Dicas e Truques

Final Fantasy VII Remake (PS4): Guia de troféus

Um guia simples e eficaz para tornar a busca pela platina uma tarefa mais tranquila.


Final Fantasy VII Remake (PS4) é a versão moderna do título homônimo de 1997, lançado originalmente para PlayStation. Com visuais completamente refeitos, novo sistema de batalha em tempo real e uma história memorável, o novo título da Square-Enix é uma excelente pedida para amantes do gênero RPG e para quem gosta de conquistar troféus.


Em geral, alcançar a platina não é difícil. Diversos troféus são adquiridos ao completar os capítulos, missões secundárias e subindo de nível. Outros exigem um pouco mais de trabalho, especialmente relacionado a itens colecionáveis.

Dados Gerais

Nível de dificuldade: média.
Tempo médio para obter todos os troféus: 65 a 70 horas.
Número mínimo de partidas: duas.
Troféus que podem ser perdidos: nenhum.
Troféus dependentes da dificuldade: sim.

Dicas Gerais

  • O jogo deve ser finalizado ao menos duas vezes. A primeira jogada pode ser na dificuldade fácil. O objetivo durante essa primeira etapa é concluir todas as 24 missões secundárias disponíveis, encontrar todos os colecionáveis nos 18 capítulos e concluir troféus específicos de cada capítulo;
  • Não há necessidade de se preocupar caso algum troféu de um capítulo específico não tenha sido alcançado. Após zerar o jogo, a Seleção de Capítulos é desbloqueada.

Lista de troféus


Mestre do destino (Platina)
Obteve todos os troféus de Final Fantasy VII Remake

Só dessa vez (Bronze)
Conclua o Capítulo 1.
A arte da fuga (Bronze)
Conclua o Capítulo 2.
Soldado da fortuna (Bronze)
Conclua o Capítulo 3.
Passeio noturno (Bronze)
Conclua o Capítulo 4.
Plano E (Bronze)
Conclua o Capítulo 5.
No escuro (Bronze)
Conclua o Capítulo 6.
Ratos do esgoto (Bronze)
Conclua o Capítulo 7.
Reunidos (Bronze)
Conclua o Capítulo 8.
A escolhida (Bronze)
Conclua o Capítulo 9.
Sobrevivência subterrânea (Bronze)
Conclua o Capítulo 10.
Investigador paranormal (Bronze)
Conclua o Capítulo 11.
A queda (Bronze)
Conclua o Capítulo 12.
Sonhos interrompidos (Bronze)
Conclua o Capítulo 13.
Juntando os cacos (Bronze)
Conclua o Capítulo 14.
A grande pizza no céu (Bronze)
Conclua o capítulo 15.
Sem hora marcada (Bronze)
Conclua o Capítulo 16.
Em meio ao caos (Bronze)
Conclua o Capítulo 17.
Encruzilhadas do destino (Bronze)
Conclua o Capítulo 18.
Aquecimento (Bronze)
Vença uma batalha.
Basta concluir uma batalha qualquer. O troféu será obtido nos primeiros minutos de jogo, logo após a primeira batalha contra soldados da Shinra.

Ataque estratégico (Bronze)
Explore um ponto fraco de um inimigo.
Os inimigos de FF7R possuem fraquezas específicas. Para descobri-las, é preciso o uso da Matéria Análise, obtida conforme o jogo progride por meio de Chadley, um NPC; ou utilizando magias diversas até descobrir a fraqueza por conta própria. Soldados Shinra e seres humanos costumam ser fracos contra Fogo; já máquinas, como torretas e Varredores, são fracos contra Trovão. Basta utilizar essas magias em um inimigo e o troféu pipoca na tela.

Laços de amizade (Bronze)
Liberte um aliado.
Alguns inimigos têm habilidades que prendem os personagens. Comumente, são utilizadas contra os personagens controlados pelo jogador. Durante a primeira batalha contra um chefe, a Sentinela Escorpião, basta ficar atento ao seu golpe frontal de agarrão. Quando o aliado estiver preso, troque o controle para o outro personagem, ataque o chefe e pronto: troféu desbloqueado.


Início atordoante (Bronze)
Atordoe um inimigo.
Para atordoar um inimigo, basta atacá-lo constantemente para preencher sua barra de atordoamento. Certos ataques, como magias elementais, preenchem a barra com mais facilidade.


Colecionador de discos (Bronze)
Colete 3 discos de música.
Ver Discoteca ambulante.


Discoteca ambulante (Prata)
Colete todos os discos de música.
Discos de música são alguns dos colecionáveis do jogo. Podem ser obtidos em pontos de venda ou conversando com alguns NPCs. É possível saber que há um disco por perto ao ouvir uma música tocando próximo a Cloud. O título da música aparecerá no canto da tela, caso já tenha sido coletada. Se em vez disso aparecer “???”, basta conversar com algum dos NPCs ou acessar a lojinha por perto. Colete todos e o troféu será desbloqueado. Segue abaixo um vídeo com a localização e a forma de obtenção de todos os discos. 

Créditos: PowerPyx. 



Já é um começo (Bronze)
Conclua uma missão.
Complete qualquer missão secundária. Missões secundárias ficam marcadas com uma exclamação verde no mapa.


O melhor do ramo (Prata)
Conclua todas as missões.
São 26 missões secundárias ao todo. Apenas 24 delas podem ser concluídas na primeira jornada, com as últimas duas sendo feitas a partir da Seleção de Capítulos após finalizar o jogo. Há quatro missões no Capítulo 9: The Party Never Stops, A Dynamite Body, The Price of Thievery e Shears’ Counterattack. Concluir as duas primeiras impede que as duas últimas sejam completadas. É preciso escolher apenas as duas primeiras ou as duas últimas. Após isso, as restantes devem ser realizadas por meio da Seleção de Capítulos.


Minha primeira habilidade (Bronze)
Chegue ao máximo de uma proficiência de arma.
Cada arma disponível para os personagens possui uma habilidade especial única. Ao utilizá-la para derrotar inimigos, a barra de proficiência é preenchida. Ao atingir 100%, a habilidade é desbloqueada para uso com qualquer outro armamento do personagem. Não tem segredo. Assim que comprar uma nova arma, basta usar sua habilidade com frequência e pronto: troféu garantido.


Matéria para iniciantes (Bronze)
Suba o nível de uma Matéria.
Derrotar inimigos e concluir batalhas concede PA para as Matérias equipadas por Cloud e pelos outros aliados em combate. Ao acumular PA suficiente, a Matéria sobe de nível, desbloqueando uma versão mais poderosa de seus efeitos. A sugestão aqui é deixar uma mesma Matéria sempre equipada em Cloud, preferencialmente Cura. Além de ser a melhor Matéria, maximizá-la também concederá o troféu.


Minha primeira invocação (Bronze)
Use uma invocação.
As invocações de FF7R são realizadas durante as batalhas. É preciso estar com uma Matéria de invocação equipada (orbes vermelhos) em um dos personagens participantes das batalhas. Ao causar e sofrer dano continuamente, uma barra roxa surge no canto da tela e começa a se preencher automaticamente. Quando cheia, basta utilizar duas barras de ação ATB para lançar o comando de invocação do personagem. Invocações são mais comuns em batalhas contra chefes e inimigos mais fortes. A primeira invocação é Ifrit, o demônio do fogo, e é obtida de forma automática no Capítulo 3. Não tem como perder esse troféu.


Piloto experiente (Bronze)
Seja elogiado por Jessie depois da batalha de moto.
No Capítulo 4, Cloud pilota uma moto com Jessie na garupa. Inimigos irão atacá-los durante o trajeto, incluindo um chefe mais ao final da seção. Para desbloquear o troféu, Cloud precisa terminar a parte de motocicleta com ao menos 80% de saúde ou não ser atingido por mais do que dois ataques que causam desaceleração na moto. É um troféu um tanto quanto chato. A melhor opção é fazê-lo na dificuldade Fácil, visto que o dano sofrido será menor.

Cloud pode atacar para a esquerda e a direita, usar um ataque especial frontal perseguidor, acelerar e frear. O ideal aqui é prestar atenção nos inimigos e entender seus padrões de ataque. A parte mais chata é justamente contra o chefe. A estratégia aqui consiste em bloquear seus golpes menores e ir para as laterais do cenário para escapar de seu golpe mais forte. Em dado ponto da batalha, o pilantra lança cargas de eletricidade. Manobre a moto para escapar delas. Ataque-o sempre que possível e finalize a seção com a apreciação de Jessie para desbloquear o troféu.


Mira perfeita (Bronze)
Lidere o placar no jogo de dardos do Sétimo Paraíso.
No Capítulo 3, Cloud poderá jogar dardos no bar Sétimo Paraíso assim que Tifa sair de cena e disser a ele para passar o tempo enquanto a espera. O troféu é desbloqueado caso Cloud faça a pontuação desejada em sete lançamentos ou menos. Aqui é mais uma questão de habilidade. Controlar a mira é algo que pode ser simples, bastando se acostumar com seu comportamento. Mire os 50 pontos nas primeiras jogadas para diminuir os pontos rapidamente. Conforme as rodadas avançam, o próprio jogo indica o melhor slot de pontos a ser atingido.


Uma duplinha da pesada (Bronze)
Obtenha a Matéria de Chocobo e Moogle.
Essa matéria de invocação pode ser obtida no Capítulo 6, após desativar as três lâmpadas solares. Tifa irá falar sobre ter visto algo de valor atrás de alguns ventiladores grandões, o que irá marcar um pontinho roxo no mapa. Após as lâmpadas estarem desativadas, volte para a área inicial, mas, em vez de acessar o elevador principal, vá para a direita e embarque em outro elevador. Suba a escada, desative os ventiladores e finalize a batalha em seguida no tempo exigido para ter acesso ao orbe de Matéria de Chocobo e Moogle. Abaixo você confere um vídeo do PowerPyx com a localização exata.

Créditos: PowerPyx



Hacker (Bronze)
Burle o sistema de segurança no Reator de Mako 5.
No Capítulo 7, Cloud, Tifa e Barret terão de utilizar três interruptores ao mesmo tempo para avançar na área. Faz parte da história e não tem como não encontrar essa sala. Nesse mesmo local, há uma outra mesa com outros três interruptores que abrem uma porta para o depósito de lixo robótico da Shinra. Conclua o minijogo dos interruptores marcados com um ponto roxo no mapa e pronto: troféu desbloqueado.


Exterminador de caixas (Bronze)
Conclua todos os desafios de Quebra-Caixa no nível Normal.
No Capítulo 8, conclua as missões secundárias Kids on Patrol e A Verified Hero. Após concluí-las, a criançada permitirá que Cloud participe do minijogo Quebra-Caixa. Para obter o troféu, é preciso alcançar 30 mil pontos. O desafio consiste em quebrar caixas com um taco de madeira. Caixas amarelas concedem pontos, azuis dão pontos e preenchem a barra de ATB e caixas vermelhas com um reloginho na lateral dão mais tempo.

A estratégia aqui é não ficar preso em uma seção apenas. Quebre o máximo de caixas aglomeradas que conseguir com um ou dois golpes e parta para o próximo conjunto. No início do desafio, à direita, suba o morrinho para destruir uma primeira caixa de tempo. Desça rapidamente, quebre mais caixas e fique atento à sua esquerda para outra caixa de tempo. Uma outra caixa de tempo é de fácil acesso após destruir uma de duas caixas grandes azuis. Sobre as caixas azuis, elas concedem 1500 pontos, mas demoram a ceder. Esmague o botão quadrado quando mirar nelas.


Quebra-Caixa sagaz (Bronze)
Conclua todos os desafios de Quebra-Caixa no nível Difícil.
Mesmo esquema do troféu anterior, porém, realizado no Capítulo 14. Volte ao Setor 5, no Esconderijo das Crianças, e conclua o desafio utilizando as dicas dadas anteriormente.


Flores para as folhas (Bronze)
Decore o Lar das Folhas com um arranjo floral.
Troféu concedido automaticamente durante o Capítulo 8.


Caçador de invocações (Bronze)
Derrote uma invocação em combate.
No Capítulo 8, Cloud pode conversar com Chadley novamente. Se tiver concluído os Informes de Batalha de 1 a 4, poderá enfrentar Shiva, a rainha do gelo, no Simulador de Batalha Portátil de Chadley. Derrotá-la em combate desbloqueia sua Matéria de invocação e o troféu em questão. O ideal é ter ao menos um time de dois personagens para enfrentá-la. Sua fraqueza principal é Fogo, então abuse dessa magia e invoque Ifrit assim que for possível. Alguns ataques de Shiva causam dano massivo, mas a maioria pode ser bloqueada, esquivada ou evitada ao manter distância.


Rei do agachamento (Bronze)
Conclua todos os desafios de agachamento.
No Capítulo 9, conclua a missão secundária Burning Thighs para ter acesso a um conjunto de desafios de agachamento na academia de Jules. São três níveis, e é preciso derrotar todos eles para ganhar o troféu. O minijogo consiste em apertar o botão correto no momento exato. A sequência de botões é em forma de losango e permanece durante o desafio iniciado. Quanto mais agachamentos em sequência fizer, mais rápido poderá apertar os botões. Errar faz Cloud cair, e ele demora uma eternidade… ou, melhor dizendo, demora o suficiente para o adversário ultrapassá-lo na quantidade de agachamentos.

Embora o nível Difícil seja o mais chato de vencer, o adversário sempre irá cair em algum momento. Sempre. Não tem necessidade de apertar os botões na velocidade da luz. Seja rápido, sem afobação e mantenha o ritmo constante que vitória e troféu vêm tranquilamente.


Majestade das flexões (Bronze)
Conclua todos os desafios de flexões.
No Capítulo 14, volte ao Mercado Murado e vá para a academia onde realizou os desafios de agachamentos. Complete a missão secundária ali e continue desafiando os adversários até chegar em Jules, que é o nível mais difícil.

Basicamente a mesma coisa que o desafio de agachamentos. A diferença aqui é que a ordem dos botões é em “Z”. Jules é um monstro das flexões e, quando menos esperar, o rapaz acelera como se tivesse tomado dois litros de Whey no pré-treino. Ainda assim, ele sempre cai entre 38 e 41 flexões. Mantenha o ritmo sem deixar Tifa cair e ultrapasse Jules nos momentos finais. A vitória é apertada, mas vem e traz consigo o troféu.


Rainha da pista (Bronze)
Receba os brincos de Aniyan por concluir o desafio de dança.
No Capítulo 9, na Pousada Honeybee, Cloud terá de dançar com Aniyan para conseguir sua aprovação para entrar na mansão de Don Corneo. A apresentação se trata de um minijogo que consiste em apertar o botão na tela no momento certo. Há um tutorial bem útil pouco antes do grande evento. Quando estiver chegando para falar com Aniyan, salve o jogo manualmente. Caso não consiga o troféu, repita o minijogo.

Ao apertar o botão, você será avaliado. São três notas possíveis para cada aperto de botão: Ótimo, Bom e Ruim. Um brilho ao redor do botão exigido indica o momento ideal a ser pressionado para conseguir a melhor nota. Fique atento e tente tirar o máximo de Ótimos possíveis. Se ao final do evento Aerith fizer um comentário negativo, o troféu não irá pipocar na tela e o minijogo terá de ser jogado novamente.


O retorno do campeão (Bronze)
Vença uma sessão de combates do Coliseu.
No Capítulo 9, é possível participar de desafios no Coliseu de Don Corneo. Após a luta relacionada à história principal, esses desafios ficam acessíveis e consistem em batalhas variadas controlando os personagens em batalhas solo, em duplas ou em trios. Vença uma delas e o troféu é adquirido.


Noiva indecisa (Bronze)
Vista 3 trajes de candidata à noiva.
Veja Noiva exigente.

Noiva exigente (Prata)
Vista todos os trajes de candidatas à noiva.
Durante o Capítulo 9, Cloud, Tifa e Aerith terão adquirido um vestido para cada. Este troféu exige que você obtenha todos os vestidos do jogo, sendo três para cada personagem. O vestido utilizado depende de escolhas feitas em capítulos anteriores. Para que o vestido conte como adquirido, é preciso sempre terminar o Capítulo 9. Logo, será necessário completá-lo ao menos três vezes.

Tifa: os vestidos de Tifa são baseados em escolha de respostas em uma conversa entre ela e Cloud no Capítulo 3. Jogue o capítulo três vezes, optando sempre por uma resposta diferente. Assim que terminar o capítulo, use a Seleção de Capítulos e vá para o número 9. Complete-o totalmente e pronto. Vestido salvo nos registros do jogo.

Aerith: os vestidos de Aerith são determinados a partir de quantas missões secundárias você completou no Capítulo 8. Vestido 1: todas as missões completadas; vestido 2: metade das missões completadas; vestido 3: nenhuma missão secundária realizada. Mesma coisa para os vestidos de Tifa: complete o episódio 3, vá para o 9 e finalize-o por inteiro. Espere o jogo salvar e pronto.

Cloud: os vestidos de Cloud são baseados em suas escolhas de missões secundárias no Capítulo 9. Vestido 1: concluir The Party Never Stops, A Dynamite Body e Burning Thighs; vestido 2: concluir The Price of Thievery, Shears’ Counterattack e Burning Thighs; vestido 3: não realizar nenhuma missão secundária no capítulo. Conclua o episódio inteiro, espere o jogo salvar e pronto: vestido adquirido e registrado no jogo.


Gratidão divina (Bronze)
Receba uma carta de um anjo.
Complete todas as 24 missões secundárias na primeira jornada. Ao final do Capítulo 14, quando Cloud estiver prestes a usar a arma de gancho para saltar um muro com Tifa e Barret, preste atenção no caminho que leva ao local do salto. Um brilho pequeno indicará um item no chão. É uma carta deixada pelo Anjo da Guarda das favelas, nos setores inferiores de Midgar. Colete-a e o troféu será seu.


A vida de Johnny (Bronze)
Testemunhe todos os incidentes com o Johnny.
Johnny é um rapaz ruivo que aparece primeiramente no Capítulo 3. Há cinco incidentes relacionados a ele que você precisa testemunhar. O primeiro é no Capítulo 3 e é o objetivo principal da história, sendo impossível de perder. Outros dois acontecem no Capítulo 9 e os dois últimos no Capítulo 14. Com exceção do primeiro, os outros quatro incidentes têm relação com missões secundárias. Não tem como perder os incidentes de Johnny se você estiver buscando concluir o troféu de todas as missões secundárias.

Capítulo 9: Johnny fica marcado como um ponto roxo no mapa. Persiga-o para dar início ao primeiro incidente. O segundo incidente é relacionado à missão The Party Never Stops.

Capítulo 14: aceite e conclua a missão Tomboy Bandit, dada a você pelo próprio Johnny, e pronto. Ele vai embora e o troféu pipoca na tela. Plim!


Crescimento pessoal (Bronze)
Chegue ao nível 50 com um personagem.
O nível 50 é o nível máximo dos personagens em Final Fantasy VII Remake. Concluir todas as missões secundárias e fazer os desafios do Coliseu de Don Corneo no Capítulo 9 e os desafios do Simulador de Batalha Shinra do Capítulo 16 torna possível finalizar o jogo estando entre os níveis 38 e 40.

Uma forma de terminar de subir os níveis restantes é reiniciar o Capítulo 9 por meio da Seleção de Capítulos e realizar repetidamente as batalhas do Coliseu de Don Corneo. Equipe a Matéria de aumento de pontos de experiência ganhados por batalha, pois ela multiplica os ganhos em até quatro vezes. O modo Difícil também concede quantias de XP elevadas.


Um feito atordoante (Bronze)
Cause 300% de dano a um inimigo atordoado.
Para atordoar um inimigo, é preciso preencher sua barra de atordoamento, atacando-o especialmente com magias que sejam seus pontos fracos. Neste troféu, é preciso aumentar o dano bônus para 300%. A melhor forma para tal é batalhar contra o Chocobo Gordo, que pode ser acessado por meio de Chadley e seu Sistema de Batalhas Portátil.

Controlando Tifa, ataque o Chocobo para encher duas barras de ATB. Prossiga atacando até que a bolota amarela fique atordoada. Assim que estiver, use sua habilidade principal de carregamento de força, Chi, para potencializar os ataques com triângulo. Use Chi duas vezes seguidas, gastando duas barras de ATB em sequência, e desfira os ataques com triângulo no Chocobo quando ele estiver atordoado. Encha mais ATB e repita o processo. Você verá a porcentagem de dano subindo. Atinja 300% e o troféu será seu. Tente fazer esse troféu nos modos Normal ou Difícil, para que o Chocobo possa absorver mais dano.


Serviço de inteligência (Prata)
Conclua todos os informes de batalha.
Os Informes de Batalha são objetivos especiais dados por Chadley ao jogador. Consistem em analisar X tipos de inimigos, derrotar outras variações de um mesmo inimigo, dentre outros. Nada absurdo. São 20 informes totais. Conclua os informes atuais e converse com Chadley para poder entregá-los e receber novos. Não tem segredo. Chadley aparece com bastante frequência durante a aventura. Fique de olho.


Especialista em armas (Prata)
Aprenda todas as habilidades de armas.
Cada arma oferece uma habilidade especial. São 24 armas/habilidades, sendo seis para cada personagem. Podem ser obtidas progredindo na história, adquiridas de vendedores em diferentes locais e encontradas em baús que brilham na cor roxa. Encontre-as, atinja 100% de proficiência com todas elas e o troféu será seu. Para saber a localização exata de todas as armas, siga o vídeo do PowerPyx abaixo.

Créditos: PowerPyx



Mestre da imitação (Prata)
Aprenda todas as habilidades de inimigos.
Há quatro habilidades de inimigos que podem ser aprendidas. Para aprendê-las, é preciso equipar a Matéria de Habilidade do Inimigo. Essa Matéria pode ser comprada de Chadley após concluir o informe de batalha 16. Com a Matéria equipada, espere o inimigo atacá-lo com sua habilidade especial e use a Matéria para aprendê-la.

Os inimigos são: Varghidpolis, Smogger, Cerulean Drake e Marlboro. Abaixo tem um vídeo do PowerPyx com todas as localizações dos inimigos.



Que cheiro é esse? (Prata)
Derrote um marlboro.
Termine o jogo e use a Seleção de Capítulos para ir ao Capítulo 17. Coloque na dificuldade Difícil antes de iniciar. No capítulo, jogue até se encontrar com Chadley, que irá mencionar um novo Simulador de Batalhas. Prossiga mais um pouco para encontrar o terminal de batalha e ative o desafio Monstros da Lenda. Marlboro é o último inimigo desse desafio.

Tenha em mente que, jogando no Difícil, não é possível utilizar itens durante a batalha. Equipe seu time todo com Matérias de Cura, especialmente Aerith ou o personagem com maior número de PM (Pontos de Magia). No fim das contas, é uma batalha como qualquer outra. Aprenda os padrões de ataque do inimigo, abuse de defesas e explore suas fraquezas. Assim que Marlboro cair, o troféu cai junto.


A arma final (Ouro)
Derrote o protótipo de Orgulho e Proveito.
Para habilitar a batalha contra Orgulho e Proveito, termine todos os desafios do Coliseu de Don Corneo no Capítulo 9 e todos os desafios do Simulador de Batalha Shinra no Capítulo 17. O desafio aqui é, ó: uma beleza. São cinco rodadas. As quatro primeiras consistem em invocações: Shiva, Chocobo Gordo, Leviatã e Bahamut/Ifrit. A última rodada é contra Orgulho e Proveito. Vença-o e o troféu será seu.


Veterano cascudo (Ouro)
Conclua todos os capítulos no nível Difícil.
Autoexplicativo. Siga a história principal apenas desde o Capítulo 1 até o final do jogo e pronto. O troféu pipoca na tela.

Dicas importantes para o modo Difícil:

  • Tenha a Matéria Cura++ equipada em todos os personagens, pois não é possível utilizar NENHUM tipo de item durante as batalhas;
  • Use armas e equipamentos que aumentem Defesa Física, Ataque Físico, PM e Pontos de Saúde. Algumas Matérias também concedem bônus passivos e fortalecimento de características;
  • Esteja no nível 50 com armas plenamente evoluídas;
  • Equipe o item Gotterdammerung.
Gotterdammerung é um acessório incrivelmente poderoso. O personagem equipado com ele entra nas batalhas com a barra de Limit Break totalmente preenchida. Além disso, essa barra se preenche bem mais rápido durante as batalhas, permitindo o uso da habilidade suprema com maior frequência. Para desbloqueá-lo, basta seguir os passos adiante:
  • Conclua todos os desafios do Coliseu de Don Corneo;
  • Conclua todos os desafios do Simulador de Batalha Shinra;
  • Conclua todos os Informes de Batalha;
  • Conclua o desafio Three-Person Team vs Top Secret, que é um desafio exclusivo do modo Difícil no Simulador de Batalha Shinra acessado no Capítulo 17.

Créditos: Shacknews

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google