Lançado em 2000, Counter-Strike (PC) foi um sucesso nas lan-houses do mundo todo. O jogo da Valve, que surgiu como uma modificação do também famoso Half-Life (PC), já permitiu a realização de mais de 980 competições profissionais e distribuiu cerca de US$ 13,4 milhões em prêmios. O campeonato que ofereceu a maior quantia em dinheiro foi o CPL Summer 2003, que dividiu US$ 200 mil entre as equipes que se destacaram. Na ocasião, os europeus da SK Gaming chegaram ao topo do pódio e receberam US$ 60 mil.
PLAYERUNKNOW’S BATTLEGROUNDS (Multi) já premiou mais de U$ 13,6 milhões em campeonatos. O jogo foi um dos principais responsáveis pela “febre” dos Battle Royale e distribuiu expressivos US$ 2 milhões no mundial de 2018. As finais aconteceram em duas modalidades. Os sul-coreanos da Gen.G venceram jogando no modo terceira pessoa, enquanto os chineses da OMG levaram a melhor com a visão em primeira pessoa. Ambas as equipes foram recompensadas com um prêmio de US$ 420 mil.
Heroes of the Storm (PC) é um MOBA que usa personagens de WarCraft (PC), StarCraft (PC) e outros jogos da Blizzard. O título está no mercado desde 2015 e esteve presente em pelo menos 450 campeonatos, distribuindo cerca de US$ 18 milhões. O evento competitivo do jogo com a maior premiação foi o mundial de 2016, que aconteceu na Blizzcon daquele ano e deu o título mais importante do competitivo para o time da Ballistix. Além da conquista inédita, a equipe dos sul-coreanos levou US$ 300 mil para casa.
9. PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS (Multi)
8. Overwatch (Multi)
Sucesso da Blizzard, Overwatch (Multi) já foi o protagonista de pelo menos 718 torneios. O jogo de tiro em primeira pessoa foi lançado em 2016 e, de lá pra cá, distribuiu mais de US$ 17,6 milhões em prêmios. Apesar de estar caminhando para sua terceira season, a temporada da Overwatch League que mais premiou ainda é a primeira. A final da temporada inaugural, que acabou com os sul-coreanos da London Spitfire vencendo e erguendo o título, entregou US$ 1,7 milhão. Desse total, os campeões ficaram com US$ 1 milhão.7. Heroes of the Storm (PC)
6. Hearthstone (PC)
Lançado pela Blizzard em 2014, Hearthstone (PC) é o jogo de cartas do universo de WarCraft (PC). Com mais de 840 torneios realizados pelo mundo todo, o título já premiou cerca de U$ 18,2 milhões. O campeonato que rendeu mais dinheiro foi o mundial da Blizzcon 2016, que aconteceu na Califórnia e dividiu US$ 1 milhão entre os jogadores com os melhores resultados. O prêmio para o primeiro lugar era de US$ 250 mil e ficou com o russo Pavel Beltiukov, que venceu o ucraniano Artem “DrHippi” Kravets na final.5. StarCraft II (PC)
StarCraft II (PC) é uma das modalidades de eSports mais populares de todos os tempos, tendo realizado mais de 5500 campeonatos. Tantos torneios tornam o jogo de estratégia da Blizzard o quinto título que mais distribuiu dinheiro: ao todo, já foram cerca de US$ 31,1 milhões. O campeonato com o maior investimento foi o mundial de 2017, que deu US$ 700 mil para os jogadores que mais se destacaram. Na ocasião, quem ficou com o título e ganhou US$ 280 mil foi o sul-coreano Lee “Rogue” Byung Ryul.4. League of Legends (PC)
A Riot Games revelou que, em agosto de 2019, League of Legends (PC) chegou a alcançar oito milhões de jogadores simultâneos. Com tanta gente jogando, dá para entender porque o MOBA já foi o centro de pelo menos 2837 torneios e premiou cerca de US$ 70 milhões. Os maiores prêmios em dinheiro foram dados nas finais dos campeonatos mundiais, com o auge sendo a edição de 2018. No ano passado, a maior competição de LoL distribuiu US$ 6,45 milhões. O time da Invictus foi o melhor e recebeu mais de US$ 2,4 milhões.3. Counter-Strike: Global Offensive (PC)
No mercado desde 2012, Counter-Strike: Global Offensive (PC) já permitiu a realização de mais de 4270 competições profissionais e distribuiu aproximadamente US$ 82,7 milhões em prêmios. A competição que distribuiu a quantia mais expressiva de dinheiro foi a WESG 2016, que dividiu US$ 1,5 milhões entre os melhores times da época. Quem chegou ao topo do pódio foi o time de franceses da EnVyUs, que venceram a equipe do Team Kinguin e foram recompensados com US$ 800 mil.
2. Fortnite (Multi)
O maior fenômeno dos Battle Royale também está ocupando uma posição de destaque nos esportes eletrônicos. Apesar de ter realizado menos torneios que vários outros jogos da lista (cerca de 495), Fortnite (Multi) já distribuiu mais de U$ 82,9 milhões nas competições profissionais. A maior premiação em um torneio do jogo da Epic foi a do modo individual da Copa do Mundo de 2019. Os melhores jogadores do planeta dividiram mais de US$ 15,2 milhões; e o campeão Kyle “Bugha” Giersdorf, de apenas 16 anos, recebeu US$ 3 milhões.
Dota 2 (PC) foi lançado em 2013 e, inspirado por um mod de Warcraft III (PC), se tornou muito popular no competitivo. O jogo da Valve já esteve presente em pelo menos 1200 campeonatos e, ao todo, premiou mais de US$ 216 milhões. A maior parte desse dinheiro veio dos torneios mundiais do MOBA, que contam com o apoio da comunidade para ter prêmios cada vez mais altos. O recorde é da edição desse ano (The International 2019), que dividiu cerca de US$ 34 milhões entre as melhores equipes. Quem ficou com o título supremo foi o time da OG, que também recebeu US$ 15,6 milhões pela conquista.