Perfil

Direto de Final Fantasy XIII (Multi), conheça Lightning: a guardiã, guerreira e salvadora

A série Final Fantasy XIII tem muitos personagens fortes e relevantes, mas nada comparado a Lightning.



Entre todos os jogos da série Final Fantasy, o XIII não é um dos mais populares, e existem vários motivos para isso, mas os mais cruciais são: sua história confusa e sua exploração linear. Mesmo assim, algumas qualidades se destacam bastante, como seus gráficos, alguns arcos narrativos e sua protagonista, Lightning. A personagem de cabelo rosa conquistou um público fiel, que a admira por sua beleza e sua força. Então venha conhecer mais sobre ela e sua jornada.

A guardiã - Final Fantasy XIII (Multi)

Claire perdeu seus pais muito cedo na sua juventude, o que a obrigou amadurecer muito mais rápido para criar sua irmã mais nova, Serah. Anos depois, atendendo como Lightning, ela entra para a Guardian Corps, um regimento de segurança, onde conquistou a patente de sargento. Todo esse trabalho a distanciou de sua irmã e de seu objetivo inicial. Percebendo isso, ela resolve tentar uma aproximação, mas Serah lhe conta ser uma L'Cie, além de estar noiva de Snow Villiers, líder de um grupo revolucionário chamado NORA.

É nesse ponto da história que Serah é presa e Lightning vai ao seu resgate. Na jornada ela conhece Sazh, que vai lhe ajudar na sua busca, enquanto tenta achar seu filho. Infelizmente, as coisas não saem como planejado: Serah é cristalizada e, após derrotar Anima, Lightning e seu grupo se tornam L'Cie. Agora todos eles precisam achar um jeito de salvar Cocoon e seus entes queridos cristalizados.


Lightning é uma exímia lutadora, e isso fica claro quando ela usa seu sabre capaz de virar uma arma de fogo. Agora, como uma L'Cie, ela se torna capaz de executar magias, como Thunder. Em batalhas ela é versátil em seus três principais Comandos: Lutador, Mago e Sentinela, equilibrando os três. Não apenas isso: também é capaz de invocar o Eidolon (ou summon) Odin nas lutas, se tornando ainda mais poderosa.

Nesse primeiro capítulo de sua jornada, Lightning começa parecendo uma mulher fria e de poucos amigos, mesmo com seu óbvio amor por Serah. Mas isso não se mantém por toda a aventura, e logo notamos que ela é fiel e muito companheira com todos de seu grupo. Ela ajuda Hope a não procurar vingança, aceita Snow como um bom homem, ajuda Sazh em sua busca e decide salvar Vanille e Fang de seu destino final.


A guerreira - Final Fantasy XIII-2 (Multi)

Ao final da jornada para salvar Cocoon de sua queda, Serah e Lightning finalmente se reencontram e tudo parece bem, mas então nossa protagonista desaparece misteriosamente. Logo descobrimos que ela viajou através de um Historia Crux e indo parar em Valhalla, um mundo entre a vida e a morte, muito além do tempo. Quem explica toda essa estranha situação para ela é um moogle chamado Mog, contantando também sobre a deusa Etro e seu templo.

Nessa jornada por Valhalla ela ainda encontra Odin, que a desafia para um duelo e, no processo,  aprende a usar magia, mesmo não sendo mais uma L'Cie após o final da última aventura. Depois desse embate, Lightning aparece em pé diante do trono da deusa Etro, que a mostra o motivo de seu isolamento e seu amor pela humanidade. Com isso, seu uniforme da Guardian Corps se torna uma armadura com penas, e ela decide lutar como sua campeã contra Caius.



Lightning atua como narradora e uma personagem muito importante para a trama, mas só a controlamos em momentos chave da narrativa, principalmente em lutas junto ao Odin. Pelo resto da jornada assumimos o novato Noel Kreiss e a própria Serah. Que precisam viajar entre as muitas eras no tempo para impedir que Caius consiga vencer e destruir o futuro. Infelizmente, tudo isso não foi o suficiente para saírem vitoriosos e, no fim, Lightning se cristaliza para manter as memórias da sua falecida irmã protegidas.

A personagem aprendeu com a experiência passada, e nessa nova jornada não tem problema em demonstrar suas emoções, ou mesmo pedir auxílio quando necessário. Mesmo assim, um lado sombrio sempre existirá, principalmente por causa de suas ações no passado como uma L’Cie.


A mensageira salvadora - The Lightning Returns - Final Fantasy XIII (Multi)

500 anos se passaram desde o final da deusa Etro e da cristalização de Lightning. Gran Pulse está fundido com Valhalla, o novo lugar se chama Nova Chrysalia e seus moradores se tornaram imortais, com isso o caos se instaurou. Mas o deus Bhunivelze procurou a nossa antiga guerreira e lhe deu a tarefa de se tornar uma salvadora, guindo novas almas para um novo mundo que substituiria o atual depois do seu inevitável fim.

Lightning não só acordou para cumprir essa missão, como agora é super-humana, livre de emoções. Com a ajuda de Hope, ela resgata almas e as reúne para restaurar a árvore Yggdrasil, assim atrasando o apocalipse. E logo próximo do fim, descobrimos que Bhunivelze queria livrar toda a humanidade de suas memórias e emoções, dizendo ser impurezas. A nossa protagonista, junto ao seu antigo grupo, luta contra isso e, após vencer o vilão, suas almas vão para o novo mundo.


Uma das críticas recorrentes no último jogo da saga do Final Fantasy XIII foi a falta de participação mais regular da própria Lightning, o que realmente não acontece aqui. Controlamos a guerreira sozinha durante a jornada inteira. Para trazer diversidade as batalhas, podemos trocar livremente seus comandos, e isso muda seu set, previamente selecionado pelo jogador, trazendo um leque de itens, armas e roupas muito interessante para escolhermos.


Além disso…

Lightning não ficou restrita apenas a aparecer em seus jogos, sua popularidade a transformou em uma personagem para o jogo de luta Dissidia 012 Final Fantasy (PSP), ou mesmo o mais recente Dissidia Final Fantasy NT (Multi). Ela também apareceu em um evento em Final Fantasy XIV (Multi), como também é jogável em outros títulos como: Theatrhythm Final Fantasy (iOS/3DS), Final Fantasy Brave Exvius (Mobile) ou mesmo Final Fantasy Tactics S (Mobile).

Tudo arco de Lightning mostra como, atrás da força e frieza, existe uma mulher carinhosa e amorosa. E é tranquilizador pensar que essa incrível personagem finalmente está descansando em um novo mundo, sem forças superiores para lhes fazerem mal. Que venha uma nova participação especial, porque sua jornada realmente chegou ao fim.



Revisão: Renata Bottiglia

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google