Jogamos

Análise: Mobile Suit Gundam: Extreme VS. Maxiboost ON (PS4) é uma celebração em forma de intensos combates

Realize embates poderosos com dezenas de Mobile Suits que compõem a história de mais de 40 anos da série.

Em 1979, Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate criaram esta que se tornaria uma das mais celebradas séries japonesas, Mobile Suit Gundam. Em 2020 a franquia continua sendo influente na cultura pop, graças às suas diversas variações e apresentações com tramas políticas e embates entre robôs gigantes detentores de imenso poder e carisma.


Em 2020 somos apresentados a Mobile Suit Gundam: Extreme VS. Maxiboost ON, celebrando todos estes anos com uma gigantesca reunião de dezenas de personagens icônicos em intensas batalhas. Um verdadeiro deleite para os fãs mais fervorosos da franquia.

Dos arcades para sua casa

Mobile Suit Gundam: Extreme VS. Maxiboost ON é um port fiel do arcade japonês de 2016. O game continua popular no país até hoje, recebendo atualizações e upgrades. A versão para PS4 não perde em praticamente nada em relação a sua contraparte original, dando foco aos combates online contra jogadores ao redor do mundo e outras funcionalidades locais proporcionadas pelo console da Sony que abordaremos logo mais. Por ser um port dos arcades, o uso de arcade sticks é suportado, dando mais autenticidade à experiência.
Versão original do arcade, no Japão
O game é um battle arena em 3D, onde duas duplas de jogadores se enfrentam em intensas batalhas protagonizadas por 183 diferentes Mobile Suits disponíveis para selecionar. Ao jogar sozinho, o computador assume o comando do parceiro, que pode receber comandos do jogador com o uso de um botão de mensagens. A quantidade realmente assusta os desavisados, mas para quem é um aficionado pela franquia Gundam, a pergunta que isso gera é se todos estão incluídos no roster do jogo. Se você simplesmente conhece a franquia, não se preocupe! As chances do seu Mobile Suit favorito estar presente são grandes.

Falando em favoritos, uma função de personalização veio bem a calhar no port, permitindo que o jogador crie uma seleção com até dez de seus Mobile Suits favoritos, agilizando na hora de selecioná-los na hora de jogar. Ao escolher um MS, o jogador tem ainda a opção de deixar pré-selecionada a variação de Extreme Boost que deseja usar com ele.
Até dez Mobile Suits podem ser adicionados a sua lista de favoritos
A versão doméstica de Maxiboost ON tira proveito da comodidade e vantagens oferecidas pelo PS4 para jogar com seus amigos de forma local ou pela internet. Localmente é possível jogar em tela dividida nos modos arcade ou livre, ou via rede local (LAN) com até 18 jogadores conectados simultaneamente, seja para lutar ou simplesmente assistir às partidas em seu próprio setup.
Jogue com um amigo em tela dividida
Até 18 jogadores podem se conectar em uma rede local para batalhar ou assistir as partidas em seu próprio setup
O modo arcade principal de Maxiboost ON consiste em uma série de batalhas em uma grade, onde o jogador seleciona onde quer começar, no extremo esquerdo. Cada vitória permite que o jogador selecione seu próximo oponente. Conforme avança, o nível de dificuldade das batalhas aumenta, culminando em uma batalha contra o chefe final.
Avance por uma imensa grade até chegar ao chefe final
No PS4 contamos com um modo extra, chamado de Maxi Boost Missions. Nele temos acesso a uma imensa quantidade de batalhas, divididas em zonas que contam com um chefe no fim de cada uma. O objetivo do jogador é combater nas diversas missões com variados objetivos, como derrotar um alvo específico, vencer dentro do tempo determinado, jogar usando um Mobile Suit mandatório ou simplesmente vencer a equipe adversária para avançar no campo até chegar ao chefe da zona. As vitórias rendem GP (o dinheiro do jogo) e pontos de experiência que permitem equipar melhorias na equipe, como aumento de ataque, defesa, dentre outros atributos.

Durante o avanço do jogador pela zona de missões, as Break Missions são destacadas para enfraquecer o chefe, facilitando a vida do jogador na hora do embate com ele. Elas não são mandatórias, mas realizá-las facilita o trabalho do jogador na hora de enfrentá-lo e avançar para a próxima zona.
Vença as Break Missions para enfraquecer o chefe da área

Pilotando diversos Mobile Suits

Com uma quantidade massiva – e exagerada, convenhamos – de personagens para escolher, obviamente temos como dúvida clássica “com qual eu vou jogar”. Pra quem já tem alguma familiaridade com a franquia, o natural é escolher seu favorito ou conhecido. A tática ajuda mas é um tiro que pode sair pela culatra. A experimentação é a chave para encontrar os MS ideais.
São 183 Mobile Suits para escolher, desde o início
Basicamente, cada Mobile Suit conta com um ataque a distância, majoritariamente executado com suas pistolas ou canhões, e um ataque corpo a corpo, feito com suas icônicas espadas de energia, lâminas ou outro tipo de arma. Fora isso, cada um deles conta com suas habilidades particulares como modos alternativos de ataque, assistências, melhoras temporárias de postura de combate, dentre muitos outros. Por isso, a melhor coisa a fazer é gastar um bom tempo experimentando diversos mechas até encontrar os que possuem as características que agradam ao estilo do jogador.

Outro aspecto determinante é o Extreme Boost, habilidade proporcionada ao preencher uma barra de especial que ativa uma vantagem e permite a execução do ataque assinatura de cada Mobile Suit. Sempre que você selecionar um para jogar, você deve selecionar uma das três variações do EB para utilizar na batalha:
  • Fighting Burst: aprimora os ataques a curta distância, permitindo que sejam executados com mais velocidade, aumentando a chance de quebrar a defesa do oponente;
  • Extend Burst: torna o Mobile Suit mais evasivo, facilitando a execução de contra-ataques e agilizando sua mobilidade a um custo reduzido da barra de Burst;
  • Shooting Burst: permite cancelar mais rapidamente seus ataques à distância, fazendo sua cadência de tiro ser maior e reduzindo o tempo de recarga quando a munição acabar.
Selecione o Extreme Burst mais adequado a seu estilo de jogo
Agora vamos a um ponto crucial no momento da composição de sua equipe, que são os custos de cada Mobile Suit. Por padrão, a pontuação total da equipe é de 6.000 pontos. Cada vez que seu MS é destruído durante a batalha, o valor de custo dele é deduzido dos pontos da equipe. Quando essa pontuação chega a zero, a equipe é derrotada. Cada MS possui seu custo definido, variando entre 1.500 a 3.000 pontos. Quanto maior a pontuação do MS, maior seu poder e seus pontos de vida.

Matematicamente falando, se sua equipe estiver jogando com dois MS de valor alto, como 3.000, o risco de derrota é maior por eles só poderem ser destruídos em batalha uma única vez. Jogar com uma equipe com valor menor diminui esse risco, permitindo que a equipe possa pensar em uma estratégia para tentar virar o jogo, e lembrando que os de custo menor possuem menos poder e uma quantidade de vida ligeiramente menor que os mais poderosos. Por isso, é importante ter em mente várias opções de MS para selecionar dependendo da situação, principalmente ao jogar as Maxi Boost Missions.

Saber gerenciar a pontuação da equipe é fundamental
Algo que senti falta foi um modo dedicado a treinamento. Os únicos tutoriais disponíveis no jogo estão disponíveis em forma de imagem e texto no menu de pausa e instruções básicas apresentadas nas etapas iniciais das Maxi Boost Missions. Tanto que foi apenas procurando por essas informações que descobri o comando de defesa, que é realizado ao pressionar baixo, cima no controle. Ao visitar o modo online, durante a espera por uma partida, temos uma área de treino enquanto aguardamos por uma partida, mas ela não é selecionável em nenhuma área do jogo.

Muito conteúdo para aficionados

Uma das coisas que gostei de ver em Maxiboost ON foi a quantidade de conteúdo customizável e itens disponíveis na galeria. Um prato cheio para os fãs de Gundam. São diversas áreas com informações sobre cada um dos MS e pilotos do jogo, além de muitos itens de customização para o HUD e personagens para os menus e assistência durante as batalhas.
Customize seu HUD, assistentes de menu e muito mais
Biografias dos pilotos e Mobile Suits trazem informações sobre cada um no game
Os que não estão liberados são desbloqueados utilizando os GP obtidos durante o jogo. Alguns exigem que o jogador tenha um nível de proficiência com determinado MS, que é obtido conforme utiliza determinado mecha em quaisquer modos, tanto online quanto offline. Nos modos arcade e Maxi Boost Missions, o jogador também coleta pequenas miniaturas que compõem coleções de cada série apresentada no game. Ao completar cada coleção, o jogador é premiado com uma boa quantidade de GP, usada para os desbloqueios supracitados.
Complete as coleções para ganhar mais GP
Um dos detalhes que me chamou à atenção, e agradou bastante, é a presença de músicas da trilha sonora original de vários dos animes da série Gundam. Isso é algo relevante, pois, pra quem tem o hábito de jogar esses jogos baseados em animes, é raríssimo ver as composições originais presentes nos jogos, e quando têm são vendidas separadamente, muitas vezes por conta de questões de direitos autorais com os autores das canções e músicas. A presença destas trilhas, pra mim, foi algo muito legal de se ver e creio que para os fãs também será.

Um jogo voltado para quem realmente é fã

Mobile Suit Gundam: Extreme VS. Maxiboost ON representa bem o legado de uma série respeitada por uma legião de fãs do gênero mecha. Quem não curte muito vai estranhar e até se desanimar em jogá-lo, pois os comandos levam um tempinho para dominar e se habituar, o que vai gerar aquela frustração básica de “não sei jogar isso”.
Dominar os controles é desafiante
O forte do jogo é mesmo o modo online, sempre ativo e com jogadores que chutaram meu traseiro nas várias vezes que entrei para experimentar, mas que foi útil para ver seus estilos de jogo para que pudesse aprimorar o meu próprio. A maior quantidade dos troféus também são obtidos apenas nos modos online do game, o que pode torná-lo um título complicado para quem gosta de colecionar Platinas.

A cereja desse bolo todo é a grande quantidade de itens de galeria, um verdadeiro dossiê de informações sobre um massivo universo que desperta a curiosidade de quem não conhece, e se torna um interessante item de coleção para quem adora Gundam. Um jogo realmente feito para os fãs.

Prós

  • Quantidade massiva de Mobile Suits;
  • Suporte ao uso de arcade sticks;
  • Modos offline atendem bem a quem não curte jogar online;
  • Galeria rica em conteúdo adicional;
  • Modos online com bastante atividade e boa performance.

Contras

  • O excesso de Mobile Suits torna trabalhoso encontrar personagens ideais para jogar;
  • Ausência de um modo dedicado para treinamento;
  • Alta quantidade de troféus online torna-o um título complicado para quem joga para obter troféus de platina.
Mobile Suit Gundam: Extreme VS. Maxiboost ON – PS4 – Nota: 7.5
Revisão: Thiago Monte
Análise feita com cópia digital cedida pela Bandai Namco Entertainment

Tecnólogo em Gestão Ambiental, produtor do BlastCast e sincero até demais. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Adora jogos multiplayer que causam discórdia e fogo no parquinho. @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google