Blast Test

Spin Rhythm XD (PC) é um empolgante jogo de ritmo com mecânicas únicas

Inspirado em mesas de DJ, esse título indie nos convida a enfrentar sequências de notas em uma jogabilidade diferenciada.


Uma das maiores diversões de jogos musicais é se envolver de maneira hipnótica na combinação de música e mecânicas, sendo que vários títulos já exploraram esse conceito de maneira criativa. Spin Rhythm XD, novo representante do gênero de ritmo, apresenta um twist, literalmente: além de apertar os botões na hora certa, precisamos girar uma roda colorida. O resultado é uma experiência familiar, porém única. O jogo foi lançado no programa Acesso Antecipado no Steam e já conta com base sólida.

Movendo uma roda e apertando botões no ritmo

O conceito principal de Spin Rhythm XD é o mesmo de vários outros jogos do gênero, ou seja, aperte botões no ritmo da música. O diferencial do título é uma roda colorida que fica na parte de baixo da tela: precisamos girá-la para que a cor dela e das notas sejam equivalentes. Sendo assim, em uma partida normal, estamos constantemente movendo o marcador para acertar as notas, que podem ter coloração rosa ou azul.

A maioria dos marcadores, que são representados por botões circulares, é bem simples de acertar, pois basta que a roda esteja na posição certa. Já notas maiores exigem apertar um botão no momento certo além de posicionar a roda de maneira correta. Trilhas com setas para um dos lados indicam que precisamos girar a roda na posição indicada. Por fim, há um movimento em que um botão precisa ser segurado enquanto movemos o marcador por uma trilha colorida. Nas dificuldades mais altas, aparecem elementos adicionais fora da área de jogo que exigem apertar um outro botão de ação.


Em uma primeira olhada, achei os comandos muito simples, afinal o jogo usa somente dois botões e a alavanca analógica do controle para girar a roda. Rapidamente mudei de ideia: Spin Rhythm XD é bastante complexo. Coordenar a posição da roda colorida e apertar botões é mais complicado do que parece, ainda mais por causa da presença de sequências intrincadas de notas, principalmente quando os diferentes estilos de comandos se misturam. A maior dificuldade é conseguir mover rapidamente o marcador colorido, mas depois que dominamos as nuances o jogo fica bem divertido e frenético.

Spin Rhythm XD aceita diferentes tipos de controles. Eu testei o jogo em um controle tradicional, no entanto é possível usar a combinação teclado e mouse, controles de jogos de ritmo e até mesmo controladores de DJ MIDI reais. Senti falta de opções mais claras para alterar o atraso e a sensibilidade do analógico, há uma opção de calibração, mas não senti diferença após utilizá-la. São detalhes que devem ser adicionados depois durante o período de Acesso Antecipado.


Uma experiência futurista e com sonoridade eletrônica

Visualmente, Spin Rhythm XD é bem competente e interessante. A área de jogo é uma trilha criada por uma nave que flutua por cenários 3D com inspiração futurista, e há boa variedade de cenários, como um deserto e uma malha cibernética. A trilha com as notas e símbolos é fácil de entender e o contraste dos elementos é bom, o que torna claro o entendimento visual — algo crucial em um jogo desse estilo. Os menus também seguem essa direção de arte futurista e são bonitos, mas algumas opções são confusas de entender.

A versão de Acesso Antecipado conta com 15 diferentes músicas e o estilo predominante é o eletrônico e suas variações. As faixas combinam perfeitamente com a proposta do jogo, cuja jogabilidade remete às mesas de mixagem de DJs. Cada música apresenta três dificuldades, sendo que algumas delas têm duração longa para o gênero (coisa de três minutos ou mais). Mesmo gostando desse estilo musical, achei a seleção pequena e não muito variada, mas os desenvolvedores prometem no mínimo 30 faixas na versão completa.


Ritmo contagiante e promissor

Spin Rhythm XD consegue se destacar ao incluir mecânicas próprias e originais ao gênero de ritmo tradicional. É divertido e frenético girar uma roda colorida e apertar botões na cadência da música, principalmente por causa das regras fáceis de entender. Contudo, ele pode se tornar um jogo difícil, afinal precisamos coordenar ações diferentes e em algumas músicas a quantidade de elementos complicados é grande — a graça está justamente em dominar as nuances e sair vitorioso. O grau de polidez é bom para um título de Acesso Antecipado, no entanto ele carece de conteúdo, o que deve mudar no decorrer do desenvolvimento. Se gosta de jogos de ritmo, é uma boa ficar de olho em Spin Rhythm XD.

Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela Super Spin Digital


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google