Jogamos

Review: GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 – um headset intermediário de qualidade superior

Conforto, discrição, versatilidade e desempenho são as qualidades do headset da Trust Gaming para o PS4.

Produtos de alta qualidade geralmente vêm acompanhados de algo que não agrada muitos consumidores: um preço salgado. Algo que sempre digo é que o quanto pagamos por um produto não necessariamente significa que seja proporcional à qualidade que esperamos dele. Falo por experiência própria de produtos que paguei um pouco mais esperando que entregassem o quanto custaram e em uma ou duas vezes me decepcionei com o que recebi, pois o preço só se mostrou elevado por conta da marca.




No caso do GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 da Trust Gaming, um dos pontos que me chamou a atenção de forma positiva ao usá-lo foi a boa qualidade do periférico, visto seu preço bem mais em conta em comparação a outros dispositivos semelhantes no mercado, durante os dias em que o usei para elaborar esta análise, e é sobre isso que vamos falar no texto de hoje.

GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4

Características principais

Já tive a oportunidade de usar outros periféricos da Trust Gaming – um gamepad USB e um mouse, para ser mais específico – e já esperava receber mais um produto interessante da empresa no quesito qualidade, algo bem explícito na embalagem do produto, informando ao consumidor que ele está recebendo um produto com 3 anos de garantia pela Softronic, representante oficial da marca no Brasil.

A Trust preza pela qualidade de seus produtos, oferecendo 3 anos de garantia contra qualquer defeito de fabricação
Tecnicamente, o GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 conta com as seguintes características:
  • Tipo de fone: circumaural (over-ear, em torno da orelha)
  • Tamanho do driver: 40mm
  • Frequência de resposta: 20Hz - 20000Hz
  • Sensibilidade: 108dB
  • Controles: volume e microfone
  • Conexão: 3,5mm (P2)
  • Comprimento do cabo: 1m
  • Compatibilidade: qualquer dispositivo com conector 3,5mm
  • Dimensões: 215x90x165mm
  • Peso: 225g
O GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 é um headset estéreo (2.0) com conector de 3,5mm, o popular P2, e pertence a uma série com outros dois “irmãos”, sendo o GXT 404G voltado para o consumidor que deseja usá-lo no Xbox One e o GXT 404R para o Nintendo Switch. Tecnicamente os três produtos são iguais, diferindo apenas na cor característica de cada um: azul para o PS4, verde para o Xbox e vermelho para o Switch.
Opções para donos de PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
A empresa nos enviou para experimentação o modelo GXT 404B, pois o console que tenho para uso com o produto é um PlayStation 4, mas acredito que o desempenho não seja nada diferente para os outros modelos pois, como disse, tecnicamente eles são iguais. Então, caso você tenha um console diferente do meu, esta análise também pode ajudá-lo na hora de decidir adquirir um destes para usar no seu Xbox One ou Switch.

Discreto, bonito e bem feito

O GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 possui um design discreto se comparado a outros modelos no mercado, ornamentados com estampas e luzes, mas ainda se mostra característico do segmento gamer. A cor predominante dele é o preto, mesclado com a cor que caracteriza o console. Nas áreas externas de cada alto-falante está impresso a logo da GXT, brand que caracteriza os produtos do segmento gamer da empresa. Há detalhes de fendas ao redor da logo com finalidade estética, e um ponto chato nisso é que eles se tornam um potencial acumulador de sujeira, então já fica a atenção para a limpeza do headset após um tempo de uso.

A logo GXT está impressa em ambos os lados do headset
Possui dois alto-falantes de 40mm equipados com drivers de neodímio e sensibilidade máxima de 108dB, o que significa que consegue reproduzir sons a uma altura considerável sem perder qualidade. Lembrando que utilizar fones de ouvido com som alto por muito tempo é prejudicial à saúde. É bem leve, pesando 225g segundo o fabricante, o que não o torna um incômodo durante longas sessões de uso, seja jogando ou realizando outra atividade.

As hastes laterais são reguláveis, permitindo versatilidade no ajuste para colocar na cabeça. A haste superior também é acolchoada para que sustente com conforto o peso do fone durante o uso. O material plástico utilizado na construção também é bem leve e firme, não passando a sensação de um fone “baratinho”.

As hastes de sustentação podem ser reguladas. A haste do microfone é articulável.
Os alto-falantes são acolchoados com espuma coberta por material sintético impermeável e leve, bem confortável de se usar. Esse tipo de material, com aspecto semelhante a um courino – um material sintético mais fino e maleável – tem seus pontos negativos e positivos, pelo menos pra mim. É ótimo ao ser usado para isolamento acústico nesse tipo de periférico, que por sinal não conta com sistema de cancelamento de ruído, mas em contrapartida ele se deteriora com o tempo por causa do calor do corpo e do suor, necessitando de cuidados extras.

Vou abrir um pequeno parêntese aqui para deixar uma dica: sempre limpe essa área do headset ao terminar de usar, utilizando um pano levemente úmido para evitar que o suor comece a ressecar o material do revestimento e ele se deteriore. Com o tempo ele começa a descascar e a opção é comprar novas almofadas para o fone ou então retirar totalmente o material, lavando-o, e deixando apenas a fibra de tecido. Em alguns casos pode haver a perda da qualidade do isolamento acústico, mas isso pode variar por conta da qualidade do material. Abaixo um comparativo com outros fones que possuo:

À esquerda, acabamento usado no GXT 404B Rana; ao centro um modelo com acolchoamento em fibra de tecido; à direita um modelo que teve o revestimento de courino removido devido ao desgaste, permanecendo apenas a fibra de tecido.
O GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 é equipado com um microfone omnidirecional não destacável coberto com uma espuma para atuar evitando que ruídos causados pela respiração ou vento poluam o áudio captado. Pode ser removido para limpeza ou simplesmente por quem não gosta de usar esse tipo de acessório.

A espuma pode ser retirada para higienização
O microfone é uma haste fixa que pode ser articulada para cima quando não está sendo usado. É bem discreto e, por conta de uma pequena saliência no encaixe dele, permanece travado na posição vertical, evitando que saia do lugar durante o período em que não está em uso. Tem boa qualidade e clareza na captação do áudio, como você pode conferir a seguir nesta gravação que fiz usando o aplicativo SHAREfactory do PS4.

O cabo possui um metro de comprimento e no meio dele há uma chave seletora para ativar/desativar o microfone e um controlador de volume. O intuito do GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 é ser usado conectado ao DualShock 4. Sendo assim, ter os controles de microfone e volume sempre à disposição é algo importante aqui, já que no PlayStation 4 esses ajustes só são acessíveis por uma tela auxiliar no console quando o periférico conectado ao gamepad não possui esses controles. Excluir a necessidade de precisar acessar uma outra tela apenas para controlar o volume já é excelente nesta ocasião.

Para usar no PS4, o headset deve ser conectado ao DualShock 4
Todas as emendas do cabo possuem um reforço emborrachado, evitando o típico desgaste que pode ocasionar o rompimento nesses pontos. O reforço do fio na emenda com o fone é o mais generoso, garantindo que ali o cabo estará sempre seguro. Uma adição interessante seria se o cabo fosse revestido de nylon, dando uma resistência maior, mas não é o caso aqui, limitando-se a um cabo mais flexível, priorizando mobilidade em vez de resistência.

O cabo tem 1 metro de comprimento e possui controle de volume e chave seletora do microfone
As emendas são reforçadas para evitar risco de rompimento, principalmente na que conecta o cabo aos fones

Som de qualidade satisfatória

A qualidade acústica do GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 mostrou um desempenho dentro do que esperei, se mostrando satisfatoriamente competente. Ao usar o produto no PS4, a potência do som para um headset que não necessita de algum tipo de energização, como bateria interna ou USB, me agradou bastante. Consegue ser bem consistente e potente no volume máximo, me obrigando a utilizá-lo com o volume mais baixo, o que não costuma acontecer utilizando outros fones, como o incluído no próprio console – aquele que parece um fone para celular – ou um outro que tenho e costumo usar para ouvir música no meu smartphone, onde o som continua baixo mesmo colocando-o no máximo.

Como o PS4 não conta com um equalizador, é possível definir qual o tipo de som que o GXT 404B prioriza mais. Os graves pegam a dianteira aqui, com uma boa vantagem, passando uma boa sensação de impacto em jogos com músicas mais enérgicas ou com efeitos sonoros de explosões ou sons de impacto, como pedregulhos caindo ou socos de personagens pesados. Os agudos também são bem perceptíveis, principalmente em jogos de mundo aberto, para ouvir cantos de pássaros, conversas de pessoas ou mesmo motores de veículos menores, como motos.

A título de curiosidade, utilizei jogos bem variados para experimentar o GXT 404B: Assassin’s Creed Odyssey (Multi), Dragon Ball FighterZ (Multi), Grand Theft Auto V (Multi), Shantae and the Seven Sirens (Multi) e, principalmente, Overwatch (Multi), onde o design de som é excelente para jogar com headsets. Fiquei bem satisfeito com o desempenho do fone em jogos com designs de som bem distintos.

Indo além, utilizando para outros fins

Por utilizar um conector de 3,5mm, isso expande o leque de usos do GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4, podendo ser aproveitado em qualquer dispositivo que disponha dessa conexão, como PC ou smartphone. Minha experiência adicional incluiu o uso dele no PC, ouvindo música enquanto escrevia esta análise e assistindo alguns vídeos aleatórios no YouTube. Também vi um filme via Netflix no smartphone e fui bem mais além, utilizando o GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 na gravação do episódio desta semana do BlastCast, também usando meu smartphone.

No computador a qualidade foi tão satisfatória quanto a que presenciei quando usei no PS4. A diferença é que, por conta da placa de áudio, obviamente temos sutis melhorias aqui. Porém, como meu notebook é antigo, ele conta com conectores distintos para áudio e microfone. Nos modelos mais novos, que possuem os dois canais no mesmo conector, o headset é melhor aproveitado.

No smartphone ouvi algumas músicas via Spotify e, neste caso em particular, o equalizador do app ajuda bastante na hora de regular como queremos ouvir música. Eu confesso que fiquei um bom tempo ali apreciando as músicas das minhas playlists com muito mais vontade depois de equalizar corretamente. Na Netflix o resultado também foi muito bom, utilizando um filme não baixado, transmitido diretamente via Wi-Fi.

Um som bem equalizado melhora bastante a experiência ao usar o GXT 404B Rana
A gravação do BlastCast foi algo que me agradou bastante, já que meu notebook não anda tão bom quanto costumava ser para esse fim. O uso do GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 para executar essa tarefa facilitou bastante a produção do programa, mesmo fazendo isso pelo celular.

Um ótimo investimento sem agredir muito o bolso

Dadas as devidas considerações, vou ressaltar novamente o ponto no qual iniciei este texto: o preço. O GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 possui excelentes características de um acessório de nível intermediário para quem quer investir em um equipamento para uso pessoal, jogando em casa, ou até profissional, como transmissão de lives, vídeos para a Internet ou trabalhar em home office. E mesmo nessa categoria, o preço contribui bastante, podendo ser encontrado por um preço médio de R$160 em marketplaces e varejistas virtuais.

O GXT 404B Rana é uma ótima opção dentro dos headsets de nível intermediário
Isso o torna uma excelente opção para quem não quer, ou não pode, gastar muito, mas também não quer comprar algo barato que vai deixar a desejar. Além de contar com um produto com 3 anos de garantia do próprio fabricante, algo acima da média, esse e os demais pontos citados nesta análise tornam o GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 uma excelente alternativa para diversas finalidades, além da proposta original, que são as jogatinas no PlayStation 4.

Prós

  • Design discreto e bonito;
  • Ótima ergonomia, tornando-o confortável e leve para longas sessões de uso;
  • Material de boa qualidade utilizado na confecção;
  • Bom isolamento acústico;
  • Som potente e sem distorção ao usar com volume elevado;
  • Microfone capta o áudio com clareza e boa qualidade;
  • Conexão 3,5mm permite o uso para várias atividades, além da proposta original;
  • Custo-benefício excelente;
  • Generosa garantia de 3 anos pelo fabricante.

Contras

  • Detalhes no design propiciam acúmulo de sujeira;
  • Microfone com haste não flexível;
  • Material de fabricação do cabo poderia ser mais resistente, como nylon;
  • Material do acolchoamento dos fones pode desgastar com o tempo sem os devidos cuidados.
GXT 404B Rana Gaming Headset for PS4 – Nota: 9.0
Análise feita com produto fornecido pela Trust Gaming
Revisão: Ives Boitano

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google