Dicas e Truques

Uncharted 4: A Thief's End (PS4) - Guia de troféus

Finalize a saga de Nathan Drake com o nosso guia e alcance os 100% do jogo.


A conclusão da saga Uncharted foi uma das sequências mais aguardadas pelos fãs de jogos de ação e aventura. Nela vemos um Drake involuntariamente aposentado de suas buscas por tesouros ao redor do globo, mas ainda com um desejo de reviver toda a emoção do passado. Uma figura dessa época retorna e traz consigo mais uma missão ao nosso herói...uma última aventura! Para honrar o último ato desse protagonista tão querido, fizemos esse guia para ajudá-lo a alcançar todos os troféus do jogo.

Informações gerais

Dificuldade: 4/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: 30/35 horas
Total de troféus/conquistas: 68.
Número de troféus/conquistas perdíveis: 0
Troféus/conquistas com problemas: 0
Mínimo de conclusões da campanha: 2

Uma última vez
Colete todos os troféus do jogo.


Descoberto! - Explorador
Termine o jogo no modo Explorador.


Descoberto! - Leve
Termine o jogo no modo Leve.


Descoberto! - Moderado
Termine o jogo no modo Moderado.


Descoberto! - Difícil
Termine o jogo no modo Difícil.


Descoberto! - Demolidor
Termine o jogo no modo Demolidor. Esse pode ser o maior desafio de todo o título. Nessa dificuldade, a vida de Drake é bem menor. Com 2 ou 3 tiros seu personagem irá morrer, e o oposto se aplica aos inimigos, que parecem verdadeiros tanques, muito mais resistentes e agressivos.

Tome cuidado especial com inimigos portando armas explosivas, pois eles podem matá-lo mesmo protegido em uma mureta. Por falar no sistema de cover, use e abuse dele, seja paciente e saiba o momento certo de se movimentar e atirar. Aprimore sua mira para acertar muitos tiros na cabeça e salvar munição, pois ela estará muito mais escassa no Demolidor.

Descoberto! - Speed Run
Termine o jogo em até 6 horas. Esse pode ser um dos troféus mais complicados dos jogo, pois os desenvolvedores retiraram a opção de reiniciar de um checkpoint para voltar o contador do tempo. Cada passo aqui precisa estar totalmente voltado em ganhar tempo e passar das áreas o mais rápido possível. Recomendo tentar este troféu na dificuldade Explorador, pular todas as cutscenes e, quando possível, passar direto em certas áreas de confronto, já que nem todas te obrigam a eliminar as ameaças para prosseguir.

Troféus colecionáveis

Uncharted 4 traz a maior lista de itens colecionáveis de toda a série, mas com o vídeo abaixo a tarefa fica muito mais simples. Seguindo à risca os passos mostrados, os troféus abaixo estarão garantidos!

Primeiro tesouro
Encontre um tesouro.

Caçador de tesouros
Encontre 50 tesouros.

Mestre dos tesouros
Encontre todos os tesouros.

Caçador de relíquias
Encontre as relíquias estranhas. Cada jogo da franquia Uncharted traz uma relíquia estranha que faz referência a outros títulos da desenvolvedora. Em Uncharted 4, temos três dessas relíquias: uma de The Last of Us, Jax and Daxter e Crash Bandicoot.

Anota isso
Encontre um registro do diário.

Diário completo
Encontre todos os registros do diário.

Tome nota
Encontre uma nota do diário

História perdida
Encontre todas as notas do diário.

Acabe com todos!

Os troféus a seguir envolvem desafios que exigem matar uma quantidade específica de inimigos de formas diferenciadas.

Cabeça da turma!
Derrote 20 inimigos com tiros na cabeça. Veja a conquista você sabe usar a cabeça.

Você sabe usar a cabeça
Derrote 50 inimigos com tiros na cabeça. Essa conquista é bem simples de alcançar, pois o contador é fixo, mesmo que reiniciemos o checkpoint.

Pendurado e preciso
Dê 20 tiros na cabeça enquanto estiver numa corda. O melhor local para essa tarefa é no capítulo 10, em uma área aberta com vários inimigos e uma estrutura de madeira propícia para se deslocar de um ponto ao outro. É nela que conquistaremos mais esse troféu. Veja no vídeo abaixo um ótimo exemplo de como fazer.

Furtividade primeiro, pergunta depois
Elimine 5 inimigos de maneira furtiva. Para realizar uma eliminação furtiva, você precisa se aproximar pela retaguarda dos capangas e apertar o quadrado. Teremos diversas oportunidades no decorrer da campanha para isso.

Shh… hora de dormir
Elimine 30 inimigos de maneira furtiva.

Acho que ouvi alguma coisa
Realize 30 eliminações furtivas verticais. A eliminação vertical é um pouco mais complicada, pois exige que você esteja pendurado acima do alvo para acabar com ele. No oitavo capítulo, no trecho da ponte, encontramos uma situação dessas com um adversário. Elimine-o e reinicie do último ponto salvo até completar os 30 abates.
Correr e atirar
Derrote 50 inimigos sem mirar ou sem olhar. Uma boa pedida aqui é no vigésimo capítulo na dificuldade mais baixa. Simplesmente corra na direção dos seus alvos apertando ou segurando o botão de tiro até acabar com eles. É possível facilitar o processo ao reduzir a dificuldade e usar os ajustes (leia-se macetes) no menu de bônus.
Pular carniça
Derrote 10 inimigos em sequência, alternando entre usar armas e corpo-a-corpo. Não é muito difícil, basta lembrar a ordem em que começou: se o primeiro foi morto com tiros, o próximo precisa ser morto com ataques físicos. Um bom local para isso é nas ruínas do capítulo 8.

Imbatível!
Derrote 100 inimigos em sequência sem morrer em combate. Esse troféu virá facilmente junto com outro, como os de speedrun, já que morrer está fora de cogitação. Ainda assim, se precisar de um bom capítulo para completar esse requisito em especial, o sétimo é a sua melhor pedida.

Gatilho preciso
Complete o jogo com 70% ou mais de precisão de tiros. É recomendado tentar este troféu em sua segunda jogada, pois uma vez que terminamos a campanha, os macetes são liberados. Dentre eles, é possível ativar a mira automática, munição infinita e a opção de escolher qualquer arma do jogo.

Sequência brutal 
Derrote inimigos com pistola, metralhadora e granada, nessa ordem, em 15 segundos. Escolha um local com muitos inimigos para alternar tranquilamente entre os armamentos. No vídeo abaixo temos o exemplo de um trecho do décimo capítulo.

Fantasma no cemitério
Passe pelo encontro de combate no cemitério da Escócia sem matar ou ser visto. Esse pode se tornar um pouco complicado, até mesmo nas dificuldades mais baixas. Veja o vídeo abaixo mostrando um bom caminho a ser traçado nessa parte.

Mãos-furadas
Faça 10 inimigos soltarem suas granadas. Para conseguir esse feito, basta atirar nos bandidos quando eles estiverem preste a arremessar a granada.

Isso é que é explosão
Derrote 4 inimigos com a mesma explosão (todos os itens e armas explosivos são válidos). No capítulo 20 há um trecho em que sairmos do mar e chegamos na beira de uma praia com muitos soldados. Mate a primeira leva que está em guarda e corra para pegar o RPG a fim de mandar o próximo grupo pelos ares. 

Derrote 10 em 60 - LG China Lake
Derrote 10 inimigos em 60 segundos com o LG China Lake. Escolha o capítulo 20 e vá para o Cemitério de Navios na dificuldade mais baixa, ative os ajustes de munição infinita e, obviamente, habilite a arma LG China Lake. Faça a limpa nos inimigos e seja feliz com seu novo troféu.

Pendurado!
Destrua 10 veículos ao ser arrastado pela corda. Só é possível completar essa marca no décimo capítulo. Uma vez nele, comece a atirar nos veículos menores e motocicletas, pois são os mais fáceis de destruir. Reinicie o checkpoint até conseguir a marca de 10 veículos.

Serviço completo
Derrote inimigos com um ataque furtivo, corpo a corpo, tiro na cabeça e explosivos, nessa ordem, em 15 segundos. Vá para o oitavo capítulo na Ponte e assim que começar, desative a mira automática, caso esteja ligada. Suba a parede inicial e espere o capanga se aproximar abaixo de você para uma morte furtiva vertical. Caminhe adiante para encontrar mais dois inimigos, chame atenção do primeiro com um tiro, porém finalize ele na pancada enquanto mata o terceiro com um tiro na cabeça. Mais à frente, dê cabo do quarteto com uma única dinamite.

Mão de ferro
Derrote 5 inimigos blindados apenas com combate corpo-a-corpo. Os inimigos blindados aguentam muitos golpes antes de caírem. Você provavelmente encontrará uma quantidade suficiente para conseguir esse feito.

Resolução Pacífica
Depois de ser ilhado, deixe todos vivos até o Tesouro. Apesar da descrição vaga, o troféu exige que Nathan Drake não mate nenhum inimigo durante os capítulos 13 e 14. Isso não quer dizer que você não pode ser visto pelos oponentes, então caso isso aconteça, basta se esconder e seguir adiante.

Copiloto
Realize 10 eliminações com combos de aliados. Esse tipo de abate acontece quando você bate em um inimigo preso pelo seu aliado, quando seu aliado te livra de um agarrão ou quando os dois batem no mesmo cara simultaneamente. É o tipo de conquista que vem naturalmente com o desenrolar do enredo.

À beira do precipício
Puxe 20 inimigos enquanto estiver pendurado em uma beirada. Você pode fazer esse tipo de eliminação quando estiver pendurado e um inimigo se aproximar. É mais um troféu que vem naturalmente na campanha.

Dissonância ludonarrativa
Derrote 1.000 inimigos. Para a platina, certamente ultrapassaremos esse número, já que precisamos de pelo menos duas jogadas completas para conseguir todos os troféus.

Não alimente os animais
Brinque com o lêmure no mercado e deixe-o roubar sua maçã. Logo no começo do capítulo 11, nos deparamos com a área do mercado. Compre uma maçã na venda de duas pessoas. Mais à frente, encontraremos um rapaz brincando com um lêmure. Interaja com o pequeno animal e continue andando para que ele roube sua maçã.

Arsenal ambulante
Use todas as armas do jogo. São ao todo 28 armas espalhadas pelos mapas. Podemos utilizar os ajustes no menu do Bônus. Veja no vídeo abaixo todas as armas que precisamos para o troféu.

Nem um moledro no mundo
Trombe em todos os moledros de pedra em Madagascar. Moledros são pequenos monumentos de pedra encontrados no capítulo 10 durante o trecho com carro. Aqui certamente será necessário um guia visual para o desafio.

Dá pra ver minha casa daqui!
Suba até o topo da Torre do Relógio na cidade. Esse feito pode ser realizado no décimo primeiro capítulo, ao desvendar o quebra-cabeça dos quatro símbolos do zodíaco na torre do relógio. Você precisará escalar a torre até o lado de fora e, ao encontrar o sino, apenas ignore-o e mantenha a escalada até o topo.

Testes e atribulações
Resolva o primeiro Teste na Escócia em até 10 movimentos. Fica difícil de dar uma orientação precisa para esse objetivo no capítulo 9, pois trata-se de uma série de círculos de pedra com cruzes e um balde com posições randomizadas. Com o vídeo abaixo a tarefa ficará muito mais fácil.

Melhor Pontuação!
Supere a melhor pontuação no vídeo game antigo. O vídeo game antigo em questão é o primeiro título de Crash Bandicoot. Você precisa superar a marca de 3.501 pontos para conseguir esse desafio. Caso tenha dificuldades, ative o ajuste de câmera lenta no menu Bônus após zerar a campanha.

O dom da palavra
Escute todas as conversas opcionais do jogo. Esse é outro colecionável inédito na franquia. Veja o vídeo da parte de Troféus Colecionáveis para conseguir liberar mais esse prêmio.

A volta de Marco Polo!
Brinque no oceano perto do navio afundado. Esse troféu só pode ser alcançado no capítulo 12, na parte do barco. Dirija-se à parte esquerda do mapa para encontrar um navio afundado. Pare próximo ao local e pule na água para desbloqueá-lo.

Estátua
Logo antes da perseguição na cidade, fique totalmente parado por 30 segundos (falha na demonstração no palco). Esse troféu é um easter egg da falha na apresentação do jogo durante a E3 de 2015, onde, após deixar a Torre do Relógio com Sully, Drake ficou imóvel devido a problemas técnicos do jogo. No mesmo trecho, ao sair da cutscene, simplesmente largue o controle por 30 segundos para conseguir a conquista.

Pisa fundo!
Fuja no jipe com Elena sem matar nenhum inimigo. É necessário habilidade nesse troféu para não ser visto até chegar no carro durante o capítulo 17. Ao entrar no jipe, tenha cuidado, pois você não pode atropelar nenhum inimigo e Elena também não pode executá-los. Do contrário, será necessário recomeçar.

Domador de golfinhos
Faça com que três golfinhos sigam o barco. No mesmo local do troféu “a volta de Marco Polo”, prossiga na área atrás do navio naufragado e eventualmente (precisa de um pouco sorte) você encontrará três golfinhos que irão te seguir. Feito isso, o troféu já é seu.

Ainda mando bem!
Acerte todos os alvos do sótão com a arma de brinquedo. Durante o capítulo 4, teremos a oportunidade de vasculhar o sótão de Drake. Vá até o final do local para encontrar um arma de brinquedo e iniciar uma sequência de tiro ao alvo. Acerte todos os 4 alvos para garantir a conquista.

Paparazzo
Tire uma foto de Sully. Durante o puzzle da Torre do Relógio, Drake pegará seu celular para tirar fotos dos símbolos. Antes disso, tire algumas fotos de Sully para ganhar mais um troféu.

Mestre espadachim
Defenda-se perfeitamente de Rafe na luta com espada sem ser cortado ou golpeado. A luta ocorre no capítulo 22. Caso seja complicado alcançar esse feito, é possível diminuir a dificuldade e ativar o macete da câmera lenta.

Continuar a aventura
Termine a introdução do multiplayer do Uncharted. Ao entrar pela primeira vez no multiplayer, iniciaremos um tutorial, e ao final dele o troféu aparecerá na tela.

Entre no jogo
Complete 5 partidas no multiplayer. Depois do tutorial, passamos por uma partida de aquecimento, que já conta para o troféu. Jogue mais quatro partidas em alguns dos modos para habilitar o prêmio.

Provas de Fogo
Complete todos os testes na dificuldade Moderado no multiplayer. No menu do multiplayer, vá para Testes e complete todos eles para garantir mais um troféu. Eles são basicamente versões mais detalhadas do tutorial.

Amigos para sempre!
Faça nascer 10 parceiros no multiplayer. Os parceiros são controlados pela I.A. durante a partida, e você pode chamá-los o quanto quiser desde que tenha dinheiro ao apertar o touchpad do controle. Outra maneira simples de conseguir é no Teste relacionado ao parceiro. Faça-o várias vezes até completar o total de dez.

Um médico!
Reanime 10 aliados no multiplayer. Durante as partidas multiplayer é possível reanimar aliados caídos, mas que ainda não morreram, com o botão triângulo. Isso virá naturalmente conforme jogarmos diversas vezes.

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google