Jogamos

Análise: Puyo Puyo Champions (Multi) é um divertido, mas limitado, jogo de quebra-cabeças

Apesar da pouca quantidade de conteúdo, o game consegue entregar uma experiência agradável.

O que um jogador busca ao adquirir um novo game? Quantidade de conteúdo, modos online e nível de desafio são algumas das características constantemente avaliadas ao se escolher um título. Puyo Puyo Champions (Multi), por exemplo, é um jogo curioso que tem foco no seu divertido gameplay competitivo, mas que também abre mão de oferecer algo além disso. Mas será que essa proposta é o suficiente para que ele seja interessante?

Um charmoso quebra-cabeças

O game foi produzido pelo Sonic Team’s e distribuído pela Sega, tendo sido lançado em maio de 2019 com versões para PC, Xbox One, PS4 e Switch. Para quem não conhece, os jogos da série Puyo Puyo são uma espécie de Tetris, só que para eliminar os blocos da tela não é necessário completar uma linha horizontal completa, como no título mais clássico. Neste caso, temos que combinar quatro ou mais Puyos, que são as bolinhas coloridas que atuam como os blocos.
Também é possível customizar a aparência dos Puyos
Qualquer sequência horizontal e/ou vertical “elimina” os personagens, sobrando mais espaço para que novas peças surjam na tela. A grande sacada que torna Puyo Puyo Champions competitivo é que realizar essas combinações de Puyos adiciona Puyos “fantasmas” na tela do oponente. Essa mecânica torna as partidas muito mais dinâmicas, pois não adianta apenas evitar que as suas peças cheguem ao topo da tela, como no Tetris convencional.
Encher as telas dos adversários com Puyos "fantasmas" é a melhor forma de vencer
Uma lista indica quais serão os próximos Puyos que irão aparecer, sejam eles “fantasmas” ou não, de forma que o jogador possa se preparar da melhor forma possível. E para vencer, o maior segredo é dominar a arte dos combos. Eles consistem em organizar as peças de tal forma que ao completarmos uma sequência, os Puyos restantes se rearranjem em novas combinações automaticamente. Quanto mais combinações em cadeia, mais “fantasmas” são adicionados para o adversário.

Puyo Puyo Champions traz dois modos de jogo que utilizam essas mecânicas básicas. O primeiro é Puyo Puyo 2, que utiliza as premissas já citadas, e Puyo Puyo Fever, que adiciona um elemento extra para as partidas. Ao eliminarmos os Puyos “fantasmas”, através da combinação de Puyos da mesma cor adjacentes a eles, uma barra chamada Fever Mode é preenchida até ser ativada.
O modo Fever é divertido e desafiador na medida certa
No modo Fever, o jogador sai da sua tela atual e recebe combinações praticamente prontas de Puyos para serem montadas. Assim, combos longos podem ser realizados mais rapidamente, colocando o seu adversário em maus lençóis. Quando a barra termina, a tela anterior retorna de onde parou. Vale lembrar que o oponente também tem acesso a essa habilidade, então é preciso ter cuidado para acertar os combos e atenção para quando os Puyos “fantasmas” começarem a tomar a tela.

Como um todo, o game é divertido e bonito, com gráficos coloridos e cenários agradáveis. O trabalho de som é interessante, com dublagens e músicas legais, que casam bem com a proposta do título. Vale lembrar que os temas são bastante infantis, o que pode incomodar alguns jogadores mais “sérios”. Os controles são bem intuitivos, e podem ser completamente customizados nas opções do jogo.

Foco no competitivo com pouco conteúdo

Apesar do gameplay viciante, seja no Puyo Puyo 2 ou no Fever, aqueles que nunca jogaram ou então buscam um título mais variado devem evitar o jogo. Tudo porque ele tem um “defeito” grave: a pouca quantidade de conteúdo. O game tem a proposta de oferecer uma experiência pura, disponibilizando partidas locais e online de forma fácil e dinâmica. Até mesmo a tela inicial do game já conta com opções para começar uma partida rápida, o que salienta ainda mais esta premissa.
Cada personagem tem uma sequência própria de formatos de Puyos no modo Fever: escolha o mais adequado para você
É importante ressaltar que o termo “defeito” foi colocado entre aspas porque, na prática, o próprio game admite ter um foco nas partidas em si, sobretudo nas competitivas online. Afinal, outros títulos da série Puyo Puyo apresentaram mais conteúdo, como uma campanha e mais modos de jogo. Ou seja, não é que o jogo seja necessariamente limitado; é apenas uma escolha da produtora em oferecer uma experiência voltada para o gameplay em si.

E ainda que relevemos o “defeito” de Puyo Puyo Champions, mesmo as suas “qualidades” apresentam falhas. O modo online, apesar de estável, fácil de ser acessado e com boa quantidade de jogadores, tem um péssimo matchmaking. Na maioria das vezes me vi enfrentando adversários muito superiores, perdendo de forma constrangedora. É interessante que os replays das partidas possam ser salvos para posterior visualização, mas mesmo assistindo-os eu somente consegui melhorar com o passar do tempo na boa e velha tentativa e erro.
O jogo tem transmissão de partidas online
E esse problema suscitou outro ponto em que o game ficou devendo: a ausência de um tutorial ou modo de treinamento. Caso o jogador não tenha experiência neste tipo de game de estratégia (eu me incluía nesse grupo), ele vai ter que aprender sozinho. O game até conta com diversas customizações que não somente facilitam o aprendizado, mas também podem permitir pequenas variações interessantes no gameplay. Ainda assim, creio que este seja um defeito grave.

No final das contas, Puyo Puyo Champions cai na categoria do “ame-o ou deixe-o”. Afinal, ele é interessante apenas para quem gosta das mecânicas do jogo e busca curtir as partidas em si, sobretudo de forma mais competitiva, não oferecendo quase nada além disso. O próprio preço do game, que custa 9,99 dólares ou R$ 30,90 na PlayStation Store (R$ 30,99 na Steam), revela que o mesmo é limitado em relação a outros títulos.

Um bom jogo, mas para um público limitado

Se você não curte partidas competitivas com as duas variações que o game oferece, então provavelmente este título não seja indicado. Por outro lado, se você curte os modos de jogo e encarar seus desafios competitivos, então Puyo Puyo Champions certamente é uma ótima pedida. Os gráficos bonitos, a jogabilidade viciante e a possibilidade de curtir partidas com até quatro jogadores, sejam elas locais ou online, compensam a falta de conteúdo, oferecendo uma experiência interessante para os amantes desta franquia de jogos de estratégia.
Muita diversão com os divertidos Puyos

Prós

  • Visual colorido e bonito;
  • Opções para multiplayer local são interessantes, contando com até quatro jogadores;
  • Perfeito para quem busca modos competitivos online;
  • Poucos modos, mas com um bom nível de customizações;

Contras

  • Ausência de tutoriais e dicas; 
  • Matchmaking pode ser muito desanimador;
  • Mesmo com foco principal em partidas competitivas, o game carece de mais conteúdo.
Puyo Puyo Champions - PC/PS4/Xbox One/Switch - Nota 6.5
Versão utilizada para análise: PS4
E você, leitor? O que achou de Puyo Puyo Champions? Já jogou algum título da série? Deixe o seu comentário.

Análise produzida com cópia digital disponibilizada pela Sega .

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google