Entrevista

MOC - Mito da Criação (PC): entrevista com a publicadora Raid Hut

Conversamos sobre a temática do jogo, seu conteúdo e a relação com o público brasileiro.


MOC - Mito da Criação (PC)
é um MMORPG com temática mitológica chinesa lançado em novembro de 2018. Tivemos a oportunidade de conversar com Adônis Costa e a equipe da Raid Hut, publicadora do jogo no Brasil formada por um time experiente e apaixonado pelo gênero MMO. Confira agora a entrevista para conhecer um pouco sobre o novo título.


GameBlast — Em um primeiro momento, como descrever MOC: Mito da Criação para iniciantes e qual a principal razão para dar uma chance ao game?

Raid Hut — O mundo do Mito da Criação é MMORPG de fantasia oriental que reúne as características dos MMOs clássicos, só que com uma roupagem moderna e com um grande foco em mecânicas competitivas, guerras massivas de guildas para até 600 jogadores e um sistema de progressão robusto. Adicionalmente, entrega mais de 2000 quests, raids, desafios de deuses, caça aos tesouros, ou seja, mecânicas para todos os públicos desse nicho.



GB — Períodos históricos/mitológicos chineses possuem uma cultura rica e aparentemente pouco explorada por grandes títulos. Como MOC trabalha essa cultura histórica/mitológica e a transforma em seu lore? Foi necessário fazer alguma alteração ou adaptação para o mercado nacional, já que a mitologia chinesa não é amplamente difundida?

Raid Hut — O game inteiro é uma grande celebração aos mitos da criação chineses, abordando contos, deuses e figuras mitológicas da cultura oriental através de quests e mecânicas de jogo únicas. Para entregar a melhor experiência para o público brasileiro, o servidor do Mito da Criação vem com todo o conteúdo traduzido e culturalizado.  Em relação ao lore, poucas alterações foram feitas para que o jogador possa desfrutar ao máximo de um jogo baseado na mitologia chinesa com mais de 60 cutscenes únicas que têm muito o que contar.

GB — Como MOC abrange a necessidade/vontade de jogadores solo que desejam se aventurar pelos mitos chineses? Atividades PvP (Player vs Player) e PvE (Player vs Environment) podem ser encaradas por lobos “solitários”?

Raid Hut — O jogo é bastante flexível neste quesito, pois oferece diversos modos que podem ser jogados em grupo ou individual. É possível jogar toda a história do começo ao fim sozinho, no entanto a experiência é bastante enriquecida ao jogar com outros jogadores. Na modalidade PvE, os lobos “solitários” encontram instâncias, desafios de deuses, quests, caçadas e muito mais. Já em relação ao PvP, o jogador pode encarar arenas, torneios, gincanas e até um modo chamado Torre de Shura, que coloca até 300 jogadores em uma torre com 16 níveis de puro mata-mata com premiações épicas para cada nível.



GB — Qual tipo de conteúdo pode-se esperar em futuras atualizações para MOC? Há previsão de incluir algum tipo de conteúdo exclusivo para o público brasileiro, como a participação especial de alguma divindade nacional?

Raid Hut — No curto prazo, não há planos de conteúdo exclusivo brasileiro, no entanto graças à nossa boa relação com a desenvolvedora do jogo, conseguimos oferecer aos nossos jogadores atualizações e modificações em uma velocidade muito acima da praticada nesse mercado. Atrelado a isso, valorizamos uma publicação de jogo mais ativa, seja criando um conteúdo exclusivo para jogo, quanto melhorando a experiência de jogo com base nos feedbacks e sugestões dos nossos jogadores.

GB — Em meio a tantas polêmicas com as infames “loot boxes” e microtransações, saber que MOC não é pay-to-win aquece o coração de qualquer jogador. Como lidar com um game em modelo free-to-play e como abordar microtransações de maneira que não altere o gameplay e o balanceamento do jogo?

Raid Hut — Neste mercado, já saturado de títulos pay-to-win, se torna difícil encontrar um título que entregue uma experiência justa para os jogadores. A Raid Hut procura mudar esse cenário adaptando mecânicas e a própria monetização do jogo para o mercado nacional, tornando o jogo ainda mais acessível para jogadores não-pagantes.

No Mito da Criação, todos os itens do jogo podem ser adquiridos de forma gratuita apenas jogando, inclusive itens da loja premium através de “cupons”, moeda alternativa conseguida em quests e recompensas. Além disso, o jogo vem trazendo novos eventos para popularizar sistemas de benefícios e realmente recompensar o jogador esforçado. Dessa forma conseguimos fazer com que todos os recursos estejam disponíveis para os jogadores de forma justa.



GB — Como tem sido a recepção e a participação do público brasileiro nesse primeiro momento de vida de MOC: Mito da Criação? Quais são as principais sugestões dos jogadores?

Raid Hut — A aceitação até o momento está ótima, tanto o nosso time quanto a desenvolvedora estamos bastante empolgados com os próximos passos do Mito da Criação. Atualmente, as principais sugestões giram em torno de melhorias pontuais no PvP e mecânicas de recompensas de jogadores engajados.

GB — A Raid Hut, como publicadora de jogos MMO e formada por uma equipe de pessoas apaixonadas pelo gênero, com toda certeza possui seus próprios “favoritos”. Quais jogos MMO mais cativaram a equipe ao longo dos anos?

Raid Hut — Todos nós temos histórias para contar e grandes amizades que fizemos em nossas aventuras em jogos online clássicos. Aqui na Raid Hut grande parte da equipe cresceu jogando clássicos como Tibia, Lineage e With your Destiny. Hoje, temos o prazer de operar não apenas o MOC, mas também o maior servidor oficial de WYD, fruto de muita paixão e trabalho duro.


Colaboração: Farley Santos

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google