Dicas e Truques

Samurai Shodown (Multi) - Guia de conquistas e troféus

Acompanhe passo a passo como se tornar o espadachim mais letal do Japão feudal. De quebra, aproveite para adicionar mais umas conquistas à sua coleção.

Samurai Shodown (Multi) foi lançado há pouco tempo, mas seu impacto na comunidade foi grande. Diversos torneios já trouxeram o título para sua lista e isso só aumenta o hype para a EVO 2019. Então, aproveitando toda essa empolgação, nós do GameBlast mostramos para você como conseguir todas as conquistas desse jogaço. Empunhe sua espada e vamos ao combate!

Dados Gerais

Dificuldade: 15/100

Tempo médio para obter todos troféus e conquistas: 10/15 horas

Total de Troféus: 44/45 (28 de bronze, 14 de prata, 2 de ouro e 1 de Platina, exclusivo do PS4).

Número de troféus perdíveis: 0

Troféus com bug ou glitch: 0

O nível de dificuldade afeta os troféus?: Não. Tudo pode ser feito em qualquer nível de dificuldade.

Mínimo de jogadas: O modo história precisa ser fechado 17 vezes. Os demais (Sobrevivência, Luva de Aço e Contra o Tempo)  bastam uma ou duas.

Troféus do Modo História

Para conseguir os troféus relacionados ao modo história é necessário completá-lo uma vez com cada personagem sem perder uma luta e outra vez com qualquer um, apenas para usar um continue. As conquistas relacionadas à Galeria também se encontram por aqui.

Vale lembrar que cada um pode ser completado em qualquer nível de dificuldade (1 a 5) e número de rounds (1 a 5). Porém, ao alterar esses atributos, o tempo e pontuação após a conclusão da história não serão computados.
Sangue Novo (Bronze)
Termine com qualquer personagem. Como será necessário usar todos os lutadores, recomendamos logo de cara fazer isso sem usar continuações. Isso agilizará as conquistas relacionadas a galeria também.
Versatilidade (Bronze)
Termine com 4 personagens.
Força Irresistível (Prata)
Termine com 12 personagens.
Incansável (Ouro)
Termine com 16 personagens. Se você seguiu nossa recomendação de não usar continues, grande parte das obras de arte estarão liberadas. Bastará concluir apenas mais uma vez com qualquer lutador, mas dessa vez perdendo uma luta pelo caminho.
Força Purificadora (Prata)
Derrote o chefe. Independente da dificuldade escolhida, Shizuka consegue dar dor de cabeça, ainda mais com personagens com os quais você não está familiarizado. Geralmente o primeiro round é mais fácil, pois ela não usa muitos especiais. Porém, ela se transforma no segundo e aí começa o desafio real. Algumas dicas gerais que damos são:
  • Comece defendendo logo de cara, pois ela já começará carregando um raio que te desarmará se acertar. Sem contar que ele leva mais da metade da sua barra de vida;
  • Evite usar golpes especiais com animações muito longas. Como ela não defende, pode te atacar durante a execução deles e te pegar desprevenido enquanto se move. Dê preferência à cortes médios e fortes. Se o escolhido tiver projéteis, também vai muito bem;
  • A maioria dos ataques dela tem um sinal antes de serem executados. Ao bater o tambor, por exemplo, sempre virão dois ou três cortes. O segundo é sempre rasteiro. Outro elemento que merece atenção são seus leques, que podem te acertar de cima, de frente ou como projéteis. Eles sempre brilham e somem antes de irem em sua direção. É tudo uma questão de atenção.
  • Não gaste seu Medidor de Raiva à toa, pois a durabilidade da vida de Shizuka é visivelmente maior no segundo round. Em caso de barra cheia, dê preferência à usar o Golpe de Desarmamento, que faz com que ela enfraqueça na hora. Quando já tiver tirado uns ¾ de sua vida, aí sim é uma boa hora para explodir seu medidor e usar uma Lâmina-relâmpago. Caso isso ainda não seja o bastante, tenha um pouco mais de paciência e lembre-se que você ainda tem disponível o uso de um Movimento Super Especial após a explosão da barra. Guarde para a última vez que ela enfraquecer.
Nenhum Arranhão (Bronze)
Termine com uma continuação. Basta perder uma luta no caminho que isso libera a obra de arte que falta na Galeria.
Isso é Tudo? (Prata)
Termine o modo história uma vez sem perder nenhuma luta.
Riquezas Infindas (Bronze)
Desbloqueie 15 filmes. Cada lutador libera uma abertura e um final e a primeira vez que a história for completada, as animações entre as lutas também é desbloqueada, o que dá um total de sete filmes. Esse troféu aparecerá ao completar o modo com cinco lutadores diferentes.
Sete Grandes Tesouros (Prata)
Desbloqueie 25 filmes. Conquistado após fechar a história com dez lutadores diferentes.
Entusiasta das Artes (Prata)
Basta liberar as 17 obras de arte da galeria. Se você seguiu as instruções dadas nos objetivos anteriores, elas já estarão liberadas a essa altura. São as telas de ‘Fin’ que aparecem após os créditos. Cada lutador tem a sua e para consegui-las, basta terminar a história sem usar nenhuma continuação.

Troféus do Modo Batalha

Aqui estão os troféus relacionados aos outros modos de jogo, que estão dentro da opção Batalha, no menu principal. Para conquistá-los não tem muito segredo, basta adquirir os conhecimentos básicos e escolher o personagem que mais lhe agrada.
Melhor do Mundo (Prata)
Termine o modo Paredão (Luva de Aço) com qualquer personagem. Ele consiste em uma luta de round único contra cada lutador do elenco e um embate final contra as duas formas de Shizuka. 
De Volta à Vida (Bronze)
Entre no modo Sobrevivência e consiga cinco vitórias seguidas. Assim que conseguir a quinta, o troféu aparecerá. Simples assim.
Vendaval de Fúria (Bronze)
No modo Contra o Tempo, alguns segundos são adicionados após cada vitória. Basta acumular um total de 150s. Durante a luta o contador não ultrapassará 99, mas no fim aparecerá uma tela que mostra quanto tempo o jogador conseguiu adicionar e quantos inimigos foram derrotados. Esse número pode ser atingido entre a quarta e a sétima vitória.

Troféus Online

Além das já conhecidas batalhas casuais e ranqueadas, o modo Dojo também está parcialmente ligado ao online. As conquistas daqui não são nada complicadas, mas podem tomar algumas horinhas do jogador.
Kagemusha (Bronze)
Basta entrar no modo Dojo e baixar qualquer sombra disponível.
Assassino Impiedoso (Bronze)
Aproveite que já baixou uma sombra e lute contra ela.
Em Paz Consigo (Prata)
Basta derrotar sua própria sombra. A medida que você for jogando, o game criará sombras dos lutadores que você utilizou. É só ir na sua lista de fantasmas e escolher qualquer um deles.
Personificação da Fúria (Bronze)
Derrote 10 sombras no Dojo, sejam elas suas ou da comunidade.
Devorador de Carne (Prata)
Derrote 50 sombras. Dentro do Dojo existe o Desafio do Homem de Aço, onde pode-se lutar contra uma série de 10, 50 ou 100 fantasmas de uma vez só. Caso você não tenha baixado nenhum dado de outra sombra, o jogo se encarregará de te mandar fantasmas genéricos repetidamente, até o fim do desafio. Esse método pode parecer meio maçante, mas demora pouco mais de uma hora e as lutas são bastante tranquilas e rápidas.
O Demônio (Ouro)
Derrote 100 sombras. O jeito mais rápido de conseguir esse troféu é pelo Desafio do Homem de Aço. Pode parecer demorado e repetitivo, mas é melhor do que fazer cada luta separadamente. Outra vantagem é já adiantar uma outra conquista, que pede que usemos o mesmo lutador em uma centena de lutas. Quem não gosta de duas conquistas com o esforço de uma só, não é mesmo?
Peregrino Guerreiro (Bronze)
Dispute uma luta ranqueada. Não é necessário vencer.
Reduzindo A Distância (Bronze)
Jogue uma partida casual. Não é necessário vencer.
Trabalho em Equipe Triunfal (Bronze)
Entre em uma sala com mais de um jogador e dispute uma batalha em equipe. Elas não precisam ter o mesmo número de integrantes para acontecerem.

Troféus diversos

Aqui estão as conquistas que podem ser conseguidas em qualquer modo, durante qualquer luta. Isso vale também para partidas versus entre dois personagens controlados por jogadores. Para os objetivos que requerem golpes específicos, colocaremos os comandos, onde:
  • LS = Golpe Fraco (□/X)
  • MS = Golpe Médio (△/Y)
  • HS = Golpe Forte (⚪/B)
  • K = Chute (X/A)
Aluno Dedicado (Bronze)
Conclua todas as lições do Tutorial.
Corte Limpo (Bronze)
Finalize 10 adversários com ataques fortes (HS). São os golpes que quando executados no final da luta, partem o adversário ao meio.
Opressão (Bronze)
Derrote 10 adversários usando qualquer Golpe Especial de qualquer lutador. Apesar da maioria dos comandos serem similares, em caso de dúvida é só pausar durante a luta e dar uma olhadinha na lista de comandos.
Nas Alturas (Bronze)
Derrote um adversário pela primeira vez usando uma Técnica de Desarmamento. Ela só pode ser usada com o Medidor de Raiva cheio, com o comando ↓↘→+MS+HS. Caso erre, não se preocupe, pois esse ataque pode ser usado sempre que a barra estiver cheia.
Aço Veloz (Bronze)
Derrote 10 adversários com Técnicas de Desarmamento. Os duelos contra fantasmas são perfeitos para isso e cada round conta. Então, se possível, basta vencer cinco lutas fazendo o movimento nos dois assaltos para conseguir o troféu rapidinho.
Força Hercúlea (Bronze)
Derrote um adversário pela primeira vez usando um Movimento Super Especial (→←↙↓↘→+HS+K). Diferente da Técnica de Desarmamento, o Super Especial só pode ser usado uma vez por combate, independente do número de rounds, então não desperdice o momento.
Serenidade Singela (Bronze)
Derrote 10 adversários com Movimentos Super Especiais. Um método que facilita bastante o uso desse golpe é realizá-lo após um bloqueio bem sucedido. Use para para punir o oponente após um ataque forte ou golpe especial que a chance de acerto é praticamente garantida.
Num Instante (Bronze)
Derrote um adversário pela primeira vez usando a Lâmina-relâmpago. Primeiro é necessário explodir o Medidor de Raiva, com LS+MS+HS, depois pressione novamente para usar a Lâmina-relâmpago. Só pode ser usada uma vez por luta e, após seu uso, o Medidor de Raiva não volta mais.
Perfeccionista (Bronze)
Finalize 10 adversários com a Lâmina-relâmpago. Lembre-se que o dano dela é proporcional a quanto o Medidor de Raiva estava cheio ao usar a explosão. Outra coisa é que, apesar do dano causado, ele pode ser bloqueado, evitado ou interrompido como qualquer outro ataque, então guarde sempre para o final do segundo round.
Momento De Crise (Bronze)
Use a Defesa Precisa com êxito pela primeira vez. Basta defender um ataque adversário no exato momento do impacto. Um brilho azulado confirma o êxito da Defesa Precisa.
Instintos Oportunistas (Bronze)
Execute 10 Defesas Precisas. Essa pode exigir um pouco de prática ou sorte, porém com a devida atenção, todas podem ser realizadas na mesma luta. Pode ser mais fácil de ser praticada contra oponentes que tem longas animações de ataque.
Raio de Brilhantismo (Bronze)
Utilize 10 vezes uma Quebra de Postura para derrubar o adversário. Para usar essa técnica, pressione LS+MS logo após uma Defesa Precisa. Todas podem ser feitas na mesma luta.
Contraponto (Bronze)
Use um Contra-ataque com êxito pela primeira vez. Exatamente antes do golpe adversário, realize ↓↘→+LS+MS para rebater a lâmina do oponente e desarmá-lo.
O Predador Encontra a Presa (Bronze)
Contra-ataque 10 vezes os golpes do adversário. Podem ser feitas todas na mesma luta. Para facilitar, tente aplicar o Contra-ataque contra Genjuro, que é o mesmo rival base do tutorial.
Tudo ou Nada (Prata)
Faça 10 vezes um Bloqueio Desarmado. Esse é um pouco mais complicado, pois envolve a luta sem a arma. Para não precisar esperar pelo oponente te desarmar, pressione ↓+MS+HS+K para colocar a própria espada de lado. Após isso, execute ↓↘→+LS+MS no momento do ataque adversário para aparar a sua lâmina com as mãos nuas. Apesar de difícil, todas podem ser feitas na mesma luta.
Resposta Intempestiva (Bronze)
Preencha o Medidor de Fúria 50 vezes. O Medidor de Fúria se enche a medida que tomamos dano e executamos Defesas Precisas.
Sangue Fervente (Bronze)
Use Explosão de Fúria 50 vezes. Para isso basta pressionar LS+MS+HS a qualquer momento da partida, sem precisar estar com o medidor cheio. Porém, quanto menos ele estiver preenchido, mais rápido acabará.
Saco de Ossos Quebrados (Prata)
Derrote um adversário estando desarmado durante toda a batalha. Coloque a arma de lado (↓+MS+HS+K) e parta para cima do oponente. Para essa conquista especificamente, dê preferência para usar Earthquake, Hanzo, Galford ou Tam Tam, que possuem mais movimentos desarmados que o restante do elenco, que basicamente só usa socos. Isso tornará a tarefa bem mais fácil.
Terminou Antes de Começar (Prata)
Use apenas chutes para derrotar o oponente durante a partida. Golpes especiais, Super Especiais e Lâmina-relâmpago também não podem ser usados para garantir o troféu.
Eu Contra o Mundo (Prata)
Derrote qualquer oponente sem sofrer dano. Basta apenas um round perfeito e a conquista vem.
Finalização Decisiva (Prata)
Leve apenas 10 segundos para derrotar um oponente. Dependendo do nível de dificuldade escolhido, isso pode demorar um pouco para acontecer, mas personagens de longo alcance, como Haomaru, Jubei, Yoshitora e Yashamaru podem resolver isso rapidamente.
Par Perfeito (Prata)
Use um mesmo personagem 100 vezes. Esse troféu parece demorado, mas se você seguiu a dica acima de enfrentar os 100 fantasmas de uma vez no Dojo, ele vem junto com a conclusão do desafio.
Samurai Shodown (Platina)
Se estiver jogando a versão para PS4, esse troféu aparecerá assim que completar todas as conquistas.

Guia feito com cópia digital cedida pela Athlom Games
Revisão: Francisco Camilo

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google