PlayStation Plus: usuários relatam possibilidade de comprar jogos resgatados gratuitamente

Nossa equipe checou o fato e constatou alguns detalhes que devem ser considerados.

Surgiram durante o fim de semana relatos de usuários do PS4 sobre um procedimento antes indisponível para os assinantes do serviço PlayStation Plus, que é adquirir de forma permanente os jogos que são oferecidos de forma gratuita para quem tem uma assinatura ativa da Plus. Nossa equipe checou a informação e constatou que a afirmação é verdadeira. Confira abaixo algumas imagens capturadas na PlayStation Store, comprovando o fato.



Mad Max foi disponibilizado em abril de 2018.
Detroit: Become Human foi disponibilizado em julho de 2019
Fall Guys: Ultimate Knockout é um dos jogos gratuitos deste mês
Observe que a opção de baixar ou iniciar o jogo, caso já esteja instalado, aparece junto com a opção de adquirir cada um dos títulos. A opção tem suas vantagens, mas também constatamos algumas peculiaridades sobre essa nova funcionalidade, que não foi oficialmente anunciada ou noticiada pelos canais oficiais ou redes sociais PlayStation.

A opção só aparece quando a PlayStation Store é acessada pelo console. Na versão web, onde o usuário também pode adquirir conteúdos para usar no PS4, a opção de comprar um jogo já resgatado não aparece.
Uncharted 4: A Thief's End foi disponibilizado em abril de 2020

Por que isso é interessante?

Uma das principais vantagens dessa nova função é a de não ficar totalmente dependente de manter uma assinatura ativa para continuar a ter acesso ao jogo. O usuário pode aproveitar o benefício da assinatura para experimentar um título que até então não tinha interesse e, graças ao acesso de forma gratuita, adicionar de forma permanente mais um jogo em sua coleção.

Quando o usuário resgata um jogo de forma gratuita na condição de assinante da PlayStation Plus, ele pode baixar e usá-lo normalmente, como qualquer outro título adquirido em formato digital. Porém, o título fica vinculado à sua conta nesta condição e caso o usuário não renove a assinatura, ou simplesmente não tenha interesse em continuar usando o serviço, o título não pode mais ser acessado.

Poder comprá-lo ainda sob a condição de assinante oferece uma alternativa ao usuário em obter o jogo de forma permanente em sua conta, permitindo que possa continuar acessando-o normalmente, principalmente se ele for oferecido numa boa promoção durante o período.

Entretanto, como essa funcionalidade não foi oficialmente anunciada pela empresa, não sabemos se ela está disponível de forma permanente ou não.

E como saber a condição de seu jogo gratuito da PlayStation Plus?

Para quem não faz uso, ou desconhece sobre como realmente funciona a gratuidade dos jogos da PlayStation Plus, vamos explicar rapidamente como funciona esse processo. Todo mês, os assinantes do serviço recebem dois jogos de forma gratuita para baixar e jogar no PS4. A condição para uso destes é que o usuário tenha uma assinatura ativa e tenha resgatado os títulos dentro do período em que são ofertados.

Uma vez resgatados, os jogos podem ser baixados e instalados no console para serem jogados a qualquer momento, mesmo depois do período da oferta, desde que sua assinatura esteja ativa. Para saber se sua conta ainda está habilitada a usar o jogo e quanto tempo falta para sua assinatura vencer, veja a seguir:
Selecione o jogo e pressione o botão OPTIONS para abrir um menu. Clique em INFORMAÇÕES.
Aqui você verifica o tempo restante, em dias, da sua assinatura e acesso ao jogo resgatado.
Outro pré-requisito para acessar os jogos gratuitos da PlayStation Plus é uma conexão com a internet para fazer a verificação da licença de uso. Em caso negativo, o simbolo da Plus é mostrado juntamente com um cadeado no ícone do menu, indicando que aquele jogo não pode ser acessado até que seja feita a autenticação da licença, ou renovação da assinatura caso tempo tenha expirado.


O GameBlast se reserva no direito de atualizar esta notícia no caso de uma manifestação da Sony sobre o assunto, além de informar que os preços dos jogos exibidos nas imagens correspondem aos praticados na data de publicação desta notícia.

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google