Discussão

A incrível arte de Akihiko Yoshida

Apesar de não ser tão conhecido como seu companheiro Yoshitaka Amano, Akihiko Yoshida brilha ao criar o character design mais bonito que a franquia Final Fantasy já teve.


Akihiko Yoshida está junto do time da Square Enix desde 1995, quando ela ainda nem tinha se fundido com a Enix e se tornado a gigante do RPG japonês. Apesar de ter dado vida a diversos personagens da saga Final Fantasy, seu nome sempre foi ofuscado por outra talentosa estrela da equipe, ninguém menos que Yoshitaka Amano.


Este último, inclusive, é sempre lembrado quando o nome Final Fantasy vem na cabeça dos gamers, e não é por menos. Contudo, Akihiko Yoshida é dono de um dos traços mais bonitos de toda a indústria dos jogos digitais, e merece sim todo o destaque. Que tal conhecer um pouco mais sobre a obra desse talentoso artista japonês para a indústria dos games?

Surge uma lenda

Akihiko Yoshida, nascido em 15 de fevereiro de 1967, entrou para a Square Soft em 1996, bem antes da fusão com a Enix. Em 2013 ele deixou a companhia para se tornar um freelancer, igual ao seu ilustre companheiro Amano. Em 2014 ele se tornou diretor da empresa CyDesignation, mas continuou a fazer trabalhos esporádicos para sua antiga empresa.

Antes da Square, Akihiko já havia trabalhado em outra obra prima, Tactics Ogre: Let Us Cling Together de Yasumi Matsuno, desenvolvido pela Quest. A algum tempo a franquia Ogre Battle estava no radar da Square-Enix, então ela contratou parte da equipe de desenvolvimento do Tactics Ogre para ajudar no desenvolvimento de Final Fantasy Tactics – nessa, Akihiko entrou de bandeja.

Lembro até hoje como me surpreendi com as artwork de Final Fantasy Tactics, e como aquela arte me chamou mais atenção do que a arte de Yoshitaka Amano. Aquela paleta pastel, aqueles rostos quase infantis, aqueles traços medievais. Tudo parecia casar bem melhor com a proposta de Final Fantasy do que o estilo aquarelado de Amano.

Uma marca brilhante em títulos memoráveis

O mundo de Ivalice tem o toque especial de Akihiko! Depois de Final Fantasy Tactics, seus trabalhos também foram usados para Vagrant Story e Final Fantasy XII, e garantiu espaço no Top 10 artistas de vídeo game da IGN. Sua artwork acompanha constantemente os adjetivos “refinado” e “brilhante”, e, cá entre nós, são de encher os olhos!

Em seu currículo, Akihiko Yoshida tem Final Fantasy XIV, o remake de Final Fantasy III para Nintendo DS, Final Fantasy: The 4 Heroes of Light do Nintendo DS que depois deu origem aos dois jogos de Bravely Default para 3DS e, mais recentemente, Nier: Automata. Isso sem contar o fantástico trabalho feito para Final Fantasy XIV: Shadowbringers. Além de toda artwork, você pode conferir um pouco dos traços desse artista nas cutscenes de Final Fantasy Tactics: The War of the Lions para PSP.

Currículo extenso, não é mesmo? Se depois de toda essa apresentação, você ainda não se convenceu da importância de Akihiko para a indústria de vídeo games, e para a franquia Final Fantasy, vou deixar com você uma seleção de artes dos jogos mais famosos do ilustrador, apenas para seu deleite visual. Depois dessa seleção, você irá concordar comigo sobre como os traços dele casam perfeitamente com a franquia mais famosa de RPGs japoneses.









Revisão: Henrique Moreno

Apaixonado por JRPG, fanboy de Final Fantasy, gosta de um bom papo de boteco com cerveja e Rock'n Roll. Escreve para a Game Blast pois sonha em ser escritor.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google