Dicas e Truques

Doom Eternal (Multi) – dicas para sobreviver a esse game infernal

Uma lista com os melhores conselhos e sugestões para se dar bem nesse jogo.

Contando com muitas qualidades, Doom Eternal (Multi) é um game de ação divertido e cheio de recursos. Mas, se por um lado temos muitas opções para utilizar durante as batalhas, por outro temos um nível de dificuldade elevado. São muitos tipos de monstros poderosos com habilidades diferentes, além de vários outros tipos de desafios. Para te ajudar a vencer com o Doom Slayer, esta matéria vai fornecer dicas e truques valiosos.

As fraquezas dos inimigos são vitais

Conforme novos inimigos são introduzidos, o game apresenta explicações sobre eles, incluindo os seus respectivos pontos fracos. A dica é decorar cada um deles com cuidado e fazer uso sem dó. Monstros como Mancubus e Cacodemônio podem complicar bastante uma partida se não forem derrotados, ou ao menos neutralizados. Por isso, foque nos inimigos com pontos fracos antes de partir para os demais e lembre-se de olhar o Códice quanto estiver em dúvida.
O ponto fraco do Aracnotron é a sua "antena" no topo da cabeça

Mantenha um equilíbrio entre os três contadores

O jogador precisa ficar atento a três contadores principais durante as partidas: vida, munição e escudo, nessa ordem de prioridade. Pontos para recuperá-los são distribuídos através de itens pelo cenário, ou então ao realizar alguns feitos específicos. Colocar fogo nos inimigos gera pontos de escudo, enquanto matá-los com a motosserra fornece um pouco de tudo, por exemplo.
Use e abuse das Execuções Gloriosas
Lembre-se também que, ao receber uma determinada quantidade de dano antes de morrer, os inimigos começam a piscar. Nesse momento, é possível realizar uma Execução Gloriosa ao atacar bem próximo dele. Além de visualmente divertidas, elas recuperam um pouco de vida do personagem, além de carregarem o ataque Soco Sangrento, que pode render mais recursos.

Utilize as armas mais adequadas para cada momento

Essa dica combina bem com a dos pontos fracos. Certas fraquezas dos inimigos podem ser mais facilmente aproveitadas usando determinados tipos de armas. Logo, procure manter sempre um pouco de cada tipo de munição; assim, você não fica refém de uma situação que poderia ser mais fácil com o armamento adequado.
A BFG-9000 é muito poderosa e útil para momentos complicados
Além das fraquezas, pensar antes de sair utilizando todas as armas a esmo é um conselho sábio em geral. Guarde as armas mais poderosas, como a balista e a bazuca, para inimigos fortes, e abuse das granadas e lança-chamas, que se recarregam com o tempo. Use também o Soco Sangrento e as Execuções Gloriosas, que recuperam a vida e derrotam inimigos imediatamente.

Movimente-se constantemente

Embora ter uma mira precisa e saber utilizar as armas seja muito importante, manter-se em constante movimentação pelo cenário também é vital. Inimigos tendem a cercar o jogador, o que leva o personagem a sofrer uma considerável quantidade de dano (ou até mesmo morrer). Logo, nunca fique no mesmo local por muito tempo e, se necessário, fuja para ganhar fôlego e poder recuperar os recursos.

Fique atento as seções de plataforma

Os combates intensos certamente são o carro chefe de Doom Eternal. Mas o game também tem várias seções de plataforma. Seja para avançar pelas fases ou para encontrar segredos, elas compartilham de um nível de dificuldade semelhante ao observado nas batalhas. Embora “cair para fora” do cenário não resulte em morte instantânea, isso pode levar a perdas significativas de escudo e, posteriormente, vida.
Agilidade e pensamento rápido são muito importantes
Logo, antes de começar a sair pulando, preste atenção no cenário. Faça um desenho mental de qual trajeto deverá ser percorrido, incluindo saltos, impulsos, paredes escaláveis, etc. Se ficar com dúvidas, dê uma olhada no mapa, que detalha alguns elementos difíceis de ver. Somente depois desse planejamento comece a enfrentar o desafio.

Explore cada pedacinho do cenário

Agora que ficou clara a necessidade de ter cuidado ao avançar pelas fases, a dica é explorar todos os cantos de cada uma.  Além de colecionáveis e missões extras, o jogador poderá encontrar recursos precisos como vida, munição e escudo. Uma boa prática é vasculhar os cenários logo após as batalhas, porque muitas vezes itens são ignorados em meio à ação.
Brinquedos vendidos separadamente...
Fique atento ao mapa, que utiliza marcadores especiais para colecionáveis (pontos de interrogação) e itens especiais (como vidas extras e pontos de melhoria, que serão abordados em outra dica mais adiante). Coletar esses elementos no cenário geralmente exige alguns movimentos mais caprichados e atenção em paredes quebráveis, então fique de olho para não perder nada.

Lembre-se de utilizar todos os recursos

O Doom Slayer tem muitos equipamentos à sua disposição, sendo que alguns deles já foram citados em dicas anteriores. Para ter sucesso nas lutas, é vital utilizar (praticamente) todos eles. No calor da batalha, pode ser complicado de lembrar-se da granada, da espada Crisol ou do soco especial Soco Sangrento, por exemplo. Afinal, atirar e desviar já consome muita concentração.
Intercale as armas com outras habilidades
Por isso, procure manter uma espécie de rotina ao começar uma luta. Saque o lança-chamas, dispare a(s) granada(s) e ative o soco (se estiver carregado). Depois, saia atirando contra os inimigos e se afaste um pouco, esperando os equipamentos recuperarem para repetir o processo. Nem sempre essa tática vai funcionar, mas é bom ter em mente todas as opções. E por favor, nunca se esqueça da motosserra!

Use as melhorias com sabedoria

Conforme vamos avançando pela campanha do game, várias melhorias são liberadas para o Doom Slayer e seus equipamentos. Elas podem ser acessadas através de Pontos de Traje Pretor, Cristais Sentinela, Mod Bots e Pontos de Arma. Como existem muitas opções diferentes para customizar, a dica é ler cada uma das possibilidades e escolher as que se adaptam melhor ao seu estilo.
Lembre-se de melhorar as suas armas favoritas primeiro
Adiar as melhorias pode ser benéfico, pois assim é possível explorar mais o game e decidir com calma como gastar esses pontos preciosos. Particularmente, creio que boas opções iniciais sejam as seguintes:
  • Pontos de Traje Pretor: Impulsionador Agilizado (fundamentos) para diminuir o tempo de recuperação do impulso, Caçador de Itens (exploração) para revelar a posição dos itens no mapa e Mais Estoque de Granada (granada de fragmentação) para poder atirar duas granadas por vez;
  • Cristais Sentinelas: Ímã de Espólios (recursos mais distantes são atraídos ao jogador) e Cuspe Rápido (lança-chamas recupera mais rápido);
  • Mod Bots: bombas adesivas para a Escopeta de Caça e dardo de precisão para o Canhão Pesado;
  • Pontos de Arma: obtenha os upgrades das modificações acima e da Superescopeta (assim que liberá-la).

Essas são as nossas dicas! Ficou faltando alguma? O que achou do incrível Doom Eternal? Deixe a sua opinião.
Revisão: Davi Sousa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google