Dicas e Truques

MediEvil (PS4) - Guia de troféus

Uma matéria completa para conseguir todas as conquistas desse divertido game.


Lançado em 25 de outubro, MediEvil (PS4) é um ótimo remake de um também ótimo clássico do saudoso PlayStation. Como conferimos na análise do título, se aventurar com Sir Daniel Fortesque pelo mágico reino de Gallowmere para derrotar o maligno vilão Zarok é uma experiência divertida e cheia de charme. E que tal aproveitar a jogatina e coletar todos os troféus do game? Então pegue as suas poções, compre algumas flechas e encante a sua espada, porque o nosso guia de troféus vai começar!

Dados gerais

  • Dificuldade: 3/10
  • Tempo médio para obter todas os troféus: 10-12 horas
  • Total de Troféus: 39
  • Número de Troféus perdíveis: 00
  • Troféus com possíveis bugs/glitches: 01 (Buffet da Morte)

Considerações gerais sobre as conquistas do jogo

Assim como é possível perceber pelos dados gerais, MediEvil não é um jogo difícil de ser “platinado”. Ele não possui escolha de nível de dificuldade e não tem uma grande quantidade de missões secundárias. A maioria dos troféus ligados a feitos específicos são relativamente fáceis de serem obtidos e não necessitam de grande esforço.

De todos os troféus, creio que o mais “difícil” sejam os dois relativos a missão das Almas Perdidas. Essa tarefa secundária exige que o jogador revisite praticamente todas as fases do jogo, sendo diretamente responsável pelo tempo total estimado para obter todas as conquistas. Ainda assim, a dificuldade é baixa e não distoa muito dos demais desafios.

Vamos listar todas as conquistas em pequenos grupos, mas a ordem é meramente ilustrativa. Todas as fases podem ser jogadas novamente a qualquer momento, logo nada é necessariamente perdível. Como dica geral, creio que o melhor caminho seja seguir a aventura normalmente, buscando coletar o máximo de dinheiro e itens, sempre explorando cada canto e enfrentando todos os inimigos das fases.

Assim, quando o game terminar, boa parte dos troféus já terá sido coletada e apenas aqueles mais específicos estarão faltando. Jogadores que já conhecem a versão de PS1 terão mais facilidade, visto que o remake é realmente muito semelhante ao original. Mas se você está conhecendo Sir Daniel Fortesque somente agora, não se preocupe: o guia vai te ajudar a completar MediEvil de forma tão tranquila quanto festa no cemitério (ou não)!

Conquistas obtidas ao derrotar chefes

Primeiro, vamos listar os troféus relativos a progressão no modo campanha.
Estilhaçou (prata)
Derrote o Demônio do Vitral no Mausoléu da Colina.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase O Mausoléu da Colina.
Mata-lobos (prata)
Derrote os Guardiões do Cemitério.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase Retorne para o Cemitério.
Purê de Abóbora (prata)
Derrote o Rei Abóbora em um combate mortal.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase A Serpente de Abóbora.
Demolidor de Demônios (prata)
Destrua os dois Diabinhos na Terra Encantada.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase Terra Encantada.
Osso Duro (prata)
Derrote o Capitão do Navio Fantasma a bordo do Navio Fantasma.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase O Navio Fantasma.
Nem Assustou... (prata)
Derrote Lorde Kardok e sua montaria esqueleto.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase Covil da Zarok.
Tamanduá (prata)
Elimine a Formiga Rainha e seus lacaios.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase As Cavernas de Formigas, acessada através da fase A Terra Encantada. Embora ele seja opcional, sua localização é fácil. Para encontrar a Formiga Rainha, obtenha o Talismã das Bruxas na fase Cemitério da Colina e utilize-o em frente ao caldeirão da fase A Terra Encantada. A Bruxa da Floresta lhe propõe a missão no formigueiro e aí é só completá-la para encontrar a Formiga Rainha.
Cobra Criada (prata)
Matou a Serpente de Gallowmere.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase O Tormento da Forca. Fica o registro de que a Serpente não chega a ser um "chefe", pois o jogador pode optar por fugir dela até o fim da fase. Para libertá-la, e então derrotá-la, é necessário utilizar a Armadura do Dragão para cruzar
Matador de Dragões (prata)
Derrote o dragão nas Cavernas de Cristal.

Obtido automaticamente ao derrotar o chefe na fase As Cavernas de Cristal. Para isso, são precisas duas gemas. Uma é conseguida com a Bruxa Abóbora na fase A Serpente de Abóbora. Após derrotar o chefe, basta utilizar o Talismã das Bruxas em frente ao caldeirão para receber a gema. A segunda jóia é recebida no nível Dentro do Manicômio. Finalmente, na fase As Cavernas de Cristal, entre pelo buraco embaixo de uma cachoeira e utilize as gemas em frente ao dragão de pedra para iniciar o combate.

Conquistas obtidas ao longo das fases

Agora, vamos para os troféus relativos a eventos dentro dos níveis do jogo.
Falta de Respeito (bronze)
Destrua 100 lápides.

São três fases que permitem ao jogador facilmente destruir lápides: O Cemitério, Cemitério da Colina e Retorne para o Cemitério. Acerte todas as que estiverem pelo caminho e lembre-se que os níveis serão revisitados posteriormente para o troféu das Almas Perdidas. Caso o troféu não apareça, revisite as fases mais algumas vezes.
Uma Queda por Poções (bronze)
Beba 32 Frascos de Energia.

Considerando que vamos cruzar por vários frascos ao longo do jogo, esse troféu não deve ser problema. Até a metade da campanha a conquista já deve ser conquistada.
Agora com Magia! (bronze)
Encante a Espada Longa.

Após conseguir a arma no Salão de Heróis, basta ir a uma gárgula comerciante e pagar cem peças de ouro para encantar a espada.
Dizimador Tonto (bronze)
Derrote 30 inimigos com o ataque de rodopio da espada.

Ao equipar a primeira espada que o game oferece na primeira fase, o jogador precisa realizar o ataque giratório. Para isso, basta segurar o botão círculo e soltar próximo aos inimigos.
Pilotos Debilitados (bronze)
Derrote os Diabretes Mecânicos e seus pilotos, diabretes provocadores.

Para obter o troféu, basta o jogador derrotar os dois diabretes com seus robôs na fase Campos de Espantalho. Não há como errar, pois eles estão colocados no caminho obrigatório da fase.
Sir Endinheirado (bronze)
Colete 10.000 moedas de ouro.

Não é necessário reunir 10.000 moedas ao mesmo tempo. Logo, procure coletar o máximo possível, lembrando que todas as fases serão revisitadas para o troféu das Almas Perdidas, mas não hesite em gastar quando necessário.
Quase Um Herói (prata)
Dê tudo o que você tiver aos Cavaleiros de Gallowmere.

Durante a fase O Covil de Zarok, temos que ajudar os Cavaleiros de Gallowmere a derrotar as tropas do vilão. Para isso, é necessário distribuir a vida de Sir Dan para seus colegas utilizando um cálice especial. O troféu é recebido quando o herói oferece a sua última garrafa de vida para os cavaleiros (cuidado para não morrer).
Serviço Completo (ouro)
Termine todos os níveis do jogo.

Basta concluir ao menos uma vez todas as fases para obter este troféu.

Conquistas obtidas através de ações específicas

Na sequência, temos os troféus relativos a certos feitos que devem ser realizados. 
Truque das Antigas (bronze)
Tente usar qualquer código de trapaça do jogo original.

Esse troféu é bem simples: basta pausar o game e realizar um código de trapaça do MediEvil original do PlayStation. Um exemplo é o seguinte: segure L2 e aperte baixo, quadrado, triângulo, círculo, baixo, cima, quadrado e triângulo.
A Resposta É Galinha (bronze)
Arremesse 42 coxinhas de galinha.

Ao derrotarmos a Formiga Rainha e coletarmos o número de âmbar que a Bruxa da Floresta pede, recebemos como recompensa 30 coxinhas de galinhas. Elas podem ser arremessadas nos inimigos para que eles sejam transformados em galinhas assadas. Atire as 30 coxinhas em alguma fase e conclua-a (não precisa acertar os inimigos). Então, refaça a missão das formigas, receba mais 30 coxinhas para atirar as 12 restantes e ganhar o troféu (talvez seja necessário atirar um pouco mais, no meu caso foram 47 coxinhas).
Conhecedor de Bruxas (bronze)
Colete o Talismã da Bruxa e termine ambas as missões da bruxa.

Troféu obtido ao realizarmos as seguintes (já citadas) missões: derrotar a Formiga Rainha e coletar âmbar para a Bruxa da Floresta e derrotar o Rei Abóbora para a Bruxa Abóbora.
Churrasquinho de Diabrete (bronze)
Frite uma dúzia de diabretes com Relâmpago.

O item Relâmpago é um dos últimos a ser adquirido no Salão de Heróis. Após consegui-lo, basta ir a uma fase que possua diabretes, como Mausoléu da Colina e o Salão de Entrada, e torrar 12 deles com a arma.
Devolva-me Isso! (bronze)
Perca e depois recupere sua arma de um diabrete.

Alguns diabretes tentam roubar os itens que Sir Daniel estiver equipado. Basta deixar um deles ser levado e então derrotar o diabrete para recuperar o item e ganhar o troféu.
Não É Culpa Deles (bronze)
Não machuque a família louca.

Para ganhar esse troféu, basta concluir a fase Aldeia Adormecida sem acertar os seres humanos nenhuma vez. Cuidado com a maça/marreta e não utilize a corrida com o escudo, pois qualquer contato conta como dano a família louca.
Buffet da Morte (bronze)
Morra de 7 maneiras diferentes.

Considerado o único troféu bugado do game, temos que obter a tela de "Fim de Jogo" sete vezes de maneiras distintas. Lembre-se que perder uma garrafa de vida não conta. Seja criativo, pois cada inimigo e armadilha diferente ao longo de todo o game vale uma morte para a contagem. O bug do troféu pode exigir que o jogador tenha de morrer por mais de 7 vezes, então não desista! Outro ponto importante é que após morrer e recomeçar a fase, ela precisa ser completada para tudo ser devidamente registrado.
De Braçada (bronze)
Mate alguma coisa com o seu próprio braço.

Autoexplicativo. Esse troféu é mais facilmente obtido nas primeiras fases, onde os inimigos são mais fracos.
Domador de Pedras (bronze)
Evite todas as pedras rolando no Cemitério da Colina.

Esse troféu exige habilidade e um pouco de sorte. Na fase Cemitério da Colina, o jogador deve subir a colina onde descem rochas rolando sem ser atingido. O segredo é conhecer bem o caminho, utilizar as beiradas para evitar os rochedos e ter um pouco de sorte para que as pedras incandescentes não realizem movimentos indesejados, já que elas tem trajeto aleatório.
Receita Especial do Coronel Fortesque (bronze)
Transforme um inimigo em um Frango Assado e coma-o.

Autoexplicativo. Basta obter as coxinhas de galinha, conforme já explicado no troféu "A Resposta é Galinha", e atirar em um inimigo.
Braço de Ferro (bronze)
Derrote o Demônio do Vitral usando apenas o seu braço.

Mais um troféu autoexplicativo. Lembre-se de não utilizar nenhum outro item quando a batalha contra o chefe começar. A conquista é mais fácil no fim da campanha, onde Sir Daniel terá uma quantidade de vida maior.
Isso é cruel! (bronze)
Esmague uma única mão cortada.

As mãos cortadas ficam perambulando pelos níveis O Cemitério e Retorne para o Cemitério. Utilize a maça ou o martelo para esmagá-las.
Muros São Inúteis (bronze)
Retorne até a cripta de Dan e destrua a parede secreta.

Assim que o jogador conseguir uma maça ou a marreta, basta retornar para a primeira fase (Cripta do Dan) e destruir a parede secreta. Ela é um pouco mais brilhante que as paredes comuns.
Incendiário (bronze)
Ponha fogo em 50 inimigos.

O troféu é autoexplicativo, lembrando que o jogador pode utilizar o arco e flecha flamejante, a Armadura do Dragão e a maça (em chamas) para por fogo nos inimigos.
Não se Machuque! (bronze)
Seja atingido por um cristal em queda durante a batalha do dragão nas Cavernas de Cristal.

Outro troféu autoexplicativo, embora não seja necessário enfrentar o dragão para ganhá-lo. Apenas entre na seção da fase onde estão os cristais (onde as duas gemas foram colocadas) e acerte-se com um deles.

Conquistas obtidas através da coleta de itens

Finalmente, temos os troféus relacionados as “coleções” do jogo.
Orgulho de Morten (ouro)
Colete todos os registros do Livro de Gallowmere.

O Livro registra todos os personagens que encontramos ao longo do jogo. Como esse processo ocorre automaticamente, o troféu é difícil de ser perdido. As duas exceções são os ratos da Vila Dorminhoca e as mãos cortadas, que exigem um pouco mais de atenção. Segue a lista completa:

Amigos

    Sir Daniel Fortesque = automático
    Morten, a Minhoca =
automático 
    Gárgulas Informantes = automático 
    Os Heróis = automático 
    Sr. Organ = O Cemitério
    Mr. Organ = Mausoléu da Colina
    Kul Katura = Os Campos de Espantalho
    Bruxa de Abóbora= Serpente de Abóbora
    Jack, o Frondoso = O Manicômio
    O Prefeito = Dentro do
Manicômio    
    Bruxa da Floresta = A Terra Encantada
    Fadas = A Terra Encantada
    Dragões-Elefantes = O Lago
    Galihas = As Ruínas Assombradas
    Fazendeiros Aprisionados = As Ruínas Assombradas
    Rei Peregrino = As Ruínas Assombradas
    Abrute = O Dispositivo do Tempo

Inimigos

    Zumbis = O Cemitério
    Mãos Cortadas = O Cemitério
    Gárgulas Rochosos = A Colina do Cemitério
    Zumbis sem Cabeça = A Colina do Cemitério
    Diabretes = O Mausoléu da Colina
    Lobos do Cemitério = Retorne para o Cemitério
    Espantalhos = Campos de Espantalho
    Fazendeiros Loucos = Campos de Espantalho
    Diabretes Mecânicos = Campos de Espantalho
    Assassinos do Milharal = Campos de Espantalho
    Morcegos = Campos de Espantalho
    Plantas de Abóbora = Desfiladeiro de Abóboras
    Bombas de Abóbora =
Desfiladeiro de Abóboras
    Ratos = A Aldeia Adormecida
    Moradores da Cidade = A Aldeia Adormecida
    Guardas da Caldeira = A Aldeia Adormecida
    Frades Loucos =
O Manicômio
    Sebes = O Manicômio
    Loucos = Dentro do Manicômio
    Sapos-Dragão = A Terra Encantada
    Plantas Venenosas = A Terra Encantada
    Demônios das Sombras = A Terra Encantada
    Formigas = A Terra Encantada
    Cavaleiros Blindados = Água dos Mortos Ancestrais
    Tentáculos = Água dos Mortos Ancestrais
    Cavaleiros da Lama = Água dos Mortos Ancestrais
    Ghouls = Água dos Mortos Ancestrais
    Peixes Monstruosos = O Lago
    Vigias = O Lago
    Guardiões de Mellowmede = O Lago
    Rinotauros = As Cavernas de Cristal
    Os Condenados = O Tormento da Forca
    Múmias =
O Tormento da Forca
    Serpent de Gallowmere =
O Tormento da Forca
    Cavaleiros de Maça =
As Ruínas Assombradas
    Golems de Pedra = As Ruínas Assombradas
    Jabberwocky =
O Navio Fantasma
    Tripulação Pirata =
O Navio Fantasma
    Generais Piratas = O Navio Fantasma
    Relógios Voadpres = O Dispositivo do Tempo
    Olhos Voadores = O Dispositivo do Tempo
    Fazguls =
Covil de Zarok

Chefes

    Zarok = automático 
    Demônio do Vitral = O Mausoléu da Colina
    Guardiões do Cemitério = Retorne para o Cemitério
    Rei Abóbora = Serpente de Abóbora
    Pássaro-Dragão = A Terra Encantada
    Diabinhos = A Terra Encantada (segunda visita)
    Formiga Rainha = A Terra Encantada

    Dragão Malvado = Cavernas de Cristal
    Capitão do Navio = O Navio Fantasma
    Lorde Kardok = Covil de Zarok
    O Monstros Zarok = Covil de Zarok

Rei de Copas (ouro)
Colete todos os cálices.

Com exceção da final, cada fase possui um cálice para ser coletado. Para liberá-lo, o jogador deve derrotar inimigos até que o contador do item alcance 100%. Ao ser coletado, ele permite a entrada no Salão de Heróis, que rende a Sir Daniel algum item ou equipamento novo. Além disso, obter todos os 20 cálices libera o final completo do game. O vídeo do site PowerPyx detalha a localização deles.


Arsenal Fortesque (bronze)
Colete todas as armas.

Excluindo algumas armas obtidas ao longo do jogo, como a Armadura do Dragão, todas elas são conseguidas quando coletamos todos os cálices das fases (troféu anterior). Este vídeo da PowerPyx detalha a localização das 19 armas do jogo.


Um Morto Cheio de Vida (prata)
Colete todas as Garrafas de Vida.

Elas estão localizadas em alguns níveis específicos do jogo. Embora a maioria delas possa ser encontrada ao explorarmos as fases, algumas podem ser mais complicadas. O vídeo do site PowerPyx detalha a localização das 9 Garrafas de Vida.


Achados e Perdidos (prata)
Encontre todas as almas perdidas.

Essa missão secundária começa com a libertação das almas perdidas na fase O Salão de Entrada. A partir daí, com exceção da fase final, todas elas tem um espírito para ser encontrado e depois levado para outro nível. É importante frisar que as fases devem ser concluídas após encontrarmos e colocarmos as almas para descansar. Cada espírito aparece no inventário, possuindo uma pequena charada que o jogador deve solucionar para saber o local de descanso correto. Este vídeo do site PowerPyx detalha os dois processos para todas as 19 almas perdidas.


Salvador das Almas (prata)
Ponha todas as almas perdidas para descansar.

Mesmas colocações do troféu anterior.

Se você conquistou todos os troféus anteriores, então parabéns! O troféu platina de MediEvil é seu!
Salvador de Gallowmere (platina)
Desbloqueie todos os troféus.

E aí, leitor? O que achou do nosso guia para MediEvil (PS4)? Faltou alguma dica? Deixe a sua opinião.

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google