Dicas e Truques

Apex Legends (Multi) - dicas para se tornar uma verdadeira lenda

Quer dominar este divertido battle royale? Confira algumas dicas para vencer neste game de sucesso.

Em um mercado com muitas opções de títulos do gênero battle royale, o grande sucesso de Apex Legends (Multi) foi uma surpresa para muitos. Quem jogou o game, entretanto, pode apontar vários motivos para isso: gráficos bonitos, personagens originais, sistema de comunicação bastante útil e diversas novas mecânicas como batalhas em equipe e poderes especiais, são alguns exemplos. E para você, leitor, conseguir vencer neste divertido e competitivo jogo, vamos listar algumas dicas essenciais para triunfar no Desfiladeiro do Rei.

Jogue em equipe!

Apex Legends tem como um dos seus principais atrativos ser jogado em times de três jogadores. Por isso, não desperdice esta mecânica se separando do grupo e atuando sozinho. Embora esta tática permita ao jogador se movimentar mais rápida e discretamente, no final das contas ela é péssima para os combates, pois a maioria dos times se mantém unida para ter vantagem. Reviver seus companheiros também é mais fácil ao praticarmos esta estratégia.
Jogar em equipe é a forma mais eficiente de ter sucesso em Apex Legends

Chame seus amigos para jogar

Poder contar com os amigos para disputar as partidas é uma vantagem muito grande: além da possibilidade da criação de uma sala para facilitar a comunicação, ter pessoas que você conhece na equipe permite planejar estratégias e movimentos. Sem contar que assim você não
fica a mercê de alguém sem dedicação que pode deixar a partida sem mais nem menos.

Velocidade é a palavra chave

O game tem um começo mais lento (exceto se você cair próximo de inimigos), pois o mapa é relativamente grande em relação ao número de personagens. Então vasculhe os arredores com calma na procura de bons itens, sobretudo armaduras, armas e munição. Lógico que temos que manter olhos e ouvidos sempre alertas, mas aproveite o início da partida para se organizar bem.
Algumas habilidades, como o Gancho do Pathfinder, permitem deslocamentos ainda mais rápidos
Passado o começo do game e a diminuição da zona segura, lembre-se de se movimentar com mais velocidade pelo mapa. Assim, você evita olhares desatentos e ainda pode armar emboscadas para os inimigos. E preste muita atenção nos combates, pois eles são bem dinâmicos. Sejam pelos cenários cheios de cordas, muros, construções e ladeiras, ou então pelas habilidades especiais dos personagens, jogar de forma agressiva e coordenada (com o time) é uma ótima tática.

Sobreviver é preciso

Quer ganhar mais experiência em cada partida? Então não fique preocupado somente em derrotar muitos inimigos ou alcançar posições mais altas na classificação final. Embora estes feitos sejam os mais significativos, praticamente toda ação proporciona algum benefício. Por exemplo: 900 pontos de experiência por morte, 300 por terminar entre os três primeiros, 0.25 por cada ponto de dano, 3 por cada segundo sobrevivido (sendo que este último recebe bônus por partidas com amigos), entre tantos outros.
Procure sempre jogar ao lado dos amigos
Ou seja, partidas equilibradas são interessantes para se obter mais pontos de experiência, além de serem mais seguras para jogadores iniciantes. Lembre-se que escapar de situações difíceis e sobreviver a ataques inimigos pode te deixar tão perto de ganhar quanto sair atacando todo mundo pela frente.

Utilize o sistema de ping

Outra grande inovação de Apex Legends é o sistema de ping, onde podemos marcar pontos relevantes no cenário para os nossos colegas de time. Armas, munições, inimigos, itens... tudo pode ser “pingado” para facilitar a comunicação da equipe. Então use esta mecânica a seu favor, sobretudo no começo da partida e quando visualizar algum adversário. E, logicamente, use somente naquilo que for útil, sem ficar marcando cada coisa que você passar pela frente.
Fica mais fácil para a equipe coletar bons itens utilizando os pings

Deslize à vontade

Uma mecânica simples e bastante interessante é deslizar pelo cenário. E como o mapa é composto por diversos terrenos com alturas diferentes, este movimento pode ser utilizado muitas vezes durante uma partida. Além de proporcionar mais velocidade do que correr, é possível recarregar suas armas e recuperar a vida e o escudo enquanto se está deslizando.

Pense bem antes de saltar/aterrissar no mapa

Ao começar uma partida, um membro do time recebe o importante “cargo” de jumpmaster. Responsável por definir o momento e a direção em que o grupo vai saltar e aterrissar (a não ser que alguém se separe da equipe), suas decisões podem ser críticas para o desenrolar do jogo. Iniciar em uma região com bons itens e poucos inimigos pode ser interessante, por isso é importante conhecer bem o mapa e saber quais pontos são interessantes para começar uma partida.
Se você não se sentir seguro, passe a tarefa de jumpmaster para outro membro da equipe

Aprenda as cores do jogo

Durante as partidas de Apex Legends, diversos elementos, contadores e marcadores possuem cores diferentes. Mas se engana quem pensa que elas estão lá apenas por questões estéticas. Cada uma delas tem um significado que pode, inclusive, facilitar e muito o entendimento do jogo em si. Itens, por exemplo, tem suas cores de acordo com a sua raridade: cinza para comum, azul para raro, roxo para épico e dourado/amarelo para lendário.
Além da raridade, fique de olho nos efeitos secundários dos itens
As munições também tem o seu próprio padrão de cores: vermelho para escopetas, verde brilhante para armas energéticas, laranja/cinza para calibre leve e verde para calibre pesado. Já as cores dos marcadores de dano (que aparecem ao atingirmos os inimigos) são: roxa quando o inimigo tem uma armadura nível 3, azul para nível 2, branca para nível 1 e vermelha quando está sem armadura. Tiros na cabeça sempre aparecem com contadores amarelos.

Conheça as habilidades de cada personagem

Mesmo que seja uma dica óbvia, é bastante comum ver jogadores sem saber utilizar todo o potencial do personagem escolhido. Por isso é importante investir algum tempo testando todas as Lendas e suas habilidades para só então escolher o seu favorito. E não é somente para escolher seu personagem, mas também para saber contra quem está lutando. Assim, não haverão surpresas durante as partidas, como a Wraith simplesmente “sumir” da vista ou então Bangalore chamando um ataque aéreo poderoso.
Octane é a nova Lenda do game

Use o mapa a seu favor

O Desfiladeiro do Rei é um mapa cheio de ambientes diferentes. De florestas a vilarejos, com túneis e plataformas em encostas, este cenário é cheio de detalhes e opções, seja para quem gosta de “jogar de camper” ou atacar de forma direta. Procure explorá-lo ao máximo possível para se familiarizar com todas as suas sutilezas e assim dominar o terreno durante as partidas.
O Desfiladeiro do Rei em toda a sua glória

Administre bem o seu inventário

Embora tenha um espaço bastante generoso, o inventário não é infinito. Por isso, cuidado ao sair coletando tudo que aparecer pela frente. Embora o loot seja uma parte divertida do jogo, colete somente itens condizentes as suas armas.
Ter um inventário equilibrado ajuda muito durante as partidas
Ou seja, pegue munições e melhorias para as armas que você vai usar e mantenha um bom equilíbrio entre itens para recuperar vida e armadura, reservando espaço para alguma miscelânea como escudo de queda (protege quando o jogador está caído) ou acelerador de suprema (diminui o tempo de espera para usar a habilidade suprema).

Tenha uma boa seleção de armas

Existem várias armas diferentes para serem encontradas durante as partidas. E ao contrário de outros games, ter uma escopeta no seu arsenal pode ser um recurso importante. Tudo porque o jogo proporciona vários combates à curta distância, tornando-a mortal graças ao seu alto poder de fogo em alcances menores.
Pense bem antes de trocar as suas armas
Embora jogar como sniper ainda seja bastante perigoso neste título, ataques à média e curta distância costumam ser mais efetivos devido a fatores como geografia do mapa e habilidades dos personagens. Também fique de olho na munição: ter duas armas do mesmo “calibre” exige mais munição do mesmo tipo, enquanto ter uma variedade pode ajudá-lo a nunca ficar sem poder de fogo.

Pule, escale e caia à vontade

Ao contrário da grande maioria dos games, cair em Apex Legends não é o fim do jogo. Tudo porque este movimento não causa dano ao jogador. Logo, para explorar o cenário podemos saltar, escalar e cair sem medo. Além de diminuir o tempo de deslocamento, também fica um pouco mais fácil de escapar de um ataque inimigo.

Ter paciência pode ser recompensador

Vamos imaginar a seguinte situação: você foi atacado e derrotado por um grupo inimigo. Infelizmente, os seus companheiros mal conseguiram escapar e assim não conseguiram te trazer de volta. O que você deve fazer agora? Se a palavra “desistir” veio à mente, talvez seja interessante pensar novamente.
Nada melhor do que ser o campeão da partida!
Tudo porque algum membro do time pode ganhar sozinho. Embora soe meio piegas e às vezes possa ser uma perda de tempo, acredite na sua equipe! Esta dica vale principalmente para rodadas mais avançadas, quando a chance de um jogador vencer aumenta pela redução do mapa e pelos prováveis desfalques que os outros times já sofreram.

E assim terminamos este Dicas e Truques. Mas e você, leitor? Gostou das dicas para Apex Legends? Já utilizava alguma delas ou será que faltou alguma? Deixe a sua opinião.

Revisão: Raphael Barbosa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google