Dicas e Truques

Days Gone (PS4) - dicas básicas de sobrevivência ao apocalipse

Coletando suprimentos e matando frenéticos em Oregon.


Days Gone (PS4) faz uma excelente mistura dos gêneros ação e sobrevivência, contando com um mundo aberto perigoso e desafiador. Separamos aqui algumas dicas básicas de sobrevivência para ajudar no início de sua jornada.


1 - Não tenha receio de gastar seus créditos

Cada acampamento de Days Gone possui créditos e reputação independentes. Conforme você realiza missões para esses acampamentos, sua reputação aumenta e mais crédito é concedido. Cada um dos acampamentos é focado em algum tipo de elemento. O acampamento de Copeland possui muitas melhorias para a moto de Deacon, enquanto o acampamento de Tucker é especialmente voltado para armamentos. Para desbloquear as opções mais avançadas, basta completar as missões disponíveis e aumentar o nível de reputação.

Embora no começo da jornada os créditos pareçam escassos, não tenha receio de usá-los, pois diversas missões de caçada e recompensa serão oferecidas ao longo da jogatina. Em dado momento, cheguei a possuir entre 10 e 15 mil créditos apenas em um acampamento. É mais do que o suficiente para manter a moto abastecida e com todos os reparos feitos, bem como é o suficiente para manter o arsenal de Deacon St. John completo, com armas potentes e munição de sobra. Além disso, fique atento, pois em determinado ponto do jogo, os acampamentos ficarão inacessíveis por certo tempo, impedindo que use os créditos acumulados. Não seja mão de vaca!



2 - Coletando recursos

Mecânica básica do jogo, coletar recursos e materiais para produção de itens de sobrevivência é fundamental em Days Gone. Por todo canto é possível encontrar combustível, trapos, garrafas vazias, esterilizantes, dentre outros elementos que, se combinados, resultam em curativos médicos, molotovs, bombas caseiras, dentre outras opções.

Para ajudá-lo a localizar itens de interesse pelo cenário, lembre-se de sempre utilizar a visão de sobrevivência (basta clicar R3). Os itens ao redor de Deacon serão marcados, facilitando sua procura e aquisição.

Fique atento aos carros abandonados pelo mundo de Days Gone. Saquear seus capôs concede sucata, utilizada principalmente no conserto da motoca de Deacon, enquanto seus porta-malas podem conter materiais de fabricação mencionados acima. Carros de polícia, em especial, sempre contarão com caixas de munição em seus porta-malas, enquanto ambulâncias, na maioria das vezes, oferecem kits de saúde para o protagonista.



3 - Acampamentos inimigos

Por todo o mapa, é possível encontrar acampamentos de inimigos. Embora eles possam parecer apenas uma atividade extra qualquer, acabar com esses acampamentos faz com que as estradas ao seu redor fiquem mais seguras, sem a presença de patrulhas inimigas e atiradores de elite, esses que podem derrubar Deacon de sua moto com apenas um tiro, danificando-a completamente.

Enfrentar um acampamento com 10 ou mais inimigos pode parecer um desafio e tanto, mas é ideal também para liberar um ponto de viagem rápida e local de salvamento de progresso no mapa. Todo acampamento inimigo conta com um bunker escondido, que além de servir como ponto seguro, oferece planos de criação de itens novos, como armas brancas modificadas e receitas de bombas.

Lance mão da furtividade para acabar com o máximo de inimigos possível sem causar alarde. Utilize a opção de distraí-los com pedras para criar oportunidades e elimine-os com a faca logo em seguida em um ataque fatal e silencioso. E uma dica importante: priorize atacar os acampamentos de dia, ou o barulho de uma possível troca de tiros irá atrair hordas de frenéticos, dificultando sua vida no combate.

4 - Tá pegando fogo, bicho!

Bandidos são apenas um dos muitos inimigos de Deacon em sua jornada. Os principais são os frenéticos, as criaturas parecidas com zumbis que atacam ao primeiro sinal de vista do protagonista. Perambulam pelas estradas e estão sempre em grupos, às vezes menores, às vezes maiores. De dia, hibernam em locais escuros, saindo para caçar à noite.

Ninhos de frenéticos ficam em regiões de alta periculosidade marcadas no mapa. Para encontrá-los, basta explorar essas regiões e buscar sinais que indicam a presença de ninhos. No geral, basta ficar de olho em casas e locais fechados, com galhos saindo pelas janelas e uma espécie de marca escura pelo chão. Deacon irá reclamar do cheiro podre dos ninhos quando estiver próximo. Use coquetéis molotov para queimá-los. Ao incinerar todos, os ninhos, a região ficará livre do alto número de frenéticos, tornando-a mais segura. Muitas delas contam com pontos de abastecimento para a moto de Deacon, inclusive.

Quando um ninho é queimado, alguns frenéticos saem de dentro dele e partem para cima do protagonista. De dia, mais frenéticos estarão dentro dos ninhos pois, como mencionado acima, eles hibernam. Porém, é mais fácil procurar e se aproximar deles sob a luz do sol. À noite, há mais criaturas ao redor, exigindo maior cuidado ao se aproximar dos ninhos, porém menos inimigos sairão de dentro deles. Além disso, a escuridão atrapalha a visão dos frenéticos, dando maior chance de Deacon permanecer escondido.



5 - As (não tão) temidas hordas

Uma das principais características de Days Gone é a presença de hordas massivas de frenéticos, que perseguem o protagonista de forma voraz e podem lhe encurralar com facilidade. Podem ser encontradas em diversas localidades do mapa. Derrotá-las preenche um medidor de missão secundária e traz mais segurança para o local onde a horda derrotada se encontra.

Certas hordas estarão localizadas em pontos que contam com objetos explosivos espalhados pelo cenário. O ideal é atraí-las para próximo desses explosivos e usá-los para matar vários frenéticos com apenas um tiro. Se mantenha sempre em movimento, priorizando caminhos retos. Evite espaços fechados e não saia tentando pular qualquer obstáculo. O risco de ficar preso é alto. Pare, atire (mire na cabeça), volte a correr. Repita o processo sempre tomando cuidado com os ataques dos frenéticos, e role sempre que for necessário para escapar dos que estão mais próximos. Fique atento à barra de energia, pois ela é utilizada para o movimento de rolar.

As hordas podem parecer um desafio e tanto no início do jogo mas, conforme progredir e desbloquear novas habilidades, elas não irão se mostrar tão difíceis. A possibilidade de carregar mais munição e maior quantidade de explosivos fará com que as hordas sejam um “passeio no parque” na maioria dos confrontos. Sobreviver não será uma dificuldade, embora seja necessário gastar boa parte dos suprimentos para derrotá-las. Ao fim dos conflitos, aproveite para pegar as orelhas de frenéticos e troque-as por créditos no acampamento de sua preferência, utilizando-os para repor os itens que gastou.




Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google