Dicas e Truques

Sekiro: Shadows Die Twice (Multi): dicas para iniciantes

Confira alguns truques para ser um shinobi furtivo e letal.


Em Sekiro: Shadows Die Twice controlamos Lobo, um shinobi que sai em uma jornada a fim de salvar seu mestre raptado. O novo jogo da From Software apresenta dificuldade acentuada, no entanto existem várias mecânicas e opções na hora de enfrentar os desafios. Confira algumas dicas para se dar bem na jornada.

Fique atento aos arredores

Uma regra para sobreviver no mundo de Sekiro é sempre estar atento aos arredores. Os cenários do jogo contam com vários elementos que podem esconder perigos e inimigos, sendo assim observe com cuidado construções e caminhos. Sempre que possível, use o gancho para alcançar locais elevados e estude a região de cima, dando atenção especial para os inimigos e para possíveis rotas de fuga caso as coisas fiquem complicadas. Investigar todos os cantos também é uma boa opção para encontrar caminhos alternativos ou atalhos.

Abuse da furtividade

Um shinobi de verdade se move sem fazer barulho e sem chamar a atenção, e isso é especialmente importante em Sekiro: as áreas costumam ter vários grupos de inimigos que podem ser fatais ao atacarem em conjunto. Sendo assim, use sempre que possível as opções de furtividade, como se esgueirar silenciosamente pelas paredes, se pendurar em beiradas para passar sem ser visto ou andar agachado pelo mato alto. O Lobo se agacha ao clicar o analógico esquerdo, o que permite andar mais lentamente e fazendo menos barulho.


Observe ao grau de atenção dos inimigos

Quando um inimigo vê o Lobo, ele vai partir para o ataque e avisar seus companheiros da presença do herói. A interface conta com alguns elementos para indicar o nível de atenção dos oponentes na forma de um marcador colorido:
  • Branco: o inimigo não viu nada de errado e continuará em seu posto ou rota;
  • Amarelo: o inimigo percebeu algo estranho e está procurando o Lobo ativamente, o que significa sair do seu posto ou rota;
  • Vermelho: o inimigo detectou com exatidão a posição do Lobo, sendo assim, ele vai passar a atacar e vai avisar os companheiros.
Caso seja visto e prefere enfrentar o conflito, se esconda ou então vá para algum lugar distante. Depois de um tempo, os inimigos vão parar de procurar e voltam para suas posições padrão. A música vai parar completamente quando os oponentes pararem de procurar, logo, utilize isso como sinal.

Abuse dos ataques fatais furtivos

Os ataques fatais furtivos, como o nome indica, são golpes capazes de matar um inimigo com um único acerto. Para executá-lo é necessário atacar os inimigos sem ser visto — um marcador vermelho indica que a técnica pode ser utilizada. Existem vários tipos de ataques furtivos, confira:
  • Punhalada pelas costas: ataque um inimigo pelas costas sem ser visto;
  • Salto fatal: de um local alto, trave a mira em um inimigo e salte em direção a ele. Aperte o botão de ataque quando o marcador vermelho aparecer sobre o oponente;
  • Ataque fatal pendurado: enquanto estiver pendurado em uma beirada, aproxime-se de um inimigo e aperte o botão de ataque quando o marcador vermelho aparecer;
  • Ataque fatal ao esgueirar: aproxime-se de uma parede, use o botão quadrado/X para se esgueirar nela e aperte o botão de ataque quando um inimigo se aproximar.
Lembre-se sempre de apertar o botão de ataque somente após o marcador vermelho aparecer, caso o golpe seja feito no momento errado o inimigo perceberá sua investida e será necessário enfrentá-lo pelos meios normais.


Ataque um inimigo de cada vez

Em Sekiro, boa parte dos inimigos está em grupos de três ou mais. Atacar grupos não é uma boa ideia: eles podem sobrepujar o Lobo rapidamente por serem bastante agressivos. Sendo assim, caso decida enfrentar inimigos, faça o máximo para desfazer os grupos. Para isso, atraia algum oponente para longe do grupo com o item Pedaço de Cerâmica para poder enfrentá-lo sem maiores problemas. Outra opção é utilizar os ataques fatais furtivos para acabar com um ou outro inimigo rapidamente. Caso algo dê errado, fuja e espere os inimigos voltarem para suas posições iniciais.

Preste atenção às composições dos grupos de inimigos

Um detalhe importante nos grupos de inimigos de Sekiro é que eles costumam ter diferentes tipos de oponentes, como um arqueiro acompanhado de dois espadachins, por exemplo. A ordem em que você enfrenta os inimigos pode ser a diferença entre a vida e a morte: um arqueiro vai te atacar à distância enquanto você tenta revidar as investidas de dois lanceiros, por exemplo. Sendo assim, observe a composição dos grupos de inimigos e tente eliminar primeiro os mais problemáticos a longo prazo de acordo com a situação.

Seja simultaneamente agressivo e cuidadoso no combate

No combate de Sekiro, na maior parte do tempo, o objetivo é fazer com que a Postura inimigo seja quebrada para conseguir executar um golpe fatal. Para isso, precisamos atacar o oponente e repelir suas investidas, pois essas ações aumentam a barra de Postura e quando ela é completamente preenchida o inimigo fica vulnerável.

Por não apresentar um sistema de fôlego (ou stamina), é tentador atacar continuamente, porém isso dificilmente funciona. Para se dar bem no combate, é imprescindível observar a movimentação do oponente, atacar no momento correto e aparar as investidas inimigas — ambas as ações contribuem para deixar o oponente vulnerável. Um detalhe importante: a Postura se recupera sozinha aos poucos, o que significa que é necessário ser agressivo e atacar continuamente para baixar as defesas do inimigo.

Aprenda a aparar os ataques dos inimigos

Boa parte dos golpes desferidos pelos oponentes pode ser aparada ao apertar o botão de defesa momentos antes deles acertarem o Lobo. Além de anular completamente o dano, aparar ataques é uma das melhores maneiras para aumentar o medidor de Postura do oponente. Dominar esse movimento é praticamente essencial, pois muitas batalhas ficarão mais fáceis ao utilizá-lo. Por sorte, ele pode ser treinado livremente com o NPC Hanbei, o Imortal, no Templo Dilapidado, sendo assim, aproveite para aprendê-lo.


Aja de acordo com as intenções dos oponentes nos combates

Durante as batalhas, observe a movimentação dos inimigos para entender que tipo de ataque eles vão desferir. Boa parte dos golpes podem ser defendidos ou aparados, porém alguns deles são indefensáveis — fique atento quando um aviso em vermelho aparecer. Confira como reagir a certos ataques:
  • Ataques horizontais amplos: pule para evitar o golpe, aproveite para apertar novamente o botão para desferir um chute;
  • Ataques verticais amplos: esquive para o lado e em seguida ataque;
  • Agarrões: não podem ser defendidos ou aparados, preste atenção e esquive no momento certo;
  • Estocada: é utilizada principalmente por oponentes com lança, esquive para trás. Outra opção é utilizar a habilidade Contra-ataque Mikiri.

Libere a habilidade Contra-Ataque Mikiri assim que possível

A habilidade Contra-Ataque Mikiri é capaz de interromper ataques de estocada, o que a torna bem útil, já que é um golpe que não pode ser defendido ou repelido por meios normais. Ela pode ser comprada por dois Pontos de Habilidade nos locais de salvamento, sendo que habilidades podem ser adquiridas após avançar um pouco no jogo.

Encontre e utilize as ferramentas protéticas

O braço artificial de Lobo pode ser melhorado com várias habilidades úteis. Para isso, você precisa encontrar a melhoria em algum lugar do mundo e levá-la para o Escultor no Templo Dilapidado para poder utilizá-la. As ferramentas têm uso variado, como um machado capaz de quebrar defesas e shurikens que interrompem as investidas inimigas. Elas podem não parecer poderosas em um primeiro momento, no entanto fazem muita diferença se bem utilizadas — observe os inimigos e teste as várias opções. Alguns subchefes e inimigos, em especial, são vulneráveis a essas habilidades.

Enfrente os subchefes

Os subchefes são inimigos poderosos mais complicados de serem enfrentados. Além de bastante agressivos, eles são resistentes e exigem mais de um Golpe Fatal para serem derrotados. Boa parte deles podem ser completamente evitados, porém eles deixam várias recompensas interessantes ao serem derrotados, como os itens necessários para aumentar a vida máxima do Lobo.

Algumas ações deixam esses confrontos um pouco mais fáceis. Antes de iniciar uma luta contra um subchefe, acabe com todos os inimigos próximos para que eles não atrapalhem. Sempre que possível, realize um ataque furtivo para começar o embate na vantagem — a maioria dos subchefes é suscetível a esse movimento, observe com cuidado o momento certo de executá-lo. Por fim, alguns deles têm fraquezas específicas: o Ogro, por exemplo, é vulnerável ao fogo.

Evite confrontos e fuja quando a situação ficar complicada

O mundo de Sekiro tem muitos inimigos e perigos, no entanto você não precisa enfrentar tudo o que aparece pelo caminho — itens de recuperação são escassos e nem sempre vale a pena se arriscar em combate. Por sorte, na maior parte das vezes, o combate é opcional e é perfeitamente possível simplesmente sair correndo e pulando ignorando os oponentes. É uma estratégia muito útil para quando você quer chegar em algum ponto distante com a vida completa.


No entanto, nem sempre as coisas saem como o planejado e acabamos em uma situação extremamente complicada em que morrer significa perder uma quantidade elevada de dinheiro ou de pontos de habilidade. Quando isso acontecer, não tenha receio de fugir: corra para bem longe dos inimigos ou então vá para algum ponto elevado do cenário com a ajuda do gancho. O mundo de Sekiro tem vários pontos seguros perfeitos para recuperar as energias, logo lembre-se de utilizá-los sempre que possível.

Compre bolsas de dinheiro e brasões espirituais

Ao morrer em Sekiro, você perde metade do dinheiro e da experiência de habilidade. Sendo assim, ao menos no começo do jogo, gaste o dinheiro sempre que possível, assim a punição por morrer será menor.

Dois itens são ótimas opções para gastar seu dinheiro. As bolsas de dinheiro podem ser compradas de alguns vendedores e elas dão algumas moedas ao serem utilizadas. O detalhe importante é que você não perde itens ao morrer, o que significa que o dinheiro das bolsas está a salvo. Já os brasões espirituais são utilizados para ativar as habilidades da prótese de braço do Lobo. O herói carrega consigo uma pequena quantidade desses itens, o que não pode ser carregado fica guardado no estoque.

Obtenha informações de notas, NPCs e inimigos

Muitas informações úteis estão espalhadas pelo mundo de Sekiro, como detalhes do universo, dicas sobre caminhos alternativos e fraquezas de subchefes. Estas mensagens podem ser obtidas em notas escondidas nos cenários, ao conversar com NPCs ou ao ouvir conversas de inimigos. Sendo assim, vasculhe os locais em busca dessas informações, vale a pena o esforço.

Explore outro lugar quando seu progresso travar

A dificuldade de Sekiro pode ser elevada, resultando em momentos em que temos dificuldade em superar os desafios, o que trava o progresso da aventura. Às vezes, a experiência fica meio frustrante quando tentamos derrotar um subchefe pela oitava vez, mas, por sorte, o mundo do jogo conta com várias áreas para explorar. Sendo assim, ao empacar em alguma parte, tente visitar outro local em busca de segredos e melhorias. Além de conseguir encontrar itens que podem fortalecer o Lobo, também é altamente provável encontrar novos tipos de inimigos e desafios, o que contribui para aumentar a habilidade do jogador.


 
Com essa dicas, a jornada de Lobo será um pouco mais tranquila. Sabe de algo que não mencionamos? Tem alguma dúvida? Não deixe de dizer nos comentários!
Revisão: Renata Bottiglia

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google