Death Stranding (PC) e cinco mods que queremos ver

Com o jogo do Kojima indo para PC, há agora oportunidades para fazer mods que aprimorem (ou brinquem) com o jogo.

Ano passado (2019), a Kojima Productions lançou seu título protagonizado por Norman Reedus e Mads Mikkelsen para o PlayStation 4, com a promessa de que o jogo sairia para o PC em breve.


Pois esse dia chegou! E ao lançar Death Stranding para computadores, as pessoas podem conseguir fazer alterações nele para dar uma temperada no estilo do jogo, ou até mesmo melhorar elementos existentes.

Por isso, resolvi fazer esta lista de mods que queremos ver no jogo!

Modificações

A inspiração para escrever esta coluna veio desse meme/jogo:



Mas antes, uma breve explicação do que é mod: vem da abreviatura da palavra em inglês modification, cujo significado é bem similar ao da palavra em português "modificação". Mods nada mais são que modificações que as pessoas fazem (geralmente fãs) nos jogos para melhorar sua experiência ou adicionar um toque de comédia, como colocar uniforme do Homem-Aranha em todas as aranhas de Skyrim.

Dito isso, eu fiz esta lista porque passei 150 horas fazendo entregas no jogo do Kojima, então acho que tenho propriedade para dizer o que realmente precisamos e seria legal de ver. Quem sabe esses mods não acabam virando parte do jogo?
Eu queria dizer que estou mentindo e realmente estou. Foram 168 horas.
Lembrando que eu vou evitar ao máximo dar spoilers da história, mas vai ter spoilers em relação à jogabilidade. Sem mais delongas, vamos à lista!

Integração com tocadores de música / podcast

Eu sei que esse parece besta. É tipo: “poxa, Michele, é só você tirar parte do som e ficar ouvindo a sua música de boa”, mas permita-me refutar essa alternativa.

Death Stranding é um jogo de caminhada. Chuto que 99% do que se faz no jogo é caminhar de ponto A para ponto B. Então você pode deixar seu tocador de música ou podcast tocando de fundo, certo? Bom, depende. Muito da experiência que temos jogando são músicas e diálogos que acontecem no meio do jogo. Enquanto você faz uma missão, há diálogos que acontecem em que você precisa prestar atenção. Então ter que pausar, parar o tocador e depois voltar pro jogo, além de quebrar a imersão, vai ser um saco porque isso acontece muitas vezes.
Death Stranding tem hologramas gigantes, mas não tem como ouvir sua musiquinha favorita.
Desse modo, ter uma integração na qual você possa ouvir o que você quer, mas que detecta quando o jogo vai tocar uma música ou um diálogo e automaticamente pausar seu tocador, seria o crème de la crème de melhorar a experiência.

Meteorologia

Em Death Stranding, os Beached Things (BTs, para os íntimos) são os inimigos do jogo. Quando eles aparecem, começa a chover e essa chuva acelera o processo de envelhecimento. Só que no meio do jogo você tem acesso a uma ferramenta meteorológica que mostra em que local está chovendo e por quanto tempo. Parece super útil, né? Mas sabe para que serve essa ferramenta? Desculpe meu francês, mas para porcaria nenhuma.

“Nossa, Michele, mas isso é super útil para saber sobre onde os BTs estarão, não?” Seria, se os BTs aparecessem por aí em locais aleatórios. Dica: eles não fazem isso. Uma vez que uma área tem BTs, ela sempre terá BTs e sempre estará chovendo.
Cuidado ao dirigir em Death Stranding na chuva. Digo por experiência própria.
Isso seria facilmente consertado se os BTs mudassem de lugar ou se no jogo realmente chovesse fora da área dos BTs. Um mod poderia resolver esse problema. Você poderia fazer aquela entrega ultra especial achando que seu caminho tá livre e PAM! Começa a chover e você fica: ACELERA, RUBINHO!!! E vai correndo tentar entregar ao mesmo tempo que passa pelos BTs sem perturbá-los. Essa ferramenta aí sim seria útil, além de adicionar mais adrenalina ao jogo.

Ou então, melhor ainda. Poderiam habilitar um mod que cortasse essa ferramenta de vez, já que os jogadores fazem um total de zero uso dela.

Integração com amigos

No título do Kojima, a ideia geral é de que você é uma pessoa solitária, e o maior contato com os outros humanos é por meio de hologramas.

Mas você também tem toda uma dinâmica com outros jogadores! À medida que você vai conectando o continente, você vê o que as outras pessoas estão construindo, e seu mundo vai ficando cada vez mais dinâmico e cooperativo.

E aí você pensa mais uma vez: “Nossa, isso significa que eu e meus amigos vamos compartilhar o mesmo mundo?” ACHOU ERRADO, JOGADOR! As pessoas com quem você interage no jogo são completamente aleatórias. Elas não fazem parte do seu círculo social.
Death Stranding é o jogo do Twitter. Tem uma galera interagindo contigo, mas você não faz a menor ideia de quem sejam.
E esse detalhe me atingiu de uma forma bem particular. Toda vez que eu apertava o botão do PlayStation Home e via meus amigos jogando, me batia uma tristeza porque eu interagia com gente nada a ver comigo, mas com meus amigos, as pessoas que estavam ali jogando na hora e por quem eu realmente tenho um afeto, não.

Por isso, um mod útil nesse sentido seria um que colocasse seus amigos como prioridade nas obras do seu mundo. As interações com outras pessoas e os objetos que fossem colocados no seu mundo viriam primeiro dos seus amigos e não de gente aleatória.

Calculadora

Esse tipo de mod pode parecer estranho. Por que raios eu iria querer uma calculadora em Death Stranding? Bem, leitores, como disse anteriormente, no jogo você faz inúmeras construções. E para fazer construções você precisa de material.
Só que as maneiras de saber quanto material precisa em uma construção são:
  1. Você chega perto da construção > nota quanto de material falta > faz uma anotação mental ou num papel desse número > vai atrás do material até atingir o número que precisa. Ou;
  2. Abre o mapa > seleciona a construção que você quer fazer/evoluir > vê a quantidade que falta > vai atrás do material até chegar o número que falta.
A quantidade de vezes que abri o mapa só para saber se realmente eu estava com o total correto de materiais para aquela construção não está no gibi! Ter que ficar lembrando de memória ou abrindo o mapa para verificar isso é um pé no saco.
Imagina lembrar de cabeça de todo o material necessário para reconstruir essa cena?
Por isso, uma ferramenta para que você pudesse anotar dentro do jogo algo do tipo: “preciso de mil desse material”, e a cada vez que você fosse pegando o material, ela descontasse o número para você saber quanto ainda falta, agilizaria não só a vida, mas a produção dos edifícios em Death Stranding.

Pular cena inteira

Uma das coisas que você pode fazer no jogo é dar banho no personagem principal. Assim, você pode ver o corpo do Norman Reedus em todo seu esplendor. Tanto que você fica impaciente e quer passar logo a cena dele entrando no chuveiro.
  1. Então você seleciona que quer tomar banho. Daí você pausa e coloca cortar cena.
  2. O personagem entra no chuveiro. Daí você pausa e coloca cortar cena.
  3. Mostra os pés do personagem tomando banho. Daí você pausa e coloca cortar cena.
  4. Mostra o item que gera por você tomar banho. Daí você pausa e coloca cortar cena.
  5. E finalmente temos controle do personagem novamente!
Eu resumi todos os cortes da cena em uma imagem para vocês.
Note que eu usei quatro vezes a opção de pular cena. Quatro! Sendo que poderia ter desde o início selecionado para pular a cena de vez e mostrar o personagem limpo sem problemas algum. E isso não acontece só para tomar banho. Acontece em qualquer cena que seja medianamente comum que você quer pular para partir para a ação, como entregas de encomendas ou colocar o Sam para dormir.

Um mod que oferecesse uma opção de pular todas as cenas relativas a uma tomada de ação seria muito bem-vindo e ainda diminuiria minhas 150 horas jogadas para 140 facilmente de tantas vezes que tive que tomar as ações relatadas acima.

Extra: melhorar o ajuste do som

Isso não é mod, isso é um pedido para o Seu Kojima deixar de ser um fanfarrão e colocar maneiras de diferenciar o som, oferecendo mais do que apenas VOLUME PRINCIPAL. O jogo foi lançado em pleno 2019 e essa é a unica opção para ajustar volume?
Eu queria estar de brincadeira, mas essa é a tela de áudio.
Até jogos indies têm mais opções. E por que isso é importante? No jogo, há um aparelho chamado Odradek, que vai ser seu salvador e guia em todo o tempo de jogo. Ele só não faz café, mas é uma excelente ferramenta para mostrar aonde você deve ir e como o terreno é. Só que ele faz um barulhão toda vez que é ativado. E ele vai ser muito usado, porque toda hora você vai encontrar um terreno por onde você precisa passar ou para onde tem que ir.

E o jogo não te dá opção para diminuir esse barulho! Não me perguntem o porquê. Eu queria muito que isso fosse implementado, porque, depois de ter usado esse aparelho tantas vezes, eu ainda escuto o som do Odradek nos meus sonhos.

Lançamento para PC

Espero que, com esse novo lançamento, algumas ferramentas para melhorar a qualidade de vida do jogador sejam implementadas. E que mais pessoas possam se unir ao mundo de Death Stranding.

Também estou ansiosa para ver se alguma dessas sugestões que fiz será implementada no PC (estou olhando para você, opções de áudio). Bom, ao menos os jogadores do PC já vão receber com a atualização do aumento das fontes do texto. Vocês não ficarão com dor de cabeça de tentar interpretar o que aqueles símbolos minúsculos na tela querem dizer.


Espero vocês na praia! (Tem que jogar Death Stranding para entender essa saída.)

Revisão: Ives Boitano

Jogadora que gosta de dançar nas horas vagas. Ama gatos, mesmo sendo alérgica a eles. Acha que xinga muito no Twitter, mas só saber da RT de bichinhos. Nas redes sociais é só buscar por @vampirap.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google