Jogamos

Análise: eFootball PES 2021 Season Update (Multi) é a versão atualizada de um ótimo jogo de futebol

Game traz as qualidades do título do ano passado com algumas melhorias pontuais.


Dentre os muitos debates na indústria dos games, a inovação em títulos esportivos é recorrente. Jogos de futebol, em particular, recebem, juntamente com seus lançamentos anuais, várias críticas apontando falta de inovação e aprimoramentos. Indo diretamente de encontro a essa questão, eFootball PES 2021 Season Update (Multi) traz explicitamente o game do ano passado com algumas atualizações e melhorias pontuais. Será que ela vale a pena? Vamos conferir nesta análise.

Finalmente uma proposta honesta

Não quero aqui entrar no mérito de até que ponto as críticas de inovação nos jogos esportivos, sobretudo aos de futebol, são realmente válidas. A questão é que elas existem e são recorrentes. A cada ano (ou temporada) temos um novo PES, atualmente chamado de eFootball PES, e um novo FIFA que são avaliados diretamente em comparação com seus predecessores.

Em uma manobra bastante interessante e original, a produtora Konami resolveu mudar a proposta do seu novo jogo de futebol, cuja franquia está completando 25 anos de história. Tal como deixa claro o seu título, eFootball PES 2021 Season Update, lançado em 15 de setembro de 2020, é uma atualização, uma versão renovada de seu predecessor de 2020. O game tem seus pontos fracos e fortes, mas não há como negar a sua honestidade.
O jogo marca o aniversário da franquia
Caso você tenha conferido a análise de eFootball PES 2020 (Multi), então saiba que boa parte daquelas informações ainda está valendo. A boa notícia é que, além de atualizar as equipes e seus jogadores, o game recebeu boas melhorias na jogabilidade. Em linhas gerais, podemos dizer que o jogo de 2021 é a versão “definitiva e revisada” do jogo de 2020 com um preço reduzido.

Seja como for, vamos analisar o game na sua totalidade, como de praxe para um jogo novo. Ao final do texto, trarei uma breve discussão sobre se vale a pena adquirir o título dada a sua proposta. Antecipo que acredito que sim, pois o conteúdo original era muito bom, as melhorias pontuais foram acertadas e a redução no custo (ainda que pudesse ser maior) veio bem a calhar.

Mesma jogabilidade, mas com aprimoramentos

Mantendo uma das maiores qualidades da franquia nos últimos anos, eFootball PES 2021 Season Update é muito bom de se jogar. Ele consegue equilibrar realismo e diversão com competência, unindo várias mecânicas interessantes. Controlar os jogadores depende da velocidade, do posicionamento e do campo de visão, sempre com planejamento e agilidade.
O jogo traz alguns lances bastante realistas
Ou seja, realizar um passe de 30 metros correndo sob forte marcação não é uma tarefa fácil. Além disso, os atletas são “pesados”, trazendo impactos convincentes nas disputas e atenção na hora das arrancadas. Essa dose de realismo exige estratégia e habilidade na mesma medida para se ter sucesso nas partidas. Gosto muito dessa proposta, que acaba com jogadas do tipo “sair driblando todo mundo”, que, embora divertidas em um primeiro momento, tornam o jogo limitado.

Mesmo sendo uma atualização do título do ano passado, PES 2021 está à frente de seu predecessor nos quesitos jogabilidade e mecânicas. Além de fazer uso dos vários meses de melhorias de PES 2020, o título ficou ainda mais sólido, incluindo as atuações dos árbitros e dos goleiros, agora mais consistentes e precisos. Cada partida é divertida e desafiadora na medida certa.

Muitas formas de curtir o futebol

Além de disputar partidas contra a máquina ou outros jogadores, localmente ou online, PES 2021 oferece vários modos interessantes. Vale frisar que todos eles estão iguais ao que vimos no ano passado, seja para o bem, seja para o mal. Começamos com a Liga Master, ou Master Liga para os mais veteranos, que é o mais clássico da franquia.
Escolha sua aparência como técnico entre muitas opções famosas
Nele, o jogador, no papel do técnico, pode escolher ou criar seu próprio time para alcançar o topo do futebol mundial. Criar estratégias e esquemas táticos, fazer bons negócios por novos atletas e, obviamente, jogar bem as partidas são algumas das tarefas da Liga Master. Particularmente, é o meu modo favorito do game por ser equilibrado e com muitas opções.

Rumo ao Estrelato, por outro lado, coloca o jogador no papel de um atleta específico. Nesse modo a câmera sai da perspectiva de “televisão” para uma espécie de terceira pessoa. Embora qualquer posição possa ser escolhida, fica a sugestão de entrar no papel de um clássico centroavante para receber muitas bolas na área e se tornar o goleador das competições.
As opções de customização em Rumo ao Estrelato são vastas, incluindo a postura da corrida
Finalmente, temos o myClub, que permite ao jogador montar o seu time utilizando um sistema de contratações aleatório. É possível utilizar empresários para filtrar as possibilidades, mas ainda assim a sorte é um fator determinante. Esse modo é uma resposta ao popular FIFA Ultimate Team, ou FUT, e, mesmo sendo interessante, nunca conseguiu chegar perto da popularidade do concorrente.

Produção de qualidade

Como não poderia deixar de ser, o visual de eFootball PES 2021 Season Update é muito semelhante ao anterior. Ou seja, ainda que praticamente o mesmo, ele é muito bonito e bem acabado. Jogadores são visualmente parecidos com suas contrapartes reais e a animação dos movimentos é fluida e agradável. Estádios e campos são um show à parte, incluindo texturas e iluminação.
Prepare-se para conhecer belos estádios
Infelizmente, se por um lado a jogabilidade foi refinada e os bons visuais mantidos, o quesito narração não sofreu melhorias e continua bastante capenga. Milton Leite e Mauro Beting são bons profissionais, mas a sincronia das falas com os acontecimentos em campo é deficiente como no ano passado. É uma pena a narração não estar no mesmo patamar dos sons da torcida ou da boa trilha sonora do game.
As comemorações são bem legais
Outra questão ruim que não foi atualizada é o visual dos menus e artes do game. Eles já eram ruins em 2020, sendo que muita coisa já havia sido reaproveitada de 2019. Agora, eles só receberam uma nova paleta de cores, que, apesar de ser mais agradável, é uma grande decepção. De todos os problemas gerados devido a sua proposta, eFootball PES 2021 Season Update poderia oferecer bem mais nesse quesito.

O velho problema do licenciamento

Quem é fã do futebol brasileiro ficará feliz em saber que eFootball PES 2021 Season Update tem uma cobertura quase perfeita dos times dos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B. Quase, pois algumas equipes e jogadores acabaram ficando de fora. Dois exemplos relevantes são os times do Grêmio, que conta com atletas genéricos, e do Palmeiras, que é totalmente fictício, sendo, inclusive, chamado de “São Paulo Barra Funda V”.
Os acordos especiais não salvam algumas ausências importantes
Os clubes europeus também sofrem com esse problema. Apesar de acordos especiais com Barcelona, Juventus, Manchester United e Bayern Münich, nomes como Real Madrid e Liverpool estão com escalações corretas, mas marcas genéricas. Sem querer adentrar nessa discussão recorrente dos últimos anos, é muito chato ter uniformes, ligas e escudos aleatórios no lugar de símbolos clássicos. Pelo menos o game oferece uma alternativa interessante para resolver esse problema.

eFootball PES 2021 Season Update conta com uma ferramenta de edição que permite aos usuários customizarem as equipes no game. Existem comunidades inteiras dedicadas à criação de conteúdo, proporcionando, inclusive, atualizações completas dos times para os usuários. Logo, é possível fazer download na internet desses kits e instalá-los no banco de dados do jogo (sempre procurando fontes confiáveis para evitar problemas técnicos) para ter acesso a representações mais realistas.
A Seleção Brasileira voltou a ter uma escalação realista
Além disso, o game promete trazer atualizações nos próximos meses, visto que a pandemia acabou afetando profundamente os calendários do futebol ao redor do mundo. Particularmente, creio que essa promessa será cumprida apenas de forma parcial. Enquanto os times mais populares e os jogadores mais famosos certamente serão atendidos, outros elementos, como o futebol brasileiro, provavelmente ficarão na mesma.

Mas, afinal, o game vale a pena ou não?

Normalmente prefiro não levar em conta o preço de um game ao analisá-lo. Afinal, gratuidade pode sim trazer qualidade, enquanto alto custo por vezes leva a decepções. No caso da nossa análise, entretanto, esse ponto é importante. eFootball PES 2021 Season Update não só deixa clara a sua proposta de atualização, como também reflete a mesma no seu valor de compra.
O mais importante está lá: disputar partidas de futebol divertidas e emocionantes
Afinal, cobrar o preço normal de um grande lançamento por um game claramente vindo de 2020 seria uma absurdo. PES 2021 recebeu uma redução significativa (varia com a loja, mas gira em torno de 30%), sendo que possuir a versão anterior dá direito a um desconto de 20% no valor final. Ainda que relevante, creio que poderia ser um pouco mais barato.

Tal como deve ter ficado claro na análise, o game vale a pena e é realmente muito bom, mas não chega a ser espetacular. Logo, um valor ainda mais acessível ajudaria a aumentar o alcance para todos os fãs de futebol eletrônico. Além disso, os bônus dentro do jogo, como itens e moedas digitais, para os jogadores veteranos poderiam ser estendidos em parte aos novos, tornando-o ainda mais atraente.
O myClub tem um sistema de contratações que pode render algumas surpresas
No final, fica uma esperança de que eFootball PES 2021 Season Update tenha sido apenas uma proposta ocasional e que os próximos títulos sejam inovadores e relevantes. A responsabilidade da Konami para o próximo ano é grande, ainda mais com a chegada da nova geração de videogames e a disputa com a série FIFA. Creio que com algumas mudanças no myClub e melhorias na narração e menus a competição possa ficar ainda mais acirrada.

Uma atualização OK de um ótimo game

Como deixa claro o seu título, eFootball PES 2021 Season Update (Multi) consiste em uma versão atualizada do seu predecessor do ano passado. Dado que o game anterior era ótimo, creio que a proposta honesta tenha sido acertada. Além de renovar as escalações, a jogabilidade foi aprimorada e está melhor do que nunca. Ainda que alguns elementos ruins também tenham sido mantidos, como a narração e o licenciamento, creio que o pacote geral ofereça um bom custo-benefício para os amantes do futebol eletrônico brasileiro e mundial.
Ficamos no aguardo para que o próximo título seja ainda melhor

Prós

  • Gráficos são muito bonitos e com bom nível de detalhes em todos os elementos;
  • Boa representação das equipes e seleções de todo o mundo, incluindo as Séries A e B do Brasil;
  • Física e mecânicas do jogo são ótimas;
  • Jogabilidade mistura estratégia, habilidade e agilidade com competência;
  • Vários modos de jogo diferentes para curtir as partidas de futebol.

Contras

  • Em essência, é o mesmo jogo do ano passado com um desconto que poderia ser um pouco maior;
  • Mesmo com várias atualizações acertadas, diversos problemas persistem, como narração fora do ritmo, licenciamento incompleto e design geral do game.
eFootball PES 2021 Season Update – Multi – Nota: 8.5
Versão utilizada para avaliação: PS4
Revisão: Ives Boitano
Análise realizada com cópia cedida pela Konami

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google