Perfil

Jin Sakai: conheça o nobre samurai de Ghost of Tsushima

Honra e necessidade de sobrevivência criam uma personalidade conflituosa no defensor de Tsushima.


Estamos próximos do lançamento de Ghost of Tsushima (PS4) e as expectativas não poderiam estar maiores. A Sucker Punch já mostrou em seu histórico que sabe criar universos muito ricos em detalhes e curiosidades, além de personagens que marcantes cheio de conflitos e aspirações que geram toda uma identificação com o público. O Perfil da vez irá explorar a figura de Jin Sakai, nobre samurai e a principal defesa do Japão contra a ameaça mongol.

Vivendo segundo a tradição

Jin vem de uma linhagem nobre na ilha de Tsushima. O local é historicamente conhecido por ser governado por samurais e aqui no jogo estão representados na figura de Shimura, Jito (equivalente a senhor/lorde) e tio do nosso protagonista que o tem como próprio filho. Sob a tutela de Shimura e de outros mestres guerreiros, Jin tem uma infância marcada pelo rigoroso treinamento que todo guerreiro samurai trilhava na época, conhecido como Bushido (Caminho do Guerreiro). Nele o jovem é disciplinado em valores como honra, lealdade e o dever de zelar pelos mais fracos. Esses princípios ditam sua conduta e traí-los significa desonra aos antepassados e passível de suicídio no ritual conhecido como Seppuku (Harakiri no ocidente).

Já na vida adulta, o respeitado samurai participa da batalha contra a primeira invasão mongol em 1274. A frente nipônica que contava com apenas oitenta samurais se vê impotente diante da vastidão das tropas regidas por Khotun Khan, figura fictícia e que aparenta ser o líder responsável pela contenda. O massacre ocorre não só pela diferença numérica, mas pelo poderio bélico e estratégico inimigo. Jin e seu exército, estavam estagnadas em seu código de honra que regia um combate justo entre dois guerreiros. Isso os coloca em desvantagem com relação aos mongóis que, não só desconheciam, como também zombavam de sua atitude.



Milagrosamente, nosso protagonista não tem o mesmo fim trágico dos outros guerreiros japoneses, conseguindo sobreviver ao terrível desfecho que garantiu o domínio das hordas na ilha. Cabe a nós agora, no controle de Jin Sakai, reerguer-se das cinzas de tudo aquilo que ele conhecia como lar, família e sociedade, restaurar sua honra e representar a última defesa contra seus algozes.



 O caminho do guerreiro

O treinamento de um samurai consiste em trazer o equilíbrio entre a pena e a espada: enquanto nosso herói é versado em questões que dizem respeito a nobreza e etiqueta, ele também adquiriu treinamento profundo na arte da espada, arco e flecha, além de técnicas de montaria. Nos vídeos de gameplay vemos claramente Jin se portando como samurai durante algumas abordagens, prevalecendo um andar mais sereno e encarando os inimigos frente-a-frente.

Munido de sua katana (espada japonesa), ele é capaz de utilizar diversas posturas de combate (kamai), no vídeo temos a demonstração da Postura da Pedra que mostra a tradicional maneira de segurar uma espada japonesa próxima ao ombro direito e a Postura da Água, que coloca lâmina acima da testa de Jin e parece ter aspectos mais defensivos. E por falar em defesa, o combate em Ghost of Tsushima é claramente regido como as tradicionais escolas japonesas ensinam: ao contrário de desferir golpes a esmo, devemos observar calmamente o oponente, aproveitando-se de brechas para finalizar o embate da forma mais breve possível. Jin é capaz de bloquear diversos ataques, deixando seus inimigos abertos a um mortífero e preciso golpe. Caso eles ainda sobrevivam, você pode honrar seu oponente ao encerrar seu sofrimento.

Estilo eficiente

Nas apresentações vemos Jin trajando diferentes vestimentas. Armaduras samurais (yoroi), kimonos, entre outros. Essa funcionalidade vai muito além dos aspectos estéticos, pois cada roupa utilizada apresenta vantagens e atributos especiais para as diversas opções do jogo: exploração e coleta de recursos, combate samurai e modo Fantasma. Jin pode ainda coletar flores e outras plantas a fim de customizar a coloração de seus trajes.



Agindo como fantasma

Após a terrível derrota, Jin precisa rever seus conceitos e a reaprender seu jeito de combater essa nova ameaça. Para isso, ele deve assumir a faceta do Fantasma, fazendo uso de táticas furtivas e ataques letais contra alvos desavisados. Seu jeito de agir torna-se muito semelhante ao jeito shinobi de agir, muito visto na série de jogos Tenchu. 



Como um Fantasma, ele é capaz de escalar telhados através de um gancho, balançar de um ponto a outro, além de poder utilizar toda uma gama de ferramentas, técnicas de distração e até mesmo os próprios recursos inimigos como bombas explosivas. Tudo para colocar seus alvos em posições vulneráveis que favoreçam o seu abate. Nesse modo de jogo, o assassinato é recompensado com execuções brutais que causam medo naqueles que testemunham a ação, quebrando seu psicológico, construíndo a lenda do Fantasma de Tsushima que voltou dos mortos para vingar seu povo.




Curiosidades

  • Ao que parece, durante a luta para retomar a ilha de Tsushima, teremos o apoio de alguns aliados. No trailer de revelação, encontramos uma guerreira chamada Masako que aparenta juntar esforços a Jin, mas no final os dois se enfrentam em um épico duelo;

  • Jin é comumente referenciado como lorde Sakai, sendo reverenciado por outras pessoas enquanto transita nos muitos cenários do jogo; 
  • O artista Takashi Okazaki (criador de Afro Samurai) desenhou quatro posters ilustrando diversos momentos da trajetória de Jin: os ventos que o guiam, o fogo que destrói seu lar, a máscara utilizada enquanto se torna o Fantasma e sua fúria na luta contra os mongóis;
  • O vento é um elemento constantemente presente durante a campanha. Ele, de certa forma, será o guia de nosso protagonista durante a exploração, fazendo uma breve referência ao termo kamikaze (vento divino);
  • Jin parece ter uma grande afinidade com elementos  naturais e do folclore japonês. A raposa, que nas lendas e religião japonesa apresenta inúmeras interpretações, no jogo ela parece guiar nosso herói até a localização de fontes e altares que concedem melhorias ao honrá-los. Durante a apresentação, também vemos pássaros levando Sakai até locais mais isolados;
  • O jogo parece ter um sistema semelhante ao Karma de InFamous, aqui Jin deverá reconstruir sua reputação após sofrer uma terrível derrota contra os mongóis.

Personagem completo

Sem nem experimentar o título, já ficamos com a forte impressão de que Jin Sakai tem todos os atributos necessários para torná-lo mais um dentro as figuras inesquecíveis que o mundo dos jogos nos apresentaram. Sua volatilidade entre os estilos de luta samurai e o sombrio Fantasma confere muita versatilidade ao jogador, dando espaço para aqueles que gostam de agir furtivamente ou encarar a ação de frente.



Essa dualidade promete criar um enorme conflito em nosso protagonista, será ele capaz de trair todo o legado transmitido por seus antepassados em detrimento de sobreviver e retomar a ilha de Tsushima portando-se como o Fantasma? Nos resta aguardar o desenrolar da história de Ghost of Tsushima no dia 17 de julho. Continue ligado aqui no GameBlast para mais informações sobre o próximo título da Sucker Punch Productions.



Revisão: Emanoelly Rozas 


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google