Jogamos

Análise: Uma Aventura LEGO 2 (Multi): coletando bloquinhos e relíquias

Emmet e sua trupe de volta à ação.


Uma Aventura LEGO 2 (Multi) é o mais recente título da franquia de bloquinhos desenvolvida pela Traveller’s Tale. Toma caminhos diferentes dos jogos antecessores e cria uma identidade própria através da mecânica de construção, misturando reminiscências e inovações dentro da série.

Uma aventura no Sistema Systar

Uma Aventura Lego 2 traz de volta o protagonista do filme homônimo, Emmet, junto de seu amigos Lucy e LEGO Batman. Com a cidade de Blocópolis em ruínas e invadida por monstros alienígenas, cabe à trupe de Emmet resgatar todos aqueles que foram sequestrados pela General Mayhem e seu exército.

O jogo traz uma história maluca e repleta de comédia. Piadas aqui e acolá deixam o clima super leve, e casam bem com o visual exageradamente colorido do título. É possível viajar por diversos planetoides, cada um com sua própria especificidade, como as Colinas Harmoniosas, que possuem residências medonhamente idênticas e simétricas, ou o Velho Oeste, com a aridez dos desertos no tema western.



Seguir a história principal é o caminho mais simples e rápido para finalizar Uma Aventura LEGO 2, mas que compreende uma pequena porção de todo o conteúdo que o jogo tem a oferecer. Cada mundo possui uma quantia absurda de baús secretos, peças-mestras para serem coletadas e diversas missões secundárias a serem completadas, que vão desde ajudar um construtor a construir casas até acordar máquinas de obras.

Ao adotar um sistema de “mundo aberto”, UAL2 acaba deixando de lado a estrutura tradicional de fases dos títulos anteriores. Isso pode causar certa estranheza em quem já estava acostumado com a franquia, mas é uma novidade muito bem-vinda, especialmente pela liberdade conferida dentro dos mundos.

Coletando relíquias

Assim como outros títulos da série LEGO, este aqui possui uma infinidade de personagens, veículos e peças de customização para serem desbloqueados. O grande diferencial é a forma de desbloqueio. Além de cumprir missões e objetivos secundários, o jogador deve encontrar as chamadas relíquias escondidas em baús e concedidas ao derrotar inimigos. Elas também podem ser adquiridas para compra com studs (moeda do jogo) em diversas lojas espalhadas pelos mundos. O triste desse sistema de desbloqueio é a aleatoriedade trazida por ele, bem como a possibilidade de se conseguir itens repetidos.

Conforme o jogador progride na aventura, novas habilidades vão sendo desbloqueadas à partir de acessórios que podem ser alternados em tempo real. Esqueça o sistema de personagens com habilidades específicas de outros títulos da franquia: aqui tudo é regido por aparelhos e bugigangas diversas que são obtidas no decorrer da história. Uma adição que simplifica a jogabilidade e elimina as restrições de personagens.

Outra mudança interessante é o sistema de construção de objetos. Se antes era necessário quebrar blocos especiais e segurar o botão de interação para montar objetos únicos, agora tudo é feito através do sistema chamado Mestre Construtor.

Há diversos quebra-cabeças espalhados pelos mundos, e para resolvê-los, basta usar o Mestre Construtor para posicionar objetos como geradores de energia e trampolins, dando continuidade ao percurso e à trama. Para construir, é preciso ter um número exato de peças coloridas, que podem ser obtidas destruindo bloquinhos e elementos do cenário.

Um dos pontos altos do jogo está em seu sistema de combates. Inimigos comuns são, em sua maioria, insossos e com padrões de ataque simplórios. Os chefes, por outro lado, oferecem batalhas criativas e que exigem um pouco mais por parte do jogador. Nada de outro planeta, mas diversifica a aventura com momentos relativamente grandiosos. Quase um Shadow of the Legolossus.



Uma Aventura LEGO 2 (Multi) é um típico jogo LEGO: leve, divertido, com quebra-cabeças diversos que não exigem muito da mente do jogador e estão aqui apenas para completar o pacote. Conta com novidades interessantes, como o Mestre Construtor e a enorme variedade de opções de objetos e personagens para desbloquear e criar construções aqui e acolá. Não “reinventa a roda” em nenhum momento, mas é uma boa adição ao catálogo da série.

Prós

  • Visuais bonitos e coloridos;
  • Diversidade de mundos e missões;
  • Sistema Mestre Construtor;
  • Grande variedade de personagem e objetos;
  • Lutas conta chefes são divertidas e criativas.

Contras

  • Desbloqueio de personagens e itens através das relíquias, que conferem uma aleatoriedade aos prêmios.
Uma Aventura LEGO 2 - PS4/XBO/PC - Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS4
Análise produzida com cópia digital gentilmente cedida pela Warner Bros. Games 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google