em vez disso, pule até a plataforma da esquerda com um telhado vermelho e branco acima. Suba nele e dê um salto duplo em direção à tela para pousar em uma varanda e pegar a joia.
No Dillo Dallying (Sem Lágrimas de Crocodilo)
  • Modo regular: ao chegar no segundo checkpoint verá um barril à esquerda. Pule à esquerda desse barril em caixas de metal inflável (com seta apontada para cima) para achar a joia.
  • Modo N. Verted: assim que a jogabilidade muda de Dingodile para Crash/Coco, caminhe em direção à câmera para chegar à borda do convés. Deslize e salte duas vezes para alcançar a plataforma escondida com a joia.

Fases da 11ª dimensão - dimensão 6

Snow Way Out (Inevetável)
  • Modo regular: assim que chegar ao rio pela primeira vez com plataformas de gelo em movimento, pule para à direita até uma plataforma marrom com um conjunto de caixas empilhadas e a joia no topo.
  • Modo N. Verted: ao chegar pela primeira vez no rio, salte pelas plataformas de gelo até o final. No lado esquerdo haverá um checkpoint; no direito uma cachoeira com uma entrada secreta. Pule nela e ache a joia.
Ship Happens (Infortúnios da Vida)
  • Modo regular: após o segundo checkpoint, ao subir até a plataforma mais alta verá um conjunto de blocos de metal à esquerda. Salte até lá, depois até outros dois mais à esquerda. No topo de três caixas de madeira empilhadas estará a joia.
  • Modo N. Verted: quando você chegar pela primeira vez no rio depois que mudar a jogabilidade de Neo Cortex para Cras/Coco, vá em direção ao final do local (da mesma maneira que no modo N. Verted da fase anterior), onde há um checkpoint à esquerda. Um pouco antes de chegar, pule em uma plataforma à direita com um alto pilar de caixas. Salte no pilar e encontre a joia.
Stay Frosty (Fica Frio)
  • Modo regular: quase no final da fase, você pegará a Kapuna-Wa (máscara do tempo) e chegará em uma cascata com plataformas de gelo caindo rapidamente e pontas congeladas. Use o poder da máscara e chegue ao outro lado. Ao invés de continuar à direita prosseguindo na próxima cascata, vá à esquerda, ultrapasse as plataformas e ache a joia.
  • Modo N. Verted: no trilho de derrapagem, onde você precisa diminuir a velocidade das portas usando a Kapuna-Wa (máscara do tempo), preste atenção e desça depois da porta com cubos de gelo pontiagudos nas laterais para encontrar a joia.
Bears Repeating (Urso, Pular!)
  • Modo regular: logo no início da fase, entre em uma caverna com as primeiras plataformas giratórias no estilo de uma balança e verá inimigos controlados remotamente e que soltam faíscas. Antes de pular, caia na borda de uma plataforma em terra firme para encontrar a joia.
  • Modo N. Verted: depois de eliminar o último inimigo com controle remoto, pule em outra plataforma que parece uma balança e que sobe e desce dependendo do lado que tiver peso. Salte no lado direito, deixe-a baixar até parar. Pule de volta na parte à esquerda que está no alto, deslize e dê um pulo duplo para pegar a joia escondida acima.
Building Bridges (Construindo Pontes)
  • Modo regular: ao chegar no primeiro local para utilizar a corda com gancho de Tawna para atravessar, você deve ver a joias escondida à esquerda. Derrote os inimigos e salte sequencialmente em uma parede. Quando chegar ao topo, caminhe em direção à câmera para descer um degrau e encontrar a joia.
  • Modo N. Verted: depois de mudar a jogabilidade de Tawna para Crash/Coco, você deverá correr com o urso Polar. Durante a corrida, quando Neo Cortex derruba a primeira árvore, desvie dela pela esquerda e pegue a joia.

Fases da Eggipus Dimension (Dimensão dos Dinos) - dimensão 7

Blast to the Past (De Volta para o Passado)
  • Modo regular: quase no final do nível, enquanto desliza nos trilhos de derrapagem, pule rapidamente para a esquerda e esquive da primeira árvore. Assim que fizer isso, volte rapidamente para a direita e encontre a joia atrás dessa mesma árvore.
  • Modo N. Verted: depois de pular pelas folhas e chegar em terra firme, você vai achar um bloco para saltar abaixo de uma caixa de metal no ar. Você precisa quicar na caixa de salto, desviar da de metal e pular mais duas vezes no ar para encontrar a joia escondida bem acima.





















Fossil Fueled (Combustível Fóssil)
  • Modo regular: logo no início da fase, depois de transformar o primeiro inimigo em plataforma com a arma de raios de Cortex, você encontrará um tronco cortado rente ao chão e em meio à névoa. Pule nesse espaço com névoa para encontrar a joia, é seguro.
  • Modo N. Verted: ainda jogando com Neo Cortex, passe pela parte do rio de lava, transformando inimigos em plataformas. Ao chegar em terra firme, vará uma caixa TNT acima de uma de frutas Wumpa. À frente, transforme um inimigo em plataforma, salte e siga em direção à câmera para chegar em cima da caixa TNT e encontrar a joia.
Dino Dash (Fuga Dinossáurica)
  • Modo regular: depois da segunda sequência de perseguição do T-Rex, no sexto checkpoint, existe uma caixa Aku Aku e uma árvore presa a uma rocha sob a qual você deve se abaixar para continuar. Ignore isso e anda atrás dessa rocha/árvore para encontrar a joia.
  • Modo N. Verted: depois de encontrar o terceiro checkpoint, logo após sair do trilho derrapante e ver o T-Rex pela primeira vez, vá até o primeiro esqueleto que encontrar. Não o quebre, apenas pule para a esquerda e achei a joia.
Rock Blocked (Pedra no Caminho)
  • Modo regular: logo no início da fase, depois de passar por dois troncos, vá até um terreno com três caixas TNT com Dingodile. Depois de destruí-las, caminhe em direção à câmera. Pule em outro tronco e depois em terra firme, onde está a joia.
  • Modo N. Verted: depois de subir pelo penhasco em ângulo 2D, pule em algumas caixas de metal infláveis (com seta apontada para cima) para subir e encontrar um inimigo em frente a uma pequena pilha de caixas. Pule no topo da pilha e use o salto duplo para alcançar a joia.

Fases da Bergumula's Orbit (Órbita de Bergumula) - dimensão 8

Out for Launch (Olho no Lance)
  • Modo regular: depois de usar o primeiro elevador e encontrar o segundo checkpoint, vá para trás de um enorme cano roxo esquerdo, antes da seção de corrida na parede.
  • Modo N. Verted: logo no início da fase, na entrada de uma sala circular, dê um pulo duplo para pegar a joia.
Shipping Error (Erro no Transporte)
  • Modo regular: a joia está escondida no início do nível, quando você encontrar frutas Wumpa na vertical. Caia na lateral, onde as frutas estão e ache a joia.
  • Modo N. Verted: quando chegar no elevador final, não o use. Dê um pulo duplo antes dele para achar a joia.
Stowing Away (Na Surdina)
  • Modo regular: após obter a máscara da gravidade Ika Ika na segunda tubulação, você encontrará um laser, onde é necessário se agachar para passar. Em vez de passar por ele, ative a máscara antes e você subirá em um túnel. Chegando lá em cima, ande para a direita e gire em um interruptor. Em seguida, volte para a esquerda para achar a joia.
  • Modo N. Verted: desça com o elevador que está na sala de controle. Quando chegar no chão, caminhe em direção à câmera e ache a joia.
Crash Landed (Crashegou)
  • Modo regular: após a primeira sequência de corrida com a criatura alienígena, você chegará em uma caverna. Prossiga até pegar a máscara Ika Ika. Assim que fizer isso, vire e volte até o local em que uma criatura sai da parede esquerda. Ative o poder da máscara e achará uma abertura escondida no teto da caverna.
  • Modo N. Verted: para encontrar essa joia, você precisará coletar a gema azul primeiro (veja mais abaixo onde encontrá-la). Após a primeira sequência de corrida com a criatura alienígena, pule em uma plataforma com formato de gema azul para chegar em outra parte da fase. Ao descer nas plataformas escorregadias, pule em direção à câmera para chegar a um pequeno local com caixas e com a joia.

Fases da Dimensão SN @ XX - dimensão 9

Food Run (Lanche Rápido)
  • Modo regular: bem no início da fase. Desça com um elevador até uma plataforma com tráfego de carros à frente. A joia está na segunda fileira de veículos, à esquerda.
  • Modo N. Verted: a joia está dentro de uma plataforma que deve ficar invisível ao utilizar a Lani-Loni. Durante a última sequência lateral com Crash/Coco, antes do checkpoint final, você deve usar o poder da máscara para transformar a última plataforma e coletá-la.
Rush Hour (Hora do Rush)
  • Modo regular: no final da partida com Dingodile você deve pular através de muitos carros que se aproximam e evitar caixas de Nitro. Quando chegar ao fim, em vez de atravessar a porta, continue indo à direita para encontrar outra plataforma, onde a joia está sendo protegida por um inimigo.
  • Modo N. Verted: logo no início da fase com Dingodile, você pulará em plataformas que caem após alguns segundos. A joia escondida está embaixo da última; deixe-a te derrubar e colete.
The Crate Escape (Fuga da Cratera)
  • Modo regular: depois de atravessar a lateral de um prédio com Neo Cortex, você chegará a um túnel e no terceiro checkpoint. Entre pelo túnel até encontrar uma caixa de metal para saltar (com seta apontada para cima) e ativar uma caixa interativa. Volte de onde veio e uma nova caixa de metal terá aparecido na segunda plataforma depois do checkpoint. Pule nela e ache a joia.
  • Modo N. Verted: logo no início da fase com Neo Cortex, transforme um inimigo lata de lixo em uma plataforma para saltar. Siga em frente e faça um combo em três caixas infláveis de metal (com seta apontada para cima) até um corredor e uma caixa com ponto de interrogação. Não entre no corredor e pule na caixa para entrar em uma abertura à esquerda, onde está a joia.

Fases da Ilha Cortex - dimensão 10

Nitro Processing (Processamente de Nitro)
  • Modo regular: vá até a terceira engrenagem gigante da fase. Pule nela e a deixe levá-lo até o topo, onde está localizada a joia.
  • Modo N. Verted: quando você encontrar a primeira caixa de metal interativa (com ponto de exclamação), depois do terceiro checkpoint, movimento Crash/Coco para a esquerda e então salte em direção à câmera para a parede. Ali está escondida a joia.
Toxic Tunnels (Túneis Tóxicos)
  • Modo regular: para coletar essa joia é necessário encontrar as quatro gemas coloridas (veja abaixo onde elas estão). Siga pela porta aberta pelas gemas e vá até o final do desaio para encontrar a joia clara.
  • Modo N. Verted: na quarta engrenagem com plataformas giratórias, dê um salto duplo na direção de onde veio para encontrar a joia no ar.
Cortex Castle (Castelo do Cortex)
  • Modo regular: quando chegar no segundo checkpoint, vá à esquerda e pule no estreito segmento de metal dos lasers. De lá use o poder da Arkano para ir acima e pular em duas caixas de TNT, seguido de outro salto um pouco para a direita. A joia está verticalmente posicionada acima da sala circular do cientista.
  • Modo N. Verted: logo que pegar a Arkano pela primeira vez e encontrar um checkpoint, gire e pouse nas quatro caixas de TNT no ar á esquerda. Pule para a direita, ative o giro e dê outro pulo para a direita para pegar a joia escondida na lateral da estrutura.
Seeing Double (Vendo em Dobro)
  • Modo regular: prossiga com Neo Cortex na fase até encontrar a primeira caixa de metal interativa (com exclamação). Olhe abaixo dessa plataforma e você verá outra caixa inflável de metal (com seta apontada para cima). Pule nela e rapidamente corra para a esquerda para alcançar uma plataforma mais alta. Siga as plataformas até chegar em um buraco na parede. Pule nele e volte para a direita até encontrar uma joia.
  • Modo N. Verted: depois de passar a jogabilidade de Neo Cortex para Crash/Coco, começa uma complicada sequência de plataforma lateral. Quando chegar em Arkano pela primeira vez, pule na caixa posicionada abaixo dele, depois nas barras de metal dos lasers. Pegue a máscara do tempo e diminua a velocidade dos discos giratórios, em seguida pule neles até uma caixa com interrogação no ar, suba nela e encontre a joia.
Abaixo segue um vídeo produzido pelo canal PowerPyx, mostrando como coletar todas as joias claras.

Localização das gemas coloridas

As gemas coloridas são necessárias para abrir a porta secreta da antepenúltima fase do jogo, chamada Túneis Tóxicos, e também é essencial para obter o final verdadeiro do game. Existem quatro gemas: vermelha, verde, azul e amarela. Confira a localização de cada uma abaixo:

Gema vermelha: está localizada na fase N. Sanity Peak (Pico N. Sanity) na dimensão 1. Antes de entrar na caverna onde Lani-Loni está, você verá na parede à direita uma gravura com um conjunto de instruções através de setas. Memorize-a e dentro da sala há nove plataformas aparecendo e sumindo simultaneamente. Salte nas plataformas na ordem da gravura começando no canto inferior esquerdo na sequência: direita, direita, para cima, para cima, esquerda, para baixo e direita. A gema aparecerá no final.
Memorize a gravura à direita.
Comece no canto inferior esquerdo, seguindo a sequência das setas da gravura.
Gema verde: está localizada na fase Hit the Road (Caindo na Estrada), na dimensão 2. Depois da primeira sequência de perseguição, você acabará em um lugar seguro com algumas latas de lixo e um checkpoint. A lata à esquerda está vibrando um pouco, gire e um dispositivo irá saltar para o canto inferior direito. Vá até ele e continue girando até que a caixa Nitro exploda, revelando a gema.
Gire na lata à esquerda e verá um dispositivo no canto inferior direito.
Gema azul: está localizada na fase Draggin' On (Se Arrastando), na dimensão 4. Para obtê-la você deve concluir a fase sem quebrar uma única caixa; caixas de checkpoint, Nitro ou TNT também contam. Uma alternativa para um checkpoint improvisado é entrando em estágios bônus e simplesmente morrer lá. Se você conseguir chegar ao final desta forma, a gema azul aparecerá lá.

Gema amarela: está localizada na fase Run It Bayou (Passando por Você), na dimensão 5. Antes da primeira seção de jetboard vá para a direita, deslize e dê um salto duplo até uma plataforma com telhado vermelho e branco. Em seguida, pule sobre as caixas na água para chegar a uma plataforma de pedra, em frente à outra móvel. Deslize e dê um salto duplo para alcançá-la e chegar até uma espécie de varanda com quatro caixas empilhadas. Use-as para pular e encontrar a gema acima.
Antes de pular no jetboard, siga pela lateral até a plataforma móvel à frente.
Segue abaixo um vídeo produzido pelo canal 250crash250 mostrando como coletar as quatro gemas coloridas.

Coletar todas as joias claras e as gemas coloridas de Crash Bandicoot 4: It's About Time requer muita paciência e dedicação. Esperamos que esse guia o ajude de alguma forma durante a aventura.

Revisão: Ives Boitano
Fontes: Powerpyx e 250crash250

é entusiasta e apreciador de jogos com conceito artístico minimalista e narrativas de significado profundo. Acredita na potencialidade de cada experiência interativa e tenta extrair delas sentimentos humanos e existenciais. No GameBlast também escreve notícias, análises e especiais; no tempo livre produz roteiros autorais de séries e filmes. Criatividade, imaginação e curiosidade são algumas de suas características marcantes.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google