Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi): aprenda os principais atalhos

Eles podem ser a chave para vitória, mas também um perigo na mão de inexperientes.


Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi) é um jogo cheio de artimanhas e segredos, diria até que supera seus rivais nesse quesito. Mais importante do que conhecer os atalhos, é saber o momento correto de usá-los. Para isso, elaboramos esse especial para ajudá-lo em suas disputas e para os aficcionados por conquistas ficarem um passo mais próximo do 100%.

Baía do Crash

Nível de dificuldade: fácil
Se vale a pena? Use e abuse!

Considero esse um excelente mapa introdutório para aprender e testar as principais mecânicas do jogo. Não é por ser simples que ele deixaria de ter um excelente atalho: aproveite as curvas abertas no começo da pista para acumular velocidade, ao chegar na única rampa do mapa, realize um salto para ganhar um turbo, vire para esquerda ao cair na poça d’água para encontrar uma lombada escondida e subir no morro a frente. Com esse atalho você corta um belo pedaço do trajeto e ainda ganha duas oportunidades de receber turbo com saltos.


Circuito do Esgoto


Nível de dificuldade: difícil
Se vale a pena? Muito! Mas use apenas se estiver seguro de sua velocidade.

Aproveite o começo largo da pista para ganhar velocidade com o drift, assim que entrar na parte do encanamento (onde tem água correndo no meio), vá para o lado esquerdo da pista - se possível dê um salto aqui para ganhar velocidade - e corte o mapa até a extrema direita em direção a passagem no alto. Dois fatores são cruciais aqui: velocidade e o bom uso do salto antes da entrada do atalho. Apesar de difícil, ele concede uma tremenda vantagem no jogo.


Dutos do Roo


Nível de dificuldade: fácil
Se vale a pena? Use e abuse!

Esse atalho fica bem no final da pista, antes de cruzarmos a linha de chegada. Ao chegarmos no final do último duto submerso, fiquem atentos para o fóssil de dinossauro que aparece no alto do mapa, é o sinal para se preparar para o salto na lombada adiante e jogar o kart para a extrema esquerda enquanto estiver no ar. Tenha cuidado apenas com os cristais roxos e com o terreno que reduz a velocidade. Uma boa saída é utilizar o combo de drift + turbo para manter a velocidade e sair bem na cara da linha de chegada.


Festival Acelerado


Nível de dificuldade: moderada
Se vale a pena? Sim! Esse mapa tem curvas muito fechadas e através desse atalho cortamos duas bem complicadas.

Tirando as duas primeiras curvas, não se incomode em passar pelo mato, desde que você mantenha a derrapagem para continuar ganhando velocidade. Fique atento a faixa listrada que delimita a pista, assim que ela ganhar um sobressalto, significa que podemos utilizá-la como rampa para cortar caminho. O segredo para esse atalho é ter velocidade o suficiente para fazer o salto valer a pena, caso contrário, você será ultrapassado por adversários experientes.


Parque da Coco

Nível de dificuldade: fácil
Se vale a pena? Use e abuse! Mesmo saindo do percurso e passando pelo mato que reduz a velocidade, cortamos uma boa parte do mapa.

Esse mapa é um dos mais fáceis do jogo, com uma pista bem larga e uma quantidade significativa de plataformas de turbo. Ainda assim, seu atalho não deve ser desprezado, pois a curva que ele corta, apesar de simples, é muito longa. Salvando um tempo considerável para quem cortar o caminho.


Templo do Tiger

Nível de dificuldade: fácil
Se vale a pena? Muito! Entretanto, só é possível utilizá-lo se tiver algum item que possa ser lançado para a frente.

O atalho do Templo do Tiger é um dos melhores, pois além de cruzar boa parte do mapa em uma simples reta, ele te dá margens para coletar as 10 frutas Wumpa facilmente. Assim que passar do primeiro trecho com as armadilhas de fogo, fique atento ao portão dourado no lado esquerdo da parede e atire algum item em sua direção para abrir a passagem temporariamente.


Pirâmide do Papu

Nível de dificuldade: moderada
Se vale a pena: Use e abuse!

O primeiro atalho da Pirâmide do Papu é simples de ser alcançado, principalmente se você estiver com um corredor especializado em velocidade. Ao passar pelo trecho inicial com as curvas fechadas, comece a acumular velocidade para garantir um salto adequado para a plataforma no lado esquerdo antes da curva, e pular em seguida para o trecho adiante. Ao atingir o solo, podemos ainda pular para outra plataforma no lado esquerdo, que pode ser considerada um atalho, mas não traz tanta vantagem assim.


Nível de dificuldade: muito difícil
Se vale a pena? É um dos melhores atalho do jogo, mas também é um dos mais difíceis de serem acessados.

O segundo atalho fica logo após o atalho anterior e traz um nível de dificuldade elevada, pois exige muita velocidade e um domínio excelente da técnica do pulo. Assim que sair do primeiro atalho, exagere nas ferramentas para ganhar velocidade: saltos, plataformas de turbo e derrapagens. Ao se deparar com uma rampa íngreme, tente subí-la com um drift perfeito até o nível 3, realize o salto no final dela e jogue o carro para direita, passando pelo precipício e caindo direto na reta que antecede a linha de chegada. Não tem segredo aqui além de muito prática, treine na modalidade Contra o Tempo para ter foco total no circuito até dominar sua técnica de salto.


Rota polar

Nível de dificuldade: muito difícil
Se vale a pena? Vai depender da situação. Esse primeiro atalho não é oficial e, apesar de pular de um lado para outra já a frente, ele pode não representar vantagem se o adversário for um corredor muito experiente.

Quando visualizar a primeira plataforma de turbo, utilize a derrapagem em conjunto para conseguir velocidade e, na terceira plataforma, realize um salto no final e jogue o carro para a direita enquanto estiver no ar, até alcançar o pista do outro lado. Pode ser necessário o uso do freio para ajustar a direção do kart na aterrissagem.


Nível de dificuldade: fácil
Se vale a pena? Use e abuse! A curva que esse atalho nos salva é muito fechada e o terreno escorregadio torna a tarefa ainda mais difícil

Ao acessar o túnel de gelo com as focas deslizando de um lado para o outro, acelere com tudo assim que ver o paredão ao final do trajeto. Na lombada que o antecede, realize um pulo para passar por cima dele e cair direto em uma plataforma de turbo, ganhando ainda mais vantagem.


Mina do Dragão

Nível de dificuldade: muito difícil
Vale a pena? Demais, entretanto, considero o atalho mais difícil do jogo. Não que ele seja difícil de alcançar, mas as chances de se prejudicar ao invés de ter vantagem são altíssimas.

O cenário da Mina do Dragão está entre os que eu menos gosto. Locais estreitos, obstáculos no meio do trajeto e um atalho que pode virar uma bela armadilha para você. Ao passarmos pela área cheia de jóias no chão, nos deparamos com um trilho com carros de mineração cortando a pista. O atalho é exatamente o trajeto do trilho, o problema é que como a entrada é muito estreita e praticamente corta o sentido do mapa, somos obrigados a reduzir drasticamente a velocidade para acessar a passagem. Para agravar a situação os carros de mineração que passam constantemente te esmagam ao passar por você. Uma maneira de amenizar esse problema é utilizar personagens especializados em curvas como Pura ou Polar. Passando a parte do túnel estreito do atalho, é possível deixar o veículo bem na beirada para evitar ser esmagado.


Vale Nevado

Nível de dificuldade: difícil
Vale a pena? Use e abuse! É o tipo de atalho que assusta inicialmente, mas ao pegarmos o jeito, usá-lo se mostra algo recompensador.

Esse é um dos atalhos que mais assustam os jogadores no online ou quando arriscam, a grande maioria acaba caindo no precipício. Fiquem tranquilos, aqui vamos ensinar uma dica valiosa para conseguir tirar de letra um dos atalhos mais temerosos do jogo. Após atravessar pela plataforma de turbo antes da pedra rolante, comece a utilizar derrapagens ao passo que utiliza seus pulos nas rampas seguintes para garantir uma velocidade adequada. Ao cair na pista de gelo que antecede o atalho, utilize o boost do drift pelo menos duas vezes enquanto se dirige para o lado esquerdo do trajeto em direção a rampa do atalho. Com uma velocidade moderada e pulando sempre do meio da rampa, as chances de falhar são mínimas.


Nível de dificuldade: muito baixo
Vale a pena? Não na primeira volta, por estar com pouca velocidade.

Trata-se de uma passagem pela neve logo após a linha de cruzada. Com uma boa dose de velocidade, dá para ganhar bons segundos de vantagem em relação aos demais.


Passagem Aérea

Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? A diferença não é significativa, contudo, o esforço é pequeno e acaba compensando sua utilização.

Esse é um dos mapas menos utilizados nas partidas online por conta da pista sem proteções e que leva muitos a caírem durante as curvas. Seu atalho oficial consiste em pular na primeira rampa com plataforma de turbo, direcionando o kart para a direita para alcançar a pista mais distante. A vantagem em relação a quem utiliza o trajeto normal não é tão grande, mas pela dificuldade baixa, fica aqui a recomendação.


Castelo do Cortex

Nível de dificuldade: moderada
Vale a pena? Muito! Dominando o necessário para não cair no buraco, esse atalho poupa um bom tempo no trajeto.

Descendo a escadaria de madeira, de preferência com saltos para ganhar turbo, chegaremos a uma curva fechada para a direita, ligando a área do atalho que fica dentro de uma construção com vitrais azulados do Neo Cortex. Antes de entrar nesse lugar, utilize a derrapagem para aumentar sua velocidade enquanto direciona o carro para esquerda para pular na direção do atalho.


Ilha vulcânica

Nível de dificuldade: baixo
Vale a pena? Sim, é um atalho que não gera grande esforço para usá-lo.

Simples e funcional: ele fica logo após a largada. Ao encontrar a passagem com a criatura de pedra gigante, pegue o desvio da esquerda e salte na lombada adiante para acessar um terreno que te deixa mais lento, mas te coloca na frente com relação ao trajeto padrão.


Ginga da Selva

Nível de dificuldade: baixo
Vale a pena? Use e abuse!

Esse atalho fica logo no começo do mapa, após as descidas. Fique atento ao passar da primeira descida e jogue o kart para a direita para saltar na direção de uma pequena plataforma suspensa no canto da pista.


Nível de dificuldade: baixa
Vale a pena? Use e abuse! É o tipo de atalho que está sendo utilizado pela maioria, não tem porquê ser a exceção nesse caso.

Ao passar por duas pirâmides astecas durante o trajeto, entraremos em uma parte de vegetação mais fechada. Ao vermos uma rampa mais acentuada, notem que há uma pista suspensa na lateral esquerda dela. Aproveite a deixa para acessá-la com um salto e ganhar a vantagem.


Torre do Relógio

Nível de dificuldade: baixo
Vale a pena? Sem sombra de dúvidas. Esse atalho é tão óbvio que, desde que comecei a jogar, até hoje não utilizei a via regular.

É quase impossível perder esse atalho, ao entrar na torre do relógio daremos de cara com três engrenagens em sequência, basta atravessá-las para cortar o caminho.


Nível de dificuldade: moderado
Vale a pena? Muito!

Apenas utilizei a classificação moderada, pois esse atalho é acessado após passarmos por duas rampas, a primeira delas com turbo, o que nos deixa com total velocidade para acessar uma pequena rampa na sequência que fica colada na parede, o que traz riscos de colisão e perda de velocidade. Ao passar por essa pequena rampa sem perder velocidade, vire para a esquerda para acessar uma pista suspensa que lhe dará vantagem com relação ao caminho padrão.


Zona Androide

Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? Use e abuse!

Apesar de óbvio, esse atalho engana por exigir uma prática que não é comum no jogo: após passar por algumas descidas, damos de cara com um imenso vitral e uma placa indicativa mandando dobrar para a esquerda. Simplesmente ignore a placa e pule na direção do vitral para quebrá-lo e passar pelo atalho.


Fundo do Mar

Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? Pela facilidade de acessá-lo, absoluta certeza!

Acessamos esse atalho após sair de um túnel com uma lâmina giratória, chegando a uma pista de pedra estreita com três plataformas turbo. Fique atento à terceira plataforma para jogar seu kart para a direita durante o salto e descobrir um caminho antes encoberto pela névoa.


Templo do Tiny

Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? Muito!

O atalho do Templo do Tiny pode ser acessado após o trecho com os cabos elétricos balançando nos cantos da pista. Passado esse trecho, chegamos em uma estrada de pedra com luzes verdes. Durante o trajeto, fique atento para um pequeno desvio do lado esquerdo, basta caprichar no salto e sair na frente dos seus adversários.


Passo do Meteoro

Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? Demais! O esforço para acessá-lo é mínimo.

Ao cruzar a largada, fique atento para o salto na segunda lombada, pois à esquerda do mapa existe uma pequena passagem tomada pela neve que dá direito a um turbo no final, fora a vantagem de velocidade com pulo.


Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? Use e abuse! Só tenha cuidado para não errar na aterrissagem e cair na lava.

O atalho de Passo do Meteoro é difícil de antecipar até você testá-lo mais de uma vez, se acostumando com a posição correta para o salto. Ao fazer uma curva acentuada para direita, onde encontramos 4 caixas de itens flutuantes e a primeira plataforma turbo do circuito. Basta contrariar a direção da pista e pegar o turbo em direção ao que seria um precipício. Durante o salto veremos um pequeno pedaço de pedra, ajuste a direção para cair nele e voltar para o trajeto adiante com uma grande vantagem.


Ruínas de Barin

Nível de dificuldade: fácil
Frequência de uso: Alta

Ao atravessar uma grande tubulação, cairemos em uma grande reta que tende a nos levar para a esquerda do mapa, entretanto, direcione o veículo para a direita para notar uma estreita passagem bloqueada por um bloco de concreto. Acumule velocidade o suficiente para saltar por cima do bloco, cortar um belo caminho e ainda passar por uma plataforma de turbo exclusiva do atalho.


Trilha do Tempo

Nível de dificuldade: moderada
Frequência de uso: alta

Esse atalho pode ser difícil a princípio, mas há formas de facilitar sua passagem por ele. Logo no começo do mapa, tente acertar a caixa com exclamação para levantar a rampa do lado direito da estrada. Dê um belo salto por ela e atravesse pela parte de areia fora da pista, caindo em mais uma rampa. Com uma boa dose de velocidade, continue derrapando para aumentar ainda mais suas chances de conseguir saltar por cima da cerca de madeira.


Nível de dificuldade: moderada
Frequência de uso: alta

Após passar por uma construção com luzes roxas, engrenagens e fragmentos paralisados no ar, voltaremos para o terreno regular do começo do cenário. Logo de cara temos uma bela rampa, aproveite-a para realizar um grande pulo, jogando seu carro com tudo para a esquerda para cair na pista do outro lado.


Linha de Montagem

Nível de dificuldade: alta
Vale a pena? Muito!

O primeiro atalho do mapa pode ter um nível de dificuldade elevado, porém, ele gera uma grande vantagem com relação ao trajeto convencional. Assim que visualizar uma estrutura eletrificada na parte de cima da estrada, use e abuse do drift e vá com tudo na direção da lombada para saltar por cima da brecha na parede.
 

 Nível de dificuldade: baixa
Vale a pena? Moderadamente

O segundo atalho aparece enquanto estamos em uma estrada de ferro, com proteções de arame nos cantos. Fique atento para o lado esquerdo do trajeto até que apareça um buraco na cerca com uma breve passagem por outra construção, voltando a pista original mais a frente. A questão é que esse atalho pode não funcionar muito bem em todas as situações, visto que o trajeto convencional está repleto de plataformas de turbo, sendo uma questão de analisar o nível dos outros corredores.


Via Espacial

Nível de dificuldade: alta
Vale a pena? Muito!

Considero esse atalho difícil não só pela perícia exigida, mas pelo tamanho do atalho. Esse é sem dúvidas o maior atalho do jogo e, da mesma forma, o ganho de tempo que ele proporciona. Assim que passar pela rampa com turbo e atravessar o portal, comece a utilizar a derrapagem para aumentar a velocidade. Jogue o veículo para a esquerda em direção ao que seria uma queda livre, entretanto, há uma passagem mais abaixo que dá início ao atalho. Em seguida, mantenha o drift para aumentar ainda mais sua velocidade e pule para a pista adiante, seguindo para uma grande rampa à direita para finalizar com mais um grande salto e voltar para o percurso original.


Pista do Crepúsculo

Nível de dificuldade: fácil
Vale a pena? Muito!

Esse atalho é uma pequena passagem que se desvia do percurso tradicional logo no começo após a largada. É comumente utilizado no modo online, o que nos força a utilizarmos também para nos mantermos competitivos. Basta manter uma velocidade moderada logo após a largada e reparar na plataforma no meio do precipício do lado esquerdo. Realize um pequeno salto para acessá-la e um outro em seguida para retomar o trajeto.


Nível de dificuldade: baixo
Vale a pena? Muito!

Após sair da pirâmide, entramos em uma pista que parece ser dentro do comércio de uma cidade do oriente médio. Fique atento para a plataforma com turbo durante o percurso para realizar um grande salto para o lado esquerdo em direção a uma pequena passagem por dentro de uma casa. Para melhorar ainda mais sua vantagem ao aterrissar, utilize a rampa no canto direito para subir em outra plataforma com direito a turbo.


Parque Pré-Histórico

Nível de dificuldade: alta
Vale a pena? Não muito.

Esse é o tipo de atalho que não traz necessariamente uma grande vantagem com relação as duas pistas convencionais, sendo que uma delas também possui plataforma de turbo. Ainda assim, é um atalho e não poderia deixar de incluí-lo aqui na lista. Ao sair da largada, passe pela pequena ponte de madeira, seguindo em direção a plataforma de turbo da esquerda, potencialize sua velocidade com algumas derrapagens direcionadas para a próxima plataforma, dessa vez, no lado direito da estrada. Se a sua velocidade for alta o suficiente, seu alto alcançará uma pequena passagem no lado direito do mapa, com direito a plataforma de turbo no final.


Nível de dificuldade: baixo
Vale a pena? Muito!

Depois de passar pelo trecho com gêiseres, entramos em um túnel que dá acesso a uma grande caverna com um ninho de ossos que cria uma bifurcação na estrada. Com uma velocidade elevada, vire para o lado esquerdo da bifurcação e realize um salto na direção de uma passagem feita de ossos gigantes, com direito a plataforma de turbo na última parte do osso.


Isso é tudo pessoal. Inserimos todos os atalhos que tínhamos conhecimento e que podem ser atestados pelo vídeos. Usem e abusem desse artifício, pois trata-se de um grande diferencial para se tornar competitivo, principalmente nas partidas online e no modo Contra o Tempo, além de te garantir uma conquista ao passar por cada atalho oficial.



Sabe de algum atalho que tenha ficado de fora desse especial? Não deixe de compartilhá-lo conosco nos comentários.
Revisão: Henrique Moreno

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google