Top 10

Bruce Lee: confira dez personagens inspirados no mestre

Nossa singela homenagem à maior lenda das artes marciais que já passou por este planeta.

Bruce Lee foi, sem sombra de dúvidas, o maior artista marcial que já existiu nesse planeta. Com um estilo único e trejeitos bem característicos nos filmes em que estrelou, já era de se esperar que a cultura pop criaria diversos personagens inspirados em seu estilo de se vestir e lutar. Nos games não seria diferente, então para comemorar o 79° aniversário dessa lenda, o GameBlast reuniu dez lutadores que tem inspiração direta em Bruce Lee. Vale lembrar que o foco são personagens que tiveram sua origem em jogos, então não espere ver alguém de outra mídia aqui. Agora preparem-se para uma sessão de socos, chutes, nunchakus e gritos histéricos.

10 - Hitmonlee (Pokémon)

"Hitmonlee, o Pokémon chutador. Este Pokémon ágil pode disparar chutes fatais de praticamente qualquer posição".
É com essa entrada poderosa que damos o pontapé inicial na nossa lista. A descrição de Hitmonlee na Pokédex, já diz tudo. Assim como sua fonte de inspiração, ele é ágil, letal e uma clara referência à Bruce Lee. Vale lembrar que seu "irmão" Hitmonchan também é uma homenagem a outro grande artista marcial, Jackie Chan.

9 - Kim Wu (Killer Instinct)

Kim Wu é a única garota da nossa lista. Ela é uma amálgama que serve como homenagem aos maiores artistas marciais chineses que já existiram. Só para constar, Bruce Lee nasceu nos Estados Unidos, mas sua família veio de Hong Kong, onde passou sua infância e adolescência. Isso explica o domínio hábil da lutadora com seus nunchakus. Outras similaridades é que ambos são chineses, mas nascidos em São Francisco (EUA) e além disso, fazem aniversário no mesmo dia.

8 - Jacky Bryant (Virtua Fighter)

Ok, Jacky pode não lembrar em nada o visual de Bruce Lee, mas seu uso do Jeet Kune Do é afiadíssimo. Ele faz uso de poderosos chutes para que seus adversários beijem a lona em velocidade relâmpago. Além disso, dentro da história de Virtua Fighter, seu pai chama-se Bruce. Criativo, não?

7 - Maxi (SOULCALIBUR)

O pirata mais vaidoso do Palco da História também possui sua semelhança com o Mestre das Artes Marciais. Além do já conhecido domínio magistral do nunchaku, desde que os Critical Edge foram introduzidos na franquia, Maxi lança dragões de fogo ascendentes com chutes (SOULCALIBUR IV) e socos (SOULCALIBUR VI). Vale lembrar que ambos também dividem uma personalidade um tanto quanto pretensiosa e superior.

6 - Jann Lee (Dead or Alive)

À medida que a lista avança, as semelhanças vão aumentando drasticamente. Além de lutar de maneira idêntica, ele possui uma roupa amarela bem parecida com a que Bruce Lee tornou famosa no filme Jogo da Morte, de 1972. Além dos chutes altos voadores e os gritos agudos, Jann Lee, assim como Kim Wu, também faz aniversário no mesmo dia que a lenda. A cereja do bolo em Jann Lee é um trejeito bem específico de Bruce, em que ele passa o dedão perto do nariz, geralmente quando está dando uma baita surra em alguém.

5 - Liu Kang (Mortal Kombat)

Para começo de conversa, o visual de Liu Kang foi acidental. Ele foi imaginado como um monge budista, mas o ator Ho Sung Pak, que cedeu sua imagem para captura nos primeiros jogos da franquia MK, se recusou a raspar a cabeça. O resultado disso foi a caracterização que ficou famosa no primeiro Mortal Kombat, bem próxima de Lee em alguns dos seus filmes de ação.

Logo, as inspirações foram ficando cada vez mais elaboradas e começaram a incluir os gritos durante a batalha, uso de nunchakus e até o aclamado soco de uma polegada. Como se não bastasse, em Deception, sexto jogo da série, Liu Kang faz uso das armas características e possui dois estilos de luta: Jeet Kune Do, criado por Bruce Lee; e o Jun Fan, que por algum grande acaso é o nome de batismo dele (Lee Jun Fan).

4 - Hon-Fu (Fatal Fury)

Hon-Fu é mais uma mistura de Bruce Lee com Jackie Chan, dessa vez cortesia da SNK em sua célebre série Fatal Fury. Isso explica muito dos seus movimentos rápidos, combos absurdos e expressões exageradamente engraçadas. Porém o que se sobressai são seus nunchakus, que são capazes de realizar golpes flamejantes e mostram o quanto Hon-Fu pode ser combatente hábil. E claro, não podemos esquecer dos gritinhos, né?

3 - Kim Dragon (World Heroes)

Chinês (e meio coreano também), astro de filmes de ação, que entra em um torneio para mostrar que sua arte marcial é de verdade. Reconhecem alguém com uma história parecida? Caso não, esperem pelo nosso próximo lugar… Enfim, Kim Dragon é outra homenagem da SNK a Bruce Lee, um pouco mais antiga que Hon-Fu até. Ele faz parte da franquia World Heroes, que retratava várias figuras históricas, como Joana D'Arc, Rasputin e Genghis Khan, e alguns ícones da cultura pop, como jogadores de futebol americano, o wrestler "Hollywood" Hulk Hogan e o próprio Bruce Lee. Para completar, Kim Dragon, assim com Kim Wu e Jann Lee, também compartilha da mesma data de nascimento de sua fonte de inspiração.

2 - Fei Long (Street Fighter)

Olha só, outra cópia quase que fidedigna do astro chinês! Fei Long consegue ser praticamente um pacote completo de homenagens. Ele tem os trejeitos característicos (lembram do tal polegar passando pelo nariz?), socos de uma polegada, chutes flamejantes que lembram dragões, gritos histéricos, poses de vitória em que tensiona seu corpo a ponto de quase explodir e até sua profissão é a mesma. O diferencial dele? Ser um dos personagens mais queridos de uma das franquias mais famosas de luta que já existiram: Street Fighter. Ele poderia estar no topo da lista, se um certo cozinheiro não tivesse aparecido alguns anos depois e elevado suas referências à perfeição...

1 - Marshall Law (Tekken)

A medalha de ouro vai para Marshall Law, da série Tekken. Ele faz tudo o que os anteriores fazem, seja em movimentos e trejeitos. Apesar de não usar nunchakus para lutar, seu Jeet Kune Do é tão preciso que é como se o próprio Bruce Lee estivesse na tela. E não para por aí, uma vez que além dos movimentos, Law ainda tem todo um guarda roupa contendo referências aos filmes icônicos, como o traje amarelo já citado. Ele também pode mudar seu corte de cabelo e até ficar com cicatrizes em forma de garra no peito e no rosto, em alusão ao longa Operação Dragão, de 1973, um dos mais famosos de Bruce Lee. Para fechar com chave de ouro, Marshall Law passou seus ensinamentos marciais para seu filho, Forest Law, em uma declarada homenagem a Bruce e seu filho, Brandon Lee.

E então, caros leitores, vocês se lembram de mais algum dragão voador dos games que não apareceu na lista? Deixem seus favoritos nos comentários e até a próxima!

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google