Jogamos

Análise: Lovely Planet 2: April Skies (PC) é um belo game que mistura plataforma e tiro com primazia

Com jogabilidade simples, mas viciante, título oferece ótimos e divertidos desafios.

Games grandiosos muitas vezes são ótimas oportunidades para vivermos grandes aventuras e momentos incríveis. Mas jogos eletrônicos não são limitados a eles: muitos títulos mais modestos também podem proporcionar experiências divertidas e interessantes. Lovely Planet 2: April Skies (PC) é um bom exemplo, pois por trás da sua aparência simples, o game é uma ótima pedida, conforme vamos conferir nesta análise.

Não julgue um livro pela capa

À primeira vista, Lovely Planet 2: April Skies (PC) parece um game bonitinho e simples, com um apelo para jogadores mais novos. Mas, com exceção do visual mais infantil, o título não tem nada de “bonzinho”; pelo contrário, suas mecânicas de jogo são dinâmicas e viciantes, perfeitas para testar nossos reflexos e habilidades.
O visual do jogo esconde uma agradável e desafiadora proposta
Lançado em 18 de junho de 2019 para PC, na plataforma Steam, o game consiste em uma mistura dos gêneros plataforma e tiro no qual estamos no controle de um personagem em primeira pessoa. Tal como a maioria de jogos shooter, o mouse é utilizado para mirar e atirar, enquanto o teclado para movimentação e pulo.

Os comandos respondem muito bem, permitindo que o jogador se concentre apenas nos desafios. Desenvolvido pela QUICKTEQUILA e distribuído pela tinyBuild, o game é uma espécie de sequência de Lovely Planet Arcade (PC), lançado em 2016. O novo título é muito semelhante ao seu antecessor, que já foi analizado pelo GameBlast, mas trazendo melhorias no desempenho e na produção.
Simples, divertido e desafiador
O objetivo básico de cada fase é derrotar todos os inimigos vermelhos sem acertar os amigos, e alcançar a linha de chegada (que consiste em um raio de luz cor-de-rosa). Cada nível tem três estrelas para serem obtidas: a azul consiste em simplesmente completá-lo; a vermelha exige terminar a fase dentro de um limite de tempo; e a amarela é concedida quando o jogador alcança uma precisão de acerto de 100% (sem desperdiçar tiros).

Diversão simples e desafiadora

Esse objetivo é aplicado ao longo de todas as fases do jogo. São mais de 100 níveis diferentes para serem explorados, divididos em mundos com temáticas diferentes. Também temos a presença de fases secretas, encontradas quando acertamos um inimigo disfarçado de amigo em níveis específicos, e rankings de tempo, que aumentam o fator replay do game.
Procurar pelos inimigos disfarçados é sempre uma tarefa interessante
Cada mundo possui uma temática interessante e bem-apresentada. Apesar dos gráficos simples, elas são bem definidas, coloridas e originais. Lovely Planet 2: April Skies não tem uma história ou uma motivação clara, mas avançar pelos cenários e suas respectivas fases é sempre uma boa experiência.

As fases podem ser completadas em torno de 10-15 segundos, mas sempre com um nível de dificuldade interessante. Saltos precisos, inimigos ao lado de amigos, maçãs que devem ser atingidas antes de caírem no chão e cenários com plataformas bem colocadas são alguns exemplos de desafios que tornam a premissa e os visuais simplificados em divertidos desafios.
Saber diferenciar rapidamente os amigos dos inimigos é fundamental
Mesmo sendo irritante perder, a jogabilidade sólida faz com que as derrotas sejam somente devidos a capacidade do jogador. Assim, basta treinar mais e repetir o nível até que os objetivos sejam concluídos. O game praticamente não tem telas de carregamento, permitindo um rápido reinício das fases.
O game tenta te animar quando você perde, afinal, é melhor rir do que chorar...
Essa estrutura torna a jogatina bastante viciante, pois mesmo perdendo somos incentivados a rapidamente voltar e tentar novamente. Somando isso aos comandos e físicas de jogo fluídas, Lovely Planet 2: April Skies se torna envolvente, provocando o jogador a repetidas “só mais uma partida”.

Bom, mas poderia ser melhor

As músicas são boas, consistindo em uma para cada mundo diferente. Elas são divertidas e dinâmicas, como o próprio título. Infelizmente, jogar Lovely Planet 2: April Skies por períodos um pouco mais longos pode torná-las um pouco enjoativas (sobretudo se você está com dificuldade para alcançar aquele recorde de tempo).
Para conhecer melhor a fase, é possível "passear" por ela antes de começar a partida
Apesar da simplicidade do game ser uma qualidade em vários quesitos, ela atrapalha um pouco na apresentação geral do título. Os menus são muito simplistas, assim o HUD que apresenta dados gerais. As informações sobre como o jogo funciona também são reduzidas, e o fato que, mesmo na língua inglesa, temos a constante presença constante de caracteres japoneses só piora a confusão.
Ficou faltando uma localização completa do idioma
Como as mecânicas de jogo são bastante diretas, não chega a ser um grande problema. Essa premissa objetiva, na realidade, casa muito bem com o dinamismo do game, que exige muitas “tentativas e erros”. Logicamente, o jogador deve estar consciente que vão haver momentos um pouco frustrantes e que vão exigir paciência e treinamento para serem superados.
São vários mundos diferentes para serem explorados
Finalmente, creio que o título poderia se beneficiar de algumas fases com objetivos diferentes. As boas mecânicas de jogo poderiam ser utilizadas em modos como, por exemplo, “derrote o máximo de inimigos possíveis”, “avance pelas fases sem acertar ninguém” ou até mesmo uma limitação na munição do personagem.

Para quem curte um bom jogo

Nem sempre precisamos jogar um título grandioso para encontrarmos diversão e desafio. Lovely Planet 2: April Skies (PC) oferece uma ótima mistura de ambos, em uma colorida e dinâmica aventura. Sua combinação de plataforma e tiro é muito bem implementada, apesar de alguns problemas. Mesmo não sendo incrível, é certamente uma ótima opção para a sua biblioteca.
Uma ótima aventura em April Skies

Prós

  • Ótima proposta de jogo, que balanceia diversão e desafio;
  • Gráficos simples, mas bem definidos e apresentados;
  • Jogabilidade sólida;
  • Boa quantidade de fases e variações nas mecânicas básicas.

Contras

  • Informações no game são escassas, com menus e HUD muito simplistas;
  • Músicas podem enjoar após algumas partidas;
  • Embora divertida, a proposta poderia ser explorada em modos de jogo diferentes.
Lovely Planet 2: April Skies - PC - Nota: 7.5
E você, leitor? Curtiu o agradável Lovely Planet 2: April Skies? Deixe a sua opinião.

Análise produzida com cópia cedida pela tinyBuild
Revisão: Farley Santos

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google