Top 10

Kingdom Hearts: os melhores companheiros da série

Vamos listar os personagens mais interessantes que acompanham os protagonistas.

A chegada de Kingdom Hearts III (PS4/XBO) em janeiro trouxe a franquia novamente aos holofotes do mundo dos games. Dentre as suas muitas características, os títulos da série são conhecidos por trazerem vários personagens diferentes para os jogadores interagirem. Sejam eles famosos, originais e/ou poderosos, os mesmos acompanham os protagonistas durante vários momentos cruciais. Neste Top 10, vamos listar os melhores companheiros que encontramos ao longo da franquia.

Antes de começarmos

Todos os games da série foram avaliados para a criação deste Top 10, incluindo os que não apresentam companheiros significativos na equipe. Um exemplo é Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS), onde os chamados Spirits atuam como membros da equipe ao invés de personagens famosos. Quesitos como carisma, importância nas histórias e habilidades especiais foram considerados.
Esta dupla é destaque em Kingdom Hearts
E, infelizmente, Donald e Pateta irão ficar de fora da avaliação. Embora o primeiro tenha magias poderosas, tanto de cura e ataque, e o segundo seja um ótimo tanque defensivo, eles serão excluídos por uma razão bem simples: ambos são praticamente protagonistas. Estando presentes em boa parte dos títulos da série, seria um pouco injusto colocá-los na disputa. Feitas as considerações, vamos à lista.

10 - Ariel

Começando a lista, temos a Ariel, que surgiu no primeiro Kingdom Hearts (Multi). A princesa se torna uma companheira do jogador no mundo submarino do reino de Atlantica. Em contraste com os seus fracos atributos físicos, ela possui muita magia e diversos ataques especiais poderosos. Já em KH III, a pequena sereia aparece como uma invocação especial através de um poderoso golpe aquático.
Muitas aventuras submarinas com Ariel

9 - Auron

Inicialmente, a série Kingdom Hearts tinha como grande mote ser um crossover entre os universos Disney e Final Fantasy. Conforme a saga foi avançando com novos títulos, entretanto, esta premissa foi ficando de lado. É uma pena, pois exemplos como Auron demonstraram o excelente potencial que esta mistura poderia ter oportunizado.
O monge guerreiro Auron
Originário do game Final Fantasy X (Multi), Auron apareceu em Kingdom Hearts II (Multi). O personagem é dotado de um ótimo equilíbrio entre poderosos ataques físicos e uma boa defesa. Além disso, ele contou com habilidades de cura bastante interessantes e golpes combinados com o protagonista Sora. Sem contar que ele tem um dos visuais mais legais do game.

8 - Buzz Lightyear e Woody

Grande atração de Kingdom Hearts III, o mundo Toy Box trouxe todo o encanto do universo dos filmes Toy Story. Mais do que isso, ele trouxe para o jogador a chance de termos na equipe Buzz Lightyear e Woody, a famosa dupla de brinquedos da Disney. Em termos de batalhas, os dois não chegam a ser sumidades: o xerife é um pouco desengonçado no seus ataques físicos, enquanto o patrulheiro espacial apresenta alguns ataques giratórios e com laser. Por outro lado, sua ótima sinergia com o grupo e o especial Rocket Ruckus garantiram um lugar na lista.
Sora lado a lado com os brinquedos mais famosos do cinema

7 - Mulan

Ao entrarmos no mundo Land of Dragons, somos apresentados ao personagem Ping. Ao se juntar a equipe, fica claro que ele é bastante fraco e sem nenhum poder especial. Só então que, após um evento chave, Ping acaba com o seu disfarce e assume sua verdadeira identidade: a princesa Mulan. Contando com muita agilidade, golpes aéreos e magias de fogo, cortesia do seu dragão Mushu, a guerreira é uma excelente companheira no game.
Mulan (direita) e seu disfarce como Ping

6 - Jack Sparrow

O “Capitão Jack Sparrow”, como ele mesmo gosta de ser chamado, é outra daquelas figurinhas carimbadas de Kingdom Hearts. Seu estilo de luta é baseado em ataques físicos, utilizando sua espada, e em ataques à distância utilizando facas e bombas. Estreando em KH II e retornando em KH III, Jack não é um dos companheiros mais poderosos, mas certamente um dos mais divertidos. Seus mundos Port Royal e The Caribbean também são uma atração à parte.
Capitão Jack Sparrow e sua fiel tripulação

5 - Fera

Um dos mais poderosos companheiros que podemos encontrar na série Kingdom Hearts, Fera utiliza seu grande porte físico e garras afiadas para atacar e se defender. Uma explicação para sua força é que no primeiro título o personagem auxilia Sora em Hollow Bastion, um dos mundos finais do jogo, em um momento em que o protagonista está debilitado. Fera também auxiliou em combates diretos conta a maligna Organization XIII. Some isso com a sua bela história com a princesa Bela, e ele merece o seu lugar na lista.
Fera é um forte aliado em KH

4 - Hercules

O semideus pode ser considerado uma constante nos jogos da série Kingdom Hearts, assim como o seu mundo Olympus Coliseum (modificado para Olympus em KH III). Com sua personalidade heroica e grande amizade com o protagonista Sora, Hercules sempre aparece em combates e cenas marcantes nos jogos. O personagem também é um bom companheiro graças a sua enorme força física, contando com habilidades ofensivas e defensivas.
Hercules também atua como uma espécie de mentor para o protagonista

3 - Cloud Strife

Se Auron merece um lugar na lista, o que dizer de um verdadeiro ícone da série Final Fantasy? Cloud Strife, assim como os demais elementos de FF, infelizmente foi deixado de lado ao longo dos jogos da franquia Kingdom Hearts. Inicialmente sendo um adversário de Sora em KH, na sequência descobrimos as reais intenções do personagem.
Cloud Strife é um dos personagens mais famosos da indústria dos games
Seu principal objetivo é derrotar o vilão Sephiroth, que, assim como Cloud, surgiu em Final Fantasy VII (Multi). O herói possui poderosos golpes com a sua espada, tal como Cross Slash, originário de FF VII. Além disso, o personagem é invulnerável durante algumas participações e sempre apresenta visuais clássicos dos games de FF. Logo, um terceiro lugar merecido.

2 - Riku

Se em terceiro lugar ficou um ícone da série Final Fantasy, em segundo lugar temos um dos principais personagens de Kingdom Hearts. Riku surgiu no primeiro título da franquia e é sempre considerado um dos favoritos dos fãs. Sua origem está diretamente ligada aos outros protagonistas da série Sora e Kairi, sendo um dos portadores das poderosas Keyblades.
Riku é uma das estrelas da série
Seus poderes combinam com o seu estilo bad boy: Riku é capaz de manipular tanto magias da luz quanto das trevas, além de ser um habilidoso usuário da Keyblade. A dualidade entre o bem e o mal esteve presente em boa parte dos games, embora no final das contas ele seja um dos mocinhos. Personagem cativante e poderoso, como vemos na parceria com Sora em Dream Drop Distance, ele merece seu lugar na lista.

1 - Mickey

Para fechar com chave de ouro, quem melhor do que o maior representante do mundo Disney? Mas se você pensa que o Mickey é apenas uma carinha bonita, saiba que ele é um dos personagens mais poderosos da franquia Kingdom Hearts. Extremamente habilidoso com a sua Keyblade e com magias do tipo luz muito poderosas, o camundongo está presente em todos os games, além de ser uma das peças-chave da história. Tê-lo como companheiro é sempre garantia de excelentes batalhas, tornando-o o primeiro lugar deste Top 10.
O poderoso Rei Mickey

Menções honrosas

Graças à generosa quantidade de ótimos personagens que podem entrar para a equipe do jogador ao longo da série, infelizmente vários deles ficaram de fora do Top 10. Ainda assim, vale a pena lembrar de alguns nomes como: Tarzan, que embora tenha sido exclusivo do primeiro título, trouxe habilidades interessantes e um mundo na floresta bastante divertido; Baymax, presente em KH III, que consistiu em uma espécie de tanque com poderes de cura; Stitch (também conhecido como Experimento 626), uma das melhores invocações do jogo; e Rapunzel e Flynn Rider, que saíram diretamente do filme Enrolados com seus ataques e combos poderosos.
Uma série de RPG cheia de personagens incríveis
E você, leitor? Qual o seu companheiro favorito da série Kingdom Hearts? Deixe o seu comentário.

Revisão: Raphael Barbosa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google