Fortnite (Multi): versão mobile é banida da App Store e Google Play

Função de compra de créditos fora das lojas da Apple e Google viola termos de uso e resultou no banimento do jogo nas duas plataformas.

Um dos jogos mais populares dos últimos anos foi literalmente expulso das lojas de aplicativos da Apple e Google no fim desta semana. O motivo do banimento foi que a Epic Games adicionou uma opção mais barata para compra de créditos dentro jogo por meio externo, ou seja, o usuário não realiza a transação por meio da loja de aplicativos e a receita é totalmente direcionada para o desenvolvedor do aplicativo, ou do jogo neste caso.


A prática viola o regulamento interno de ambas as lojas, e por conta disso Fortnite foi banido das plataformas da Apple e, posteriormente, da Google. A medida tomada pela Epic já foi confirmada como um protesto por conta das altas taxas cobradas pelas lojas de aplicativos em cima das transações financeiras realizadas nos aplicativos disponibilizados nas lojas do iOS e Android.

Um vídeo, parodiando o comercial '1984' da Apple, foi publicado nas redes sociais da Epic, demonstrando seu repúdio pela atitude tomada pela empresa. Um processo judicial foi aberto pela Epic Games contra a "Maçã".


Em nota, a Apple comentou sobre o caso explicando os motivos da remoção do aplicativo:
Hoje a Epic Games deu um passo equivocado ao violar os regulamentos da App Store que devem ser igualmente seguidos por todos os desenvolvedores, visando a segurança da loja para nossos usuários. Como resultado disso, o aplicativo Fortnite foi removido de nossa loja. A Epic adicionou uma função que não foi verificada ou aprovada pela Apple, o que demonstra total intenção em violação dos regulamentos que regem os pagamentos dentro dos aplicativos para todo desenvolvedor que bens digitais ou serviços.
Por ter uma política semelhante, foi questão de pouco tempo para que o mesmo acontecesse na loja de aplicativos da Google:
O ecossistema Android permite que desenvolvedores distribuam seus apps em múltiplas lojas de aplicativos. Para os desenvolvedores de jogos que escolhem usar a Play Store, temos políticas consistentes e justas para que mantenham a loja segura para nossos usuários. Enquanto Fortnite permanecer disponível no Android, não podemos permitir que esteja disponível na Play por violar nossas políticas. Contudo, estamos abertos para discutir o assunto com a Epic para trazer Fortnite de volta ao Google Play.
Mesmo indisponível nas duas lojas, Fortnite ainda pode ser baixado normalmente no site da Epic Games para jogar nos dois sistemas.

Qual sua opinião sobre o assunto? Apple e Google estão sendo criteriosas demais em suas políticas de monetização de aplicativos disponibilizados e comercializados em suas plataformas? A Epic Games está errada em oferecer uma alternativa aos usuários que desejam gastar dinheiro em seu jogo?

Fortnite é gratuito para jogar e também está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch.

Fonte: The Verge


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google