BGS 2019: AMD investe pesado no jogos em todas as plataformas

Empresa está investindo pesado em tecnologia, marcando presença nos PCs, consoles e mobile.


A AMD não está poupando esforços para se firmar como referência na parte de hardware para jogos. Além de marcar presença na próxima geração de consoles, com PS5 e Project Scarlet, e no mobile, com uma parceria com a Samsung, segue firme no mercado de PCs, apresentando novas tecnologias para CPUs e GPUs.



Aproveitamos a última BGS para falar com Alfredo Heiss, especialista de hardware da AMD, que falou sobre os lançamentos da marca durante a feira e as expectativas para o futuro dos games.

Gameblast - Fala sobre as novidades que a AMD trouxe para a BGS 2019.

Alfredo Heiss - Estamos na terceira geração de processadores. Isso era um ponto fraco da nossa arquitetura. Na primeira geração chegamos revolucionando com multithread. Na segunda, que foi um plus da primeira, melhoramos a parte de desempenho gaming. Mas agora, na terceira geração, a gente mostrou para que veio, justamente para ter melhor performance em todas as áreas, não só em multithread para o profissional mas em gaming também.

Muitos estandes da BGS usaram os processadores Ryzen para jogos: Razer, Western Digital, Pichau, entre outros. Muitas máquinas usando AMD.

Além disso estamos com a nossa nova arquitetura de placa de vídeo, a RDNA. Essa nova geração estará não só nos próximos consoles, Playstation 5 e Xbox Scarlett, mas também nas nossas novas placas de vídeo, como a Radeon RX 5700.

Gameblast - Quais os perfis de desempenho essas séries contemplam?

Alfredo Heiss - Como o lançamento foi esse ano, ainda não temos a série completa. Temos a 5700, que é o nível 1440p, para o gamer intermediário. Na verdade um um hi-end intermediário. E estamos lançando agora 5500, que já pega um degrau abaixo. O que esperamos é exatamente focar no custo-benefício. A AMD está trazendo o desempenho de uma geração acima com custo de uma geração abaixo. Nós queremos mesmo essa briga por preço, market share e por custo-benefício com essa nova geração de placas de vídeo.

Radeon RX 5700


Gameblast - Tivemos a pouco tempo a confirmação oficial do PlayStation 5, que irá contar com placas AMD. E muito se foi falado da tecnologia do Ray Tracing. Fale um pouco como será a aplicação dessa feature nos consoles e o que podemos esperar disso no PC.

Alfredo Heiss - Estamos lançando o ray tracing no Playstation 5, já foi revelado. Para PC ainda não anunciamos nada, mas a ideia é o mercado definir o que eles vão querer de ray tracing. Essa não é uma tecnologia nova, é usada a muitos anos pelo mercado profissional e existem várias formas de você fazer isso, seja por CPU, GPU ou processador dedicado. A ideia por enquanto é seguir o desenvolvimento do mercado profissional e ver qual será a melhor forma de oferecer isso para o público. A partir do momento que isso estiver definido, poderemos ofertar essa tecnologia também para esse mercado. Esperamos que com os consoles tendo essa tecnologia, teremos isso disponível para todos os desenvolvedores em larga escala.

Gameblast - E para o mercado mobile, no que vocês estão trabalhando?

Alfredo Heiss - Para mobile o RDNA é extremamente eficiente em termos de desempenho gráfico. Nós fechamos uma parceria com a Samsung e a partir de 2020 os processadores Exynos da Samsung vão ter disponível uma Radeon integrada.

Com essa uma parceria esperamos atuar em todos os segmentos: PC Gaming, mobile e consoles. A ideia é que todas as plataformas de desenvolvimento de games, não importa qual seja, venham otimizada para os produtos da AMD justamente por causa da abrangência de tecnologia que nós vamos ter a partir de 2020.

Gameblast - Na questão dos softwares das novas placas, o que você poderia nos falar?

Alfredo Heiss - O RDNA é o Ryze para GPU. Lançamos a 5700 em julho e devemos ter a RX 5500 no último trimestre do ano. Essa arquitetura está presente em todos os segmentos. Ainda não podemos falar muito de próximos lançamentos mas vamos atuar em todos os mercados. Esperamos que seja um produto muito convidativo em questão de tecnologia e preço para o mercado.

A AMD está com uma promoção especial, que dá um desses dois jogos para compradores da 5700, mais três meses de Xbox Game Pass. Detalhes estão disponíveis no site oficial da empresa.


Gameblast - Com essa mesma arquitetura sendo usada tanto para consoles como PCs, algo que não era comum no passado, como isso deverá influenciar no desenvolvimento de jogos, com estruturas tão semelhantes em dispositivos diversos.

Alfredo Heiss - A arquitetura vai começar a ser mais otimizada. Por exemplo, o PlayStation 4 e o Xbox One usavam núcleo derivado do Jaguar da AMD, que ainda é usado na série A, em produtos entrada. Apesar de ser um OctoCore, era bem limitado em termos de recursos. A partir do PS5 e do Projeto Scarlet, todos estão migrando. Tanto para a última tecnologia de CPU como para a última tecnologia de GPU. Vão para o Zen 2 com 8 núcleos 16 threads e irão começar a usar o RDNA. Com isso a organização em termos de software vai começar a ser muito maior para os desenvolvedores.

Dessa forma garantimos que o Ryzen vai ter o melhor desempenho, independente da plataforma: console,  PC ou mobile. Teremos a melhor performance em todas elas. Essa unificação é muito importante por causa disso.

Hardware sem software não é nada, isso é um fato. Então ter essa unificação com todos usando o Zen 2 vai melhorar muito o desempenho. Será uma grande evolução dos consoles pois o ganho vai ser nítido. Esperamos com isso games mais pesados também sendo desenvolvidos para PC e puxando upgrades, mais desempenho e otimização.

Gameblast - Uma última mensagem para o público.

Alfredo Heiss - O pessoal que tiver dúvidas, acesse a página da AMD Brasil, nós temos um time especializado em responder dúvidas técnicas. As perguntas mais difíceis caem para mim. E para o pessoal que tiver uma dúvida rápida, eu respondo no meu Twitter, fiquem a vontade para fazer perguntas.

Formado em Game Design, desistente da Matemática Aplicada e atualmente cursando Jornalismo. Ainda aguardo o retorno triufal da Sega, fã de Metal Gear, Dark Souls e várias coisas vindas lá do Japão.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google