Blast from the Past

X-Men: Legends (Multi): revisitando um clássico jogo dos mutantes da Marvel

A equipe do Professor Xavier deve impedir que Magneto execute seus planos e piore a relação entre humanos e mutantes.


Lançado em 24 de setembro de 2004 para PS2, GameCube e Xbox, X-Men Legends conta uma história inédita do grupo em um jogo de RPG de ação, na qual a equipe do Professor X se encontra em outro impasse contra a Irmandade de Mutantes do Magneto, enquanto tenta controlar a tensão que existe entre mutantes e humanos.


Distribuído pela Activision, o jogo foi avaliado positivamente pelos críticos e fãs dos heróis principalmente pela sua jogabilidade, o que lhe garantiu uma continuação, Rise of the Apocalypse, lançada em outubro de 2005.

Uma nova mutante e um embate popular

X-Men Legends tem início em um cenário em que humanos não toleram os mutantes e realizam manifestações contrárias a eles em todo o mundo. Em meio a uma dessas manifestações, em Nova Iorque, a jovem Alison Crestmere seria levada por agentes do governo, mas foi capturada por Mística e Blob. Wolverine e Ciclope resgatam a adolescente das mãos da Irmandade e a leva para a Mansão X.

Alison conhece o Professor Xavier e o restante da equipe, aceita a proposta de ser uma aluna no Instituto e, ao passar por um treinamento, ganha o codinome Magma. Enquanto isso os X-Men partem para diversas localidades em busca de pistas sobre os planos de Magneto e descobrir seu interesse nos poderes de controle de lava e fogo da Alison.


Ao longo das 18 horas de campanha, alternamos entre missões diretamente relacionadas à história e algumas com eventos secundários, mas que não chegam a ser sidequests, como resgatar o Gambit dos Morlocks nos esgotos de Nova Iorque, ou jogar com o Professor Xavier no Plano Astral para enfrentar Shadow King, seu velho inimigo. As missões contam com objetivos e inimigos bem variados e podemos aprender bastante sobre os outros mutantes ao explorar o Instituto Xavier com Alison entre uma missão e outra.

Monte sua equipe dos sonhos

Em Legends temos à disposição 15 dos mais famosos membros dos X-Men como personagens jogáveis e podemos construir um time com até quatro heróis, com as mais diversas habilidades, para executar as missões e impedir Magneto e sua Irmandade. É possível jogar em co-op local, em até quatro jogadores, ou sozinho, sendo que você controla um dos X-Men e os demais são controlados pela IA do jogo.

Cada herói tem seus ataques básicos, técnicas e golpes especiais. Todos os personagens podem realizar combos de equipe ao utilizarem suas técnicas específicas simultaneamente em um inimigo. Como todo bom RPG, os heróis sobem de nível conforme são utilizados e, por meio de pontos coletados, é possível aprimorar suas técnicas e liberar novos visuais.



Alguns personagens também possuem habilidades específicas que ajudam o resto da equipe a cumprir objetivos ou avançar pelas fases: Jean Grey cria pontes telecinéticas, Tempestade pode voar e o Homem de Gelo apaga pequenos focos de incêndio. Os clássicos vilões e membros da Irmandade, como Mística, Blob, Pyro e Toad, também estão presentes no elenco como chefões finais das fases, cada um com sua resistência, podendo ser física, mental ou de energia.

Para a época, a jogabilidade é bastante simples e responsiva, e a ótima variedade de cenários e inimigos evitam que o jogo torna-se cansativo ou repetitivo. Criar dezenas de combinações de equipes, até encontrar aquela que você melhor se ajusta, é um dos pontos fortes do título para os fãs que, até então, não haviam experienciado algo nos jogos dos mutantes.



Os ambientes e cenários são bastante detalhados e passamos por algumas localidades já conhecidas pelo público como a Mansão Xavier, obviamente, e o Asteroide M do Magneto. Pelas fases podemos encontrar itens para melhorar os status dos heróis, gibis colecionáveis e CDs que liberam desafios na Sala de Perigo, o simulador usado para treinamentos dos X-Men. 

Seguindo uma apresentação mais cartunesca, o jogo possui gráficos decentes para a época em que foi desenvolvido. As cutscenes variam muito de qualidade,não sendo o ponto forte do título, tecnicamente falando. A qualidade sonora é ótima, com destaque para a atuação dos dubladores.


Um ótimo jogo que merece ser relembrado

X-Men Legends foi um dos melhores jogos da equipe de mutantes sem contar as aparições em jogos coletivos como Marvel vs. Capcom. Apesar do clichê de histórias de heróis, o jogo cativou com sua ótima jogabilidade, realizando o sonho de fãs da franquia e gamers de construírem sua própria formação de X-Men. Já faz muito tempo que não vemos a equipe dar as caras nos videogames com algum jogo próprio, mas quem sabe eles reaparecem com uma nova aventura na próxima geração.



Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google