Perfil

Em meio a queda dos Jedi, conheça Cal Kestis, de Star Wars Jedi: Fallen Order (Multi)

Conheça um pouco da trajetória do mais novo Jedi da franquia Star Wars.


A sequência de filmes Star Wars trouxe um universo rico e com muita personalidade para a cultura pop nos anos 80 e 90. Até hoje a franquia recebe novas adaptações em diversos meios de comunicação: filmes, livros, séries e jogos eletrônicos. Em Star Wars Jedi: Fallen Order (Multi), a EA explora uma brecha na cronologia e nos apresenta um novo protagonista pertencente à casta Jedi. Com muita força de vontade e potencial de um mestre Jedi, Cal Kestis promete ser um herói à altura de seus antecessores.

Em meio ao fogo cruzado

Cal Kestis foi descoberto ainda jovem pela Ordem Jedi, sendo treinado diretamente pelo lendário mestre Yoda no gélido planeta Ilum. Lá, ele teve a oportunidade de passar pelo ritual “O Encontro”, no qual Jedis em treinamento são forçados a superar seus medos e encontrar um cristal Kyber ao término do processo a fim de confeccionar seu primeiro sabre de luz.



Como padawan, Cal esteve ao lado de seu novo tutor, o mestre Jedi Jaro Tapal, que o ajudou ainda mais a estreitar seus laços com a força. Ainda jovem, nosso protagonista pôde servir à República nas Guerras Clônicas enquanto concluía seu treinamento ao lado de seu mestre. Durante uma missão bem sucedida no planeta Bracca, os dois guerreiros foram pegos de surpresa com o início da Ordem 66, colocada em prática no golpe realizado pelo, até então, supremo chanceler Sheev Palpatine. Com isso, muitos Jedis ao longo do universo foram traídos e eliminados pelos stormtrooper. Kestis sofreria do mesmo destino se não fosse a atitude protetora de seu mestre, que se sacrificou e fez seu pupilo prometer que permaneceria fiel à força e aos princípios da ordem Jedi.



Cinco anos se passaram e ao fugir do local com o sabre de luz de seu mestre, Kestis foi obrigado a se esconder para sobreviver à sentença que dizimou muitos de seus companheiros Jedi. Junto da guilda de Sucateiros, ele encontrou abrigo e passou a atuar como rigger, encontrando e saqueando peças de naves abatidas no planeta Bracca. Tudo levava a crer que seria o disfarce perfeito, e Kestis, traumatizado pelo destino de seu mestre, parecia estar disposto a deixar o passado para trás. Isso muda quando ele é encontrado por uma tropa de caçadores Jedi do Império Galáctico que conseguiu detectar sua afinidade com a Força, obrigando-o a fugir mais uma vez.



Perseguido pelos inquisidores do Império, nosso protagonista é mais uma vez salvo, dessa vez por duas figuras misteriosas: Cere Junda e Greez Dritus. Em meio à ação, Kestis é capaz de concluir seu treinamento ao restabelecer mais uma vez seu laço com a Força. Cere revela que também é uma cavaleira Jedi com a  missão de restaurar a ordem Jedi. O trio então parte para o planeta Bogano em busca de uma misteriosa arca.
Cal e seu amigo Greez


Amizade inesperada

Além da Jedi Cere Junda e Greez, aliados valiosos durante sua jornada, Kestis também acaba se juntando ao grupo rebelde liderado por Saw Gerrera, um veterano de muitas guerras lutadas em nome de sua casta Onderoniana. Ele participou  de conflitos civis durante as Guerras Clônicas e chegou ao cargo de líder da resistência conhecida como Aliança de Restauração da República, o que tornou Saw um aliado valioso na luta contra as forças do Império.
Cal ao lado do veterano Saw Gerrera


Os filmes da série Star Wars já deixaram claro que nem sempre seu maior aliado precisa ser necessariamente um ser vivo. Enquanto Anakin e Luke tinham o apoio incondicional de R2-D2 e C3PO, Cal Kestis cria um belo laço com o simpático BD-1, um pequeno droide que fica preso nas costas de nosso protagonista. O ser mecatrônico não apenas nos auxilia em trajetos complicados, mas também carrega uma mensagem chave para restabelecer a ordem dos Jedis.
Cal Kestis e seu amigo BD-1

Um padawan de muitas habilidades  


Cal Kestis demonstra uma personalidade focada e determinada. Mesmo com os eventos ocorridos durante o purgo Jedi, ele se mantém íntegro nos princípios aprendidos através de seus mestres, apesar de se esforçar para afastar qualquer lembrança do passado devido ao trauma vivenciado. Como todo Jedi, ele possui exímia habilidade no manejo do sabre de luz, com reflexos afiados capazes de realizar intensos combates corpo-a-corpo e também rebater projéteis disparados pelo inimigo.



Devido a sua fase de treinamento na academia Jedi, ele possui excelente capacidade física, podendo realizar acrobacias para esquivar de diversos golpes e passar de obstáculos impossíveis para uma pessoa normal.

Sua afinidade com a Força passa a ser muito abalada após os eventos da Ordem 66, criando uma espécie de amnésia de suas habilidades. Mesmo assim, o herói Jedi é capaz de usar psicometria, uma técnica da força capaz de revisitar eventos muito antigos em locais específicos, podendo ter acesso a informações e poderes valiosos. Durante sua jornada de autodescobrimento, ele é capaz de reatar seus laços com a força e recuperar suas antigas habilidades, dentre elas: puxar e empurrar objetos inanimados e seres vivos, criar barreiras de proteção e o famoso controle mental característico dos Jedi.



Atuação de qualidade

A EA investiu de forma notória nos personagens apresentados durante o game, utilizando atores reais e consagrados da indústria cinematográfica para emprestar sua feição e atuação. O exemplo mais notório fica por conta do ator Forest Whitaker que dá vida ao personagem Saw Gerrera. Para Kestis, temos o talento do jovem Cameron Monaghan. O papel de protagonista da trama chegou a ser muito discutido pelos desenvolvedores, que chegaram a cogitar um alienígena para o papel e até mesmo uma personagem feminina, que acabou sendo desconsiderada, segundo eles, para não gerar conflito com a protagonista Rey da nova trilogia de filmes.



Jedi de respeito

Star Wars Jedi: Fallen Order já é considerado por muitos como um excelente título que faz jus à sua fonte inspiradora, encabeçando a lista de outros títulos bem sucedidos. O carisma e a personalidade de Cal Kestis tem forte influência no bom resultado do jogo. Enfrentando um processo de recuperação e redenção pessoal e de toda sua ordem Jedi, ele apresenta elementos característicos de um Jedi que dão condições para que ele atinja o patamar de outros personagens consagrados da franquia e um personagem de videogame a ser lembrado daqui para a frente.




Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google